Imagem mostra una mulher de óculos negros
Ultima atualização: 2 de maio de 2020

Como escolhemos

15Produtos analisados

20Horas investidas

5Estudos avaliados

52Comentários coletados

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Você faz uso constante de aparelhos eletrônicos como computadores e celulares? Nesse caso, precisa proteger seus olhos da exposição constante às telas e às luzes por elas emitidas! Uma ótima solução é comprar um óculos bloqueador de luz azul.

Estudos feitos por fontes confiáveis têm descoberto cada vez mais malefícios relacionados à luz azul. Mas vale a pena comprar um óculos que te proteja dela? Há diferenças entre os modelos? Apenas ele é suficiente para o seu cotidiano? Fique conosco para ter essas dúvidas respondidas!




Primeiro, o mais importante

  • Aparelhos eletrônicos como computadores, celulares e televisores emitem luz azul, bastante prejudicial para os olhos dos seres humanos.
  • Os óculos bloqueadores de luz azul conseguem fazer com que esses raios prejudiciais não cheguem tanto aos olhos, ajudando muito pessoas que passam horas mexendo com telas.
  • Esses óculos não têm outras funções além de bloquear a luz azul, mas podem ser usados em conjunto com outros tipos, como os de grau, para serem mais completos.

Você também pode gostar:

Os melhores óculos bloqueadores de luz azul: Nossas recomendações

É sempre necessário levar a saúde a sério. Por isso, um óculos bloqueador de luz azul precisa ser de alta qualidade. Mas não se preocupe: Nós vamos te apresentar agora alguns dos principais modelos disponíveis no mercado brasileiro!

Um óculos bloqueador de luz azul de alta qualidade

Se você deseja um óculos simples, mas de qualidade, pode escolher com tranquilidade esse da Brightzone. Ele é durável e de fácil limpeza e armazenamento, principalmente por acompanhar flanela e caixinha com zíper. Pode ser usado para leitura em telas e para assistir aos seus programas favoritos na televisão.

O melhor custo-benefício

Com um design moderno e atraente, todo em laranja, esse óculos da Univet alia a beleza à proteção, já que tal cor é recomendada para bloquear a luz azul. Ele também tem hastes ajustáveis, é confortável e muito leve. Pode ser combinado com um óculos de grau, melhorando a capacidade de leitura.

O óculos bloqueador de luz azul perfeito para gamers

Gamers passam um tempo elevado em frente ao computador e com alta concentração. Precisam de óculos bloqueadores que ofereçam proteção real, e esse modelo da Titans Protection é perfeito para isso: Impede a passagem das luzes azul e violeta e melhora o contraste de cores, tornando a experiência de jogo ainda melhor!

Guia de compra

É hora de conversarmos mais a fundo sobre o que é a luz azul e quais as vantagens que um óculos bloqueador pode te trazer.

Pesquisamos as dúvidas mais frequentes sobre esses óculos e preparamos respostas completas para elas em nosso guia de compra!

Imagem mostra uma mulher de óculos mexendo em um smartphone.

Smartphones emitem luz azul em quantidades muito prejudiciais. (Fonte: Rainer_Maiores/ Pixabay.com)

O que é luz azul e como ela pode te prejudicar?

Existem muitos tipos de raios de luz que são prejudiciais. Você certamente já ouviu falar nos ultravioleta, produzidos pelo sol em seus horários mais intensos, e todos os efeitos negativos que eles são capazes de gerar. A luz azul é mais uma que faz parte desse grupo.

Aparelhos eletrônicos, principalmente computadores, smartphones, televisores e lâmpadas de LED, emitem a luz azul. Portanto, a maior parte das pessoas está em contato com ela. Quanto maior o brilho de uma tela, maior a emissão.

São dois os grandes problemas da luz azul: Primeiro, ela pode danificar os olhos humanos, causando fadiga ocular e lesões no cristalino e na retina, levando à degeneração muscular da região. Segundo, ela bloqueia a produção de melatonina, o hormônio que regula o nosso sono.

Já reparou que o seu sono piora de qualidade após usar um eletrônico por muito tempo antes de dormir? É exatamente por isso.

foco

Você sabia que, de acordo com a Academia Americana de Oftalmlogia, a luz azul em si não é tão prejudicial aos olhos, mas sim o uso acima do recomendado dos eletrônicos? Nós poderíamos levar vidas normais se não precisássemos passar tanto tempo no computador ou smartphone!

Quais as vantagens de um óculos bloqueador de luz azul?

Todos os principais benefícios dos óculos bloqueadores de luz azul são para a sua saúde: Você se sentirá muito melhor após passar a usar um enquanto mexe nos eletrônicos!

O óculos bloqueador de luz azul irá diminuir a incidência dos raios sobre os seus olhos, evitando assim a fadiga ocular e os possíveis efeitos a longo prazo, como a degenaração da retina e até mesmo a catarata.

Ao mesmo tempo, permitirá uma melhor produção de melatonina, recuperando o sono a uma condição ideal e evitando os efeitos secundários de não dormir bem, como o constante cansaço, a improdutividade e as dores de cabeça.

Sua desvantagem principal é o fato de que talvez não seja tão necessário assim: Para quem pode, reduzir a quantidade de horas em contato com telas é a melhor opção.

Preparamos uma tabela com as principais vantagens e desvantagens do óculos bloqueador de luz solar:

Vantagens
  • Protege os olhos e evita problemas a curto e a longo prazo
  • Melhora a qualidade do sono
  • Ajuda com problemas como dores de cabeça, fadiga e estresse
  • Gera uma melhor qualidade de vida como um todo
Desvantagens
  • Tem um efeito menos impactante que simplesmente passar menos tempo em contato com eletrônicos
  • Não tem grau: Precisa ser usado junto com outras lentes

Quando se deve usar o óculos bloqueador de luz azul?

Você deve buscar um óculos bloqueador de luz azul principalmente se é uma pessoa que passa muito tempo em contato com aparelhos eletrônicos, sobretudo telas de computador, smartphones ou televisores.

Adquirir o óculos é recomendado para quem passa horas em contato com telas de eletrônicos.

Cada uma dessas telas emite grandes quantidades de luz azul e, portanto, é preciso efetuar o bloqueio. Se você leva horas por dia mexendo nesses equipamentos, trabalha em contato com eles ou não tem como efetuar alguma redução, adquirir o óculos é a melhor solução.

O uso de um óculos bloqueador de luz azul é independente de problemas como miopia ou astigmatismo e não tem nenhuma influência, seja positiva ou negativa, em seus portadores. Ele se relaciona apenas com o contato excessivo com telas de eletrônicos.

Óculos bloqueadores de luz azul ou com lente adaptável?

Uma possibilidade buscada por muitas pessoas é um óculos com lente adaptável, também conhecida como clip on, que permite trocas constantes de acordo com a situação.

Em um óculos adaptável, você pode colocar a lente bloqueadora de luz azul quando está diante de uma tela e depois trocá-la por uma bloqueadora de raios ultravioleta ao sair em direção ao sol. Essa versatilidade é a principal vantagem.

Porém, os óculos com lentes adaptáveis não costumam ter muita qualidade em nenhuma de suas opções. Servem apenas como bloqueadores preliminares, longe de terem os mesmos efeitos que modelos realmente especializados em determinada proteção.

Nós recomendamos óculos adaptáveis apenas se você não passa tanto tempo assim diante de telas ou do sol e quer ter proteções leves enquanto faz uma economia de dinheiro. Caso contrário, fique com modelos separados, um para proteção de luz azul, outro contra raios ultravioleta.

Na tabela abaixo, você encontra uma comparação entre os dois tipos:

Óculos bloqueador de luz azul Óculos adaptável
Proteção Contra luz azul Uma lente para luz azul, outra para luz ultravioleta
Vantagens Proteção eficaz contra a luz azul Ótimo valor para uma proteção dupla, versátil
Desvantagens Não protege contra outros tipos de luz Não é capaz de oferecer proteções tão eficientes

Óculos bloqueadores de luz azul também servem como óculos de grau?

A única função de um óculos bloqueador de luz azul, como o nome diz, é bloquear a luz azul. Se você precisa de um óculos de grau, deve ir a uma ótica com as especificações sugeridas pelo seu médico e deixar a montagem a cargo dos profissionais.

Caso você já use um óculos de grau e queira também bloquear a luz azul, precisará optar por um modelo que permita a sobreposição de lentes. Isso pode ser feito ou retirando a lente de uma armação e posicionando sobre a outra, o que não é tão recomendado, ou por regulagens diversas.

Os melhores modelos dos óculos de luz azul possuem hastes flexíveis e reguláveis, permitindo que ele seja colocado sobre o óculos comum. Isso é similar ao que ocorre quando você vai ao cinema e precisa colocar um óculos 3D sobre o de grau. Trata-se da melhor opção para enxergar bem e continuar protegido!

Quanto custa e onde comprar um óculos bloqueador de luz azul?

Você irá encontrar óculos bloqueadores de luz azul em faixas que podem variar entre R$ 30 e R$ 200. A qualidade está diretamente ligada com esses preços, portanto, lembre-se que escolher o mais barato pode prejudicar a sua saúde.

Ir a uma ótica é a melhor forma de comprar um óculos bloqueador de luz azul, mas você também pode fazer a sua aquisição pela internet. Nós recomendamos a Amazon brasileira, que oferece várias boas opções. Não deixe de pesquisar também na Amazon internacional e no Mercado Livre.

Critérios de compra: Fatores para a escolha de um óculos bloqueador de luz azul

Como escolher entre tantos modelos de óculos bloqueador de luz azul? Quais são os critérios que podem ajudar na decisão final? É hora de discutirmos quatro quesitos bastante importantes:

Abaixo, você encontra mais informações sobre cada um deles!

Design

Mais do que meros acessórios para a visão, óculos já se tornaram acessórios de moda. E, claro, isso também se aplica para os bloqueadores de luz azul.

Se você usar o óculos no trabalho ou junto a pessoas da família, pode desejar que ele seja bonito e combine bem com o seu rosto. Por isso, avaliar o design é bastante importante. Escolha um formato que te agrade, faça bem para a sua auto-estima e garanta o seu bem estar mental.

Imagem mostra o rosto de um homem usando um óculos.

Gamers estão entre os principais usuários de óculos bloqueadores de luz azul. (Fonte: Zakaria Zayane/ Unsplash.com)

Cor

Existem variações tanto na cor da haste, como na cor da lente. A primeira tem motivos puramente estéticos, o que se liga diretamente com o item anterior. Mas há mais do que isso a ser dito sobre a lente.

A cor da lente também pode influenciar na eficiência da proteção.

Além desses mesmos motivos estéticos, a cor da lente também pode ajudar com a eficiência da proteção. Algumas cores mais escuras, principalmente o laranja, são muito boas para um filtro mais completo da luz azul.

Por motivos estéticos, algumas pessoas jamais usariam um óculos com lente laranja ou vermelha. Elas podem optar por uma cor neutra e ainda terem boa proteção. Mas, para quem gosta, essa possibilidade une o útil ao agradável!

Funções especiais

Os óculos bloqueadores de luz azul mais modernos apresentam algumas outras funções importantes. Já falamos sobre os ajustes de hastes, que permitem o uso simultâneo com óculos de grau ou até mesmo bloqueadores de luz ultravioleta. Mas não é só isso.

Existem modelos, desenhados principalmente para os gamers, que são capazes de realçar as cores e melhorar as condições gráficas do jogos. Eles estão entre os óculos bloqueadores mais caros, mas podem ser muito úteis para esse público específico.

Armazenamento

Os óculos bloqueadores de luz solar não são feitos para serem usados a todo momento. Logo, passam muito tempo guardados e, para terem uma alta durabilidade, precisam de uma forma eficaz de armazenamento.

Alguns modelos oferecem caixinhas muito boas para armazenamento e transporte, com zíper ou botão. Prefira os que têm esse tipo de facilidade, já que isso pode fazer com que o seu óculos não quebre, risque ou se danifique pouco após a compra.

(Fonte da imagem destacada: Dean Drobot/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em nós?

Elen Gonçalves Graduada em Mecatrônica
Os anos morando e estudando na Europa ajudaram a despertar em Elen uma paixão pelos eletrônicos que a levou a estudar mecatrônica. Discutir assuntos relacionados a esse universo é o que ela mais gosta de fazer. Principalmente se for online, onde é possível compartilhar seu conhecimento com milhares de pessoas ao mesmo tempo.
Carlos Massari Jornalista
Jornalista especializado em esportes e podcaster. Apaixonado por cinema, literatura e artes em geral. Curioso nato, pesquisa e escreve sobre diversas áreas, principalmente tecnologia, ferramentas, artigos esportivos e objetos que tornam a vida e o cotidiano mais fáceis.