Um Nintendo Switch com o suporte de mesa aberto em cima de uma mesa.

Boas-vindas a você que está no ReviewBox Brasil para saber se vale a pena ou não comprar o Nintendo Switch. Não compre este produto sem antes ler os parágrafos a seguir. Vamos a fundo na investigação do custo e benefício deste aparelho.

O Nintendo Switch gerou impactos no mercado de controles portáteis. Hoje em dia já existem diversos jogos disponíveis neste modelo, que para muitas pessoas também é um ótimo console de mesa.

Depois de ler este guia você vai ficar por dentro das principais variáveis do console. Descubra informações sobre vantagens, desvantagens, a média de preços e muitas outras coisas decisivas que revelam se o Nintendo Switch é uma boa opção para comprar.



Primeiro, o mais importante

  • O preço de um Nintendo Switch se equivale ao valor de consoles como PS4 e Xbox.
  • Os 32 GB de memória não são suficientes para armazenar muitos saves, mas você pode usar cartões SD e evoluir a capacidade de armazenamento.
  • O NS (Nintendo Switch) funciona nas versões de console de mesa e videogame portátil. Dá até para conectar na televisão.
  • Os gráficos são melhores quando você joga com o console conectado no dock.

Você também pode gostar:

O Switch e seus melhores acessórios

Além do console em si, no mercado você também encontra alguns acessórios e certos títulos de games muito atraentes. Agora vamos conhecer as características dos produtos cobiçados e relacionados ao Nintendo Switch.

Console Nintendo Switch

A novidade é que este aparelho além de servir como item portátil também funciona na forma do console de mesa.

Neste console, é possível jogar na tela portátil e no monitor de televisões, e para mudar os modos de jogo não é preciso desligar o aparelho.

Você pode jogar em qualquer lugar do mundo ao conectar os controles na tela no console! Nesta versão há processador Nvidia Tegra, 32 gigabytes de memória interna, tela de 6.2 polegadas e resolução de 1280×720 pixels.

Controle Nintendo Switch

É um modelo com tecnologia wireless, dispensa conexão utilizando fios. O acessório tem bastante leveza e a ergonomia ideal para você jogar com mais conforto.

Para usar o joystick de Nintendo Switch wireless, é preciso utilizar pilhas ou baterias. O controle possui as seguintes dimensões: 6,5×15,3×15,5 centímetros.

Os lados inferiores são alongados no controle que também aceita funcionalidade Amiibo – permitindo conectar bonecos físicos em diversos games.

Bag Nintendo Switch

Um acessório indicado para quem deseja levar o Nintendo Switch a muitos lugares diferentes. Com essa bag você protege o aparelho e os componentes adicionais, como cabos USB, joysticks, cartuchos, cartões de memória, entre outros.

A parte interna possui um revestimento com espuma para evitar danos gerados por choques. A abertura e o fechamento acontecem via zíper reforçado. O bag possui um design moderno e não tem problemas com mau odor com o passar do tempo.

Volante Nintendo Switch

Se você aprecia jogar Mario Kart, com certeza terá uma experiência mais personalizada utilizando o volante. A parte de apoiar os dedos no acessório é larga para as corridas longas serem desempenhadas de maneira confortável.

É possível até usar os botões R e L presentes na parte de traz do produto. Embora seja um volante de 6,4×13,7×16,7 centímetros, ele tem bastante leveza.

Labo Nintendo Switch

Desperte o cientista em você e construa robôs complexos com recortes e usando os joysticks do Nintendo Switch.

Dá até para controlar os movimentos de instrumentos musicais, máquinas de guerra, entre outras coisas construídas com o Nintendo Labo. Já imaginou jogar o game de pesca utilizando uma vara de pescar que você mesmo construiu realmente?

Vídeo
Veja um pouco mais do potencial no Nintendo Labo no vídeo abaixo:

Adaptador LAN para Nintendo Switch (US)

Quem aprecia jogar no modo multiplayer junto com amigos não pode dispensar o uso do adaptador LAN. Com ele é possível conectar diferentes consoles na internet e disputar corridas incríveis ou até partidas de futebol jogando no mesmo time.

Este adaptador funciona apenas quando o console está conectado no dock. Ou seja, não há possibilidade de funcionamento para quem joga Nintendo Switch em modo portátil. O produto é vendido na Amazon Americana, mas pode ser entregue no Brasil.

Mario Kart Deluxe Nintendo Switch

Este título está entre os jogos de Nintendo Switch mais populares. É possível jogar com até 4 pessoas (modo multiplayer) utilizando os famosos personagens do Super Mario.

Dispute corridas ou jogue junto com amigos as batalha nos diferentes cenários repletos de fantasia. O limite de jogadores online é de 12 players!

O game tem classificação livre e pode ser jogado por todos os membros da família. Mario Kart para Nintendo Switch apresenta excelentes gráficos e tem personagens inusitados junto com o retorno de Bowser Jr.

Guia de Compra

É muito confortante quando a gente tira um Nintendo Switch da mala e joga enquanto está em uma fila interminável. Você pode estar querendo este console para esta ou outras situações que relaxam a mente nos momentos estressantes.

Nesta seção, descubra fatos importantes que ajudam na sua decisão de comprar ou não o Nintendo Switch.

Um adolescente de boné segurando um Nintendo Switch com a mão esquerda.

Dê uma pausa no seu jogo e acompanhe a leitura do guia de compras sobre Nintendo Switch. (Fonte: SD5432SD / Pixabay)

O que é o Nintendo Switch?

O game híbrido Switch é também conhecido como um tablet Nintendo, pelo seu formato. Este aparelho funciona ao uso portátil ou na forma de console de mesa.

Para ser transformado em um console de mesa, o aparelho deve ser acoplado ao dock que também já vem na embalagem do produto original. O uso portátil exige a conexão dos dois joysticks sem fio no console. O nome deles: controles Joy-Con.

Você pode usar o controle Joy-Con conectado no aparelho ou individualmente.

Na história da Nintendo, o Switch tem um papel importante. Ele surgiu para substituir o Wii U, oferecendo design mais moderno e engenharia flexível. Diversos games famosos foram desenvolvidos de forma especial para esse console. Alguns exemplos:

  • Mario
  • Zelda
  • Pokémon
  • Doom
  • Batman
  • Dragon Ball
  • Final Fantasy
  • FIFA

O formato dos games do Nintendo Switch é de cartucho.

Na primeira semana de mercado, o Nintendo Switch vendeu mais de 1,6 milhões de unidades! O sucesso inicial diminuiu pela ausência na diversidade nos títulos de games e por alguns problemas na sincronização do controle Joy-Con em certas unidades de consoles.

Nos primeiros meses, estes problemas foram superados e a Nintendo até hoje trabalha com constantes lançamentos de games para o Switch. Estes investimentos resultaram no sucesso que este console possui ao redor do mundo nos dias atuais.

Satoru IwataEx-presidente da Nintendo

“Nós não fugimos de riscos. Nós vamos em direção deles. Nós estamos nos arriscando na tentativa de superar os limites para alcançar novos e velhos jogadores.”

Quais as partes de um Nintendo Switch?

As principais partes no Nintendo Switch estão divididas da seguinte maneira: console, dock e controles Joly-Con. Veja como funciona cada um destes componentes que precisam estar em perfeitas condições ao funcionamento do videogame.

Um Nintendo Switch reproduzindo na tela o jogo Mário Kart Deluxe.

Console, dock e controles Joy-Co são as principais partes de um Nintendo Switch (Fonte: ant2506 / Pixabay)

Console Nintendo Switch

O aparelho tem as características técnicas necessárias para reproduzir games com gráficos avançados. A estrutura é parecida com um tablet de 16 centímetros.

O console Nintendo Switch trabalha com uma bateria embutida e gera resolução de 1280×720 pixels. É neste aparelho que existem as entradas para cartuchos de games, USB-C, auxiliares, entre outros recursos.

Não se pode ignorar também o stand retrátil no console. Graças a ele é possível usar o aparelho apoiado até quando ele está fora do dock.

Dock do Nintendo Switch

Usando ou não os joysticks Joy-Con, é possível colocar o console no dock sem problemas.

Quando está conectado ao dock, o Nintendo Switch se torna um console de mesa.

No dock, o aparelho tem mais frequência de processador (clock), algo que não acontece em modo portátil para diminuir o consumo de energia e as chances de sobrecarregar a bateria.

Com mais frequência de processador é possível ver detalhes gráficos superiores nos cenários dos games.

Também existem outras vantagens adicionais no dock. Uma delas é carregar os controles enquanto você joga conectado via USB. Outra está na viabilidade de conectar o aparelho em internet banda larga via LAN, com uso do adaptador, para jogar em multiplayer.

Dragon Quest, Minecraft e Dragon Ball são apenas alguns dos games que possuem muito mais potencial gráfico quando jogados com o Switch no dock.

Joy-Con: Os controles do Nintendo Switch

São dois controles (Joy-Con R e Joy-Con L). O mais interessante nestes acessórios é que eles podem ser usados em até 4 formas distintas. São elas:

  • 2 players: Removidos e usados de forma individual;
  • 1 player: Funcionam de modo parecido com gamepad e para usar é preciso encaixar no acessório Joy-Con Grip;
  • 1 player: Usados de modo separado ao console, com cada um em uma das mãos do jogador;
  • 1 player: Utilizados juntos e encaixados no console.

Existe ainda o R Controller, que é um joystick wireless para jogar os games de Nintendo Switch sem precisar do Joy-Con.

O Nintendo Switch suporta Amiibo?

Se você gosta desta interação de pequenos bonecos físicos com certos games específicos, o Nintendo Switch pode valer a pena. O aparelho é compatível com a tecnologia Amiibo, que começou nas franquias Mario e hoje faz parte de outros títulos.

O interessante do recurso é que você pode usar um boneco Mario, por exemplo, para jogos como Disney Infinity ou outros títulos não relacionados ao Super Mario. Algo positivo na história é que estes bonecos são flexíveis na compatibilidade. Há modelos que servem tanto no Nintendo Switch como ao Nintendo Wii U.

O Switch suporta Nintendo Labo?

Muitas pessoas compram o Nintendo Switch apenas para aproveitar o melhor do Nintendo Labo, um recurso para a construção de máquinas e robôs com os Joy-Con. Por exemplo, você pode montar um piano e tocar com ajuda do console.

A utilização da plataforma Labo Nintendo deve ser combinada com o uso certo do cartucho específico.

Você é um apaixonado por robótica? Quer criar joysticks personalizados para jogar alguns jogos?

Então, o Nintendo Switch vale a pena, embora estes recursos especiais sejam um pouco custosos em tempo de montagem e dinheiro. Mesmo assim, a criançada adora brincar de uma forma criativa com o Labo.

Quais as vantagens e desvantagens do Nintendo Switch?

Um console portátil e também de mesa ao mesmo. Sem dúvidas esta é uma das principais vantagens do aparelho. Com ele dá para jogar no conforto de casa, nas filas dos bancos ou até quando o trânsito está parado.

O Nintendo Switch custa tão caro como um PS4 ou XBOX. Além disso, há bastante custos nós acessórios e recursos especiais.

Se você é uma pessoa que viaja bastante e sente falta de um videogame para jogar nos trajetos e até no hotel, se pode dizer que vale a pena pagar o alto preço do Nintendo Switch.

A tela no Nintendo Switch não funciona com muita qualidade no visual gráfico se você jogar em locais de bastante iluminação. Sem contar que na versão portátil o aparelho não tem o mesmo potencial gráfico – principal lado negativo.

No vídeo abaixo veja um pouco como são os recursos gráficos do game Doom para Nintendo Switch:

Não podemos esquecer de uma desvantagem muito comentada nos fóruns de notícias: os títulos. A Nintendo já disponibiliza alguns games interessantes, mas ainda falta bastante para alcançar a variedade de opções presentes em outros consoles atuais.

Aos poucos a Nintendo disponibiliza diversos títulos adultos para o Switch, o que representa algo interessante se você não quer jogar apenas jogos com temáticas infantis. Alguns exemplos de produções adultas: Wolfenstein 2, Skyrim e Doom.

Quantas vezes você já não chegou na sala da sua casa e percebeu que a TV estava ocupada? Para amenizar a raiva dá para tirar o console do dock e jogar no modo portátil – uma boa vantagem.

O console tem 32GB na capacidade de armazenamento, o que é pouco espaço para quem aprecia possuir diversos saves diferentes dos jogos favoritos. O lado bom é que este videogame híbrido aceita cartões micro SD, possibilitando mais capacidade para armazenar saves com menos custos.

Para usar os fones é preciso conectar na saída p2 do aparelho, ou seja, não existe pareamento de bluetooth aos fones. Isto tornar o uso menos flexível. Fixe melhor na mente o que você leu até aqui ao analisar as 5 principais vantagens e desvantagens do Nintendo Switch:

Vantagens
  • É portátil e também um console de mesa
  • Pode conectar na TV
  • Funciona com bonecos Amiibo
  • Há entradas para cartões que expandem a capacidade de armazenamento
  • Há jogos grátis
Desvantagens
  • Console, jogos e acessórios caros
  • Na versão portátil os games possuem menos recursos visuais
  • No modo portátil a bateria não dura mais de 3 horas
  • A tela não tem muita qualidade em locais muito iluminados
  • Alguns jogos exigem pagamentos extras para jogar online

A Nintendo vai aumentar a produção de jogos para Switch?

É uma boa notícia saber que a Nintendo lança muitos títulos de games ao console Switch até certo ponto! Esta corrida para lançamentos, no entanto, acaba gerando alguns jogos de baixa qualidade na plataforma.

Para muitas pessoas a qualidade de algumas produções de games ao Switch não é um fato tão negativo. Porém, a maioria dos players concorda com o fato de os cartuchos para Nintendo Switch serem caros demais.

Alguns títulos de Nintendo Switch chegam a custar muito mais caro do que games para PS4!

O legal é que existem títulos disponíveis sem a necessidade de pagar nada, inclusive alguns são do NES (Nintendinho). Mas, a maioria dos games avançados nos gráficos exige até o pagamento de espaço para saves na internet.

Se você gosta dos típicos jogos temáticos da Nintendo, como Mario ou Zelda, vale a pena jogar Switch. Em algumas versões destes games há capacidade para até 4 personagens diferentes no modo multiplayer online.

Quais acessórios podemos encontrar para Nintendo Switch?

Outro ponto que vale destaque está na quantidade de acessórios disponíveis ao Nintendo Switch. Para algumas pessoas isto é positivo, já outros players podem não gostar dos elevados preços de itens adicionais como:

  • Volante;
  • R Controller Wireless;
  • Borrachas para direcionais dos controles;
  • Controles personalizados;
  • Adesivos;
  • Película de proteção ;
  • Case;
  • Headset.

Quais cores os Joy-Con para Nintendo Switch podem ter?

Existem diferentes cores de controle de Nintendo Switch. Você pode comprar uma versão com os tons preferidos ou as tonalidades que combinam na decoração da sala de jogos. Algumas cores de Joy-Con para Nintendo Switch são:

  • Preto;
  • Azul e vermelho;
  • Rosa;
  • Amarelo;
  • Verde.

Dá até para misturar as cores. Por exemplo, é possível instalar um lado com rosa e o outro usando a cor verde. Há escolha de tons até nas tiras que servem para conectar os controles na tela.

Nintendo Switch: Dock ou portátil?

Jogar o Nintendo Switch no modo de mesa ou portátil? Eis a questão que não quer calar na internet! Existem diferenças entre as duas formas de jogar com o console que tem tamanho de tablet. Vamos comentar sobre elas agora!

O primeiro ponto importante que você deve levar em conta está no diferencial técnico dos dois modos de jogo. Não tem jeito, quem quer aproveitar o melhor de recursos visuais nos games deve jogar com o console conectado ao dock.

Acontece que no Nintendo Switch portátil o sistema do console se adapta para a reprodução dos games não gastar excesso de energia. Esta é uma preocupação importante por evitar a sobrecarga na bateria.

Por outro lado, ao conectar Nintendo Switch no dock, você até se surpreende pelos detalhes nos cenários e por causa do intenso brilho em diferentes jogos.

Apenas usando dock é possível também utilizar o R Controller wireless do Nintendo Switch.

Uma outra vantagem do Nintendo Switch é a possibilidade de conectar online via LAN utilizando um adaptador. Você pode jogar com diversas pessoas que estão conectadas em uma mesma conexão local.

A dupla de Joy-Co do console está quase descarregada e você não quer parar de jogar? Simples, conecte no dock e continue jogando enquanto os joysticks estão carregando!

Conheça os principais diferenciais entre jogar Nintendo Switch no dock ou portátil, na tabela comparativa a seguir:

Nintendo Switch no dock Nintendo Switch portátil
Potencial gráfico Avançado Médio
Gasto de energia Baixo Alto
É possível usar Pró Controller Sim Não
Conexão Via LAN Sim Não
Carregamento do controle enquanto você joga conectado com USB Sim Não

Nintendo Switch ou Nintendo Wii U?

Muitas pessoas possuem dúvidas sobre se vale a pena trocar o antigo Nintendo Wii U pelo Nintendo Switch. As duas versões possuem particularidades semelhantes, mas as diferenças são significativas.

A primeira diferença básica está no poder de hardware e desempenho. O Nintendo Wii se aproxima do potencial de PS3, por exemplo, embora seja inferior se comparar ao Nintendo Switch no processamento dos gráficos.

O Nintendo Switch está equipado com o poderoso processador Nvidia Tegra modificado. Esta tecnologia permite existir qualidade superior na reprodução de gráficos em telas de TV que exigem resoluções maiores.

Também existem diferenças na duração da bateria nos jogos em modo portátil. O Nintendo Switch dura por 3 horas. Nintendo Wii U tem duração equivalente a 2 horas no máximo.

O quadro a seguir resume as diferenças dos dois aparelhos: Nintendo Switch e Nintendo Wii U:

Nintendo Switch Nintendo Wii U
Nível desempenho e hardware Alto (modo de mesa) e médio (modo portátil) Médio
Resolução de gráficos em telas maiores Alta Média
Possibilidade de conexão de HD externo Sim Não
Duração de bateria 3 horas 2 horas

Quanto custa?

A média de preço do Nintendo Switch pode ir de R$ 1.800 a até R$ 2.500 ou mais. O valor é caro na medida que existem acessórios adicionais no pacote.

Para comprar games de Nintendo Switch no varejo nacional você gasta pelo menos R$ 250. Comprando títulos de jogos não disponíveis no Brasil é preciso pagar preços superiores.

O Pró Controller, para jogar sem os controles Joy-Co, tem um valor de mercado que vai de R$ 350 a até R$ 500, assim como a média dos valores cobrados pelo volante original.

Onde comprar?

Existem muitas lojas físicas tradicionais que vendem o console original. Nelas há pouca variações de preços ou kits que possuem jogos adicionais no pacote. Dá para comprar em locais como Americanas, Walmart e Ponto Frio.

O benefício dos melhores preços está nas compras online. Na internet existem diversos pacotes especiais que já vêm até com alguns games extras. Amazon, Submarino ou Mercado Livre são lojas virtuais que vendem Nintendo Switch.

Já se foi o tempo no qual era necessário gastar muito dinheiro na importação de games. No site da Amazon, por exemplo, você pode comprar de vendedores estrangeiros e receber na porta de casa sem dificuldades.

foco

Você sabia que controles Joy-Con possuem um acessório para pilhas AA? Ele é muito importante a quem joga muitas horas seguidas e não quer parar de jogar para recarregar os joysticks.

Critérios de compras: Fatores para comparar as ofertas de Nintendo Switch

Comprar videogame hoje em dia é uma verdadeira arte. Existem alguns detalhes que podem definir quando vale a pena ou não optar por certas ofertas com preços baixos.

Sim, existe a possibilidade de você encontrar preços mais baixos, mas tome cuidado para o barato não sair caro demais. Quando você estiver comparando as ofertas nas lojas físicas ou online, pense nos critérios de comparação de Nintendo Switch:

Vamos à explicação de cada um destes fatores a seguir:

Embalagem

A embalagem do Nintendo Switch original vem com os seguintes itens:

  • 1 console;
  • Manual de instruções;
  • 1 cabo HDMI;
  • 1 cabo de energia
  • Base para Joy-Con;
  • Base para TV.

Se no pacote há menos itens do que os demonstrados na lista acima pode ser sinal de produto usado anunciado como novo. Este é um detalhe que pega muita gente desprevenida!

Um Nintendo Switch apoiado em uma mesa e dois cartuchos de games.

Fique de olho em todos os itens da embalagem do Nintendo Switch. (Fonte: InspiredImages / Pixabay)

Adicionais

Certo, você apenas quer comprar um Nintendo Switch para jogar as aventuras de Zelda. Ou seu negócio mesmo é ver a tela brilhar em cada golpe no Dragon Ball? Talvez você prefira mais aquele jogo de futebol com dribles de craques de bola.

O fato é que muitas pessoas compram Nintendo Switch apenas para jogar um jogo específico. E isto pode servir como uma vantagem, já que os melhores games do console são caros.

Fique atento nas promoções do mercado que oferecem o console em pacotes que já vêm com games específicos. Por exemplo: Nintendo Switch + Mario Deluxe ou Nintendo Switch + Fifa.

Os lojistas competem bastante para vender e oferecem várias escolhas de games diferentes com objetivo de faturar mais clientes. Procure ofertas com estes adicionais que você economiza um pouco se comparar com as compras separadas do console e de seu game favorito.

Originalidade

É contraindicado usar qualquer acessório não indicado de forma oficial pela Nintendo.

Muitas pessoas se empolgam com controles wireless réplicas, estas versões quase sempre apresentam problemas de compatibilidade nos games. Esta mesma regra não muda no caso de headsets ou outros acessórios.

Cor

A não ser que você seja uma pessoa muito atenciosa, vale a pena comprar o aparelho com cores marcantes e vivas. Assim o console pode ser visualizado de um modo mais fácil, o que ajuda em evitar acidentes como sentar em cima dos controles, por exemplo.

O sofá da sua casa é branco ou possui uma cor clara? Se você joga quase sempre sentado nele, vale a pena comprar o aparelho nos tons escuros, gerando assim mais contraste e facilidade para identificar os controles do Nintendo Switch.

Veja um pouco mais das cores de Joy-Con de Nintendo Switch ao assistir este curto vídeo abaixo:

Reputação do vendedor

O Nintendo Switch é caro e comprar online pode sim ser uma vantagem para quem busca economizar. Contudo, cuidado para não cair em golpes.

Ao entrar no site de compras você deve dar preferência às ofertas de vendedores que já venderam muitos consoles e (ou) possuem excelente reputação.

Os próprios sites de compras demonstram os dados da reputação dos vendedores na mesma página da descrição do produto à venda. Fique de olho!

Pilha

As unidades Joy-Co do Nintendo Switch possuem acessórios para conectar pilhas. A grande parte das ofertas no mercado já oferece pilhas no pacote. Contudo, todas as regras possuem as suas exceções e este caso não é diferente.

Verifique sempre para saber se a promoção também tem pilhas inclusas. Assim já dá para usar e testar para saber se o controle funciona também utilizando as pilhas. Se o controle não funcionar você deve usar a garantia para trocar.

Garantia

Não é normal, mas algumas vezes podem existir problemas como o mal funcionamento de um dos Joy-Co, ou outros defeitos de fábrica.

O período de garantia é de 3 meses e algumas lojas oferecem alguns meses extras de prazo garantido. Isto pode ser útil se você notar problemas apenas após 90 dias de uso.

Quanto maior o prazo de garantia melhor é a oferta de Nintendo Switch.

(Fonte da imagem destacada: joatseu / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Nicolas Pinto Gamer Profissional
Nicolas não é um gamer de um jogo só. Seja no CsGo ou no LoL, ele é capaz de dar trabalho até aos jogadores mais avançados. Sabendo que para alcançar seu sonho de disputar campeonato mundiais é preciso ter os melhores equipamentos, Nicolas se dedica a pesquisar e compartilhar conhecimento sobre o que há de mais inovador em Games, Jogos e Eletrônicos.