Na foto está um notebook Asus com a tela aberta em cima de uma mesa.
Ultima atualização: 19 de agosto de 2019

Como escolhemos

16Produtos analisados

18Horas investidas

4Estudos avaliados

101Comentários coletados

Fundada em 1989, a Asus é uma empresa voltada especialmente para a criação de hardwares como placas mãe, monitores, PCs, placas gráficas e outros produtos. Um dos seus pontos fortes é o notebook Asus, que existe em diversas configurações e que será o produto abordado neste review, seja bem-vindo!

A Asus produz uma grande gama de itens e atualmente é considerada a quarta melhor empresa de notebooks do mundo. Seus modelos de computadores vão desde os mais simples, até os famosos ultrabooks, que aliam potente velocidade de processamento com alta qualidade de tela, teclado e outras ferramentas.

Mas vale a pena comprar um notebook da marca? É para te ajudar a responder essa pergunta que criamos esse artigo. Ao final da leitura você conseguirá definir se os produtos servem para as suas necessidades e se você deseja adquirir um deles. Vamos lá?




Primeiro, o mais importante

  • A Asus é uma empresa chinesa que possui excelente aceitação no Brasil, tendo uma grande gama de produtos à venda e sendo fácil de encontrar seus notebooks para comprar em lojas e sites.
  • Ela possui diversos modelos de notebook e tem como grande ponto positivo confeccionar produtos de qualidade com um valor mais em conta.
  • Existem algumas linhas de notebook Asus para compra no país, sendo que há opções que se adequam aos mais diferentes usuários, desde os do dia a dia, até àqueles que precisam de um maior desempenho.

Você também pode gostar:

Melhores notebooks Asus: Nossos favoritos

Um dos carros-chefe da Asus são os notebooks e justamente por isso existem diversos modelos à venda. Porém, dentre tantas opções pode ser uma tarefa complicada definir quais são os melhores e piores. Pensando nisso, fomos pesquisar e te mostramos abaixo quais são os computadores da marca com as melhores notas, confira:

Um excelente modelo de entrada

Esse modelo de entrada de notebook ASUS é uma excelente opção para quem não pensa em utilizar o computador para rodar programas e arquivos mais pesados. Com processador Intel Celeron, esse modelo tem 4GB de memória RAM, 500 GB de espaço no disco rígido e tela de 15.6 polegadas. Seu design leve e elegante também faz deste um excelente companheiro para sua rotina de trabalho ou estudos.

Notebook Asus avançado

Com processador Core i5 e 8 giga de memória RAM, esse modelo de notebook Asus pode realizar com maestria as tarefas que a maioria das pessoas precisa. Com 1 TB de espaço no disco, não vai faltar lugar para seus documentos, programas, fotos e vídeos. Esse modelo vem com Windows 10 instalado.

Notebook Asus de ponta

O processador Core i7 já faz deste modelo de notebook Asus uma opção de ponta. Além disso, são 8GB de memória RAM, tela de 15.6 polegadas e 512 Gb de memória. Se você precisa de alta eficiência e lida com programas que exigem um pouco mais do computador, essa é uma excelente escolha.

Guia de Compra

Independentemente do tipo de uso, é essencial adquirir um notebook de qualidade, visando um bom desempenho e rendimento durante o uso. Felizmente o notebook Asus engloba essas qualidades e é um computador muito elogiado por críticos da área.

Nesse Guia de Compra você irá encontrar mais informações sobre a marca e as suas linhas de notebooks para que ao final da leitura consiga definir se vale a pena investir o seu dinheiro em um computador fabricado pela empresa.

Na foto quatro pessoas em um escritório comemorando sentadas em uma mesa.

Os notebooks Asus são ideais para tanto para quem utiliza o computador para o trabalho quanto para quem usa o produto apenas em casa. (Fonte: rawpixel.com / Pexels)

Qual a história da marca Asus?

A Asus é uma empresa chinesa fundada em 1989 que começou as suas atividades produzindo placas mãe para computadores. O nome da ASUS foi inspirado no Pegasus, um cavalo alado da mitologia grega que simboliza sabedoria e conhecimento.

Ela possui sede em Taiwan e atualmente emprega mais de 12.500 pessoas em todo o mundo produzindo tablets, computadores, notebooks, placas mãe, placas gráficas, monitores e mais recentemente entrou para o mercado dos smartphones.

Além de atuar na produção de produtos próprios, a empresa é ainda responsável pela comercialização de componentes eletrônicos para marcas como Apple e HP.

Durante os anos a Asus ganhou diversos prêmios e atualmente é a 5º empresa que mais vende notebooks e é considerada a quarta melhor nesse ramo no mundo, de acordo com o site Laptop Mag.

Uma pesquisa realizada pela Square Trade, empresa de seguros norte-americana, analisou mais de 30 mil notebooks após três anos de uso para definir quais estragam menos. Ao final do estudo a Asus ficou em primeiro lugar e ganhou como a que possui menos notebooks com problemas após esse período, tendo uma taxa de 15,6%.

Quais são as linhas de Notebook Asus?

No ramo de notebooks a Asus possui uma extensa gama de produtos e não é à toa que conseguiu ganhar uma fatia de mercado tão grande. Existem modelos que vão desde os mais simples e para o dia a dia, até opções voltadas para uso intenso e profissional.

Dentre as linhas de produtos que a empresa possui, algumas estão entre as mais vendidas e encontradas no Brasil e abaixo você conhece um pouco mais sobre elas:

VivoBook Series: A linha VivoBook da empresa é a que possui mais modelos à venda no país, sendo facilmente encontrada em diversos lugares e com variadas configurações. O grande diferencial desses produtos está relacionado ao seu sistema de som, que foi projetado para garantir grande potência e baixa distorção. O tamanho de tela mais comum dessa linha é 15,6 polegadas, sendo que o peso médio dos computadores é de 2 kg.

ZenBook Series: Essa linha da Asus já é mais voltada para trabalho, possuindo como diferenciais baterias que duram até 12 horas e um design com resistente corpo metálico ultrafino, o que cria um notebook mais leve e portátil. O investimento nesses notebooks está mais voltado ao design e a um processador de excelência. Sem falar nas ferramentas que trazem mais conforto e aumento da produtividade do usuário.

Na foto um notebook em cima de uma mesa com duas lentes de câmera na direita e um celular na esquerda.

Os notebooks ultrafinos e leves da linha ZenBook da Asus são ideais para quem costuma levar o notebook para diversos lugares e precisa de baterias com longa duração. (Fonte: Pixabay / Pexels)

Gaming Series: Voltados para quem é fanático por jogos, essa série de notebooks traz gráficos de alta resolução aliados a uma tecnologia chamada Ray-tracing, que simula a renderização de uma cena e de seus objetos e explosões mais realistas. Além disso, o notebook extrai recursos multidimensionais e os combina com vários quadros para criar visuais diferenciados.

Esses são notebooks maiores e mais robustos, com memórias de grande capacidade e um sistema inteligente de resfriamento, no qual é possível controlar a velocidade da ventoinha, deixando o computador mais preparado para suportar as maratonas de jogos.

Quais as vantagens e desvantagens de um notebook Asus?

A Asus é uma marca líder na criação de componentes eletrônicos para grandes empresas de tecnologia do mundo todo. Justamente por esse motivo é fácil de imaginar que seus produtos possuem alta qualidade.

No Brasil ela tem linhas de notebooks com preços bem variáveis, sendo que há diversas opções bem em conta. Além disso, por possuir uma grande gama de produtos existem modelos que se adaptam às mais variadas necessidades, sejam elas de memória, velocidade, resolução de tela e muito mais.

Pode-se destacar também que os notebooks Asus têm bom processador, tela de qualidade e costumam ser finos e leves, um diferencial para quem costuma levar o computador para todos os lugares.

Porém, no site Reclame Aqui a reputação da empresa é regular, o que poderia ser melhor. Por outro lado, ela tem uma taxa de resposta de 89,5% das reclamações e mais de 50% dos consumidores afirma que voltaria a fazer negócio com a marca.

Vale destacar, no entanto, que essa é uma análise geral do site e, de acordo com as nossas pesquisas, as queixas estão mais relacionadas aos aparelhos celulares e não aos notebooks.

Alguns consumidores também reclamam de o fato da assistência técnica da marca ser mais centralizada em São Paulo, o que pode causar um transtorno se pensarmos em quem não mora na cidade e precisa depender dos Correios para enviar seu produto para a realização de algum reparo.

Vantagens
  • Notebooks de qualidade
  • Finos e leves
  • Boa faixa de preço
  • Diversos modelos e configurações
Desvantagens
  • Reputação regular no Reclame Aqui associada a celulares
  • Assistência técnica mais centralizada em São Paulo

Quais os diferenciais do notebook Asus?

Como explicamos mais acima, a Asus é uma empresa que possui produtos de ótima qualidade e que tem alguns pontos altos que a tornam uma boa escolha.

Falando especificamente sobre os notebooks da marca um dos principais motivos de elogio é o acabamento. Ela tem computadores bonitos e com ótimo acabamento, sendo que há diversas opções com corpo metálico. Graças a isso eles conseguem produzir produtos finos e leves.

O investimento em produtos com performance elevada também é um diferencial da Asus. Atualmente a marca passou a investir em mousepads que não são acionados pela palma da mão, teclados com retroiluminação, bateria com vida útil melhor, sistema de som mais fiel, dentre outros diferenciais.

No quesito tela a empresa já trabalha com notebooks de borda super fina e para o futuro está preparando um notebook com duas telas, sendo que uma delas ocupará uma parte do local que hoje pertence ao teclado.

Sempre inovando e investindo em novas tecnologias, a Asus é uma empresa que não poupa esforços para ter notebooks de excelente qualidade e sempre atualizados com os mais novos recursos.

Quanto custa?

Por cerca de R$ 1.600 é possível adquirir um notebook Asus e justamente por esse motivo que essa é uma empresa que vende tantos produtos desse tipo no Brasil.

Há também opções mais caras que podem chegar a custar até cerca de R$ 28 mil, porém esses são os modelos de alto rendimento e os voltados para games.

Na foto um notebook em cima de um caderno sobre uma mesa de madeira com um celular, um bloco de anotações e uma caneta.

Os notebooks Asus existem em diversas versões, cores e tamanhos, fatores que alteram o seu preço de venda. (Fonte: Pixabay / Pexels)

Onde comprar?

Mesmo sendo uma marca chinesa, a Asus tem um excelente espaço no mercado brasileiro e encontrar seus produtos é muito fácil. Lojas que vendem artigos de informática como Casas Bahia, Magazine Luiza, Fast Shop, Extra e Carrefour sempre possuem opções de notebooks da empresa à venda.

Online é ainda mais fácil de encontrar variados modelos e configurações, sendo que alguns sites que comercializam esse produto são Amazon, Americanas, Magazine Luiza, Kalunga e até mesmo o próprio site da Asus.

Também é possível adquirir os produtos que estão no nosso Ranking e para isso basta clicar no que mais gostou que você será direcionado ao site onde ele está sendo vendido.

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de notebook Asus

Com tantos produtos no mercado não é fácil escolher um modelo de notebook Asus para levar para a casa. E é para te ajudar nessa tarefa que definimos abaixo os principais pontos que você deve levar em consideração na hora de comparar as opções disponíveis, são eles:

  • Memória
  • Processador
  • Tela
  • Placa de vídeo
  • Peso
  • Duração da bateria
  • Entradas

Confira agora todos esses pontos em detalhes para saber fazer sua escolha:

Memória

Todo computador possui dois tipos de memória, a RAM, que é responsável por guardar todos os programas que estão funcionando quando o notebook está ligado, e a memória de armazenamento, voltada para fotos, filmes e músicas.

Ambas são importantes e para definir qual é a mais adequada para o seu uso deve-se analisar que quanto maior a quantidade e tamanho dos arquivos que precisam ser armazenados, maior deve ser a memória do seu computador.

Se você já possui um outro computador cheque nas configurações quanto de memória ele tem e quanto você está utilizando, essa é uma boa forma de ter um parâmetro.

Outra forma de chegar a uma conclusão nesse quesito é pensando que se você não vai usar o notebook para programas ou arquivos mais pesados uma opção de 4GB pode ser suficiente. Caso você costume ter arquivos ou realizar atividades que precisam de mais memória escolha modelos de 8GB ou mais.

Também existem memórias que são extensíveis e com elas existem a possibilidade de aumentar a capacidade do seu notebook futuramente se for necessário. Vale levar esse ponto em consideração na hora de escolher o seu.

Inclusive, a capacidade da memória de um notebook é um fator que altera o preço do produto. Portanto, se você está pensando em economizar analise com certeza o armazenamento que precisa para não gastar mais em uma memória mais potente e descobrir que não usa nem metade dela.

De acordo com o Portal Techtudo, a Microsoft realizou uma pesquisa e descobriu que 72% dos usuários comuns ou do dia a dia utilizam apenas 64GB de armazenamento, ou seja, não precisam de discos rígidos maiores.

Processador

Outro ponto crucial na escolha do notebook Asus é o processador, já que todos os comandos executados pelo computador passam por ele, determinando assim qual será o desempenho do produto.

Atualmente os mais utilizados são o Intel Core i3, i5 e i7, sendo o último o mais avançado e rápido de todos.

Se você é um usuário comum de notebook não terá problemas em optar pelo sistema i3, já que ele é completamente capaz de navegar pela internet, criar arquivos de texto e realizar outras tarefas do dia a dia.

Por outro lado, quem trabalha com a parte de edição de vídeos e fotos ou costuma jogar com o computador deve pensar em adquirir um modelo com processador i5 ou i7, visto que são mais potentes e dão ao computador um desempenho diferenciado.

Na foto um notebook em cima de uma mesa com uma pessoa editando fotos.

Quem trabalha com vídeos e fotos deve pensar em gastar um pouco mais para adquirir um notebook com processador de alto desempenho visando uma melhor produtividade. (Fonte: Negative Space / Pexels)

Outros modelos de processador que são encontrados nos notebooks Asus são o Intel Celeron e o Intel Pentium.

A versão Celeron é a mais básica e costuma ser utilizada para modelos de notebook mais simples, baratos e os finos, como os Chromebooks. Se você estiver vendo um computador com esse tipo de processador saiba que ele suporta no máximo 8GB de memória RAM.

Já a opção Pentium, é um pouco mais potente que a Celeron e tem um desempenho superior. Ela suporta até 64GB de memória RAM e tem gráficos melhores.

Aqui a questão do preço também entra e quanto mais potente for o processador mais caro será o notebook.

Tela

Os notebooks da Asus possuem telas que variam entre 11,6” e 18,4”, o que é ótimo pensando em diferentes tipos de usuários.

Na hora de escolher a sua é importante pensar que quanto maior a tela, maior é a probabilidade de o computador ser mais pesado e gastar mais bateria. Além disso, mais espaço ele irá ocupar.

Por isso, na hora de definir qual será o tamanho da tela do seu notebook pense principalmente nas formas de uso que fará com ele.

Quem costuma levar o notebook para diversos lugares deve considerar opções com telas menores, até cerca de 14”. Com isso, o computador caberá facilmente em diversas bolsas e será mais leve.

Já quem usa o notebook em casa pode tranquilamente optar por opções maiores e com isso é possível ter acesso a um teclado expandido, por exemplo. Inclusive, os modelos que possuem telas com mais polegadas são os voltados para jogos.

Outra questão voltada para a tela é a resolução, sendo que há opções até full HD que podem ser uma boa escolha para os que buscam imagens mais nítidas e fiéis no computador.

Além disso, vale levar em consideração o fato de que é possível adquirir um notebook com tela touch screen, um diferencial que pode ser ótimo para quem deseja usar o notebook utilizando os dedos. Essa tecnologia é muito presente nas versões dois em um, que dobram e viram tablets.

Na foto um homem sentado usando um notebook dobrável sobre uma mesa de madeira com uma xícara de café ao lado.

Existem atualmente notebooks dobráveis e que possuem telas touchscreen, podendo ser uma boa opção para quem aprecia essa tecnologia. (Fonte: Kaboompics.com / Pexels)

Placa de vídeo

A placa de vídeo é outro ponto de atenção, principalmente se você trabalha com vídeos e imagens ou irá utilizar o notebook para jogos.

Quem faz esse tipo de uso deve buscar notebook com placas de vídeo mais potentes, garantindo maior resolução de imagens e fidelização de cores e efeitos. Vale a pena sempre ver nas especificações do fabricante a capacidade de resolução e a tecnologia envolvida no desenvolvimento do produto.

Peso

Outra variável que deve ser levada em consideração principalmente por quem costuma transportar o notebook para diversos lugares é o peso do produto.

A Asus possui diversas opções de notebooks ultrafinos e leves, tendo modelos com peso por volta de 1,2kg. Esses podem ser a primeira escolha de quem não quer um produto pesado.

Os computadores mais robustos da marca são os voltados para gamers, que costumam ser maiores.

 Na foto um homem sentado no chão com um notebook no colo e uma mochila ao lado.

Quem precisa transportar o notebook para diversos lugares deve sempre pensar em adquirir um modelo com tela menor e pouco peso. (Fonte: bruce mars / Pexels)

Duração da Bateria

Um dos principais ganhos dos notebooks com relação aos computadores de mesa está relacionado ao fato de serem portáteis e com isso poderem ser utilizados em qualquer lugar graças a sua bateria.

Porém, de nada adianta ter um produto desses se a bateria tiver baixa duração, sendo que a sua durabilidade está intimamente relacionada ao tamanho da tela e a outros componentes do computador.

Felizmente a Asus tem investido em novas tecnologias e com isso criou notebooks com maior velocidade de recarga e baterias com vida útil que chega a ser 3x maior do que as convencionais.

Mesmo assim, verifique quantas horas a marca indica que a bateria do modelo que você está escolhendo dura e com isso analise se é ou não suficiente para o seu tipo de uso.

Na foto uma mulher sentada no chão com o notebook no colo e uma xícara de café ao lado.

Quem usa muito o notebook fora da tomada precisa investir em um modelo de computador com baterias de alto desempenho e que possuem boa durabilidade. (Fonte: rawpixel.com / Pexels)

Entradas

O último fator de comparação entre os notebooks Asus está relacionado as entradas que o computador possui.

Muitos modelos não oferecem mais entrada para CD e DVD e caso você tenha a necessidade desse recurso não deixe de checar antes de finalizar a compra.

O número de entradas USB, dependendo do seu uso, também deve ser levado em consideração, sendo que o indicado é pelo menos três.

A porta HDMI também é importante para quem costuma conectar o notebook em televisores e projetores, sem falar que uma entrada para cartão SD pode ser um diferencial para os que costumam utilizar esse tipo de memória para transferir arquivos ao computador.

(Fonte da imagem destacada: PIX1861 / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Danielle Assis Jornalista
Dedica-se a produzir conteúdos interessantes e informativos. Apaixonada por viagens, moda, animais e adora dar presentes. A curiosidade é uma de suas características mais marcantes e está sempre em busca de produtos que tornam o dia a dia das pessoas mais prático e interessante.