Imagem mostra um óculos de sol na areia refletindo a praia.
Ultima atualização: 12 de agosto de 2019

Como escolhemos

12Produtos analisados

19Horas investidas

5Estudos avaliados

71Comentários coletados

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Pensando em comprar um par de óculos de sol masculino? Então você veio ao lugar certo! Vamos apresentar modelos de qualidade e mostrar quesitos fundamentais para que a melhor escolha possível seja feita!

Mais do que simples acessórios de moda que podem dar charme, beleza e elegância a alguém, os óculos de sol são cada vez mais importante. As condições climáticas da atualidade fazem com que seja muito prejudicial encarar os raios solares sem o uso de um.

Como fazer a escolha? Quais são as proteções necessárias? Como ficar na moda e, ao mesmo tempo, confortável? Há óculos melhores para cada tipo de rosto? Nesse artigo, falaremos sobre todos esses assuntos!



Primeiro, o mais importante

  • Os óculos de sol são hoje um utensílio de moda, mas nunca podemos nos esquecer da sua real serventia: a proteção contra raios solares prejudiciais. Em hipótese alguma compre um modelo que não possua os certificados de segurança exigidos.
  • São vários os estilos de óculos de sol masculinos e a escolha vai mais pelo gosto pessoal de cada um. Mas algumas dicas importantes, como seguir o formato do rosto para destacar as características desejadas, são muito bem-vindas.
  • Os preços dos óculos de sol masculinos podem variar muito. É claro que há modelos de grife que podem chegar aos quatro ou até cinco dígitos. O mais comum, porém, é que ótimos exemplares sejam encontrados entre R$ 300 e R$ 600.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 5 melhores modelos de óculos de sol masculino

Separamos alguns modelos de óculos de sol masculino que são muito eficazes na proteção contra os raios solares e, ao mesmo tempo, têm designs bonitos e eficientes. Afinal, esses dois fatores são complementares e necessários.

Confira abaixo a lista com alguns dos modelos mais recomendados disponíveis no mercado:

1º – Óculos de Sol Masculino Armani Exchange AX4070SL Lente Azul

A Armani é uma das marcas mais reconhecidas no mundo da moda. Esse óculos tem um design que mostra como é possível ser muito bonito através da simplicidade. A lente tem formato de almofada e o modelo traz lentes azuis.

A proteção contra os raios ultravioletas está presente. O material é termoplástico, muito resistente. São 57 mm de largura para cada lente e 145 mm de comprimento das hastes. Também se destaca a garantia de dois anos.

2º – Óculos de Sol Masculino Lacoste L870s Preto

Esse modelo é mais um exemplo de marca consagrada com design simples e bonito. Esse óculos consegue transmitir modernidade e elegância de maneira discreta, certamente conferindo maior charme a quem o usa.

É feito de acetato e tem 145 mm de comprimento de haste e 55 mm de largura das lentes. A cor é preta e a garantia é de 12 meses. Traz todas as proteções necessárias contra os raios emitidos pelo sol.

3º – Óculos de Sol Masculino Hb/Redback

Quer um óculos com visual mais esportivo e despojado? Então esse modelo da redback pode ser justamente o que você precisa. Temos que destacar que ele é feito de uma mistura de poliamida de alta qualidade, um material muito moderno.

São 136 mm de comprimento de haste e 56 mm de largura de lente. Esse óculos é ideal para a prática de esportes ao ar livre como caminhadas e atividades de praia. Dará beleza ao rosto e protegerá os olhos.

4º – Óculos de Sol Masculino Arnette An4243 Preto

Se a sua preferência é por modelos retrôs, esse da Arnette é um dos mais bonitos disponíveis atualmente no mercado. Seu visual parece realmente saído dos anos 70 ou 80, conferindo um ar descolado a quem usa.

Também é recomendado para uso em esportes na praia ou debaixo de sol. São 140 mm de comprimento de haste e 59 mm de largura das lentes. É feito predominantemente de plástico e traz as proteções necessárias.

5º – Óculos de Sol Calvin Klein Jeans Ckj795s

A Calvin Klein traz esse modelo moderno de óculos de sol masculino. As bordas grossas em baixo e inexistentes em cima mostram ótimo senso de moda e elegância. Ideal para uso no cotidiano, até mesmo em situações sociais.

É feito principalmente de plástico e tem 140 mm de comprimento de haste e 52 mm de largura de lentes. A garantia oferecida pelo fabricante é de 12 meses.

Guia de Compra

Há tipos diferentes de óculos recomendados para cada pessoa? Vamos mostrar a seguir informações sobre a proteção necessária para os olhos e algumas dicas importantes de moda e adequação de rostos.

Assim, você poderá passar ótimos momentos com o seu novo óculos de sol masculino!

Imagem mostra dois homens, um sentado e um em pé, sorrindo e usando óculos de sol.

Diferentes estilos de óculos de sol são recomendados para cada formato de rosto. (Fonte: Pexels / Pixabay)

Por que usar um óculos de sol?

Estar na moda é um desejo da maioria das pessoas. Óculos de sol são usados para conferir beleza e estilo aos rostos e, com o passar dos anos, foram se convertendo em um acessório charmoso e desejado por muitos.

Quando em ambientes abertos e ensolarados, é comum o uso desses acessórios. E hoje em dia, não é rara a existência de pessoas que os usam até em ambientes fechados! Nesses momentos, a moda passa a ser até mais importante que a proteção. Porque sim, a proteção é o aspecto primordial do uso dos óculos de sol.

Os raios solares estão cada vez mais potentes com a diminuição da camada de ozônio. Assim, o contato direto deles com os olhos pode ser extremamente prejudicial.

A exposição dos olhos nus à radiação solar pode causar doenças nas córneas, na superfície ocular, formação precoce de catarata e desgaste da retina.

Se você tem casos anteriores de problemas nos olhos na sua família, o uso dos óculos de sol torna-se ainda mais fundamental.

Essa evolução dos óculos de sol de objeto de proteção a utensílio de moda os transformou em um dos objetos mais desejados de uso pessoal. Ainda mais em um país tropical como o Brasil, não há como ficar sem o seu!

foco

Você sabia? Apesar de existirem desde o século I (há registros de uso do imperador Nero), a popularização dos óculos de sol aconteceu a partir da década de 1920. Eles foram usados para proteger os olhos dos pilotos de avião. Eram bastante grandes e cobriam boa parte do rosto.

Esse acessório foi caindo no gosto da população e ganhando cada vez mais o status de item de moda. Ainda hoje, o estilo dos óculos aviador é bastante popular. Mas, é claro, o design não para de evoluir e criar opções mais modernas.

Quais as proteções obrigatórias para os óculos de sol?

Sabemos que é possível adquirir óculos de sol em camelôs e lojas especializadas em valores baixos. Muitas vezes, eles não possuem marca ou qualquer tipo de especificação técnica.

Pelo preço, eles podem ser muito atraentes. Mas não se esqueça que o barato, às vezes, sai caro. É fundamental que os óculos de sol contem com alguns certificados de proteção.

Imagem de homem sorrindo usando óculos de sol.

É imprescindível que o óculos de sol tenha proteção adequada. (Fonte: Pexels / Pixabay)

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) confere certificação aos óculos de sol. São três os fatores principais necessários:

  1. É preciso que o óculos de sol filtre os raios ultravioleta, garantindo assim a saúde ocular;
  2. Essa filtragem deve durar ao menos 50 horas;
  3. Que a lente produza espalhamento de luz satisfatório e que seja de uma cor que não atrapalhe atividades básicas como a condução de veículos ou máquinas pesadas.

Dessas, a mais importante é a filtragem de raios ultravioleta. Nunca compre um óculos que não possui eficiência certificada contra os raios UVA e UVB. Confira na tabela abaixo algumas diferenças entre esses tipos de raios:

UVA UVB
Incidência Antes das 10h, após as 16h Entre as 10h e as 16h
Penetração Profunda Superficial
Doenças causadas Envelhecimento precoce, câncer, problemas oculares Queimaduras, lesões pré-câncer, problemas oculares

Portanto, você já sabe: exija que o seu óculos de sol masculino seja certificado dentro das normas da ABNT. Só assim você saberá que seus olhos estão protegidos.

Quais os estilos de óculos de sol masculino?

Uma vez que você encontrou óculos de sol confiáveis e com todas as certificações, é hora de ser feliz na escolha pensando nos aspectos estéticos. Existem diversos tipos de óculos de sol e eles ficam melhores em diferentes formatos de rostos.

É claro que você pode querer experimentar os óculos e ver quais ficam melhores com o auxílio de um espelho. Mas existem algumas dicas que certamente irão te ajudar. Os tipos de óculos de sol masculino mais comuns no mercado com base na armação e nas lentes são os seguintes:

  • Óculos wayfarer: Os mais famosos e utilizados. São os que possuem ângulos discretos e as bordas internas levemente inclinadas. Puxam mais para o quadrado, mas nem tanto. Caem bem com praticamente todo tipo de rosto, mas não se destacam especialmente com nenhum.
  • Óculos quadrados: Contam com ângulos retos nos cantos, ficando assim com um formato completamente quadrado ou retangular. Também são chamados de D-frame. São ideais para quem possui rostos mais redondos ou ovais.
  • Óculos redondos: São bastante estilosos e foram imortalizados por John Lennon. Como o nome já diz, têm as lentes completamente redondas. O melhor uso é para pessoas com rostos mais quadrados ou cheios de linhas retas.
  • Óculos aviador: Com lentes grandes, formato inconfundível e muita história, os óculos aviador ainda fazem muito sucesso. Recomendados para pessoas com rostos em formato de coração, com queixo fino e testa maior, mas caem bem com todos os tipos de pessoas.
Imagem mostra o braço de uma guitarra e um óculos de sol aviador ao lado.

O óculos de sol aviador é um clássico que faz muito sucesso. (Fonte: TheHilaryClark / Pixabay)

Há ainda alguns outros estilos de óculos famosos, como os shield (ou lente única), new wayfarer e máscara. Porém, não são tão vendidos como os quatro acima.

O ideal é que você saiba qual é o estilo do seu rosto e, a partir daí, escolha os modelos que mais se adequam a ele. Mas não se prenda a isso! Sinta-se livre para experimentar e ficar com o modelo que mais te faz feliz.

Ralph LaurenEstilista norte-americano

“Estilo é algo muito pessoal. Não tem nada a ver com moda. Moda passa rápido, estilo dura para sempre.”

Quanto custa?

Há uma imensa variação nos preços de óculos de sol masculino. Você pode encontrar alguns muito baratos em camelôs, mas como já dissemos, eles não são nada recomendados.

Em lojas de departamento, haverá já alguns bons modelos por cerca de R$ 70. Quando se fala em marcas famosas e grifes, os óculos podem chegar aos quatro ou, eventualmente, cinco dígitos. Mas a média é mesmo entre R$ 300 e R$ 600. Nessa faixa, você com certeza terá modelos bonitos, totalmente seguros e dentro da moda!

Onde comprar?

A escolha mais óbvia é fazer a compra de óculos de sol em óticas. Elas trabalham com ótimas marcas e sabem quais são as necessidades de cada cliente. Mas não podemos deixar de citar lojas como C&A, Renner e Riachuelo, onde modelos bons e baratos serão encontrados.

Caso você queira comprar seu óculos de sol masculino na Internet, recomendamos a Amazon brasileira e o Mercado Livre pela grande variedade de modelos. Além, é claro, das principais óticas do país.

Critérios de compra: Fatores importantes na escolha do seu óculos de sol masculino

Além do formato do óculos e dos certificados de proteção, que são importantíssimos, há outros critérios que você pode levar em conta na hora de fazer a sua compra. Listamos abaixo alguns dos mais importantes:

  • Material
  • Medidas
  • Garantia
  • Cor da lente

Explicamos abaixo os porquês de cada um deles ser importante:

Material

Há vários materiais diferentes que são usados nas armações. O mais comum é o plástico comum, mas ele pode não ser o mais durável e resistente. Imbatível nesse aspecto é o acetato de celulose, quase inquebrável.

Alumínio, metal (que pode ser incômodo por esquentar demais) e aço inoxidável são outros ótimos exemplos de materiais duráveis. Se a sua ideia é caprichar no estilo e ficar dentro da moda, a madeira pode ser uma excelente pedida.

Imagem mostra um homem usando terno, gravata e óculos de sol.

Óculos de materiais duráveis irão conferir beleza e estilo ao seu rosto por muito tempo! (Fonte: Pexels / Pixabay)

Medidas

Na parte do ranking dos melhores modelos, citamos sempre as medidas dos óculos. Elas são importantes para que você saiba se elas se adequam ao seu rosto: há diferentes larguras de testas, tamanhos de narizes, entre outros.

Um óculos menor ou maior do que o ideal para um rosto pode causar muita estranheza ou, pior, desconforto.

Entre as principais medidas a se analisar estão o comprimento da haste, a largura da lente, a largura da ponte e a altura das lentes. Se alguma característica específica do seu rosto se destaca, veja como procurar os números que caiam perfeitamente nele!

No vídeo abaixo, o canal eÓtica explica de forma aprofundada o que são as medidas dos óculos de sol e como aplicá-las:

Garantia

Óculos de sol podem ser extremamente usados. Há quem saia com eles todos os dias e até mesmo os use em situações de risco. É claro que o mau uso impede que a garantia seja exercida, mas uma quebra rápida por simples desgaste não é um bom sinal.

Por isso, confira sempre a garantia do modelo de óculos escolhido. Alguns oferecem até mesmo dois ou três anos, o que pode ser muito bom para quem o usará com frequência. Caso um ano seja o suficiente para você, tudo bem, mas recomendamos sempre uma busca por durações maiores.

Cor da lente

A cor da lente não tem muita influência na proteção ou no dia a dia: aquelas que impedem que determinadas atividades, como dirigir, sejam feitas com eficiência, são proibidas. Por isso, a questão aqui é mais estilo do que qualquer outra coisa.

Algumas pessoas preferem a tradicional lente preta ou cinza, mais sóbria ou discreta. Mas vemos também exemplares que se destacam por suas colorações azuis, verdes ou vermelhas. Dependendo do usuário, pode ser muito bonito! E há também as marrons, mais retrôs e também estilosas.

(Fonte da imagem destacada: webandi / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Carlos Massari Jornalista
Jornalista especializado em esportes e podcaster. Apaixonado por cinema, literatura e artes em geral. Curioso nato, pesquisa e escreve sobre diversas áreas, principalmente tecnologia, ferramentas, artigos esportivos e objetos que tornam a vida e o cotidiano mais fáceis.