Imagem das mãos de uma mulher digitando em um notebook apoiado sobre mesa de madeira com um par de óculos escuros, uma caderneta de anotações e uma xícara de café ao lado.
Ultima atualização: 2 de setembro de 2019

Como escolhemos

14Produtos analisados

16Horas investidas

4Estudos avaliados

93Comentários coletados

Olá! Seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil. No artigo de hoje vamos trazer todas as informações que você precisa para escolher o seu notebook Positivo.

Com diferentes modelos disponíveis, os notebooks da marca Positivo, em geral, tem configurações e hardwares mais simples, que trabalham muito bem para tarefas corriqueiras como navegar na internet, redigir textos, etc. Por essa característica e por serem de fabricação nacional eles tem preço muito competitivo e bom conceito no mercado.

Acompanhe nosso Review, conheça mais sobre os notebooks da marca Positivo e confira as características para as quais você deve atentar para fazer a melhor escolha de notebook Positivo.




Primeiro, o mais importante

  • O notebook Positivo vem ganhando cada vez mais espaço no mercado brasileiro. Escolha o modelo e as configurações de acordo com o tipo de atividade que você irá desenvolver com o computador, dando preferência a versões mais atuais para que o seu notebook possa durar e lhe ser útil por muitos anos sem ficar datado.
  • Modelo, memória, sistema operacional, softwares inclusos, dimensões do produto e configurações em geral são algumas características a serem consideradas no momento da compra.
  • Os valores dos notebooks Positivo variam de acordo com o modelo e configurações. É possível adquirir versões mais básicas a partir de R$ 900, sendo que os modelos mais completos custam em torno de R$ 2.500.

Você também pode gostar:

Melhores notebooks Positivo: Nossas recomendações

Os notebooks Positivo estão longe de ser uma unanimidade. Muitas são as críticas ao produto da marca brasileira. Mas ao mesmo tempo, a Positivo é uma das marcas que mais cresce no mercado de notebooks do Brasil, angariando a cada dia mais popularidade e admiradores.

Se você pretende adquirir um notebook da marca, mas não sabe qual modelo escolher, preparamos uma lista com os melhores produzidos pela marca na atualidade. Confira:

Notebook Positivo Stilo XC8660

A opção ideal para quem busca um notebook multitarefa, o Stilo XC8660 conta com processador Intel Core i5 de 6ª geração, 4GB de memória RAM e HD de 1TB.

Com placa de vídeo integrada Intel® HD Graphics 520, tem tela com definição HD de 14"e saída de áudio potente. Fino, pesa apenas 1,66 kg, sendo ideal para transportar e usar em qualquer lugar.

Notebook Positivo Stilo XC7660

Esbanjando design e tecnologia, esse modelo é equipado com touchpad de 4 polegadas, maior e muito mais confortável, com botões integrados ao design. Com processador Intel Core i3 6006U, tem 4GB de memória RAM, e HD de 1TB.

A tela de 14" é em LCD, e o sistema operacional é o Windows 10. A porta USB 3.0 é capaz de transferir até 5Gb de dados por segundo, 10 vezes mais rápido que uma porta USB tradicional.

Teclado com teclas separadas, mais conhecido como teclado chocolate, oferece conforto extremo e design único ao produto. Conta com muito mais conectividade, com Wi-fi, Bluetooth e portas USB 3.0.

Notebook Positivo Stilo XCi7660 Core i3

Perfeito para trabalhar, se divertir e compartilhar informações com seus outros dispositivos, esse notebook Positivo conta com touchpad de 4 polegadas, maior e muito mais confortável, com botões integrados ao design.

A porta USB 3.0 é capaz de transferir até 5Gb de dados por segundo, sendo 10 vezes mais rápida que uma porta USB tradicional. O teclado tem teclas separadas, mais conhecido como teclado chocolate, oferece conforto extremo e oferece design único ao produto.

Conta também com USB Energy, capaz de carregar dispositivo com o equipamento desligado (quando conectado no carregador). Conta com muito mais conectividade, com Wi-fi, Bluetooth e portas USB 3.0.

Notebook 2 em 1 Positivo Duo Q432A

O notebook Positivo DUO conta com design moderno, elegante e é uma evolução em termos de tecnologia. Com tela de 11.6” conversível 360° e touch screen é simples e intuitivo transformar seu notebook em um tablet, garantindo uma ótima experiência para entretenimento e consumo de mídias digitais.

Trabalhe e divirta-se o dia todo, sem precisar estar conectado a tomada graças à bateria com mais de 6 horas de duração. Para melhorar sua experiência no Positivo DUO, especialmente no modo tablet, acompanha uma caneta capacitiva Touch. Pesando apenas 1,1kg e com 18,2 mm de espessura, é fácil de transportar.

Guia de Compra

Gostou das sugestões do nosso Ranking? Felizmente, a Positivo tem investido em variedade de modelos e configurações de notebooks, o que torna mais fácil a tarefa de encontrar um computador modelo que atenda suas expectativas e necessidades.

E para te dar mais uma mãozinha na busca do notebook Positivo ideal, vamos ao Guia de Compras, onde você terá as principais informações sobre o produto para saber como, onde e qual notebook comprar.

Três homens e duas mulheres com trajes executivos sorriem olhando para notebook sobre a mesa.

Modelo e configuração do notebook devem ser escolhidos com base no perfil do usuário e tipo de uso pretendido. (Fonte: Rawpixel / Pixabay)

O que é o notebook Positivo?

O notebook Positivo é o computador portátil produzido pela empresa brasileira Positivo Tecnologia. Também conhecido por laptop, tem design que integra tela e teclado em um só equipamento, onde uma parte se dobra sobre a outra deixando o aparelho com a espessura igual ou mais fina que um caderno.

Leve e compacto, o notebook foi projetado para ser usado em qualquer lugar, podendo ser facilmente guardado em gavetas e armários e transportado em bolsas, mochilas e malas. Com telas em LED ou LCD ultrafinas que podem variar entre 9 e 16 polegadas, os notebooks têm um mouse integrado chamado touchpad, que é manipulado por movimentos de deslizamento do dedo.

Os notebooks Positivo podem ser equipados com Sistema operacional Linux ou Windows. Cada vez mais populares que os computadores desktop, os notebooks estão disponíveis em configurações que se igualam e em alguns casos até superam o desempenho dos computadores de mesa.

Por serem portáteis são equipados com baterias recarregáveis que são capazes de proporcionar autonomia de funcionamento ao equipamento sem conexão a uma fonte de energia por períodos que podem variar de 4 a 12 horas, dependendo do modelo.

Além da tradicional conexão de rede via cabo, a grande maioria dos notebooks modernos proporciona a conexão wireless à internet via wi-fi e a redes de computadores. Muitos modelos proporcionam, ainda, conexões via bluetooth, o que permite a interação e a transmissão de dados entre o notebook e diversos outros gadgets como celulares e tablets sem o uso de fios.

Qual o histórico da marca?

Existe certo preconceito em torno da marca Positivo, por ser uma empresa nacional. No entanto, a empresa é extremamente confiável e conceituada. A Positivo Tecnologia hoje figura entre as 10 maiores fabricantes de computadores em todo o mundo, sendo a única multinacional brasileira em seu segmento de atuação.

Foi criada em 1989 – quando o mercado brasileiro era fechado às importações. A princípio atendeu as demandas das Redes Positivo de educação. Em 1994 passou a produzir softwares educacionais. Dez anos mais tarde entrou para o mercado varejista, e em menos de 9 meses se tornou a maior fabricante de computadores do país, posição que sustenta até hoje.

Quais as vantagens de ter um notebook Positivo?

Com uma das faixas de valores mais competitivas do mercado, os notebooks Positivo são pensados para o público que busca modelos mais baratos, de configurações simples, mas de qualidade.

Por isso, o notebook Positivo dificilmente virá equipado com os hardwares top de linha, mas terão configurações adequadas aos usos propostos tais como navegar na internet, reprodução de vídeos e música, rodar jogos leves e programas de edição básicos, serviços de escritório, estudos, etc;

A maior vantagem do produto, além da qualidade, é que o usuário conta com toda estrutura necessária de suporte técnico, manutenção e garantia aqui no país, o que não acontece com algumas marcas estrangeiras.

Serviços de atendimento Positivo funcionam online, tirando dúvidas, dando esclarecimentos e realizando suporte ao usuário.

Ter um notebook Positivo é ter garantia de bom atendimento pós-venda, além de apoiar e incentivar o crescimento de indústrias genuinamente nacionais.

Vantagens
  • Bom custo-benefício e preços competitivos
  • Empresa 100% brasileira
  • Estrutura de pós-venda, suporte técnico e manutenção disponível em todo país
Desvantagens
  • Configurações não são adequadas para atividades complexas

Quais os diferentes tipos de notebook Positivo?

Os tipos de notebook Positivo são basicamente três: convencional, netbook e o híbrido - que funciona tanto como notebook quanto como tablet – também conhecido como notebook conversível ou notebook 2 em 1.

Veja a tabela comparativa das principais características de cada um:

Convencionais Híbridos Netbooks
Valor Existem versões mais caras e mais baratas, dependendo das configurações Se enquadram na faixa de preço mediana dentre os notebooks da marca Se enquadram na faixa de preço barata dentre os notebooks da marca
Tamanho da tela Varia de 10 a 16 polegadas Varia de 9 a 11 polegadas Varia de 8 a 11 polegadas
Memória Ram De 4GB a 8GB De 1GB a 4GB No máximo 2 GB
Diferenciais Disponíveis em diversas configurações, das mais básicas às mais potentes Bem leves e com tela sensível ao toque podem ser usados como notebooks ou como tablets De dimensões reduzidas e a graças às configurações bem básicas tem valor muito acessível
Indicações Para todos os tipos de público, que poderão escolher as configurações mais ou menos potentes de acordo com o uso pretendido Para quem quer praticidade e versatilidade em modelo compacto. Ideal para usos em tarefas simples como redação de textos, navegar na internet, ler e responder e-mails e demais tarefas que não necessitam de grandes desempenhos Para quem precisa de aparelho extremamente compacto e para usos em tarefas simples com o redação de textos, navegar na internet, ler e responder e-mails e demais tarefas que não necessitam de grandes desempenhos

Quanto custa um notebook Positivo?

O preço de um notebook Positivo varia muito de acordo com o modelo e as configurações. É possível encontrar modelos mais simples a partir de R$ 900. Os modelos mais completos e potentes com outras tecnologias e funcionalidades extras podem custar mais de R$ 2.500.

Onde comprar um notebook Positivo?

Você pode comprar seu notebook Positivo em lojas físicas que vendem aparelhos eletrônicos, itens de informática e acessórios para computadores como Lojas Americanas, FastShop, Fujioka e Ponto Frio. Também é possível adquirir o produto em hipermercados como Walmart, Carrefour e Extra.

No entanto, é nas plataformas de e-commerce como Amazon, Mercado Livre e ShopFácil que é possível encontrar a maior variedade do produto.

Notebook sobre mesa de madeira ao lado de vaso de flores e com xícara de café apoiada.

Modelos com Memória RAM e HD expansível podem se adaptar às necessidades do usuário e ter sua vida útil aumentada. (Fonte: Kaboompix / Pixabay)

Critérios de Compra: Fatores para qualificar os modelos de notebook Positivo

Agora que você já tem várias informações gerais sobre os notebooks da marca Positivo, confira a lista das características que você pode comparar para reconhecer a melhor opção de notebook para atender às suas necessidades e expectativas. São elas:

  • Dimensões e tela
  • Processador
  • Memória Ram e HD
  • Sistema operacional
  • Entradas
  • Autonomia da bateria

Abaixo detalharemos cada uma dessas características para te ajudar na decisão. Não deixe de conferir:

Dimensões e tela

O tamanho da tela dos notebooks é medido em polegadas. As dimensões totais do produto irão se basear no tamanho da tela. Versões mais portáteis ou híbridas - com função tablet e notebook – costumam ter dimensões reduzidas, com telas abaixo das 14” para que caibam melhor em bolsas e mochilas.

Se o tamanho da tela for prioridade para você, prefira versões com mais de 14”, lembre-se que elas implicam em notebooks maiores e talvez mais pesados também.

Além do tamanho, as telas também diferem entre si pelo tipo e pela definição. Elas podem ser do tipo fosca ou brilhosa, sendo a fosca indicada para ambientes abertos ou com muita luz, pois não produz reflexos, e a brilhosa para ambientes mais fechados, pois reflete bastante, o que pode prejudicar a visibilidade.

Além disso, podem ser do tipo LCD ou LCD com resoluções HD ou FULL HD, características que irão influenciar na qualidade da imagem e cores exibidas pela tela.

Processador

O processador é o componente do seu notebook que é responsável por receber e processar os dados da máquina, chamado por alguns de cérebro do computador. É o processador que calcula os dados necessários para que você possa abrir e usar programas, navegar na internet, assistir vídeos, ouvir músicas e tantas outras atividades em seu notebook.

Os notebooks Positivo, em sua maioria, são equipados com processadores Intel, cujas versões vão variar de acordo com o modelo escolhido podendo ser Atom, Celeron, Pentium, Intel Core i3, Intel Core i5, Intel Core i7 e Intel Core i7 Extreme.

Moça usando um notebook em sua mesa de trabalho.

O processador é chamado de cérebro do computador. (Fonte: hamonazaryan1 / Pixabay)

Memória RAM e HD

A memória de um notebook é composta por dois componentes distintos:

  • HD: Também conhecido como Disco Rígido, o componente atua como memória interna da máquina, sendo responsável por armazenar dados, arquivos, fotos, vídeos e programas e aplicativos instalados ou salvos em seu notebook.
  • Memória RAM: É a responsável por abrir e rodar todos os arquivos, programas e aplicativos instalados no notebook ou de fontes externas como HDs externos, CDs ou pendrives. Quanto maior a memória RAM, mais rápido e responsivo será o notebook.

Existem versões que permitem a expansão ou atualização da memória RAM e adição de novos discos rígidos, que são interessantes, pois permitem a adaptação das configurações do notebook de acordo com as necessidades do usuário.

Sistema operacional

Os notebooks Positivo podem ser encontrados à venda nas versões com sistema operacional Windows ou Linux. Nesse quesito, não há consenso sobre qual é a melhor opção, a disputa é acirrada e as discussões acaloradas por parte dos defensores dos dois lados.

Portanto, leve em consideração suas preferências e familiaridades. Pessoas habituadas com Windows podem estranhar e ter algumas dificuldades com o sistema Linux, e vice e versa.

O Windows é um dos sistemas operacionais mais populares entre usuários padrão. Como a licença do sistema operacional da Microsoft é mais cara, notebooks com essa opção terão valor mais elevado.

A economia de um modelo com Linux em relação a um modelo com Windows pode chegar a valores girar em torno de R$ 500, dependendo do caso.

Moça com longas unhas vermelhas usa notebook apoiado sobre o colo.

Por permitir o uso no colo, o notebook também é conhecido como laptop que significa em cima do colo, em tradução livre. (Fonte: Picjumbo_com / Pixabay)

Entradas

Os tipos e quantidades de entradas disponíveis no notebook podem variar de acordo com o modelo escolhido. As entradas mais comuns são do tipo USB, HDMI e para cabos de rede. Alguns modelos contam, ainda, com entrada para cartão de memória (SD), enquanto as entradas de CD estão cada vez mais sendo deixadas de lado nos modelos mais novos.

Você pode solucionar a falta de entradas com adaptadores.

Se o modelo escolhido tiver poucas entradas USB você poderá usar adaptadores para aumentar a quantidade. Além da quantidade, as entradas USB também poderão variar de tipo e geração. O tipo mais comum de entrada USB é o ‘A’, enquanto a geração mais atual é a 3.0, sendo mais rápida e eficiente que as gerações anteriores.

Autonomia da bateria

A autonomia de bateria é o tempo que o notebook é capaz de operar sem estar conectado a uma fonte de energia externa, usando apenas a sua bateria. Modelos maiores, geralmente, contam com baterias mais robustas, o que costuma proporcionar um tempo maior de autonomia ao aparelho.

No entanto, a tecnologia utilizada pela Positivo de baterias de lítio já torna possível que até mesmo os modelos mais compactos apresentem uma boa autonomia de bateria, que pode variar entre 4 e 6 horas sem a necessidade de conexão do cabo de força.

(Fonte da imagem destacada: Pexels / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Paula Diniz Jornalista
Brasiliense, é redatora, social media e inventora de moda nas horas vagas. Apaixonada por projetos DIY de moda e artesanato, é leitora voraz, fã de séries, atividades ao ar livre e jogos de tabuleiro. Expert em compras online, não fica de fora dos lançamentos e tendências de decoração, cuidados estéticos e com a casa.