Notebook.
Ultima atualização: 12 de abril de 2020

Como escolhemos

17Produtos analisados

26Horas investidas

7Estudos avaliados

83Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Se você está em busca de um notebook i9, já deve saber que vai precisar desembolsar uma boa quantia para comprá-lo. Afinal, o notebook i9 é o mais avançados de todos em termo de desempenho e eficiência.

Mas, dependo do seu tipo de trabalho e objetivo ao usar o notebook, vale o investimento. Nesse artigo, nós vamos mostrar como escolher e comprar o melhor notebook i9 disponíveis no mercado.




Primeiro, o mais importante

  • O notebook i9 possui o processador Intel Core mais avançado de todos.
  • Esse tipo de laptop é ideal para quem precisa de alto desempenho ao executar programas robustos.
  • Como custa muito caro, é preciso analisar muitos fatores antes de comprar o notebook i9. Os principais são memória RAM, HD e geração.

Você também pode gostar:

Melhores notebooks i9: Nossas recomendações

O notebook i9 mais potente de todos

O notebook i9-9980HK é um Asus ZenBook UX581GV. Com oito núcleos e 5GHz, esse modelo possui tela de 15" UHD, placa gráfica Nvidia RTX 2060 com 6Gb dedicada e SSD de 2Tb. Com memória RAM de 32Gb, esse notebook i9 é de nona geração.

O notebook Core i9 com melhor custo-benefício

O notebook Gamer Avell G1750 é equipado com placa de vídeo NVIDIA GeForce RTX. Com processador Intel Core i9-9880H, esse modelo é de nona geração, possui tela LED em Full HD com 17,3", além de 16Gb de memória RAM e 512Gb de HD interno.

Guia de Compra

O notebook Intel Core i9 é o que tem o processador mais avançado. Por isso, acaba sendo o desejo da maioria das pessoas. Neste Guia de Compra, vamos explicar quais são as características do notebook i9, o que você pode fazer com ele, além do preço e onde comprá-lo.

Homem tomando café com notebook à frente.

O notebook i9 é o top de linha da categoria. (Fonte: Gustavo Fring/ Pexels.com)

Quais as características de um notebook i9?

Para responder à pergunta acima é preciso que você entenda o que significa "i9". Essa é a denominação do tipo de processador da Intel Core, a fabricante de processadores mais famosa do mundo.

O processador é um dos elementos mais importantes de um notebook. Quanto melhor ele for, mais rapidamente ele poderá desempenhar vários programas ao mesmo tempo, sem travar.

Além disso, quanto mais avançado o processador, mais eficiente será o consumo de energia do notebook.

Ou seja, o i9 é atualmente o processador com melhor desempenho e maior eficiência. Já o tipo do processador, o Intel Core, é tão popular que está presente na maioria das marcas de notebooks.

Notebook.

O notebook i9 tem o processador mais avançado de todos. (Fonte: yeiferr / Pixabay.com)

A Intel apresentou o primeiro Core i9 para dispositivos móveis, o Intel Core i9-8950HK, em 2017 e, de lá para cá, já lançou novas versões com configurações e gerações diferentes.

Por isso, é preciso ficar atento porque dentro da família Intel Core i9 existem diferentes especificações que podem afetar o nível de qualidade do notebook e o preço da máquina também.

Sendo assim, a sua escolha na hora de comprar o melhor notebook i9 deve levar em conta o seu objetivo com o uso do notebook i9.

Qual o perfil de usuário do notebook i9?

Se você é daqueles que, seja por trabalho ou diversão, usa o notebook até o limite, certamente um laptop i9 é a escolha certa para você.

Para você ter uma ideia melhor, o notebook i9 costuma ser indicado para quem trabalha com programas robustos de edição de imagens e vídeos 4k, 3D, e jogos de videogame mais avançados.

Como possui um processador de alto nível, o notebook i9 é capaz de funcionar, sem travar e sem perder a velocidade, mesmo se estiver sobrecarregado ao executar programas pesados.

Mas, justamente, por isso, esse tipo de notebook é um dos mais caros que você vai encontrar.

Ou seja, se a ideia é executar tarefas mais simples e programas não tão robustos é preciso avaliar se vale a pena comprar o notebook i9.

Até porque existem outras famílias da Intel Core e cada uma é voltada para um perfil de usuário de notebook diferente. Confira a seguir:

  • Notebook i3: Básico;
  • Notebook i5: Intermediário;
  • Notebook i7: Avançado;
  • Notebook i9: Top de linha.

Qual a diferença entre o notebook i9 e i7?

Para leigos pode parecer que as diferenças entre o notebook i9 e i7 são mínimas. Mas isso não é verdade.

O notebook Core i7 foi desenvolvido tanto para usuários domésticos, que buscam um melhor desempenho da máquina, sem travar, quanto para profissionais que trabalham com edição de vídeos e programas como CAD, por exemplo.

Além disso, o notebook Intel Core i7 possui versões que tem entre 4 e 8 núcleos de processamento.

O i9 consegue executar vários programas pesados.

Já o i9 consegue executar vários programas pesados ao mesmo tempo.

Isso ocorre, entre outras razões, porque o notebook i9 possui mais núcleos, podendo chegar a 18, e uma velocidade de processamento maior.

Além disso, esse tipo de processador i9 presente em notebooks também pode oferecer suporte de resolução 4k para imagens e vídeos.

Qual a importância dos núcleos e velocidade do notebook i9?

A importância dos núcleos presentes nos processadores está no fato de que quanto maior a quantidade, mais tarefas podem ser executadas simultaneamente pelo computador, de forma eficiente.

Por exemplo, um processador i3 possui, normalmente, entre 2 e 4 núcleos, enquanto que os modelos Intel Core i5 e Intel Core i7 possuem entre 4 e 8 núcleos. O notebook i9, como vimos, pode chegar a ter até 18 núcleos.

Já a velocidade com que esse processamento é realizado também faz diferença. Em um notebook i3 a velocidade do processador pode chegar a 3,6 GHz.

Duas mulheres na mesa de trabalho com notebooks.

Existe um processador ideal para cada objetivo de uso do notebook. (Fonte: CoWomen/ Unsplash.com )

Já em um laptop i5 pode chegar a 4,3 GHz. No notebook i7, a velocidade do processador pode ser de até 4,7 GHz. E, por fim, no notebook i9 a velocidade pode alcançar até 4,8 GHz de frequência.

A seguir, você confere uma tabela que compara as principais características, como o número de núcleos e a velocidade de cada processadorIintel Core. Veja:

Notebook i3 Notebook i5 Notebook i7 Notebook i9
Número de núcleos 2 ou 4 até 6 até 8 até 18
Velocidade do processador até 3,6GHz até 4,3GHz até 4,9GHz Até 5GHz
Ideal para Navegar na internet, trabalhar e estudar com programas leves Trabalhar com fotos, gráficos e programas mais pesados Trabalhar com programas e softwares robustos Ideal para games e programas ultra pesados

Quais as versões Intel Core i9 de maior destaque?

Como veremos em detalhes logo mais nesse artigo, existem diversas versões de notebook i9. Tanto o número de núcleos, a velocidade do processador, quanto a geração e outros elementos internos fazem com que um modelo se diferencie de outro.

Mas para você ter uma ideia, vamos tratar os mais recentes modelos lançados pela Intel. O Core i9-9900K, por exemplo, foi lançado em 2018.

Esse tipo de processador presente nos notebook mais avançados, conta com oito núcleos e 16 threads com clock base de 3,6 GHz, além de boost de 5 GHz em até dois núcleos, com média de 4,7 GHz em todos os núcleos.

Já o Core i9-9900KS, tem um clock base de 4 GHz e boost de 5 GHz em todos os núcleos simultaneamente.

foco

Você sabia que a Intel já se prepara para lançar a 10ª geração do Intel Core i9?

A expectativa é de que o Intel i9-10900K seja anunciado em 2020.

Os especialistas acreditam que esse notebook será até 30% mais rápido em tarefas multithread do que seu antecessor, o i9-9900K.

A velocidade do clock é a frequência que o processador é capaz de executar as tarefas. Por isso, quanto maior o clock, mais veloz será o processador i9.

Não à toa, esse notebook i9 foi apresentado pela Intel como o melhor processador gamer do mundo. Mas a marca não parou por aí e continua investindo em novos processadores Core i9.

Quanto custa um notebook i9 e onde comprar?

Por conta da alta eficiência do seu processador, um notebook i9 não vai sair barato. Na verdade, os laptops com processador Intel Core i9 costumam ser os mais caros de todos.

Ainda assim, o preço do notebook i9 pode variar bastante e vai depender de vários fatores como, por exemplo, a marca fabricante, as configurações técnicas, o design, recursos extras e a tecnologia envolvida.

Notebook em mesa com xícara ao lado.

Ainda que muito caro, um notebook i9 pode ser essencial para o seu tipo de trabalho.(Fonte: WebFactory Ltd/ Unsplash.com)

De maneira geral, você vai encontrar o notebook i9 custando entre R$ 15 mil e R$ 30 mil. Para comprá-lo, você pode optar por lojas especializadas de produtos de informática, de departamento ou hipermercados como Casas Bahia e Extra.

Mas se a ideia é conseguir preços promocionais e mais modelos e marcas para escolher, recomendamos que você compre o notebook i9 em lojas como a Amazon Brasil. Sem contar que você ainda realiza a compra do conforto de casa.

Critérios de Compra: Como comparar os notebooks i9

Como existem muitas variações nos modelos de notebook i9 à venda, é preciso que você considere alguns aspectos para escolher o ideal para você. Confira os principais:

A seguir, nós vamos explicar cada um desses tópicos.

RAM

Um dos primeiros critérios que você deve considerar é a memória RAM. Os notebook i9 costuma ter entre RAM que varia entre 16GB e 32GB.

Lembrando que a RAM é um dos elementos responsáveis por conferir um bom desempenho e agilidade na hora de abrir vários programas ao mesmo tempo. Por isso, quanto maior, melhor.

HD e SSD

Antes de comprar o seu notebook i9, verifique também a memória interna da máquina, que costuma ser uma combinação entre o HD interno e o SSD.

Ambos são dedicados a armazenar arquivos e programas que você tem no notebook. De modo geral, o HD interno oferece mais espaço.

Já o SSD é considerado a evolução do HD por ser mais ágil e mais resistente. Por isso, no notebook i9, é comum encontrar os dois tipos de memória.

Mas atente-se para a capacidade de armazenamento. A do SSD pode variar entre 512GB e 2TB. A do HD interno pode ser entre 512GB e 1TB.

Geração

Observe também a geração do notebook i9. Quanto mais recente a geração, melhor será o processador do notebook.

Para saber qual é a geração do notebook i9 cheque os dígitos que vem após a identificação. Por exemplo, no notebook i9-9000, o numeral nove que vem após o i9 indica que se trata de um notebook de nona geração.

Os demais números representam o desempenho do processador em comparação a outro modelos da mesma família.

Homem usando notebook.

Quanto maior a geração do notebook, melhor. (Fonte: Pexels/ Pixabay.com)

Os notebooks i9 mais modernos são de oitava e nona geração. Uma das características do notebook i9 de 9ª geração é que ele permite a resolução 4K, o que leva a uma maior imersão em jogos e vídeos.

Mas observe também alguns numerais que vê após a identificação do processador. Os mais avançados são o que apresentam as letras HK, que sinalizam que o notebook é desbloqueado para fazer overclocks.

Placa de vídeo

Recomendamos que você também analise o tipo da placa de vídeo do notebook i9. Esse critério é especialmente importante para quem trabalha com imagens e videogames.

Nesse quesito pode haver uma grande variação. Mas, de modo geral, as melhores placas de vídeo de notebooks costumam reunir recursos como o Ray Tracing em tempo-real, inteligência artificial e sombreamento programável.

(Fonte da imagem destacada: Fabian Grohs/ Unsplash.com)

Por que você pode confiar em nós?

Luiza Ferreira Engenheira de Computação
Ter crescido justamente em meio ao grande boom da internet fez com que Luiza se tornasse fã de carteirinha do mundo da informática desde pequena. Estudar engenharia da computação pareceu um caminho natural, e hoje ela tem prazer ao compartilhar seu conhecimento com o público online.
Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.