Imagem de um notebook.
Ultima atualização: 16 de julho de 2020

Como escolhemos

16Produtos analisados

19Horas investidas

4Estudos avaliados

79Comentários coletados

A portabilidade de um notebook pode ser um fator determinante no momento da compra, pois muitas pessoas buscam um notebook pequeno e leve para carregar na escola, faculdade ou trabalho.

Atualmente, existem inúmeras opções de notebooks com menos de dois quilos a venda. Essa leveza pode indicar o uso de materiais de qualidade superior e que elevam o preço do equipamento, mas existem opções mais baratas. Continue a leitura para saber mais.




Primeiro, o mais importante

  • Um notebook pequeno e leve costuma pesar entre 950g e 2Kg e medir entre 11 e 14 polegadas. O design pode ser tradicional ou ultrafino.
  • Você está procurando um notebook para assistir filmes e séries ou jogar? Então é melhor procurar um computador com tela um pouco maior.
  • As principais marcas oferecem notebooks com essas características, como a LG, Lenovo, Samsung, Dell, Asus, entre outras.

Você também pode gostar:

Os melhores notebooks pequenos e leves: Nossas recomendações

Precisa de um computador pequeno, leve e veloz? Então conheça os quatro melhores modelos com essas características, segundo os especialistas da ReviewBox Brasil. Recomendamos que você analise cada modelo disponível para decidir qual é ideal para você.

Um notebook pequeno, leve e touchscreen

O notebook IdeaPad C340 da Lenovo traz como diferenciais o display de 14 polegadas com resolução FHD e sensibilidade touchscreen, design ultrafino e apenas 1,6Kg, características que fazem deste computador a opção ideal para quem prioriza a portabilidade. O notebook possui processador Intel Core i7, 8GB de memória RAM, 256GB de armazenamento em SSD e sistema operacional Windows.

O melhor notebook para estudantes

Para os estudantes, recomendamos o notebook Flash F30 da Samsung. Esse modelo possui 13,3 polegadas e pesa apenas 1,3Kg, ou seja, é leve e compacto para caber em sua mochila ou bolsa. Para manter o preço acessível, a marca optou por componentes mais básicos como processador Intel Celeron N4000, 4GB de memória RAM, 64GB de armazenamento e sistema operacional Windows 10.

Uma opção para consumidores mais exigentes

Para os consumidores mais exigentes, indicamos a compra do notebook Style S50 da Samsung que conta com processador Intel Core i7, 8GB de memória RAM, 256GB de armazenamento e sistema operacional Windows 10. Possui apenas 13,3 polegadas e é bastante leve. Outro diferencial é o acabamento texturizado em duas opções de cores (grafite ou branco).

O melhor notebook pequeno e leve para trabalhar

Para os profissionais que procuram um notebook compacto e leve, mas com especificações técnicas robustas, a melhor alternativa é o notebook Inspiron 7000 da Dell. O aparelho conta com processador Intel Core i5, 8GB de memória RAM, 256GB de armazenamento em SSD e sistema operacional Windows 10. A tela mede 13,3 polegadas e possui resolução FHD. Já o computador pesa 950g. Outros diferenciais são teclado retro iluminado e leitor de impressão digital.

Guia de Compra

Dois dos principais critérios de compra de um laptop são suas dimensões e peso. Quem procura um notebook pequeno e leve, deseja estar sempre conectado, em movimento e costuma carregar diversos outros objetos na bolsa ou mochila.

Você encontra notebooks com essas características com diferentes especificações técnicas e faixas de preços. Para encontrar o modelo ideal, continue lendo este Guia de Compra./05:54

Imagem de uma jovem.

Um computador pequeno e leve pode apresentar configurações robustas. (Fonte: Artem Podrez/ Pexels.com)

Quem deve comprar um notebook pequeno e leve?

Um notebook pequeno, leve e portátil é ideal para quem deseja estar sempre conectado e em movimento.

Geralmente, mede entre 11 e 13 polegadas e pesa entre 950g e 2Kg, portanto, cabe em uma bolsa ou mochila, ou seja, pode ser utilizado no cotidiano, seja na faculdade, trabalho, passeios ou viagens.

Uso pessoal, estudo ou trabalho.

Entre as opções a venda, o consumidor encontra modelos próprios para uso pessoal, estudo ou trabalho. Ou seja, você encontra opções com diferentes especificações técnicas, para o usuário básico, intermediário ou avançado.

As diferenças também incluem aspectos relacionado ao design como material e acabamento. Ou seja, com certeza, você vai encontrar um modelo que atenda às suas necessidades e orçamento disponível.

Quais são as vantagens de comprar um notebook pequeno e leve?

O notebook pequeno e leve virou objeto de desejo entre muitas pessoas. O laptop compacto é o equipamento ideal para quem precisa de um computador para tarefas cotidianas. Entre as vantagens do aparelho, podemos mencionar:

  • Portabilidade: Um notebook compacto possui dimensões reduzidas e é mais leve (pesa entre 950g e 2000g), portanto cabe na mochila ou na bolsa – um dos motivos de a máquina ser popular entre as mulheres.
  • Conexão: Um notebook pequeno e leve tem como característica a facilidade de conexão. O computador conecta-se a rede Wireless, rede de telefonia 3G ou 4G por modem ou roteador.
  • Memória: Varia bastante de um modelo para o outro, mas em geral, varia entre 128 e 256GB em SSD ou 500GB ou 1TB em HD. Além disso, você pode mandar seus arquivos para a nuvem.
  • Conectividade: As inúmeras portas USB do notebook funcionam para expandir as possibilidades da máquina. Você pode conectá-lo a um teclado, mouse, console de videogame, televisão inteligente, entre outros devices.

Assim como qualquer aparelho, o notebook pequeno e leve também apresenta desvantagens que podem comprometer a experiência do usuário:

  • Tela com tamanho pequeno: Algumas pessoas podem achar a tela de até 14 polegadas muito pequena e desconfortável, principalmente para assistir a filmes e séries ou jogar.
  • Ausência do teclado numérico: O teclado é compacto e não oferece teclas dedicadas aos números e símbolos numéricos. Ou seja, pode ser um desafio utilizar um notebook pequeno, principalmente para quem é homem.
  • Hardware limitado: Notebooks compactos tendem a restringir o resfriamento de seus componentes, limitando o hardware e componentes às versões mais simples. O excesso de calor compromete a performance da máquina e a autonomia da bateria.
  • Menor possibilidade de upgrade: Para manter o perfil compacto do computador, é comum soldar os hardwares à placa-mãe, inviabilizando a troca desses componentes.

Ainda está em dúvida se deve comprar um notebook compacto? Conheça os prós e contras do aparelho na tabela abaixo:

Vantagens
  • É compacto, cabe na bolsa ou mochila
  • Ideal para estudantes ou profissionais
  • Ideal para quem precisa se manter conectado durante o dia inteiro
  • Ampla variedade de modelos, marcas e faixas de preços
  • Mais leve
  • Design elegante
Desvantagens
  • Não é indicado para assistir filmes e séries ou jogar
  • Um homem pode encontrar dificuldade para utilizar um computador compacto
  • Não possui teclado numérico
  • Preços elevados
  • Hardware limitado
  • Baixa possibilidade de upgrades

Posso utilizar um notebook pequeno e leve para estudar?

Você precisa de um notebook pequeno e leve exclusivamente para funções básicas como navegar na internet e fazer trabalhos da escola ou faculdade? Então invista em um computador com especificações técnicas básicas.

Um modelo com sistema operacional Linux ou Chrome OS (disponível apenas para computadores da categoria Chromebook) são opções mais básicas e baratas.

Você também pode investir em um computador com processador mais básico. Os notebooks com chipset Intel Celeron ou Pentium são opções baratas e que não requerem um sistema de refrigeração robusto.

Imagem de um notebook conversível.

O computador compacto cabe na sua bolsa ou mochila. (Fonte: Ern Gan/ Unsplah.com)

O notebook pequeno e leve é uma boa opção para trabalhar?

Quem utiliza o computador para trabalhar, vai encontrar boas opções de notebooks pequenos, leves e com configurações intermediárias como processador Core i5, 8GB de memória RAM, 1TB de armazenamento e sistema operacional Windows.

Existem opções com recursos ainda mais avançados como processador Core i7, 8GB ou 16GB de memória RAM e 256GB de armazenamento em SSD. Além disso, esses modelos possuem construção e design mais robustos e funções adicionais como teclado retro iluminado e leitor de impressões digitais.

Imagem de um homem utilizando um notebook.

Caso queira utilizar o notebook compacto para trabalhar, procure um modelo com especificações técnicas robustas. (Fonte: Slidebean/ Unsplash.com)

Critérios de compra: Encontre o melhor notebook pequeno e leve do momento

Para encontrar um notebook compacto ideal para seus propósitos, você deve ir além das dimensões e peso, e analisar as especificações técnicas, componentes e design do computador.

Pensando nisso, listamos e detalhamos os principais critérios de compra para quem deseja encontrar um notebook pequeno e leve, mas com bom desempenho.

Considera algum critério de compra importante para quem procura um notebook pequeno e leve? Compartilhe conosco e com os demais leitores através dos comentários.

Potência

A potência de um notebook está relacionada à capacidade e velocidade de processamento da máquina. Não se engane, um notebook pode ser pequeno e leve e oferecer um excelente desempenho.

Para começo de conversa, você precisa analisar quais tarefas você realizará no computador. Para navegar na internet e utilizar programas mais simples, você pode escolher um computador com processador Pentium, Celeron ou Core i3, ambos da marca Intel.

Quer utilizar o computador para tarefas mais pesadas, como utilizar programas de edição, assistir conteúdo multimídia ou jogar, então escolha um computador com processador Intel Core i5 ou Core i7.

Imagem de uma mulher utilizando um notebook.

Você encontra opções de computadores pequenos para pessoas de diferentes perfis. (Fonte: Dan Nelson/Unsplash.com)

A potência do computador também está relacionada a memória RAM que pode ser de 4GB, 8G ou 16GB, sendo a primeira opção indicada para o usuário básico, a segunda para o usuário intermediário e a terceira para o usuário avançado.

Outra característica relevante é o hardware utilizado no armazenamento interno e sua respectiva capacidade. Um SSD de 128GB ou 256GB deixa a máquina muito mais veloz do que um HD de 500GB ou 1TB.

Bateria

Como o notebook portátil é indicado para quem deseja estar sempre conectado, uma das características mais relevantes a ser avaliada no momento da aquisição é a capacidade da bateria – sempre medida em miliampères/ hora e identificada pela sigla mAh.

Você precisa conseguir utilizar o computador pelo máximo de tempo possível sem precisar recarregá-lo.

Procure um modelo que ofereça pelo menos seis horas de duração de bateria caso você vá realizar tarefas mais básicas ou oito horas de duração para tarefas que demandam maior capacidade de processamento.

Sistema operacional

Outra especificação técnica que merece sua atenção no momento da compra é o sistema operacional do computador. Você pode comprar um PC com sistema Windows, Chrome OS ou Linux.

É importante mencionar que cada sistema operacional exige determinada capacidade de memória da máquina, possui determinadas especificações técnicas ou mesmo finalidades de uso.

Um computador com sistema operacional Windows da Microsoft é a opção mais cara, enquanto o Chrome OS da Google é mais acessível e o Linux é gratuito.

Importante mencionar que o sistema operacional Chrome OS, desenvolvido pela Google, só roda em Chromebook, um modelo de notebook desenvolvido especialmente para hospedar o sistema operacional.

Já o sistema operacional Linux em suas inúmeras versões pode ser baixado e instalado sem custo adicional – embora alguns modelos de notebook carreguem o sistema operacional de fábrica. Linux é um sistema de código aberto, portanto, é indicado para usuários com conhecimento em programação.

Imagem de um rapaz utilizando um notebook.

O sistema operacional do computador deve ser levado em consideração no momento da compra. (Fonte: Pixabay/ Pexels.com)

Estilo do notebook

Com certeza, você já reparou que existem diferentes estilos de notebook além do tradicional. Alguns modelos possuem painel touchscreen e podem ser manipulados com uma caneta digitalizadora ou toque dos dedos.

Outros são considerados notebooks 2 em 1, pois podem ser utilizados como um computador comum ou como tablet – basta inverter a posição da tela e ativar a funcionalidade touchscreen.

Você também pode comprar um ultrabook, ou seja, um computador muito potente e muito compacto. Conheça todas as informações sobre esses diferentes modelos de notebook nos cards abaixo. Lembre-se que quanto mais recursos o computador oferecer, mais caro será.

(Fonte da imagem destacada: Kaboompics.com/ Pexels.com)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.