Notebook i7
Ultima atualização: 10 de fevereiro de 2020

Como escolhemos

11Produtos analisados

16Horas investidas

4Estudos avaliados

76Comentários coletados

Se você trabalha com programas robustos e procura por um notebook veloz e eficiente, você veio ao lugar certo. Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje nós vamos tratar do notebook i7.

O notebook intel Core i7 conta com um dos processadores mais avançados. Mas, ainda assim, existem vários modelos com configurações bem diferentes. Nesse artigo, vamos ajudar você a escolher e comprar o notebook i7 ideal.




Primeiro, o mais importante

  • O notebook i7 é recomendado para quem trabalha com programas mais pesados como, por exemplo, editores de imagens, software de arquitetura e jogos de última geração.
  • Mas também é preciso considerar a memória RAM e a interna, o tipo de tela, entre outros fatores para garantir o bom desempenho do notebook.
  • Por ser mais eficiente do que os outros processadores, o i7 demanda um investimento financeiro maior.

Você também pode gostar:

Melhores notebooks i7: Nossas recomendações

Se você está em busca de um notebook i7, provavelmente já deve ter em mente algumas das configurações que deseja ter na máquina. Mas, mesmo que você ainda esteja perdido e não saiba qual modelo escolher, não há problema. Nós selecionamos para você os melhores notebooks i7 do momento. Veja:

O melhor notebook i7 como um todo

O notebook i7-8565U Ideapad S145 da Lenovo conta com 8 GB de memória RAM, 1TB de memória interna e placa de Vídeo NVIDIA GeForce MX110 com 2GB dedicados GDDR5. Você  também pode usar o armazenamento de forma híbrida com o slot disponível que permite adicionar um SSD. Além disso, esse modelo possui tela Full HD de 15.6'' e sistema operacional Windows 10.

O que tem melhor custo-benefício

Com 8 GB de memória RAM, HD com 1TB de capacidade de armazenamento e tela LCD de 14 polegadas, widescreen e anti-reflexiva, o notebook Intel Core i7-6500U Vaio C14 é de sétima geração. Esse modelo também conta com sistema operacional Windows 10 e tem menos de 2 cm de espessura.

O ideal para quem é gamer

O notebook i7-7700HQ Gamer Acer possui tela de 15,6 polegadas. De sétima geração, esse modelo conta com 16 GB de memória RAM e 2TB de memória interna. Além disso, esse notebook tem placa gráfica NVIDIA GeForce GTX 1060 com 6 GB de memória dedicada GDDR5.

A Dell disponibiliza o notebook i7-8565U Inspiron 14 5000 de 8ª geração. Com 16 GB de memória RAM, HD interno com 1TB + 128GB SSD, esse notebook i7 conta com placa de vídeo NVIDIA GeForce MX150 de 2GB GDDR5, além de tela de 14" LED Full HD IPS e sistema operacional Windows 10.

Guia de Compra

Com a rápida evolução da tecnologia, a cada dia surgem novas opções quando tratamos de notebook. Mas, se você quer um laptop potente e eficiente é importante levar em conta o processador e, nesse caso, um dos melhores é o i7.

Mas antes de comprar o seu notebook i7, é preciso entender as principais características e funcionalidades que variam de modelo para modelo. Nesse Guia de Compra, você confere tudo sobre o notebook i7.

Mulher teclando no notebook e no celular.

O notebook i7 é um dos mais eficientes e velozes. (Fonte: Christina Morillo/ Pexels.com)

O que é um notebook i7?

Para responder a esta pergunta é preciso, primeiro, compreender o que significa a sigla i7. Essa nomenclatura nada mais é do que a identificação do tipo de processador do notebook.

O processador é conhecido como o cérebro do notebook e do desktop. Ele é um dos responsáveis pela eficiência de alguns dos mais importantes elementos do computador como, por exemplo, a memória RAM, o HD, as placas de vídeo, entre outros.

Por isso, quanto melhor e mais avançado for o processador, melhor será o desempenho do seu notebook.

Notebook.

O notebook i7 tem um processador muito potente. (Fonte: Negative Space/ Pexels.com)

A letra i vem de Intel, a famosa fabricante do processador Core. Atualmente, existem processadores Intel Core i3, i5, i7 e i9. Quanto maior a numeração do Intel Core, mais veloz e eficiente será o notebook.

Sendo assim, o notebook i7 está acima dos modelos que são considerados básicos e intermediários e abaixo apenas do top de linha.

Para quem é recomendado um notebook i7?

Por ter um processador avançado, o notebook i7 é indicado para quem quer e precisa de eficiência e rapidez para acessar e trabalhar com programas e dados robustos.

Dessa forma, o notebook i7 costuma ser muito utilizado por quem joga videogames pesados e utiliza programas de edição de vídeos, imagens, além de softwares de engenharia e de arquitetura.

Seguindo essa linha de raciocínio, o notebook i3, que possui o processador Intel Core mais básico, é recomendado para quem apenas navega na internet e utiliza arquivos leves de texto e de imagens.

O notebook i5, por outro lado, é considerado o modelo com o processador Intel Core intermediário.

O notebook i5 costuma ser usado por quem trabalha com imagens um pouco mais pesadas e programas que demandam mais eficiência e agilidade.

Por fim, vale mencionar também o i9 que é, atualmente, o processador Intel Core mais avançado. O notebook i9 acaba sendo usado por quem trabalha com games e programas ainda mais robustos.

Mas outros fatores também diferenciam um notebook de outro como, por exemplo, a velocidade, medida em GHz, com que atua os processadores ao executar as tarefas e o número de núcleos de processamento.

Para você entender melhor a diferença entre o notebook com Intel Core i7 e os demais, confira a tabela que preparamos para você:

Notebook i3 Notebook i5 Notebook i7 Notebook i9
Nível Básico Intermediário Avançado Top de linha
Velocidade até 3,6GHz até 4,3GHz até 4,9GHz Até 5GHz
Ideal para Usar internet, trabalhar e estudar com arquivos leves Trabalhar com fotos, gráficos e programas mais pesados Trabalhar com programas e softwares robustos Ideal para games e programas ultra pesados

Porque você deve considerar a geração do notebook i7?

Outro ponto importante quando você considerar comprar o notebook i7, além da velocidade e do número de núcleos que podem variar entre um modelo e outro, é a geração.

Hoje a Intel Core disponibiliza o notebook i7 com gerações que vão desde a 6ª até a 10ª. Quanto mais alta a geração, melhor será o desempenho do processador.

A geração de um notebook é denominada por um conjunto de número e letras com quatro a cinco dígitos que vem após a identificação do processador i7.

O primeiro dígito da sequência indica a geração do processador e os três dígitos seguintes são números SKU, que servem como identificadores.

foco

Você sabia que a Intel foi fundada em 1968, nos Estados Unidos e chegou no Brasil em 1987?

Hoje, a Intel é uma das principais fabricantes de processadores, tecnologias de memória, nuvem, Internet das Coisas e conectividade 5G.

A companhia conta com clientes em mais de 120 países, sendo responsável por 80% do mercado de microprocessadores.

Para você entender melhor, um exemplo de geração do notebook i7 seria, por exemplo: i7-8565U.

Nesse caso, a geração do notebook i7 é denominada pelo primeiro número sendo a máquina, portanto, de oitava geração.

A letra no final da sequência pode representar tanto o nível de consumo de energia do notebook quanto a quantidade de núcleos e o grau de velocidade do processador da máquina.

Para você ter uma noção geral sobre o significado das principais letras que você pode encontrar na identificação da geração do notebook i7, confira a tabela a seguir:

Sufixo Significado
H Gráficos de alto desempenho
HK Gráficos de alto desempenho, desbloqueados
HQ Gráficos quad core de alto desempenho
U Potência ultrabaixa
Y Consumo de energia extremamente baixo

Se você busca pela máxima eficiência em um notebook i7 vale considerar a última geração.

A 10ª geração de processadores Intel Core vem com os gráficos Intel Iris Plus que proporcionam pela primeira vez ao notebook i7 a inteligência artificial (IA) em larga escala.

Notebook i7 com HD ou SSD: Qual escolher?

Como vimos, o processador também tem influencia na forma como outros elementos do notebook funcionam. Um deles é o HD interno.

O HD interno é onde os arquivos e programas ficam armazenados dentro de um notebook ou desktop. Mas, muitas vezes, esse espaço não é tão eficiente nem suficiente para guardar todos os seus arquivos.

A boa notícia é que, hoje em dia, é possível encontrar notebooks i7 que já vem com o que se conhece como a evolução do HD, o SSD ou Discos de Estados Sólidos.

O SSD costuma ser mais fino e silencioso e, por isso, promete uma maior durabilidade e muito mais velocidade para acessar os arquivos do notebook.

Alguns modelos de notebook i7 permitem também que você acrescente a memória SSD, enquanto que outros já vem com esse tipo de memória instalada. Já os modelos de notebook i7 mais modernos contam com duas memórias HD + SSD.

Isso porque, na prática, o HD interno apesar de mais lento e menos eficiente conta com mais espaço de armazenamento, enquanto que o SSD ainda que com menor espaço é bem mais ágil, o que é ideal para acessar programas mais pesados.

Isso porque, como o SSD não possui partes móveis em sua estrutura, ele consegue acessar os dados salvos no notebook i7 de forma muito mais rápida do que o HD tradicional.

No SSD os arquivos são gravados em chips de memória flash e, com isso, a inicialização do sistema operacional do notebook i7 e dos programas ocorrem de maneira mais veloz.

Outra vantagem do notebook i7 com SSD de memória interna é que ele é mais resistente. Com o HD, caso o notebook caia no chão, por exemplo, ou sofra uma pancada, o HD pode ser danificado e com isso os arquivos podem ser perdidos.

Por outro, com o uso de um SSD, caso ocorra um acidente, o notebook i7 não perderá arquivos. Além disso, o notebook i7 com SSD é bem mais fino do que os modelos que possuem o HD convencional.

No entanto, é importante mencionar que o SSD não tem apenas pontos positivos. O fato é que, por ser mais eficiente, o SSD acaba tornando o notebook i7 ainda mais caro.

De modo geral, os especialistas recomendam que o notebook i7 com SSD é mais útil para quem precisa de um computador leve, fino e com altíssima eficiência para acessar e executar os dados e arquivos.

Quais as vantagens e desvantagens do notebook i7?

A principal vantagem do notebook Intel Core i7 é que ele conta com um processador de alto desempenho.

Na prática, isso significa que o notebook será mais rápido e mais eficiente na hora de processar e executar programas, softwares e informações.

Por isso, esse tipo de notebook é ideal para quem trabalha com arquivos e programas pesados.

Pessoas trabalhando em volta de um notebook, em uma mesa comprida.

O notebook i7 é a melhor opção para quem precisa trabalhar com alto desempenho. (Fonte: Fox / Pexels.com)

Outra vantagem é que é possível encontrar o notebook i7 com as mais diversas configurações, que irão atender desde os que precisam realizar tarefas mais simples até os mais exigentes.

Você poderá, por exemplo, escolher entre notebooks i7 que contam com tamanhos das memórias, da tela, e tipos de placas de vídeo bem diversificados. Sem contar, é claro, na grande variedade de preços que você vai encontrar.

Preço que, por sinal, pode ser uma das desvantagens do notebook i7 dependendo do modelo. Ainda que seja possível encontrar preços bem em conta, como veremos a seguir, o fato é que os melhores notebooks com processador i7 ainda são caros.

Para resumir, confira a seguir as principais vantagens do notebook i7 a seguir:

  • Processador de nível avançado.
  • Processador possui mais núcleos e é mais veloz.
  • Utiliza tecnologia de ponta.
  • Vai até a 10ª geração.
  • Grande variedade de configurações internas.

Quanto custa o notebook i7 e onde comprar?

Como já mencionamos nesse artigo, em geral, o notebook i7 não é um aparelho barato. O preço desse tipo de notebook pode variar dependendo do design, das configurações internas como memória RAM, memória interna, tamanho da tela, entre outros.

Você vai encontrar o notebook i7 custando entre R$2,9 e R$7 mil.

De modo geral, você vai encontrar o notebook i7 custando entre R$2,9 e R$7 mil.

Vale ressaltar que outro fator que também influencia no preço do notebook i7 é o local de compra.

Você poderá comprá-lo em lojas de informática, de departamento e até mesmo em grandes redes de supermercados país afora como, por exemplo, Lojas Americanas, Casas Bahia e Carrefour.

Mas se você quer conforto na hora de comprar, mais opções de modelos e marcas e ainda aproveitar promoções vantajosas, recomendamos que você opte por comprar o seu notebook i7 pela internet, em lojas de renome como a Amazon Brasil.

Critérios de Compra: Como comparar os tipos de notebook i7

Como vimos, vários fatores influenciam no preço de um notebook i7, desde as configurações internas até o design e a tecnologia aplicada em sua fabricação. E, esses mesmos fatores, são os responsáveis por diferenciarem um modelo de outro.

Ou seja, dependendo das configurações de um notebook i7 ele poderá ser mais ou menos útil para você. Por isso, na hora que estiver escolhendo o melhor modelo, sugerimos que você leve em conta os seguintes critérios:

A partir daqui, nós vamos explicar detalhadamente como você pode analisar cada um desses pontos e garantir que irá investir seu dinheiro no melhor notebook i7.

Número de núcleos

Como vimos, o processador do notebook i7 é formado por muitos núcleos e, quanto maior a quantidade de núcleos, mais programas e softwares o dispositivo vai conseguir processar e administrar sem causar problemas e lentidão como, por exemplo, travar.

Quanto mais núcleos o notebook i7 tiver melhor será o seu desempenho.

Dependendo do modelo de notebook i7 ele pode ter até oito núcleos. E quanto mais núcleos o notebook i7 tiver melhor será o seu desempenho, já que cada núcleo funciona como se fosse um processador independente.

Para você ter uma ideia, se o que você pretende é executar programas mais leves, um notebook i7 com quatro núcleos pode ser o suficiente.

Mas, se a ideia é trabalhar com arquivos robustos e games, por exemplo, o ideal é comprar um notebook i7 com mais quantidades de núcleos.

Memória RAM

Outro fator que você deve verificar antes de comprar o notebook i7 é a memória RAM, pois é ela que vai ajudar na eficiência e na velocidade na hora de abrir vários programas ao mesmo tempo.

Aqui a máxima “quanto maior, melhor” também é válida. Atualmente, é possível encontrar o notebook i7 com uma memória RAM que pode varia entre 4 GB e 64 GB.

Veja a recomendação de uso de cada uma delas:

  • RAM de 4 GB: Para abrir programas simples como e-mail, redes sociais e editores de texto.
  • RAM de 8 GB: Para usar editores de imagem e jogos mais leves.
  • RAM de 16 GB: Para trabalhar com programas mais pesados.
  • RAM acima de 16 GB: Para quem utiliza softwares e programas ultra pesados.

Espaço interno

Como vimos, é importante que você avalie qual a melhor opção para você: um notebook i7 com HD interno, com SSD ou que tenha a combinação de HD+SSD.

Em ambos os casos, porém, é preciso que você também considere o tamanho da memória interna. Ou seja, qual a capacidade de armazenamento de arquivos do notebook i7, seja do HD seja do SSD.

O SSD, como vimos, costuma ter uma capacidade de armazenamento menor, variando entre 64 GB e 256 GB. Já o HD interno pode ter espaço para comportar entre 500 GB e 2 TB.

Mulher usando o notebook.

Quanto maior a memória interna do notebook, mais arquivos e dados você poderá guardar nele. (Fonte: Burst/ Pexels.com)

Considerando que o notebook i7 é mais utilizado por quem vai trabalhar com arquivos pesados, quanto maior a memória interna melhor, até mesmo para preservar o desempenho da máquina.

Nesse caso, a nossa recomendação é que você opte por um notebook i7 com o máximo de espaço no HD interno e com o SSD ou espaço para a sua instalação.

Mas se você quer um notebook i7 apenas para ter uma máquina mais veloz e ainda assim realizar tarefas simples como, por exemplo, acessar internet e salvar fotos e assistir séries em programas de Streaming, uma memória interna de até 250 GB será suficiente.

Placa de vídeo

Outro critério a ser considerado na hora de comprar o notebook i7 é a placa de vídeo. Especialmente se o seu trabalho utilizar programas de edição de vídeos, imagens e videogames.

Isso porque a capacidade de exibir as imagens, que é conhecida como processamento gráfico, é um função realizada justamente pela placa de vídeo. E para quem trabalha com imagens é fundamental que elas seja exibidas com precisão.

Placa de vídeo.

A escolha da placa de vídeo é importante se você quer precisão. Fonte: Jacek Abramowicz/ Pixabay.com)

Por isso, quanto melhor, mais potente e avançada for a tecnologia da placa de vídeo, melhor será a qualidade das imagens exibidas pelo notebook i7.

Além disso, você pode, por exemplo, optar pela placa de vídeo integrada, que conta com memória própria e, por isso, poupa a RAM do seu notebook.

A placa de Vídeo NVIDIA GeForce é uma das mais populares, mas ainda assim ela varia de acordo com o tamanho e especificações.

Polegadas e resolução da tela

O tamanho da tela do seu notebook i7, medido em polegadas, também é outro critério importante a ser considerado.

Em geral, você vai encontrar o notebook i7 com telas que variam entre 13 e 17 polegadas. Já com relação à resolução da tela, que também influencia na qualidade da imagem exibida, você poderá escolher entre notebooks HD, Full HD ou 4k.

Notebook sobre mesa.

Antes de comprar o notebook i7, avalie qual o melhor tamanho e resolução da tela. (Fonte: Pexels/ Pixabay.com )

A Full HD e a 4k são as resoluções que garantem uma melhor definição dos detalhes e cores da imagens. Por isso, elas são mais indicadas para quem vai utilizar o notebook i7 para trabalhar com imagens, gráficos e vídeos.

No entanto, se você vai utilizar o seu notebook i7 apenas para assistir vídeos, a resolução em HD pode ser o suficiente.

Por fim, considere que alguns notebooks contam também com alguns recursos extras como, por exemplo, a tela touchscreen e a tela dobrável de 180º a 360º. Essas funcionalidades podem facilitar e muito o seu trabalho no dia a dia.

Tipos de conexão

Em seguida, leve em conta também quais são os tipos e as quantidades de conexões disponíveis no notebook i7 que você escolher. E, é claro, avalie esse fator de acordo com a sua necessidade de uso no dia a dia.

Por exemplo, caso você precise acoplar um impressora, outros monitores, além do mouse ao seu notebook, garanta que existam entradas USB suficientes.

O mais comum é encontrar o notebook i7 com duas a três entradas USB, tanto do tipo 2.0 quanto do tipo USB 3.0.

Observe também se o notebook i7 conta com a quantidade que você precisa para realizar conexões com cabo HDMI.

(Fonte da imagem destacada: Émile Perron/ Unsplash.com)

Por que você pode confiar em nós?

Luiza Ferreira Engenheira de Computação
Ter crescido justamente em meio ao grande boom da internet fez com que Luiza se tornasse fã de carteirinha do mundo da informática desde pequena. Estudar engenharia da computação pareceu um caminho natural, e hoje ela tem prazer ao compartilhar seu conhecimento com o público online.
Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.