Ultima atualização: 31 de agosto de 2021

Como escolhemos

15Produtos analisados

21Horas investidas

7Estudos avaliados

66Comentários coletados

Qualquer pessoa pode usar óculos de segurança e, dependendo das necessidades do usuário, eles podem ser adaptados para proteger os olhos dos perigos, agindo como um escudo protetor. Há uma grande variedade de óculos de segurança e, dependendo do trabalho a ser feito, o grau de proteção deste equipamento variará.

Nós lhe forneceremos todas as informações relevantes para que você possa adquirir os melhores óculos de segurança para suas necessidades. Vamos discutir tudo, desde os detalhes técnicos até as características mais importantes deste equipamento de segurança. Desta forma, você terá todas as informações necessárias para comprar o óculos ideal.




O mais importante

  • Os óculos de segurança é uma parte do equipamento de proteção pessoal que os trabalhadores usam ao redor dos olhos para proteção.
  • Dependendo da necessidade do usuário, os óculos de segurança podem ser adaptados às necessidades do usuário para dar maior conforto ao usá-los.
  • Os óculos de segurança funcionam como um escudo para proteger os olhos de qualquer resíduo estranho que possa causar irritação ou ferimentos leves ou graves.
  • Ao contrário dos óculos ou óculos de sol, os óculos de segurança também cobrem os lados do rosto para evitar que objetos estranhos entrem na área.
  • Os óculos de segurança são comumente vistos em fábricas, canteiros de obras e oficinas, onde há uma chance maior de um olho entrar em contato com resíduos, poeira ou outros objetos que possam causar danos.

Óculos de segurança: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compra: O que você precisa saber sobre óculos de segurança

Um bom óculos de segurança é essencial quando se trabalha em qualquer comércio onde acidentes podem acontecer a nível facial. Os olhos são um órgão vital para o trabalho em muitos casos. Por esta razão, eles podem ser colocados em risco pela possibilidade de estar em contato com elementos nocivos.

Óculos de segurança podem ser usados por qualquer pessoa e podem proteger dependendo do trabalho que fazemos.
(Foto: Lopolo/ 123rf.com)

O que são óculos de segurança e quais são suas vantagens?

Óculos de segurança são equipamentos de proteção pessoal que cobrem os olhos. O óculos de proteção é projetado para proteger contra objetos pequenos e afiados, detritos ou líquidos. Ao contrário da prescrição ou óculos de sol, que se concentram na correção ou aparência.

Óculos de segurança podem ser usados por qualquer pessoa e, dependendo de suas necessidades, podem ser claros, bifocais, anti-reflexivos, coloridos, internos ou externos, polarizados, com baixa luminosidade, filtrados e intercambiáveis.

Dependendo do fabricante, a armação dos óculos de segurança geralmente tem protetores laterais para proteger os olhos de materiais voadores durante o trabalho, como nada pode substituir um olho, é de imensa importância proteger os olhos usando este equipamento de segurança.

Vantagens
  • Protegem os olhos de líquidos e objetos durante o trabalho
  • São econômicos
  • Podem ser usados dentro e fora de casa
  • Não afetam a visibilidade do usuário
  • Protegem dos raios UV
Desvantagens
  • Não têm um design estético
  • São usados apenas para o trabalho
  • Alguns modelos podem embaçar quando usados

Óculos de segurança e seus tipos: A que você deve prestar atenção?

Dentro do mercado de óculos de segurança existem diferentes modelos dependendo do trabalho a ser realizado. Isto porque cada atividade requer um nível diferente de proteção e um único modelo de óculos não pode cobrir as necessidades de todos os tipos de trabalho. Os tipos de óculos de segurança podem ser classificados como:

  • Óculos de segurança claros: Estes são o modelo mais básico, o vidro é à prova de estilhaços, mas eles não têm proteção UV. Eles são usados na construção e em fábricas. Este tipo de óculos não pode ser usado para trabalhos de soldagem.
  • Óculos de segurança solar: Estes são similares aos óculos de segurança claros em design. Este modelo tem um fator de proteção UV, mas não é recomendado para o trabalho com máquinas de solda. Eles são perfeitos para trabalhos ao ar livre.
  • Sobre-óculos de segurança: Estes são usados por aqueles que devem usar óculos com prescrição médica. Devido ao seu tamanho, eles permitem um amplo campo de visão e, portanto, têm uma maior cobertura do rosto, pois devem ser capazes de permitir que as lentes sejam usadas embaixo deles.
  • Óculos de segurança com receita médica: Este tipo de lente permite que fórmulas de prescrição sejam incorporadas à lente. Por causa disso, eles geralmente são feitos sob medida para o usuário individual. Elas podem ser usadas em qualquer ambiente, mas são usadas principalmente em salas de operação.
  • Lentes de segurança química: projetadas para uso em áreas químicas, essas lentes incorporam armações mais duráveis com aros de borracha para evitar fumaças tóxicas, derramamentos e respingos. Isto também lhes permite absorver melhor o impacto que outros óculos de segurança.

Tipo de lentes

Lentes de segurança claras Lentes de segurança solares Sobrelentes de segurança Lentes de segurança prescritas Lentes de segurança químicas [/th]

As lentes são feitas de vidro à prova de estilhaços Semelhantes às lentes de segurança claras Usadas por aqueles que usam lentes prescritas Podem ter fórmula nas suas lentes Têm armações duráveis
Modelo Modelo básico Factor de protecção UV Amplo campo de visão Ajuste personalizado Absorção de choques
Utilização Usado em fábricas ou construção Ideal para trabalhos ao ar livre Mais cobertura do que óculos de segurança transparentes Pode ser visto em salas de cirurgia por médicos Oferecem protecção contra salpicos e derrames

Quanto custam os óculos de segurança?

Atualmente, existe uma grande variedade de marcas e modelos de óculos de segurança. Podemos escolher entre armações coloridas ou transparentes, lentes de vidro ou plástico, com proteção UV ou que permitem trabalhar com pouca luz são algumas das características que podemos encontrar nestes dispositivos de segurança.

O preço dos óculos de segurança pode variar de 25 BRL a 4.500 BRL dependendo da marca, dos elementos que a compõem e do grau de proteção que a lente proporciona ao usuário. Da mesma forma, a qualidade das lentes dependerá do uso dos óculos de segurança.

Tanto homens quanto mulheres podem usar óculos de segurança para seus trabalhos
(Foto: Goodluz /123rf.com)

Critérios de compra

Quando vamos comprar óculos de segurança, temos que prestar atenção a certos fatores que são de vital importância para podermos adquirir o par de óculos de acordo com o trabalho que planejamos fazer com eles. No início pode parecer complicado, mas se você prestar atenção você pode obter os óculos de segurança que melhor se adequam ao seu trabalho.

Classificação de Segurança

Como mencionamos anteriormente, ANSI significa American National Standards Institute, que é responsável por desenvolver diretrizes para uma grande variedade de produtos, incluindo óculos de segurança.

Ao comprar óculos de segurança devemos verificar se eles têm a classificação Z87.1, que é a referência aos requisitos padrão para dispositivos educacionais e dispositivos de segurança ocular e ocupacional. Se eles tiverem esse código, sabemos que as lentes nos protegerão de uma grande variedade de materiais nocivos.

Além da classificação Z87.1, pode haver outras classificações, dependendo do tipo de proteção que o óculos de proteção oferece. As 4 classificações seguintes cobrem alguns aspectos diferentes da segurança.

  • A classificação "W " seguida por um número protegerá o usuário da exposição à luz gerada pela soldagem. Esta é a proteção que vemos nos capacetes de soldagem
  • A classificação UV refere-se à proteção à luz ultravioleta que os óculos de segurança têm para proteger o usuário.
  • A classificação R é usada para determinar sua eficácia em comparação com a iluminação infravermelha.
  • Finalmente, a classificação L é simplesmente proteção contra iluminação visível. Dependendo do trabalho que vamos fazer, devemos ter certeza de que os óculos de segurança que vamos comprar estão de acordo com estas escalas de acordo com o tipo de trabalho que vamos fazer com eles para garantir que nossos olhos estejam protegidos o tempo todo.

Óculos de segurança podem nos proteger de detritos e partículas que possam estar presentes em locais de construção ou oficinas.
(Foto: Mavo Image/ 123rf.com)

Tipo de Proteção

Dependendo do tipo de óculos de segurança, eles podem ter diferentes tipos de proteção. No caso de lentes anti-refletoras, elas usam um revestimento de filme muito duro e fino na camada interna que impede a reflexão da luz. Esta camada refracta a luz de volta ao ponto de origem, o que faz com que elas se cancelem mutuamente.

  • Para lentes de segurança contra corrosão química, as lentes usam um material chamado plástico policarbonato ou PC. O PC é normalmente combinado com materiais retardantes de chamas, tornando-o um material altamente resistente para ser incluído na produção de óculos de segurança.
  • No caso de óculos de proteção para construção, estes têm um grau de detritos que podem voar através do ar a velocidades significativas. Com uma classificação de impacto de 16 libras por polegada quadrada, o plástico policarbonato trabalha excelentemente para proteger os olhos de serem atingidos por um objeto. No caso de arranhões, não há vidro de segurança, revestimento protetor ou revestimento que seja completamente à prova de riscos. Entretanto, algumas lentes são tratadas de ambos os lados com um revestimento resistente a arranhões que endurece a superfície e é muito mais resistente a abrasões causadas por arranhões. Portanto, ao escolher suas lentes você deve prestar atenção ao tipo de trabalho que você vai fazer para que você possa escolher entre um dos tipos de proteção mencionados acima. Isto garantirá que estamos usando o produto certo para nossas necessidades.

Óculos de segurança não limitam o campo de visão que temos ao usá-los.
(Foto: Aleksandrs Tihonov / 123rf.com)

Conforto

A maioria das pessoas que precisam usar óculos de segurança provavelmente passará um dia de trabalho completo usando-os. E aqueles que já usaram óculos sabem que usá-los por longos períodos de tempo pode levar à fadiga a longo prazo. É por isso que é importante, ao comprar óculos de segurança, que eles estejam sempre confortáveis.

Para isso é importante que eles tenham uma faixa elástica na ponte do nariz para que eles se encaixem confortavelmente e não nos incomodem ao usá-los. Também é importante que os óculos de segurança possam ser ajustados ao nosso tipo de rosto. Para isso é importante que as lentes sejam flexíveis, especialmente em suas pernas, para que elas possam se adaptar facilmente à forma e tamanho de sua cabeça.

(Fonte de imagem em destaque: Olegdudko/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em nós?

Resenhas