Notebook Samsung com jarro de planta ao fundo.
Ultima atualização: 31 de agosto de 2019

Como escolhemos

14Produtos analisados

17Horas investidas

4Estudos avaliados

92Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar de um aparelho indispensável no dia a dia e top de linha no mercado brasileiro: o notebook Samsung.

Com alto desempenho, design moderno e assistência de ponta, o notebook da Samsung cada vez mais se destaca entre as marcas mais bem avaliadas pelos brasileiros.

Mas, entre tantos modelos diferentes, como escolher o ideal para você? Neste artigo, nós vamos mostrar tudo o que você precisa saber e considerar antes de adquirir o notebook Samsung mais adequado para o seu dia a dia.




Primeiro, o mais importante

  • O notebook Samsung está entre os melhores da categoria, em termos de desempenho e tecnologia de ponta. Existem várias linhas de notebook com diversos modelos para beneficiar todo tipo de usuário: do mais básico ao de uso profissional.
  • Os lançamentos dos novos modelos de notebook Samsung já trazem inovações como o 5G.
  • Neste artigo, vamos mostrar o que se deve levar em conta para adquirir o notebook Samsung certo para você.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 5 melhores modelos de notebook Samsung

Quem procura um notebook novo quer aliar ótimo desempenho com preço acessível. Sabendo disso, a Samsung tem investido cada vez mais em aparelhos premium com valores compatíveis com os melhores do mercado.

Por isso, a seguir apresentamos para você os sete melhores modelos de notebook Samsung disponíveis hoje em dia no mercado brasileiro.

1º – Notebook Samsung Essentials E30

O E30 é um notebook Samsung da linha Essentials. Este modelo possui processador Intel Dual-Core i3 com velocidade de 2.3 e tela de 15.6” LED HD.

Além disso, o E30 conta com memória RAM de 4G, HD de 1GB, uma entrada USB 2.0, uma USB 3.0 e bateria com duração em média de três horas.

2º – Notebook Samsung Essentials E20

O E20 também faz parte da linha Essentials de notebooks da Samsung. Além da tela de 15.6” HD LED antirreflexiva, este modelo conta com processador Intel Celeron Dual Core, com velocidade de 1.8.

Este modelo conta ainda com memória RAM de 4G e HD de 500GB, além de duas entradas USB 3.0, uma USB 2.0 e uma HDMI.

3º – Notebook Samsung Expert X30

O X30 é um notebook Samsung da linha Expert, com tela de 15.6” HD LED. Este modelo possui processador Intel Core i5, de 8ª geração, com velocidade de 1.6.

Este notebook possui 8GB de memória RAM, HD 1GB e duas entradas USB 3.0, uma USB 2.0 e uma HDMI.

4º – Notebook Samsung Style S50

O notebook Samsung S50 faz parte da linha Style. Ultrafino, este modelo conta com processador Intel Core i7 e tela de 13,3”.

Além disso, o S50 possui 8GB de memória RAM, HD com 256GB e uma bateria de longa duração que pode ficar até 10 horas longe da tomada.

5º – Notebook Samsung Gamer Odyssey

O Gamer Odyssey é um notebook para quem procura alta performance para jogos. Com processador Intel Core i5, este modelo conta com placa de vídeo nvidia geforce gtx 1050 e teclado retroiluminado.

Este notebook possui tela de 15.6” LED Full HD, 8GB de memória RAM, HD de 1TB, duas entradas USB 2.0 e uma USB 3.0.

Guia de Compra

Pode parecer simples escolher o notebook Samsung ideal. Mas, para que você não adquira um produto que não irá satisfazer as suas necessidades, é preciso saber que cada modelo tem configurações particulares para funções diferentes.

Por isso, criamos este Guia de Compra. Aqui você vai encontrar todas as informações sobre o notebook Samsung para que você possa tomar a melhor decisão.

Três pessoas sentadas em uma mesa, cada uma com um notebook Samsung.

Existe um notebook Samsung ideal para cada necessidade de uso. (Fonte: Brooke Cagle / Unsplash)

O que é um notebook Samsung?

O notebook Samsung é um dos mais modernos, potentes e populares aparelhos hoje em dia. Ao lado da Apple e da Dell, a Samsung é uma marca de notebooks mais vendida no Brasil.

Com a qualidade tradicional e história da marca Samsung, os diferentes modelos de notebook oferecidos pela marca têm em comum a qualidade duradoura, tecnologia avançada e design arrojado.

O fato é que a Samsung é uma das fabricantes de eletroeletrônicos mais conceituadas no mundo. Fundada na Coréia do Sul em 1939, a empresa evoluiu muito até chegar no top de linha da fabricação dos notebooks.

Ao longo das décadas, a Samsung se consolidou pela qualidade de seus produtos em termos de inovação, durabilidade e resistência. E, é claro, tudo isso com preços bem competitivos.

No Brasil, a Samsung já está entre as líderes de fabricação de Smart TV e smartphones. Mas, além desses produtos, a marca também se destaca com a produção de aparelhos blu-ray’s e DVD’s players, home theaters, câmeras e eletrodomésticos.

Nos últimos anos, porém, os notebooks da Samsung ganharam o mercado agradando os consumidores mais exigentes.

Atualmente, a marca sul-coreana tem modelos de notebooks em diversos tamanhos e tecnologias, desde os mais básicos, para tarefas do dia a dia, até os notebooks gamers, com placa de vídeo dedicada.

Como a Samsung evoluiu até chegar aos melhores notebooks?

A Samsung foi fundada inicialmente como uma companhia de troca em áreas como processamento de comida, têxtil, seguros, segurança e varejo.

Samsung é a mistura das palavras “Sam”, que significa três, e “Sung”, que significa estrela que, em sul-coreano, significa algo grande, vasto, forte e duradouro.

O numeral 3 no país significa “algo grande, vasto e forte”, lemas que acompanham a história da Samsung ao longo das décadas. Já o significado de estrelas corresponde a “algo duradouro”, outra marca da Samsung.

Dessa forma, o logotipo da Samsung tinha 3 estrelas até o ano de 1993, quando foi criado o famoso símbolo com emblema na cor azul utilizando hoje em dia.

Mas foi apenas nos anos de 1960 que a empresa entrou na indústria eletrônica e, em 1970 a marca avançou e se inseriu também na indústria da construção, inclusive de navios.

Em 1992, a Samsung se tornou a maior fabricante de chips de memória e discos de armazenamento para PCs. A partir daí a marca se expandiu pelo mundo entrando no mercado de telemóveis, inclusive abrindo uma fábrica no Brasil em 1998.

Em 2011, a Samsung se consolidou no mercado de notebooks, apostando em funções inovadoras e designer de ponta. Em 2012, por exemplo, a marcar lançou a segunda geração do Samsung Series 9, que foi considerado à época o notebook mais fino do mundo, com 12,9 mm de espessura.

Quais são as linhas de notebook Samsung no Brasil?

A Samsung conta atualmente conta com quatro principais linhas de notebooks no Brasil. São elas: a Essentials, a Expert, a Style e a Odyssey.

Cada linha possui funcionalidades e tecnologias específicas para ajudar você a escolher o produto mais adequado de acordo com o uso que você faz do notebook.

Homem em pé segurando o notebook da Samsung com uma mão.

Existem quatro linhas de notebook Samsung, cada uma com uma finalidade para ajudar você no dia a dia. (Fonte: Brooke Cagle / Unsplash)

Para você ter uma ideia, apenas nas duas principais linhas voltadas para o uso profissional, a Expert e a Style, a Samsung disponibiliza 11 tipos de notebooks diferentes.

Mas, para ajudar você a entender as principais características de cada linha de notebook Samsung, condensamos as informações nos tópicos abaixo:

  • Essentials: Notebooks considerados de entrada, que possuem configurações mais básicas e preços mais acessíveis. Ideais para uso no dia a dia, como estudos e trabalhos mais simples.
  • Expert: Inclui notebooks para uso profissional, com modelos que vão desde os intermediários até os mais completos com placas de vídeo dedicada.
  • Style: Nesta linha estão os modelos de notebook Samsung considerados ultrafinos, leves e com bom desempenho. Ideal para quem vive em movimento.
  • Odyssey: Os notebooks desta linha são indicados para jogar games já que são modelos considerados de altíssima performance.

Mas a Samsung não parou por aí. A cada ano, a marca lança novos modelos, cada vez mais inovadores.

Quais são os últimos lançamentos de notebook Samsung?

Além dessas quatro linhas, em 2019 a Samsung lançou uma quinta, a Flash, que chegou como uma atualização da linha Essentials.

A linha de notebooks Flash possui aparelhos com design retrô, teclas arredondadas, leitor de impressão digital e tela full HD.

Outro diferencial dos modelos de notebook Samsung da linha Flash é que eles possuem memória em SSD, ao contrário do HD mecânico, que é mais lento para abertura de apps, arquivos e gravação de dados.

Apesar da simplicidade do processador Celeron da Intel, o notebook Samsung da linha Flash tem características típicas dos ultrabooks mais caros.

Além desta nova linha de notebooks, a marca também anunciou outros lançamentos como, por exemplo:

  • Odyssey 2019: Este notebook é uma atualização da linha de aparelhos para games, que vem com novas placas de video RPX da Mvidea para rodar jogos com luz, sombras e reflexos mais realistas.
  • Samsung 9 Pro: Este notebook possui conexão sem fio pronta para o novo padrão 5G de fluxo de dados.

Qual a diferença entre o sistema operacional do notebook Samsung e os de outras marcas?

Quando você liga o notebook, um dos primeiros arquivos a ser executado é o sistema operacional. É este sistema que define, por exemplo, o visual da área de trabalho e a forma de navegação entre as tarefas e programas compatíveis com o seu notebook.

O principal sistema operacional do momento é o Windows 10, da Microsoft. Atualmente, todos os modelos de notebook Samsung no Brasil já saem de fábrica com a versão do Windows 10.

Pessoa teclando em notebook Samsung.

O notebook Samsung vem com o sistema operacional Windows 10. (Fonte: Brooke Cagle / Unsplash)

Mas, além do Windows 10, existe também o sistema operacional Linux, muito utilizado por programadores e especialistas em informática.

Como o Linux é gratuito e tem código aberto, os modelos de notebook com esse sistema operacional costumam ser mais baratos, além de permitirem uma maior personalização da interface.

Além do Linux, você pode encontrar notebooks com sistema operacional do Google, o Chrome OS. Em geral, esse sistema está presente em notebooks pequenos.

Qual o diferencial do serviço ao consumidor para o notebook Samsung?

O serviço ao consumidor para o notebook Samsung é um dos destaques da marca. E esse é um ponto fundamental, já que eventualmente você poderá precisar de auxílio técnico.

Infelizmente, esse serviço costuma ser ineficiente e falho entre a maioria dos fabricantes de notebooks.

Com a Samsung, porém, o serviço é diferenciado. Isso porque a marca possui o S-Service, um serviço gratuito e personalizado de atendimento aos usuários de notebook Samsung.

Disponível para os notebooks lançados a partir de 2017, o S-Service permite que você tenha um suporte técnico, seja por chat ou por telefone, para ajudar nas configurações do aparelho. Este serviço fica disponível durante toda a vida útil do notebook.

Com o S-Service você pode entrar em contato com o suporte de segunda a sábado para tirar dúvidas ou solicitar suporte técnico especializado que o acontece de maneira remota e segura.

O serviço ao consumidor com suporte remoto personalizado e gratuito é um dos destaques da Samsung para os usuários de notebook.

Além disso, a marca também oferece o Samsung Concierge, serviço disponível em alguns modelos de notebooks como, por exemplo, o Style 550. Este é um serviço exclusivo de pós-venda da empresa que garante atendimento 24 horas por dia para esclarecimento de dúvidas, configurações e possíveis reparos do notebook.

Quais são os mitos e verdades sobre o uso do notebook Samsung?

Além da personalização do serviço e suporte técnico oferecido pela Samsung, é importante que você saiba que, dependendo da forma como você usa o aparelho, você pode otimizar suas funcionalidades.

Mas, como hoje em dia existem muitas informações desencontradas, separados para você alguns pontos de esclarecimentos a respeito dos mitos e verdade sobre o uso do notebook.

  • Notebook na tomada: Usar o notebook ligado na tomada pode danificar aparelho? A resposta é não! Nos aparelhos mais antigos havia essa possibilidade, mas o notebook Samsung atual é feito com bateria de íon de lítio, um material muito seguro.
  • Bateria que vicia: Antigamente também se falava em baterias que viciavam com o tempo de uso. Mas, atualmente, isso se trata de um mito. E, mais uma vez, a responsável por não permitir que as baterias de notebooks viciem é justamente o íon de lítio.
  • Notebook no colo: É verdade que utilizar o notebook no colo por muito tempo pode prejudicar a pele. O fato é que qualquer aparelho eletrônico gera calor. Com o notebook não é diferente. Assim, a saída e entrada de calor do aparelho, se ficar em contato com a pele por muito tempo, pode até, em casos mais sérios provocar queimaduras na pele e no processador.
Três amigos sentados. Um deles no meio apoiando o notebook Samsung no colo.

Usar o celular no colo por muito tempo não é recomendável. (Fonte: Brooke Cagle / Unsplash)

  • Notebook em standby: Deixar o notebook em standby economiza a energia? Mito! Qualquer aparelho eletrônico em standby irá consumir energia. No entanto, com essa função, o notebook irá consumir menos energia e de maneira mais lenta do que se estivesse ligado e em uso.
  • Abrir e fechar o notebook: Você sabia que se você abrir e fechar o seu aparelho de maneira muito rápida e agressiva é possível que danifique o notebook? O fato é que o notebook é um equipamento delicado, por isso nada de rapidez e força com ele.

Quais as vantagens do notebook Samsung?

Como vimos, o notebook Samsung possui modelos que atendem aos mais variados estilos e perfis de usuários.

Mas a grande vantagem do notebook da Samsung é que, em geral, este é um aparelho equipado com configurações de ponta e projetado com design premium.

Além disso, os notebooks da Samsung costumam ter preços competitivos e acessíveis, se considerarmos as linhas mais básicas. Outra vantagem da Samsung está na inovação, em termos de processadores, opções de conexão e placas de vídeo.

E como já vimos, a Samsung possui assistência técnica rápida e eficiente por todo o Brasil e também de maneira remota.

A grande desvantagem do notebook Samsung é que, apesar de ainda serem mais baratos do que a maioria das marcas top de linha, os preços da linha premium ainda são altos.

A seguir, você confere as principais vantagens e desvantagens do notebook Samsung:

Vantagens
  • Configurações de ponta
  • Designer arrojado e elegante
  • Funções inovadoras
  • Ótimo suporte ao usuário
Desvantagens
  • Preços nem sempre são amigáveis

Quanto custa um notebook Samsung?

O notebook Samsung varia bastante em termos de preço. O valor vai depender da linha, do modelo e é, claro, das especificações técnicas que definem cada notebook.

Assim, o notebook da Samsung pode custar entre R$ 1.300 e R$ 8.000. Alguns modelos voltados para games podem chegar a até R$ 14.000.

Os modelos mais caros são, em geral, voltados para profissionais que precisam de alta performance para trabalhar com vídeos, imagens, programas e jogos.

Onde comprar um notebook Samsung?

Você pode comprar o notebook Samsung em lojas especializadas, de departamento e hipermercados como Casas Bahia, Extra e Ponto Frio.

Nós recomendamos que você realize a sua compra em lojas online como a Amazon Brasil, por exemplo. Assim, você terá uma maior variedade de modelos para escolher, além de preços mais competitivos. Sem contar que você faz a sua compra do conforto da sua casa.

Critérios de compra: O que observar antes de escolher o notebook Samsung

Depois de entender tudo sobre o notebook Samsung, chegou a hora de conhecer os fatores técnicos que diferenciam um modelo do outro. Mas para saber quais as funcionalidades e tecnologias são mais adequadas para você, é preciso analisar também como você usa o notebook.

Seja para atividades básicas do dia a dia, seja para uso profissional, existe um modelo com especificações ideais. Por isso, a seguir listamos os principais fatores que você deve levar em consideração antes de comprar o notebook Samsung:

  • Processador
  • Memória RAM
  • Armazenamento interno
  • Placa de vídeo
  • Tela
  • Bateria
  • Conexão

A seguir, vamos detalhar esses fatores para que você possa adquirir o notebook Samsung ideal para você.

Processador

O processador é o cérebro do notebook, responsável por coordenar todas as ações. Por isso, quanto melhor for o processador, mais rápido vai ser o seu notebook.

Atualmente, a maior parte dos modelos de notebook Samsung tem processadores Intel Core i3, i5 ou i7.

O i3 é o mais simples e, por isso, é indicado para quem desempenha atividades simples como navegar na internet, assistir vídeos e trabalhar ou estudar com arquivos leves.

Já os notebooks com Intel Core i5 são mais potentes e velozes. Portanto, é recomendado para quem trabalha com fotos, tabelas e programas de cálculos mais elaborados.

O i7 é o modelo de processador mais avançado e, por isso, também é o mais caro. Assim, este processador é indicado para quem trabalha com programas e softwares pesados.

Além disso, é importante que você saiba que dentro de cada categoria de processador existem ainda diferentes gerações. Quanto mais alta a geração, melhor será o desempenho do processador.

Atualmente os mais avançados são de oitava geração. Mas você poderá encontrar processadores Intel Core i3, i5 e i7 de sétima e sexta gerações, que são suficientes para o uso mais básico.

Memória RAM

A memória RAM é o que organiza os processos que estão sendo executados pelo processador. Ou seja, a memória RAM vai determinar a quantidade de programas que você poderá abrir ao mesmo tempo e a velocidade com que esses programas irão trabalhar.

Por isso, quanto mais alta a memória RAM, melhor será o desempenho do seu notebook Samsung. Hoje em dia, em geral, os notebooks da Samsung podem ter entre 4G e 16GB de memória RAM.

Se você usa o seu notebook para abrir programas simples, como e-mail, redes sociais e editores de texto, o notebook Samsung com 4G de memória RAM será suficiente.

Mas se você precisa trabalhar com programas mais pesados como editores de imagem, softwares e jogos, recomendamos o notebook Samsung com memória RAM de, pelo menos, 8GB.

Já para você que precisa de muito espaço interno para trabalhar, com programas ainda mais pesados e editores de vídeo, por exemplo, além de games mais avançados, o ideal é que o seu notebook tenha de 16GB para cima.

Pessoa teclando em notebook Samsung, com uma xícara e câmera fotográfica ao lado.

A escolha do tamanho da memória RAM vai depender do uso que você faz do notebook. (Fonte: Nathan Dumlao / Unsplash)

Armazenamento interno

Além da memória RAM, existe ainda o espaço de armazenamento interno do notebook que varia entre os modelos disponíveis. Assim, a quantidade de arquivos e programas que você pode guardar no seu notebook Samsung pode ser armazenado em três tipos de memórias: HD, SSD e HD híbrido.

A memória HD é o disco rígido padrão e também a forma de armazenamento mais barata presente nos notebooks. Em geral, você encontrará o armazenamento interno HD variando entre 250GB e 2TB.

Para ter acesso à internet e salvar textos, um notebook com HD de 250GB ou 500GB é suficiente. Hoje em dia, o mais comum são os notebooks com HD de 1TB, que é suficiente para ações medianas como salvar arquivos de textos, planilhas e fotos.

Já para quem precisa salvar arquivos mais pesados, como vídeos longos ou games, recomendamos um notebook Samsung com HD de 750GB, 1TB ou mais.

Já o armazenamento SSD é uma nova tecnologia de armazenamento considerada a evolução do HD. Os SSDs são silenciosos e mais resistentes que os HDs comuns devido à inexistência de partes mecânicas. Além disso o SSD tem a vantagem de ser 10 vezes mais rápido ao acessar arquivos de inicialização.

No entanto, eles também têm custo mais alto e, em geral, esse tipo de memória conta com menor capacidade, como 256GB ou 480GB. Entre o HD e o SSD, existe ainda uma opção de armazenamento intermediária, chamado de híbrido, que tem SSD de 8GB e HD de até 2TB.

Duas mulheres teclando em notebook Samsung.

O armazenamento interno é o espaço disponível para você salvar arquivos e programas. (Fonte: Brooke Cagle / Unsplash)

Placa de vídeo

Se você está procurando um notebook Samsung para games ou edição de imagens e vídeos, sabe que o processador e a memória RAM não são os únicos fatores importantes.

O fato é que o processamento gráfico, ou seja, a capacidade de exibir as imagens é feita pela placa de vídeo. Por isso, para trabalhar com imagens e jogos pesados recomendamos que você opte pelo notebook Samsung que tenha placa de vídeo integrada.

Essas placas de vídeo possuem sua própria memória de vídeo, sem exigir da RAM disponível no notebook. Além disso, os notebooks com placa de vídeo dedicada devem ser escolhidos de acordo com o tipo de programa e processamento gráfico que você precisa.

Por exemplo, se você vai editar fotos e vídeos em menor resolução e também para jogos mais leves, as placas de vídeo de entrada como, por exemplo, a GeForce MX110 e a GeForce MX150 são suficientes.

No entanto, se o seu trabalho demanda um maior desempenho gráfico do notebook, como a edição de vídeos em maior definição ou jogos, opte pelas placas mais avançadas.

Um exemplo de placa de vídeo mais atualizada e potente é a Nvidia GeForce 1050 e a GeForce GTX 1060. Mas, se a ideia é trabalhar com programas ultra pesados como vídeos em 3D e programas de designer, por exemplo, recomendamos o notebook Samsung com placa de vídeo top de linha, como a GeForce 1070 e Nvidia Quadro.

Tela

Se você quer apenas assistir filmes e séries no notebook Samsung não precisa se preocupar com a placa de vídeo. No entanto, é fundamental que você considere o tamanho e a resolução da tela.

É claro que, quanto maior for a tela e quanto melhor for a resolução da imagem, melhor será sua experiência e visualização de imagens e vídeos.

A maior parte dos modelos de notebook Samsung possuem de 13″ a 17″ polegadas, com definições HD, Full HD ou OLED (4k).

Para ler e-mails e utilizar o notebook em viagens, uma tela de 13 polegadas já é suficiente. Para navegar na internet, redes sociais e ler muitos e-mails, uma tela maior de, pelo menos, 15 polegadas é mais recomendada.

Por outro lado, se você vai usar o seu notebook Samsung como computador principal, o ideal é optar por uma tela entre 15 polegadas e 17 polegadas. Não esqueça de também levar em conta a sua mobilidade. Isso porque, quanto maior for a tela do seu notebook Samsung, mais pesado deverá ser o aparelho.

Para quem se movimenta muito com o notebook, os especialistas recomendam escolher uma tela menor e, assim, ter um notebook Samsung mais leve e fácil de carregar.

Já com relação à qualidade de exibição das imagens, você poderá optar entre três opções: telas com resolução HD, Full HD ou maiores, como a OLED.

As maiores resoluções encarecem e muito o preço do notebook Samsung. Por isso, a resolução Full HD e a OLED são recomendadas caso você precise editar vídeos, fotos e utilizar jogos pesados. Essa resolução proporciona uma maior definição dos detalhes, das cores e de contraste.

Mas, se a ideia é apenas utilizar o notebook Samsung para tarefas mais simples do dia a dia e assistir filmes em streaming, a resolução HD será suficiente para você.

Mão apontando caneta para a tela do notebook e a outra mão segurando celular.

O tamanho e a resolução da tela do notebook Samsung influem na qualidade da sua experiência. (Fonte: PhotoMIX-Company / Pixabay)

Bateria

Você também deve levar em conta a duração média da bateria do notebook Samsung. Essa duração vai variar de acordo com o modelo que você escolher. Em geral, você vai encontrar a duração média da bateria do seu notebook Samsung exposta na embalagem.

Dessa forma, você poderá escolher entre modelos de notebook da Samsung que possuem duração de bateria que variam entre 3 e 14 horas. Isso é especialmente importante se você utiliza muito o seu notebook em locais de difícil acesso à tomada.

Conexão

Se você precisa conectar o seu notebook Samsung ao mouse, impressora, caixas de som ou TV é fundamental que você observe quais são as entradas disponíveis no aparelho.

Isso porque o número de entradas varia em tipo e em número dependendo do modelo de notebook. Em geral, porém, o notebook Samsung costuma ter uma entrada USB 2.0, além de uma ou duas entradas USB 3.0.

Se você for apenas conectar o mouse ou HD Externo, um notebook com duas portas USB 2.0 é suficiente. Mas se você precisa transferir arquivos com frequência, o ideal é ter um notebook Samsung com entrada USB 3.0.

Além disso, apenas alguns notebooks possuem entrada HDMI, muito usada para conectar os notebooks nas TVs.

(Fonte da imagem destacada: PhotoMIX-Company / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.