Um nível a laser em um tripé medindo uma área de concreto próxima a uma represa.
Ultima atualização: 24 de maio de 2020

Como escolhemos

15Produtos analisados

21Horas investidas

4Estudos avaliados

71Comentários coletados

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Vamos conhecer segredos do nível a laser? Como acontece com qualquer outro produto, é preciso ter cuidado para não adquirir por impulso um modelo desqualificado.

Pedreiros experientes sabem como funcionam as coisas! O sucesso da perfeita marcação em paredes começa com a escolha dos melhores níveis a laser. Este é um produto de uso simples que assegura qualidade até nos trabalhos de agrimensura!

Você sabia que existem tipos diferentes de nível a laser e cada um serve para uma espécie de trabalho? Esta é apenas uma das diversas informações presentes no guia a seguir.




Primeiro, o mais importante

  • Nível a laser de qualidade possui um corpo bastante selado para não entrar nenhum pó no sistema interno, acompanhando inclusive um estojo que ajuda em manter a máquina limpa no lado externo.
  • Este produto apresenta uma distância de laser de medição que pode chegar a até 20 metros. Só que este aspecto muda muito conforme o modelo, por isso é necessário investigar bem antes de confirmar a compra.
  • A utilização do produto é fácil graças ao acessório para encaixar nos tripés ou em superfícies, além dos alarmes sonoros e sinais visuais como alertas para você gerar uma medição perfeita.

Melhores modelos de nível a laser: Nossas recomendações

Você está fazendo a marcação do forro com uma régua antiga? Cuidado, porque 1 centímetro de erro pode prejudicar toda a qualidade do projeto! Evite erros usando os melhores níveis a laser disponíveis.

Alguns exemplos de produtos que possuem bastante qualidade e reputação positiva entre o público em geral você acompanhará a seguir:

Nível a laser Bosch, um dos melhores do mundo

Disponível na cor azul e funcionando com pilha como fonte de alimentação o nível a laser Bosch é um dos melhores do mundo. A estrutura possui tamanho compacto.

O produto tem 1.2 quilo, de modo que não pesa muito para você realizar nivelamentos perfeitos. Esse modelo possui 33 centímetros de comprimento, além de ser emborrachada no lado exterior e alcançar 15 metros de medição.

Nível a laser DeWalt, um modelo de confiança

O nível a laser DeWalt é um produto de confiança que não deixa os pedreiros na mão. Este modelo apresenta uma cor amarela viva, de modo que fica fácil identificá-lo nos ambientes de trabalho pouco iluminados.

Esta versão trabalha no alcance de laser que pode ir a até 15 metros, funciona com pilha ou na tomada. É um equipamento de alta precisão. Uma estrutura robusta que tem revestimento que protege contra pequenas quedas.

Nível a laser Stanley, precisão milimétrica

A garantia do trabalho perfeito começa com a precisão milimétrica no nível a laser da marca Stanley. Há uma resistente base metálica na composição ao produto aguentar diversos serviços em curto espaço de tempo.

Há função primo e linhas a laser na versão que garante a precisão efetiva nas marcações. Tal modelo de primeira qualidade trabalha com linhas verticais e horizontais, oferecendo medição para até 10 metros.

Nível a laser MTX, excelente custo-benefício

Planos inclinados, verticais e horizontais são suportados pelo uso do nível a laser que possui muitos benefícios com preço menores do que a média. Há alcance de 10 metros para a projeção da linha laser na versão.

Este nível laser possui um dispositivo sonoro que alerta quando existe desnivelamento da área trabalhada. Há inclusive uma base com ajuste preciso de 360 graus para auxiliar nos mais diferentes serviços.

Guia de compra

Nos seus trabalhos como pedreiro está difícil de realizar as marcações de determinada parede? Profissionais experientes sabem que sem uma ferramenta adequada a medição perfeita pode consumir muito tempo de trabalho.

Escolher o nível a laser torna os seus serviços mais ligeiros. Contudo, você precisa saber comprar para não pagar muito caro e ter prejuízos no final das contas.

Fique de olho no guia de compras para compreender tudo aquilo necessário a quem deseja aprender a adquirir este produto da forma mais inteligente e menos custosa.

Veja abaixo o manual que vai guiar você na compra do melhor nível a laser (Fonte: jarmoluk/ Pixabay)

Um pedreiro em um banheiro em cima dos pisos de azulejo, com uma régua de medição em uma das mãos e um azulejo quadrado e grande na outra mão. Ele também usa capacete de proteção e um macacão de cor azul

O que é um nível a laser?

Utilizado em áreas como agrimensura (arte ou técnica de medição de terra) e construção civil o nível a laser é um instrumento de trabalho que deve ser utilizado para medições ou marcações de alinhamento e níveis entre diferentes pontos.

Uma característica em comum entre os principais modelos é a presença do laser que serve para estabelecer um alinhamento direto em distâncias grandes.

As melhores opções são robustas, emborrachadas, capazes de proteger os produtos contra as quedas ou outros danos no ambiente de trabalho.

Qual o limite de alcance de um nível a laser?

A grande parte dos níveis laser funciona na distância que pode ir de 3 a até 20 metros. Estes produtos são automáticos, ou seja, realizam o trabalho de mensuração com apenas um simples clique no botão.

Interessante notar que a grande parte das versões trabalha de modo vertical e horizontal.

O produto funciona com uma base magnética que pode ser fixa no tripé ou nas superfícies, sendo que é possível trabalhar em 360 graus sem problemas, independente do posicionamento da máquina.

Para que serve um nível a laser?

Esta é uma típica ferramenta útil como instrumento de precisão para utilizar nos mais diferentes trabalhos, por exemplo:

  • Instalação de divisórias;
  • Instalação de forros;
  • Instalação de azulejos;
  • Instalação de pisos;
  • Agrimensura.

Você consegue usar o produto sem muitas preocupações até em pontos altos. O nível possui uma estrutura emborrachada e a engenharia testada para resistir contra as quedas.

Como utilizar o nível a laser com segurança?

Um dos principais quesitos de segurança é sempre proteger os olhos contra feixes de luz. Por isso, algumas opções à venda no mercado oferecem como bônus grátis óculos de proteção.

Não se deve usar o nível a laser sem o operador estar trajando os óculos de segurança com lentes escuras. Empregadores que permite o trabalho dos funcionários sem esta proteção são multados nas fiscalizações de agentes públicos.

Qual o passo a passo para utilizar um nível a laser?

O primeiro passo é realizar a instalação do nível a laser, instalável no tripé ou em superfícies. Especialistas indicam que o nível precisa ser posicionada da forma mais nivelada possível para gerar resultados efetivos.

Coloque seus óculos de proteção e apenas depois ligue o aparelho. A partir do momento que existe a ligação o produto começa a movimentar os pontos de laser, movimento este denominado auto nivelação.

Na sequência é a hora de definir os pontos de referência.

Direcione um ponto de referência e depois realize o posicionamento da régua até o mesmo ponto, zerando a mira no laser.

Durante a medição o nível a laser começa a apitar para direcionar a posição. Na tela do aparelho surgem informações para apontar se é preciso realizar o direcionamento ao lado, para cima ou abaixo.

No momento que a régua estiver nivelada, o nível deixa de apitar para fazer um ruído contínuo, demonstrando assim que a mensuração foi concluída com perfeição.

Veja mais em detalhes como utilizar um nível a laser:

Quais as vantagens dos níveis a laser?

Para funcionar de modo perfeito, após ser instalado, o aparelho lança traços finos em laser de modo vertical ou horizontal direcionados para pontos específicos. O uso é fácil já que este produto possui um acessório que o permite girar em 360 graus.

Mas, também existem outras vantagens que vale a pena você conhecer para saber se esta máquina se encaixa ou não aos seus tipos de trabalho. Por exemplo, o produto é prático e pode funcionar à bateria ou direto na tomada.

Existem diversas cores disponíveis para esta que representa a melhor ferramenta do mundo para realizar medição. Este produto é muito fácil de usar, qualquer auxiliar de obra pode executar as funções sem problemas.

O produto é leve, assim os trabalhadores não possuem problemas em levar para diferentes locais.

O suporte de encaixe permite que o nível a laser seja direcionado em diferentes ângulos, facilitando assim a execução de trabalhos exatos até em pontos de difícil acesso.

Veja só a tabela abaixo que reúne as principais vantagens e desvantagens do nível laser:

Vantagens
  • O mercado oferece máquinas à bateria ou que ligam quando ligadas na tomada
  • Muitas variações de cores
  • Mais efetiva do que qualquer outra ferramenta para medição
  • Fácil de usar
  • Agiliza o tempo de trabalho
  • Utilização horizontal e vertical
  • Fixação giratória em 360 graus
  • Aparelho compacto e leve
Desvantagens
  • Há modelos que só funcionam com bateria
  • Existem versões que apenas podem ligar conectadas em tomada
  • Requer uso de óculos de segurança
  • O laser tem validade

Que tipos de nível a laser existem?

Quem já procurou por este produto no mercado com certeza percebeu que existem diversos formatos e tipos de nível a laser. Cada versão funciona de maneira diferente, você precisa comprar as escolhas que atendem às suas demandas de trabalho.

Existem 3 tipos de nível a laser:

  • Nível a laser cross
  • Nível a laser giratório
  • Nível a laser ponto a ponto

A seguir entenda um pouco mais sobre cada escolha:

Ponto a ponto

De um ponto o aparelho gera conjuntos de luzes a laser com objetivo de viabilizar a substituição de prumos e nylon, tornando o trabalho mais prático. Esta potente máquina é capaz de demonstrar as marcações substituindo:

  • Níveis
  • Prumo
  • Eixos
  • Esquadro

Uma das principais vantagens do modelo está na rapidez em realizar medições e por conta do uso prático. Com esta máquina você não precisa realizar repetições de serviços como:

  • Marcar eixos
  • Alinhar ou posicionar fios
  • Utilizar pêndulos

Giratório

Na peça giratória o produto emite feixes de luz que funcionam muito bem para ambientes fechados. Muitos trabalhadores usam a máquina nas medições em alvenarias, forros ou telhado.

Para oferecer excelente precisão este aparelho marca em todos os locais nos quais passa o laser. Esta é uma vantagem ao considerar que fica mais fácil identificar com perfeição a espessura e forma completa de lajes na hora da concretagem, por exemplo.

Cross

O aparelho leve e compacto gera o laser de uma forma constante e precisa estar posicionado para marcar na linha reta, gerando assim iluminação no formato de cruz.

Dessa forma esta máquina ajuda a estabelecer a marcação de nível. Esse tipo de laser também auxilia em serviços de alinhamento de pontos, de máquina de corte, de prumo e de esquadros.

Veja mais sobre a diferença das 3 versões no quadro comparativo:

Nível a laser giratório Nível a laser ponto a ponto Nível a laser cross
Velocidade das medições Média Rápida Rápida
Praticidade Média Alta Média
Peso Médio Baixo Baixo
Nível de facilitação do trabalho Médio Alto Alto
Utilização Facilita alinhamentos em ambientes fechados Substituição de prumos e nylon para facilitar trabalhos Medições rápidas em grandes ângulos

Quanto custa e onde comprar um nível a laser?

Na média do mercado você pode encontrar níveis a laser de até R$ 800. Para quem quer economizar mais é possível comprar modelos simples compostas por alumínio que custam apenas R$ 80.

As estruturas de aço com revestimentos de borracha são conhecidas por terem preços superiores, embora estas escolhas possam durar muito mais do que os modelos que têm outros tipos de materiais.

O nível a laser é um produto encontrado com facilidade no mercado dada à sua popularidade. Compre modelos mais populares em lojas físicas conhecidas como: Americanas, Leroy Merlin e Kalunga.

Se você quer comprar sem sair de casa, pagando valores mais baixos e tendo muitas opções de escolhas sugerimos a compra online.

Na internet, de preferência realize compras na Amazon, já que lá existem muitas versões disponíveis. Visite também o Mercado Livre e o Submarino.

foco

Você sabia que nenhum tipo de nível a laser pode funcionar por tempo indeterminado? Os raios que saem da máquina possuem um prazo de validade que vai de 6 meses a até 3 anos.

Critérios de compra: Como comparar os modelos de nível a laser

Os vendedores atuais possuem tanto treinamento que conseguem se sobressair nas vendas até para públicos especialistas.

Ao comprar sem o devido cuidado, às vezes adquirimos um produto sem muitos avanços tecnológicos, algo negativo em principal se o valor pago pela compra foi muito alto.

A partir do momento que você começa a pesquisar modelos com os critérios de compras em mente crescem as chances de a compra acontecer com mais vantagem, seja pelos descontos ou por causa dos adicionais técnicos no produto.

Conheça abaixo os critérios que os consumidores precisam sempre considerar ao procurar pelas melhores opções de nível a laser:

Veja a seguir a definição de cada um dos pontos para você se sobressair ao comprar nível a laser:

2 em 1

Algumas opções possuem uma engenharia completa ao ponto de oferecerem um bico 2 em 1. Estes modelos realizam o trabalho do nível a laser e ao mesmo tempo podem perfurar ou até parafusar madeiras.

Se você quer economizar no número de ferramentas presentes no estojo vale a pena comprar o nível a laser 2 em 1 e assim ter mais espaço disponível, além de facilitar o carregamento dos materiais de trabalho para diferentes locais.

Emborrachamento

Algumas versões não possuem um acabamento de borracha útil para tornar o uso mais confortável e ao mesmo tempo proteger as partes internas contra quedas ou atritos do ambiente de trabalho.

Às vezes existe a necessidade de pagar um pouco mais em uma ferramenta emborrachada para ter algo que dura vários anos sem reparos técnicos.

Uma carteira aberta e vazia nas mãos de uma pessoa

Ao compreender os mandamentos da comparação de compras você evita gastar muito dinheiro com nível laser sem muita qualidade (Fonte: Chronomarchie/ Pixabay)

Selado

Existem modelos que asseguram 100% de selagem. Isto quer dizer que ao usar a máquina selada não há chances de os componentes internos da máquina ficarem repletos de pó prejudicial por diminuir a durabilidade do nível a laser.

É importante também optar apenas por opções seladas ao considerar que tais versões protegem a fonte de energia contra a sujeira, de modo que o produto jamais perde a potência por nunca estar sujo internamente.

Com tudo bem-selado é melhor para trabalhar em ambientes áridos sem danificar o equipamento:

Garantia

É muito importante ficar com a atenção redobrada neste critério, tendo em vista que a garantia pode mudar bastante conforme o tipo de marcas e as políticas extras oferecidas pelos vendedores.

Em termos gerais podemos dizer que a garantia do nível a laser vai de 3 meses a até 2 anos, sendo que em raras opções há cobertura vitalícia.

Fique de olho nos preços, afinal, produtos com mais tempo de garantia são conhecidas por custarem preços superiores.

Maleta

Uma das melhores formas de compreender quando o produto possui ou não qualidade é saber se ele vem com o estojo protetor, conhecido também como maleta, um acessório útil para locomoção que garante a ausência de sujeira na parte interna.

Hoje em dia nenhuma marca que se preze oferece o nível a laser sem a maleta, que também serve para guardar o acessório que permite a montagem do produto em diferentes estruturas.

Alarme

Os alarmes (ou, dispositivos sonoros) são indispensáveis para alertar quando acontece ou não a medição correta.
Acontece que os produtos podem variar na altura da sonoridade, sendo que modelos com sons muito baixos atrapalham no desempenho rápido dos serviços.

Procure averiguar com os vendedores antes de comprar o produto. Detalhes: Opções que tocam sons mais altos são conhecidas por custarem preços superiores, embora esta não seja uma regra sem exceção.

https://www.instagram.com/p/BwaudFqJULS/

Sinais visuais

Junto com alarmes sonoros há aparelhos que também oferecem alertas visuais para informar dados sobre as marcações. Porém, em algumas opções não existe este recurso, e isto acontece até no caso de algumas versões de preços elevados.

Alguns fabricantes não oferecem os sinais visuais como alertas no sentido de evitar que aconteça mais consumo de bateria no modelo. Já outras fábricas dispensam o recurso apenas para economizar no processo produtivo da máquina.

Um uso seguro requer a tecnologia dos sinais visuais, mas por questões de economia você pode optar por usar o nível a laser só com alertas sonoros.

Indicador de bateria

Um nível a laser que funciona sem conexão com tomadas precisa oferecer o indicador de bateria.

Esta tecnologia aciona uma luz vermelha que pisca quando a bateria está em níveis baixos.

Como alternativas do mercado existem alguns modelos de preços populares que geram o alerta de bateria fraca no visor. Neste caso, quando você é uma pessoa desatenta pode esquecer de ver a informação na tela e se surpreender pelo desligamento repentino da máquina.

Cor

Existem diversos locais nos quais os pedreiros usam nível a laser, inclusive em ambientes de iluminação muito baixa. Nestes casos é válido usar um produto que tem cor mais viva, clara e chamativa no revestimento
Por outro lado, se você vai trabalhar com o aparelho apenas nos ambientes iluminados não precisa considerar este critério ao comparar as opções de nível a laser.

Manual

De fato, os melhores níveis a laser são importados e têm manual de instruções em inglês, chinês ou espanhol. Se você não conhece nenhuma destas línguas procure na internet para saber se existe o manual português antes de comprar certo produto.

Em alguns casos há lojistas que vendem níveis a laser de confiáveis marcas importadas com manual em português. Procure por opções do gênero para conseguir aproveitar o melhor que pode oferecer o nível a laser.

Enfim, encerramos aqui este completo guia de compras. Agora com todo este conteúdo na mente vai ser muito mais fácil para você encontrar promoções que valem a pena realmente.

(Fonte da imagem destacada: paulbr75/ Pixbay)

Por que você pode confiar em mim?

César Ferreira Formado em Engenharia Industrial
César é apaixonado por carros. Talvez tenha sido essa paixão que o levou a, desde pequeno, querer entender como as coisas funcionam. Essa curiosidade, por sua vez, lhe fez cursar Engenharia Industrial. Hoje, ele presta consultoria para pequenas e médias empresas e, nas horas vagas, deixa seu carro - e o de seus amigos - cada vez mais tecnológicos e especiais.