Pessoa digitando em notebook.
Ultima atualização: 2 de outubro de 2019

Como escolhemos

15Produtos analisados

19Horas investidas

4Estudos avaliados

86Comentários coletados

Olá, seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil, o seu portal de reviews na internet! Desde que as telas sensíveis ao toque surgiram elas se tornaram uma febre. Hoje em dia existe o notebook touch screen e é sobre ele que falaremos nesse review.

Ter um notebook que pode ser utilizado através de toques na tela é uma facilidade que muitas pessoas procuram. Fáceis de manusear e cheios de tecnologia, esse modelo de computador é encontrado em diversas versões e te mostraremos tudo sobre ele nesse artigo.




Primeiro, o mais importante

  • O notebook touch screen é ideal para quem deseja utilizar o computador com os dedos e sem complicações.
  • Ele é repleto de vantagens, mas muitos jogos e softwares ainda não funcionam com esse tipo de tecnologia.
  • Por possuir uma tela diferenciada, muitos modelos de notebook touch screen têm um valor mais alto do que os que possuem tela LED convencional.

Você também pode gostar:

Os melhores notebooks touch screen: Os favoritos da redação

O notebook touch screen é atualmente encontrado nas mais variadas versões. Existem modelos maiores, outros menores, alguns possuem mais memória e assim por diante. E dentre essas tantas opções alguns modelos são considerados os melhores pelos consumidores e para te mostrar quais são eles, preparamos esse ranking.

O melhor avaliado pelos usuários

Esse modelo de notebook touch screen da Acer possui processador Intel Core i5 de 8ª geração e conta com uma tela LED de 14 polegadas com resolução HD. Ele tem ainda dobradiça em 360º, que garante múltiplas formas de uso, memória de 8 GB tipo DDR4 e sua bateria dura até 16 horas. Outros diferenciais são seus speakers frontais, que garantem um áudio poderoso e cristalino.

O modelo ultrafino

Desenvolvido pela Dell, esse notebook touch screen possui tela LED de 14 polegadas e um design moderno e muito portátil. Ele conta com processador Intel Core i5 de 8ª geração, tem memória de 8GB do tipo DDR4 e uma capacidade de armazenamento de 1TB. O computador possui ainda dobradiça 360º, que o permite ser utilizado de quatro formas diferentes, e bateria com carregamento rápido.

O melhor custo-benefício

Com tela LED de 12.2 polegadas com definição HD, esse modelo de notebook touch screen possui 4 GB de memória e uma capacidade de armazenamento de 32 GB. Ele é confeccionado com um design fino e leve e pode ser utilizado com os dedos ou com caneta. Além disso, liga em menos de 10 segundos, tem processador Intel Celeron e tela com rotação de 360°.

O melhor processador

Equipado com processador Core i7 de 8ª geração, essa opção de notebook touch screen da Acer possui tela de 14 polegadas com resolução em HD. Sua bateria conta com duração de 16 horas e ele tem um áudio de alta qualidade graças aos seus dois speakers frontais. O computador possui ainda memória de 8 GB e tela com dobradiça 360º.

Guia de Compra

A tecnologia touch screen veio para ficar. Possibilitando o uso de computadores e celulares sem a necessidade de mouse, botões ou teclado, esse é um recurso que agrada e muito os consumidores. E se antigamente isso só existia nos smartphones, hoje em dia, os notebooks também são touch screen.

Mas vale a pena adquirir um desses? Essa é uma dúvida que acomete muitas pessoas e para respondê-la criamos esse guia de compra com tudo o que você precisa saber antes de tomar uma decisão.

Na foto uma mulher sentada em uma cama usando um notebook.

O notebook touch screen é encontrado em diversas versões e é muito fácil de utilizar. (Fonte: choreograph / 123rf)

Quais os pontos positivos e negativos do notebook touch screen?

O notebook touch screen possui muitos pontos positivos e a sua grande vantagem está na praticidade e facilidade de uso. Isso porque ele pode ser manuseado com os dedos, sem a necessidade de utilizar mouse ou teclado.

Outro ponto alto desse produto está na resistência da sua tela. Muitos modelos de notebook touch screen contam com telas com revestimento Gorilla Glass, que as torna mais fortes e com menos chance de quebra.

A maioria dos notebooks desse tipo é confeccionado no modelo de notebook 2 em 1.

Além disso, a maioria dos notebooks desse tipo é confeccionado no modelo de notebook 2 em 1. Isso permite que ele seja utilizado no formato convencional ou no modelo de tablet, que é ideal para assistir aos mais diversos tipos de conteúdo na internet.

Não se pode deixar de destacar ainda que esses são computadores muito modernos. Graças a isso contam com tecnologias novas, que lhes garantem uma excelente performance.

Mas nem tudo são flores e o notebook touch screen também possui pontos negativos. Um deles está relacionado a duração da sua bateria. Por mais que isso esteja mudando, as telas sensíveis ao toque geram um gasto maior de bateria e com isso o computador tem menos tempo de autonomia fora da tomada.

Outra desvantagem é o seu peso. Naturalmente a tela touch screen ocupa mais espaço na carcaça do notebook e isso faz com que ele pese mais do que os modelos com tela LED, por exemplo.

Há ainda as desvantagens de que muitos softwares e jogos não são compatíveis com esse tipo de tecnologia e que a sua manutenção é mais cara devido a sua tela.

Vantagens
  • Pode ser manuseado através da sua tela
  • É fácil de usar
  • Possui tela mais resistente do que as convencionais
  • Conta com as tecnologias mais recentes
Desvantagens
  • É mais pesado
  • A bateria tem durabilidade menor
  • Alguns softwares não funcionam com o touch screen
  • Manutenção mais cara

Quais marcas vendem notebooks touch screen no Brasil?

Não são todas as marcas que investiram nas telas touch screen para os seus modelos de notebook. A Apple, por exemplo, conta com leitor de digital no MacBook, mas a tela ainda não ganhou essa tecnologia.

Porém, é possível encontrar esses produtos com facilidade por aqui. Isso porque muitas empresas foram inovadores e lançaram os notebooks touch screen no mercado brasileiro, sendo que as principais delas são:

  • Samsung
  • Dell
  • Asus
  • Acer
  • HP
  • Lenovo
  • Microsoft

Para quem o notebook touch screen é indicado?

O notebook touch screen é um excelente investimento, porém dependendo da forma de uso ele pode não ser tão útil. Dessa forma, para as pessoas que fazem um uso mais básico do computador, apenas para edição de documentos ou acesso à internet, essa tecnologia acaba sendo dispensável.

Além disso, para os gamers, ou seja, os que usam o notebook para jogos ele não é indicado, isso porque os jogos não funcionam com esse tipo de comando.

Já quem trabalha com programas no qual essa tecnologia é aceita, atua como designer ou áreas desse tipo ele pode sim ser uma ótima opção. Sem falar que devido ao seu modelo ele é bom também para os que adoram assistir a conteúdo na internet como Netflix e Youtube, por exemplo.

O notebook touch screen é mais caro do que os modelos comuns?

Para que um notebook seja considerado touch screen ele recebe uma camada de sensores diferenciada em sua tela. Esses sensores servem para detectar o toque do dedo entre o vidro e o painel e isso é que torna esses computadores mais caros dos que os que possuem tela LED convencional.

foco

Para limpar sua tela touch screen, use um pano de microfibra e álcool isopropílico.

Critérios de Compra: Fatores para comparar os modelos de notebook touch screen

Se você chegou até aqui decidido a adquirir um notebook touch screen saiba que existem alguns fatores que podem te ajudar a fazer a melhor escolha. Separamos todos eles abaixo e basta segui-los para não errar na compra.

  • Tipo de processador
  • Capacidade de armazenamento
  • Memória RAM
  • Tamanho da tela e peso
  • Durabilidade da bateria
  • Conexões

Agora detalharemos cada um deles.

Tipo de processador

Uma das partes mais fundamentais de um notebook touch screen é o seu processador. Ele é considerado o cérebro de um computador e é nele que todas as informações são processadas.

O Core i5 é o mais básico e ideal para quem executa tarefas simples com o computador.

Atualmente os mais conhecidos são o Core i3, i5, i7 e i9 e o Intel Celeron. Os da linha Core são divididos através da sua performance e os mais encontrados nos notebooks touch screen são o i5 e o i7.

Dentre eles, o Core i5 é o mais básico e ideal para quem executa tarefas simples com o computador. Já o i7 é voltado para usuários que precisam de um notebook com maior performance e rapidez.

Capacidade de armazenamento

Outro ponto importante em um notebook é a sua capacidade de armazenamento, ou seja, a quantidade máxima de arquivos que ele consegue guardar. Dentre os modelos touch screen isso varia bastante e é fundamental analisar a sua necessidade antes de optar por um modelo.

A capacidade de armazenamento do computador é determinada em GB ou TB. No quesito GB, quanto maior for o número, mais arquivos você poderá ter salvo no seu computador. Caso ela tenha 1 TB ou mais saiba que esses são os melhores nesse quesito e se você precisa de bastante espaço invista neles.

 Na foto um mesa com uma pessoa usando um celular e alguns papéis, notebooks, xícara e calculadores em cima dela.

Quanto mais arquivos se utiliza no computador maior deve ser a sua capacidade de armazenamento. (Fonte: rawpixel / Pixabay)

Memória RAM

A memória RAM é a memória de acesso aleatório, ou seja, ela é a responsável por interpretar os documentos e programas quando eles são acessados. Muitas pessoas acreditam que esse tipo de memória tem a ver com armazenamento, mas na verdade não.

Ela é importante porque determina o número de programas ou abas do navegador que podem ser acessadas simultaneamente com o computador. Logo é essencial levar isso em consideração na hora de escolher um notebook touch screen e quanto mais memória RAM ele tiver melhor.

Tamanho da tela e peso

O tamanho da tela e o peso do notebook touch screen devem ser levados em consideração porque tem a ver com a portabilidade e a experiência de uso.

Quem precisa de um computador para utilizar nos mais variados lugares deve optar por um modelo menor e mais leve. Para isso os de 12 a 14 polegadas são boas escolhas, porque tem um tamanho bom e pesam menos.

Já os que gostam de assistir filmes e séries com o computador ou não têm a necessidade de transportá-lo pode optar pelos maiores. Porém, eles são menos encontrados na versão touch screen.

Na foto um notebook, um óculos de grau e um mouse sem fio em cima de uma mesa de madeira.

Quanto menor e mais leve for o notebook touch screen mais portátil e fácil de levar para todos os lugares ele será. (Fonte: Free-Photos / Pixabay)

Durabilidade da bateria

Outro ponto fundamental é a durabilidade da bateria do notebook. Quando se adquiri um computador desse tipo é importante que ele possa funcionar por um bom tempo sem a necessidade de estar conectado a uma tomada.

Todos os fabricantes do notebook touch screen trazem essa informação nas especificações dos seus produtos. Portanto analise o que ele diz e veja se as horas informadas são suficientes para a sua forma de utilização.

Conexões

Não pode-se deixar de analisar também o número de conexões que o notebook touch screen possui. Essas conexões podem ser portas USB, HDMI, e até mesmo leitor de DVD ou CD e cartão SSD.

Muitas pessoas não pensam sobre isso na hora de escolher seus computadores e acabam se arrependendo depois. Portanto, cheque quantas portas USB ou HDMI você utiliza no seu dia a dia e se ainda faz uso de CDs. A partir disso opte por um modelo que se adeque a sua necessidade.

(Fonte da imagem destacada: Edhar Yuralaits / 123rf)

Por que você pode confiar em mim?