Uma mulher com roupa de trabalho vermelha e amarela, usando óculos de proteção e protetores de ouvido.
Ultima atualização: 29 de julho de 2019

Como escolhemos

12Produtos analisados

20Horas investidas

5Estudos avaliados

65Comentários coletados

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil, veja esse Guia de Compras completo que ensina como comprar óculos de proteção. Dessa forma, seus olhos também ficam mais protegidos de ofertas ruins.

Óculos de segurança existem aos montes no mercado. Você não precisa comprar as produções mais caras para ter o melhor. Só que não adianta também adquirir qualquer um e esperar a máxima qualidade.

Você vai se surpreender ao compreender que existem diferentes tipos de óculos de proteção. Com este texto também é possível aprender outras coisas importantes como a média de preços, onde comprar e os melhores critérios para comparação de ofertas.




Primeiro, o mais importante

  • Óculos de proteção IN-OUT servem para usar em ambientes internos ou externos nos mais diferentes níveis de proteção.
  • Óculos de segurança incolores na versão mais simples são úteis em ambientes internos com condições medianas de iluminação.
  • A versão de óculos de proteção com lentes cinzas é útil ao uso em ambientes externos bem-iluminados.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 4 melhores óculos de proteção

As vantagens técnicas dos óculos de proteção tornam incomparáveis os melhores produtos. Para se atualizar melhor sobre a produção acompanhe esta lista abaixo com modelos valiosos em termos técnicos:

1° - Óculos de proteção Univet

A versão serve para proteger com máxima qualidade e ao mesmo tempo resistir a impactos. Esta edição possui uma armação compatível com lentes de grau.

Material de plástico e policarbonato são as duas principais composições nos óculos de proteção. Embora o comprimento entre as lentes tenha 14 centímetros, dá para reduzir a medida com uso da regulagem.

2° - Óculos de proteção Vonder

Esta versão de óculos de segurança tem um estilo fumê acinzentado. O modelo possui policarbonato como material principal. É uma estrutura resistente a queda e aos riscos que podem acontecer no dia a dia dos serviços.

É a produção ideal para defender a vista das partículas volantes, ou seja, de qualquer fragmento gerado no trabalho. A produção pesa 200 gramas e tem um sistema de regulagem para se ajustar melhor ao rosto de trabalhadores.

3º – Óculos de proteção Tramontina

Com estes óculos de proteção da Tramontina você pode trabalhar protegido de raios UVA e raios UVB. Esta é uma produção certificada que segue a norma ANSI Z 87.1. Há policarbonato no visor e na armação.

A produção é conhecida no mercado por ser bastante resistente ao ponto inclusive de ter lentes com uma excelente proteção contra os riscos.

4° - Óculos de segurança Vulcano

Os óculos de proteção com tonalidade branca se destacam pelo apoio nasal único, composto de PVC. Desta forma trabalhadores sentem mais conforto para alcançar o melhor desempenho nos serviços.

As hastes são ajustáveis e inclináveis facilmente. A engenharia do produto trabalha para as lentes nunca ficarem embaçadas, mesmo após diversas horas de uso contínuo.

Guia de Compra

Diariamente surgem novas pessoas dispostas a comprar óculos de proteção para fazer as obras na própria casa. Talvez você busque esta produção por este motivo, ou quem sabe é um profissional que precise dessa segurança.

Veja o Guia de Compra completo com informações úteis para você aprender tudo sobre eles e não se arrepender da compra.

Um homem de cabelos grisalhos usando óculos de proteção e segurando um capacete com a mão direita.

Para comprar óculos de proteção de forma correta é aconselhável ler o guia de compras. (Fonte: voltamax / Pixabay)

O que são óculos de proteção?

Óculos de proteção são conhecidos como um dos mais populares Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Com estes acessórios os trabalhadores previnem alguns danos que podem acontecer no dia a dia do trabalho.

O produto precisa ser usado nos olhos para evitar doenças ocupacionais, proteger a vista dos detritos originados no trabalho e até mesmo dos raios UVA ou UVB.

A proteção aos olhos é o principal objetivo dos óculos de segurança. Este acessório quando colocado da forma correta nos trabalhadores impede que impactos com escoriações ou objetos danifiquem a vista.

Preservar a visão e evitar o desenvolvimento de problemas no futuros demonstram porque os óculos de segurança são indispensáveis para trabalhos domésticos ou profissionais.

Óculos de segurança defende contra os raios do sol?

Legalmente, qualquer óculos de proteção à venda no Brasil, além de resistência contra arranhões, partículas volantes e impactos, também precisa proteger da luminosidade intensa.

No que se refere à proteção contra as luzes solares, os óculos de proteção devem filtrar 99,9% de raios UVB ou UVA, ao ponto de não existir nenhuma espécie de distorção visual.

Quando usar óculos de proteção?

Os óculos de segurança devem ser utilizados apenas após o aval de um técnico em segurança do trabalho ou do engenheiro de segurança. Este tipo de profissional precisa realizar uma análise detalhista do ambiente para compreender se é necessário ou não usar óculos.

As tarefas realizadas pelos trabalhadores e o tipo de ambiente no qual acontecem as atividades de trabalho definem quando é preciso usar óculos de segurança.

Serralherias, oficinas de marcenarias, canteiros de obras, serviços com química, oficinas mecânicas, ambientes de baixa luminosidade, enfim, qualquer serviço que oferece riscos aos olhos dos trabalhadores requer o uso dos óculos de proteção.

Quais as vantagens dos óculos de proteção?

Você ainda está em dúvidas se óculos de proteção são os produtos certos para usar nas suas obras domésticas ou profissionais? Ao conhecer as vantagens e desvantagens fica mais fácil compreender se vale a pena comprar o produto.

Olhando pelo lado positivo é um destaque o fato de existirem diversas versões de design e preços. Sem muitas dificuldades você pode encontrar um produto de uma marca confiável gastando pouco dinheiro.

Uma mulher com equipamentos de proteção falando ao celular e lendo um papel que segura em suas mãos.

O óculos de proteção é um produto bastante acessível. (Fonte: voltamax / Pixabay)

O problema é que existem diferentes tipos de lentes, sendo que cada uma serve para fazer trabalhos específicos. Isto pode gerar certa confusão ao ponto de consumidores desavisados comprarem produções erradas conforme as necessidades de trabalho.

Óculos de segurança precisam ter sistema de ajuste para se adaptarem aos diferentes tipos de rostos dos trabalhadores. Esta é uma notícia positiva a quem deseja comprar um equipamento que deve ser utilizado por muitas pessoas.

Porém, a grande parte das versões possui apenas 3 centímetros de distância ao ajuste. As produções modernas são conhecidas por oferecerem uma proteção nasal. Ela é útil aos trabalhadores não sentirem incômodos ao utilizarem o produto.

Fique de olho no resumo das vantagens e desvantagens dos óculos de proteção:

Vantagens
  • Há opções de qualidade com preços baratos
  • Regulagem de tamanho disponível
  • Existem diversas opções de design
  • Apoio nasal
  • Hastes removíveis
  • Sistema antiembaçante
Desvantagens
  • As diferentes opções de lentes confundem os consumidores
  • Existe no máximo 3 cm para ajustar os tamanhos em grande parte das versões
  • Há produções com baixa resistência aos impactos

Quais os diferentes tipos de lente dos óculos de proteção?

Muitas pessoas procuram óculos de proteção mais por causa de estilo do que pela funcionalidade. Como por exemplo, comprar uma versão apenas porque você gostou das cores da lente.

Acontece que nos óculos de proteção as cores não estão presentes por uma questão de estilo, mas sim para se adequar a certos tipos de trabalhos. Para entender melhor vamos conhecer as funcionalidades das diferentes cores de lentes de óculos de proteção:

  • Óculos de proteção com lentes amarelas: Estes óculos com preços médios no mercado são indicados para a realização de trabalhos em locais que possuem iluminação fraca. É uma excelente escolha para defender a vista de impactos e de certas soldas.
  • Óculos de proteção com lentes incolores: Tais versões funcionam de uma forma qualitativa nos serviços que acontecem em ambientes que não possuem muita intensidade de luz. Seguir esta indicação de uso é importante para não existirem prejuízos na visão dos trabalhadores durante os trabalhos.
  • Óculos de proteção com lentes cinzas: Seja nos trabalhos que acontecem de dia em ambientes a céu aberto ou nos serviços com luminosidade muito intensa vale a pena usar óculos de segurança de lentes cinzas. Para enxergar os objetos com mais claridade é preciso retirar o acessório às vezes.
  • Óculos de proteção com lentes verdes: Se trata da escolha ideal para quem precisa fazer trabalhos com soldas ou que possuem infravermelhos danosos aos olhos dos trabalhadores. Óculos de proteção verdes são muito comuns entre soldadores.
  • Óculos de proteção IN-OUT: Estes óculos possuem acabamento um pouco espelhado e lentes incolores, elas se adaptam a diferentes ambientes. Sendo assim, um trabalhador pode utilizar o produto em locais internos ou externos sem sentir incômodo na vista pela variação de luminosidade.

Vamos dar uma olhada na tabela comparativa para conhecer as diferenças e semelhanças entre os óculos de segurança:

Lente amarela Lente incolor Lente cinza Óculos de proteção verde IN-OUT
Uso Ambientes mal iluminados Luminosidade média Ambientes com muita luminosidade a céu aberto Trabalhos com soldas Ambientes internos e externos em diferentes níveis de iluminação
Facilidade para enxergar os objetos Média Alta Baixa Média Alta
Preço Médio Baixo Médio Médio Alto
Conforto De médio para alto Médio De baixo para médio Médio Alto
Sistema antiembaçante Médio Médio Médio Médio Alto

Quanto custa?

Ao sair às compras é possível encontrar óculos de proteção com preços que podem ir de R$ 6 até R$ 150. As lentes coloridas custam mais caro que versões de lentes incolores.

Os modelos IN-OUT são tendências e os modelos mais caros, justamente por conta do seu nível de proteção.

A presença de recursos especiais encarece o produto, como sistema antiembaçante, apoio para o nariz, espumas que bloqueiam entrada de pó, entre outros, encarecem o óculos de segurança.

Onde comprar?

As lojas de construção possuem variações de óculos de proteção: Leroy Merlin, C&C e Telha Norte. Também é possível encontrar modelos em lojas de departamento como Americanas, Kalunga ou Walmart.

Na internet você, além de pagar mais barato também, tem a vantagem de encontrar mais escolhas de lentes de óculos de proteção. Amazon Brasil, Submarino e Mercado Livre são sites populares e confiáveis.

foco

Conforme as regras da NR6, o fornecimento de óculos é indispensável por parte dos empregadores em certas áreas produtivas. Empresas que não fornecem o acessório podem ser multadas nas fiscalizações dos agentes públicos.

Critérios de compra: Pontos que permitem comparar os óculos de proteção

Existem alguns detalhes que às vezes confundem na hora de comprar, principalmente quando não sabemos muitos detalhes sobre o tipo de produto. Veja abaixo alguns critérios que podem ajudar na busca pelas ofertas de óculos de proteção que valem a pena:

  • Regulagem
  • Espuma
  • Antiembaçante
  • Cor

Leia a definição de cada critério a seguir:

Regulagem

A regulagem com 3 centímetros no máximo é um padrão em grande parte das produções. Mas, há versões que possuem uma regulagem mais intensa, ideais para serem usadas por pessoas de diferentes tipos de rostos.

Especialmente se o óculos de segurança é usado por diferentes pessoas, vale a pena investir em uma regulagem mais abrangente.

Espuma

As melhores versões possuem espumas que servem para evitar a entrada de partículas, o que favorece na segurança e no conforto dos trabalhadores. Produtos mais baratos às vezes não possuem este recurso.

Vale destacar que a espuma não é meramente um luxo no sentido do conforto, ela é um plus no quesito segurança.

Uma mulher com equipamentos de proteção sorrindo com uma prancheta na mão.

Conforto e segurança são quesitos essenciais no óculos de proteção é um produto bastante acessível. (Fonte: voltamax / Pixabay)

Antiembaçante

Já pensou que desconfortável ter o trabalho interrompido toda hora porque os óculos embaçam? Sem contar que se torna perigoso, visto que impede a visibilidade.

Para ter um trabalho com menos problemas na visão é recomendado comprar apenas as versões que não embaçam durante as execuções no trabalho. Verifique este requisito antes de escolher seus óculos de proteção.

Cor

Existem muitas variedades de cores e estilos. Quando falamos da cor da armação, os tons são menos importantes em características técnicas.

Porém, a escolha da tonalidade pode servir como um ótimo critério de desempate para duas ofertas que são idênticas nos requisitos técnicos.

Agora se levarmos a cor das lentes em consideração, vale lembrar de cada uma delas é indicada para determinado tipo de trabalho, conforme mencionamos mais acima.

(Fonte da imagem destacada: Voltamax / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

César Ferreira Formado em Engenharia Industrial
César é apaixonado por carros. Talvez tenha sido essa paixão que o levou a, desde pequeno, querer entender como as coisas funcionam. Essa curiosidade, por sua vez, lhe fez cursar Engenharia Industrial. Hoje, ele presta consultoria para pequenas e médias empresas e, nas horas vagas, deixa seu carro - e o de seus amigos - cada vez mais tecnológicos e especiais.