Notebook em mesa de trabalho.
Ultima atualização: 11 de agosto de 2020

Como escolhemos

15Produtos analisados

19Horas investidas

5Estudos avaliados

65Comentários coletados

Cada vez mais, as empresas estão adotando o trabalho remoto, fazendo com que as pessoas trabalhem em regime de home office. Nesse cenário, ter um laptop é essencial. Mas você sabe como escolher o melhor notebook para trabalhar na sua profissão?

Pois seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! No artigo de hoje, nós vamos ajudar você a analisar as configurações de um laptop e comprar aquele que vai atender as suas necessidades.




Primeiro, o mais importante

  • O notebook para trabalhar precisa ser leve, compacto, rápido, mas, principalmente, eficiente.
  • O formato e o processador são os principais aspectos que você deve analisar na hora de escolher o melhor laptop.
  • Para comprar o notebook certo para a sua profissão e o seu bolso, é preciso observar também o tamanho e a resolução da tela, a duração da bateria e as memórias RAM e interna.

Você também pode gostar:

Melhores notebook para trabalhar: Nossas recomendações

O melhor notebook para trabalhar com tarefas simples

O Ideapad S145 da Lenovo é o notebook ideal para trabalhar com edição de textos, planilhas e navegação na Internet. Com processador Intel Core i5 de oitava geração, 8 GB de RAM e 1 TB de HD interno, esse modelo possui tela com 15,6 polegadas.

O melhor notebook 2 em 1 para trabalhar

Ideal para quem trabalha com softwares de design e edição de vídeos 4K, o notebook Dell Inspiron é 2 em 1, ultrafino e tem processador de 8ª geração i5-8262U. Com memória de 8 GB e armazenamento de 1 TB, esse modelo possui tela sensível ao toque de 14".

O notebook de trabalho mais potente de todos

Voltado para gamers, o notebook Acer Nitro 5 também é perfeito para quem precisa de processador de alto desempenho e placa de vídeo dedicada para trabalhar. Esse modelo tem uma tela de 15,6", memória RAM de 8 GB e HD de 1 TB.

Guia de Compra

Para escolher um notebook adequado para realizar o seu trabalho você precisa levar em conta como irá usar a máquina. Isso porque, nem sempre o notebook mais potente será necessário para a tarefa que você precisa realizar.

Para lhe ajudar a escolher o melhor notebook para trabalhar, em meio a tantas opções, nós criamos esse Guia de Compra. A seguir, vamos tirar as principais dúvidas que podem surgir na hora da compra.

Homem sentado em sofá usando notebook.

O notebook de trabalho permite mobilidade no dia a dia. (Fonte: StartupStockPhotos/ Pixabay.com)

O que define um notebook para trabalhar?

Os tempos mudaram e, hoje em dia, mais do nunca, grande parte dos trabalhos já podem ser realizados utilizando uma única ferramenta: O notebook.

Seja no local de trabalho, seja viajando ou até mesmo em casa, ter um notebook para o trabalho pode trazer eficiência e mobilidade para a sua rotina. Mas você sabe o que caracteriza um notebook de trabalho?

Mulher usando notebook.

O notebook de trabalho deve ter configurações compatíveis com sua necessidade de uso. (Fonte: StockSnap/ Pixabay.com)

Em linhas gerais, um notebook para trabalhar precisa ser leve e compacto, para garantir a facilidade do transporte, e ter tela e teclados adequados e confortáveis. Além disso, o laptop precisa ser resistente para não estragar em pouco tempo.

Mas, o mais importante, é que o notebook de trabalho precisa ser um aparelho que tenha configurações compatíveis com as tarefas que você irá realizar. E isso varia bastante.

Notebook para trabalhar ou PC: Qual a melhor opção?

Na hora de comprar um equipamento de trabalho é importante considerar todas as opções para escolher não apenas a mais eficiente, mas também a que oferece o melhor custo-benefício.

No caso do notebook para trabalhar é sempre interessante compará-lo com o computador de mesa. Isso porque as diferenças entre as duas máquinas vão muito além da mobilidade.

É claro que ter um notebook é mais vantajoso já que, com ele, é possível trabalhar em diferentes ambientes do escritório, em home office e em viagens.

Além disso, o notebook é fino, leve e compacto, e pode contar com recurso que o transforma até em um tablet, como é o caso do notebook 2 em 1.

Já o computador, como é fixo na mesa de trabalho, não permite mobilidade. No entanto, é preciso que você saiba que, dependendo da sua área de atuação, encontrar um notebook eficiente pode custar muito caro.

Isso ocorre porque as peças que garantem robustez a um computador costumam ocupar espaço. Daí a facilidade de encontrar PCs mais potentes.

De todo modo, com o avanço da tecnologia, já existem notebooks para trabalhar tão eficientes quanto os PCs. Para resumir, confira as principais diferenças entre essas duas máquinas:

Notebook para trabalhar Computador para trabalhar
Vantagens Oferece mais mobilidade, é leve e compacto Tem mais potência, possibilidade de upgrade e pode durar mais
Desvantagens Componentes são mais fracos, o upgrade é difícil e é mais caro Ocupa mais espaço e não permite mobilidade

Existe um notebook para cada tipo trabalho?

Sim, existe um notebook para trabalhar específico para cada profissão e isso é definido de acordo com as configurações do aparelho.

Para escolher o melhor notebook para a sua área de trabalho, o primeiro passo é entender bem como você irá usar a máquina.

Por exemplo, se você for atuar com design gráfico, o seu notebook precisa ter uma boa configuração para conseguir rodar bem os programas. Mas para trabalhar com 3D e com edição de vídeo, essa configuração precisa ser ainda melhor.

Notebook, foto e celular.

Quem trabalha com imagens precisa de um notebook com configurações eficientes. (Fonte: ptra/ Pixabay.com)

Já um notebook que será usado para trabalhar com fotografia, Autocad e Corel Draw, por exemplo, precisa conseguir rodar bem os editores e programas de renderização com ainda mais eficiência.

Ou seja, dependendo do desempenho e velocidade que você precisará trabalhar é preciso considerar a qualidade do processador, da placa de vídeo e de configurações como a memória RAM e a interna.

No entanto, se você vai trabalhar com tabelas simples, editores de textos e programas leves ter um notebook com um processador e configurações mais básicas serão suficientes.

Qual processador um notebook para trabalhar deve ter?

Como vimos, uma das configurações mais importantes de um notebook de trabalho é o processador. O processador precisa ser rápido para que você consiga executar vários programas ao mesmo tempo, sem que a máquina trave.

Além disso, o processador deve ser eficiente no consumo de energia para garantir a mobilidade. Por isso, a escolha do processador também vai depender do uso que você fará do notebook.

O processador mais famoso é da Intel, com as famílias i3, i5, i7 e i9. Nesse caso, quanto maior a numeração, mais potente será o processador. Mas nem sempre é preciso investir no melhor processador para trabalhar.

As linhas Core i7 e i9, por exemplo, são indicadas apenas para quem precisa editar imagens e vídeos ou lidar com modelagem 3D.

Ou seja, se você for trabalhar com editores de textos, planilhas e navegar na internet, um processador i3 ou i5 será suficiente.

Quais são os formatos de notebook para trabalhar?

O formato do notebook é outro aspecto importante que merece a sua atenção na hora de escolher uma boa máquina para trabalhar. Afinal, como vimos, o ideal é que esse tipo de notebook seja leve e compacto.

Mas existem opções que podem facilitar ainda mais o seu trabalho. Veja a seguir:

  • Convencional: O notebook tradicional tem um design básico, mas costuma oferecer um sistema de ventilação melhor;
  • Ultrafino: O ultrafino é um laptop fácil de transportar e ainda evita o superaquecimento. Mas, justamente por isso, ele pode acabar oferecendo um processador menos potente;
  • 2-em-1: Esse modelo é aquele que também pode ser usado como se fosse um tablet. Por isso, é o mais indicado para quem viaja a trabalho, usa o aparelho para fazer apresentações e quer um notebook para lazer também.

Quais cuidados de segurança devemos ter com um notebook para trabalho?

Quando você está no escritório, geralmente, existem recursos e softwares de segurança para proteger os dados e informações com as quais você trabalha no computador.

Assim, ao usar o notebook para trabalhar, também é preciso tomar cuidados tanto para manter a máquina em pleno funcionamento quanto para proteger as informações do trabalho em si.

Confira algumas dicas para tornar o uso do notebook mais seguro:

  • Use mochilas ou pastas apropriadas para transportar e proteger o notebook;
  • Utilize senhas, travas ou criptografia de dados para evitar acessos indevidos de outras pessoas;
  • Faça limpezas periódicas para evitar o superaquecimento e problemas de desempenho;
  • Sempre tenha um antivírus de qualidade para proteger o notebook de ataques e arquivos contaminados;
  • Dê preferência por armazenar conteúdo na nuvem e faça o backup das informações diariamente;

Quanto custa um notebook para trabalhar e onde comprar?

Um notebook para trabalhar pode custar entre R$ 2 mil e R$ 30 mil. Essa grande variação de preço ocorre justamente pelas diferentes configurações de cada modelo. Lembre-se: Nem sempre o mais caro será o melhor para você.

Para adquirir o seu notebook de trabalho, recomendamos lojas online, como a Amazon Brasil. Além de conseguir preços promocionais, na internet você compra o notebook sem nem sair de casa.

Mas você também encontrará modelos diversos em lojas de departamento e em hipermercados como Magazine Luiza, Ponto Frio e Carrefour.

Critérios de Compra: Como analisar o notebook para trabalhar

Até aqui, nós vimos que, para escolher o melhor notebook para trabalhar, você deve considerar a sua atividade profissional, o formato do laptop e o processador.

Mas não se engane. É preciso ir além e avaliar outros aspectos para diferenciar um notebook de outro. São eles:

Abaixo, você entende melhor como considerar cada um desses tópicos.

Tamanho e resolução da tela

O notebook para trabalhar pode ter tela que varia entre 11 a 15,6 polegadas. É claro que, quanto maior, melhor será sua experiência de visualização.

Mas analise também que um notebook com tela grande pode acabar sendo mais difícil de transportar, o que irá comprometer a sua mobilidade.

Notebooks com tela muito pequenas podem dificultar o trabalho.

Por outro lado, notebooks com tela muito pequenas podem dificultar o trabalho, especialmente se considerarmos o uso de tabelas e imagens.

Na dúvida, escolha modelos com tela intermediária, de 14 polegadas. Em seguida, verifique também a resolução do display.

Geralmente, a resolução será Full HD ou 4k. Nesse caso, a resolução mais alta, a 4k, é indicada para quem trabalha com vídeos e imagens.

Teclado e touchpad

Um notebook para trabalhar precisa, necessariamente, de um bom teclado e touchpad responsivo.

Alguns modelos contam com teclados feitos especialmente para uma digitação mais confortável.

No quesito touchpad, observe se o notebook oferece respostas rápidas, tamanho grande e sensibilidade à pressão.

foco

Você sabia que notebooks mais baratos não costumam vir com touchpads de boa qualidade?

Por isso, a não ser que a ideia seja usar mouse externo, opte por um notebook para trabalhar intermediário ou avançado em termos de tecnologia e desempenho.

Conectividade

A maioria dos notebooks de trabalho conta com conectividades Wi-Fi Dual Band e Bluetooth. Mas existem diferenças quanto à disponibilidade de portas.

No caso de notebooks ultrafinos, por exemplo, a quantidade de portas físicas costuma ser menor, E isso pode demandar o uso de adaptadores para conectar acessórios como mouse e cabo HDMI.

Por isso, escolha um notebook para trabalhar que venha com o maior número de entradas, incluindo USB, HDMI e slot para cartão de memória.

Memória e armazenamento

Especialistas recomendam que um notebook de trabalho deve ter, pelo menos, 8 GB de memória RAM para que consiga abrir vários programas ao mesmo tempo e sem travar.

Modelos mais avançados, com 16 GB, são ainda melhores para quem trabalha com programas pesados. Já com relação ao armazenamento interno, você poderá escolher entre o notebook com HD interno, SSD ou ambos.

Bateria

Por fim, não deixe de considerar também a eficiência da bateria do notebook. Principalmente se você for trabalhar em locais públicos ou sem tomadas, compre um laptop com muitas horas de autonomia.

(Fonte da imagem destacada: Free-Photos/ Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.