Imagem de uma criança utilizando óculos de natação.
Ultima atualização: 29 de junho de 2020

Como escolhemos

18Produtos analisados

19Horas investidas

4Estudos avaliados

75Comentários coletados

Seu filho vai começar as aulas de natação e você ficou responsável por comprar a roupa de banho, touca de silicone e óculos de natação infantil? Então saiba que o óculos de natação é o item mais importante dessa lista.

Caso você tenha dúvidas sobre qual modelo é ideal para o pequeno, continue conosco, pois preparamos um artigo com todas as informações sobre o assunto e algumas dicas de como escolher o modelo ideal.




Primeiro, o mais importante

  • O óculos de natação infantil serve para proteger os olhos do pequeno nadador e possibilitar a visão dentro da água.
  • É importante comprar um óculos de natação próprio para crianças, pois o acessório possui tamanho e formato adequados às características do rosto infantil. O acessório também deve contar com alguns ajustes.
  • A tonalidade das lentes do óculo de natação infantil deve ser compatível com o ambiente em que a criança irá praticar o esporte. As lentes transparentes são adequadas para ambientes fechados e as lentes coloridas são próprias para ambientes abertos.

Você também pode gostar:

Os melhores óculos de natação infantis: Nossas recomendações

Depois de matricular seu filho nas aulas de natação, você só vai precisar comprar um bom óculos de natação infantil. Pensando nisso, preparamos uma lista com diferentes modelos e marcas para você avaliar e escolher a melhor opção.

O óculos de natação infantil clássico

O óculos de natação infantil Spider Jr. da Speedo possui lentes rígidas confeccionadas em policarbonato com proteção UV e película antiembaçante, vedação em silicone macio que oferece encaixe perfeito e confortável, narizeira regulável e tira emborrachada com clip fácil de ajustar. Este modelo está disponível em várias opções de cores.

O óculos de natação infantil diferenciado

Ideal para a prática esportiva, o óculos de natação infantil Cressi Baloo é indicado para crianças de dois a sete anos de idade. Esse modelo possui lente curva com efeito panorâmico, proteção UV e película contra o embaçamento. Conta também com tira de silicone hipoalergênica com ajustes fáceis de manusear. Está disponível em cinco opções de cores.

Um conjunto de acessórios para natação infantil

Matriculou seu filho nas aulas de natação? Então compre o kit de natação infantil da Arena que acompanha uma touca e um óculos de natação. O óculos possui lentes de policarbonato que oferecem visão mais clara, ponte de nariz com tamanho ajustável e alça de silicone também ajustável. Disponível nas cores rosa ou azul.

Um modelo versátil

O óculos de natação Classic da Speedo é especialmente desenvolvido para crianças de três a seis anos de idade. Entre os diferenciais deste modelo, podemos mencionar as lentes com proteção UV que oferece excelente visão, vedação confortável e formato adaptável a diferentes formatos de rostos.

Guia de Compra

As crianças adoram nadar na piscina, principalmente durante o verão. Mas para que seu filho fique seguro e confortável durante os momentos de lazer ou nas aulas de natação, você deve investir em um bom par de óculos de natação infantil.

Versátil, o acessório também pode ser utilizado no oceano, em lagos ou cachoeiras. Para escolher o óculos de natação ideal para a criança, confira todas as informações deste Guia de Compra.

Imagem de uma criança nadando.

O óculos de natação infantil é fundamental para as crianças que fazem aulas de natação. (Fonte: Leoleobobeo/ Pixabay.com)

Qual a importância do óculos de natação infantil?

O óculos de natação infantil é um acessório de proteção fundamental para os pequenos nadadores. Pois a maioria das piscinas são tratadas com cloro, um produto químico que pode causar irritação, coceira e vermelhidão nos olhos sensíveis das crianças.

Quando o mergulho é no oceano, o óculos de natação infantil também é importante, pois evita o contato do globo ocular com a alta concentração de sal e os microrganismos presentes nesse ecossistema – isso vale para cachoeiras e rios.

Lembre-se, quando uma pessoa abre os olhos dentro da água, remove-se o filme lacrimal, a camada de proteção da córnea, deixando o globo ocular vulnerável a ação dos produtos químicos usados no tratamento da água e os microrganismos do meio aquático.

Imagem de uma criança na piscina.

As crianças não devem nadar sem óculos de natação infantil. (Fonte: Adrit1/ Pixabay.com)

Quais são os benefícios da natação infantil?

A natação promove muitos benefícios para a criançada. Tanto que o esporte de baixo impacto pode ser praticado por bebês a partir dos seis meses de vida.

A atividade fortalece os músculos, auxilia na respiração, desenvolve habilidades psicomotoras e estimula o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, emocionais e sociais. Praticar natação também evita que a criança sofra com sedentarismo, obesidade e estresse.

Para aproveitar ao máximo as aulas e brincadeiras aquáticas, a criança precisa de um bom óculos de natação infantil.

O acessório protege os olhos, ajuda os pequenos a enxergarem debaixo da água, melhora a nitidez e aumenta o campo de visão, características fundamentais para evitar acidentes durante o nado e mergulho.

Imagem de uma criança nadando.

Os óculos de natação com lentes coloridas são indicados para áreas abertas. (Fonte: White77/ Pixabay.com)

O óculos de natação infantil deve ser escolhido de acordo com a frequência de uso?

A frequência em que a criança realiza aulas de natação durante a semana, ajuda a identificar que tipo de nadador o pequeno é.

Quando as aulas são realizadas apenas uma vez na semana, podemos considerar o pequeno um nadador ocasional que deve utilizar um óculos de natação infantil confortável e com sistemas de ajuste simples, ou seja, com alças e narizeira ajustáveis.

Quando nada até duas vezes por semana, o pequeno é considerado um nadador regular e deve utilizar um óculos de natação com ponte de nariz macia e campo de visão estreito. O óculos deve ser ajustado facilmente e oferecer estabilidade durante o nado.

Ao nadar três ou mais vezes por semana, podemos considerar a criança um nadador intensivo que deve utilizar um óculos de natação com bastante aderência ao rosto, campo de visão preciso e bastante estabilidade.

Como preservar o óculos de natação infantil?

Para preservar o óculos de natação é importante lavar as lentes com água corrente depois da utilização para remover eventuais resíduos de cloro e gordura do corpo. Não é necessário utilizar detergente e nem esfregar as lentes, pois você pode remover a película de proteção UV e/ou antiembaçante.

Deixe-o secar a sombra e espere até que esteja completamente seco para guardá-lo. Outro cuidado importante é guardá-lo em uma capa que impeça que ele entre em contato com outros objetos e, consequentemente, fique riscado, sujo ou danificado.

Quanto custa e onde comprar óculos de natação infantil?

A variedade de modelos de óculos de natação infantil reflete na variedade de preços. Você encontra modelos por preços que variam entre R$15 e R$60.

Você pode comprar o acessório em lojas de artigos infantis como Alô Bebê, BMart Brinquedos, PBKids, entre outras, ou em lojas de artigos esportivos como Centauro.

Critérios de compra: Encontre o melhor óculos de natação infantil

Existem diversas opções de óculos de natação infantil que o seu filho pode usar para proteger os olhos do contato com a água da piscina durante as aulas de natação ou momentos de lazer. Algumas dicas podem ajudá-lo a escolher o modelo perfeito para a criança, confira:

Vamos detalhar cada um desses tópicos durante a seção. Caso você fique com alguma dúvida, queira compartilhar alguma informação que não mencionamos durante o texto ou registrar sua experiência, deixe um comentário abaixo.

Finalidade de uso

Determinar a finalidade de uso dos óculos de natação infantil é indispensável para encontrar o modelo ideal. Você encontra dois tipos de óculos de natação:

  • Óculos de natação infantil para lazer oferece mais conforto e é indicado para aulas de natação, treinamentos e momentos de lazer. É desenvolvido para quem está aprendendo a nadar.
  • Óculos de natação infantil para performance é desenvolvido para diminuir o atrito com a água e voltado para crianças que praticam natação como um esporte. Como é um modelo semiprofissional, o valor é elevado.

Tamanho

É fundamental comprar um óculos de natação destinado ao público infantil, pois os modelos próprios para crianças permitem o encaixe adequado e confortável ao redor da cabeça, na região dos olhos e do nariz.

Além disso, os óculos de natação infantis possuem tira e narizeira ajustáveis que permitem deixar o acessório no tamanho perfeito e acompanhar o crescimento da criança durante um período prolongado.

É importante mencionar que você encontra óculos de natação para bebês e crianças, ambos informam a recomendações de idade na embalagem.

Imagem de uma criança na piscina.

Os óculos de natação infantis possuem proporções adequadas para o rosto de uma criança. (Fonte: White77/ Pixabay.com)

Fixação

O óculos de natação infantil precisa ser bem fixados ao rosto da criança, caso contrário pode permitir a entrada de água ou sair da cabeça durante o nado.

Para encontrar o tamanho ideal, teste o óculos de natação no rosto da criança. Coloque as lentes sobre os olhos – ainda sem encaixar o elástico atrás da cabeça – pressione suavemente e repare se os óculos ficam firmes sem que a criança precise segurá-lo com as mãos.

Se o óculos de natação não cair do rosto, este é o tamanho certo. Caso caia, é necessário experimentar outro tamanho de óculos. Para escolher o tamanho certo, leve em consideração:

  • Os óculos de natação destinados aos bebês podem ser utilizados por crianças com o rosto pequeno e delicado.
  • O tamanho destinado para crianças pode ser utilizado por adolescentes com o rosto pequeno.
  • Os tamanhos único e adulto também podem ser utilizados por crianças, desde que sejam proporcionais ao rosto.

Lembre-se que o fabricante indica qual é a faixa etária correspondente àquele modelo de óculos de natação na embalagem do produto. Caso decida comprar o acessório pela internet, busque essa informação.

Visibilidade e tonalidade das lentes

A visibilidade é muito importante dentro da água, por essa razão, as lentes devem ser translúcidas e nítidas, independente da coloração.

As lentes transparentes são ideais para locais fechados, enquanto as lentes coloridas – principalmente as amareladas ou azuis – são perfeitas para uso ao ar livre – piscina do condomínio, praia, lago ou cachoeira.

Para ambientes externos, você pode escolher óculos de natação com lentes espelhadas, fumê ou fotocromáticas. Compare todas as opções de cores de lentes na tabela abaixo:

Tonalidade das lentes Indicação de uso Efeito esperado
Transparente ou verde Ambientes com baixa luminosidade Permite enxergar as cores e luzes com menor distorção
Amarelo ou laranja Ideal para ambientes com baixa luminosidade Destacam contrastes e melhoram a percepção de profundidade
Azul Ambientes com muita luminosidade Visão clara, bastante contraste, redução de brilho e luminosidade da água
Fumê Ambientes com alta luminosidade Percepção natural das cores

Suporte para o nariz

O óculos de natação infantil precisa ficar confortável no rosto da criança para não a atrapalhar durante a prática esportiva. Nesse sentido, uma das características que mais influenciam no conforto ou ausência dele é o suporte para o nariz.

Você encontra modelos com suporte de plástico e de silicone. Recomendamos o modelo com suporte de silicone pois esse material é macio e maleável.

Evite modelos com hastes rígidas.

Evite modelos com hastes rígidas, pois podem machucar o rosto da criança quando usados por períodos prolongados ou em caso de impacto.

Dê preferência para um óculos de natação com narizeira ajustável, pois modelos com essa característica adaptam-se ao formato do rosto da criança.

Design

Você encontra uma grande variedade de óculos de natação infantil no mercado. Para as crianças pequenas, recomendamos os modelos grandes, coloridos e com desenhos de personagens populares no universo infantil.

Para as crianças maiores, que já participam de treinos abertos e competições, recomendamos os modelos mais neutros, com apenas uma tonalidade e sem estampa. Geralmente, modelos assim são melhores e mais caros.

(Fonte da imagem destacada: Edneil Jocusol/Pexels.com)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.