Óculos de sol Ray Ban do tipo Aviador.
Ultima atualização: 17 de agosto de 2019

Como escolhemos

10Produtos analisados

19Horas investidas

6Estudos avaliados

65Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar de um acessório clássico que não sai de moda: os óculos de sol Ray-Ban.

Eternizados por personalidades e artistas do mundo inteiro, os óculos de sol Ray-Ban se mantém na moda desde a década de 1950. E se reinventam a cada dia.

Em meio a tantos modelos diferentes, vamos mostrar neste artigo o que você deve levar em contar para escolher e comprar o Ray-Ban ideal para você.




Primeiro, o mais importante

  • Existem diversos modelos de óculos de sol Ray-Ban: dos clássicos aos mais modernos.
  • Com o tempo, a marca se reinventou e hoje oferece opções com materiais de fabricação, formatos e cores para todos os gostos e estilos.
  • É preciso cuidado redobrado para não adquirir um Ray-Ban falsificado e vamos mostrar o que você deve levar em conta para se precaver.

Você também pode gostar:

Os melhores modelos de óculos de sol Ray-Ban: Nossas escolhas

Os óculos de sol Ray-Ban são desejo de consumo de pessoas de diferentes estilos. Sabendo disso, a marca continua investindo em inovações sem deixar de lado a qualidade tradicional de décadas. A seguir, nós vamos lhe apresentar os melhores e mais vendidos tipos de óculos de sol Ray-Ban.

O modelo de óculos mais clássico

O Outdoorsman Craft tem a armação no formato aviador, feita em metal rosê-dourada e decorada com couro marrom.

Além disso, este modelo de óculos de sol Ray-Ban possui lentes marrom com proteção contra os raios UV, no tamanho 58mm. A ponte mede 14mm e a haste 135mm.

Um modelo básico para o dia-a-dia

O Blaze Wayfarer é um modelo de óculos de sol Ray-Ban fabricado com armação de acetato e com acabamento brilhoso.

Além disso, as lentes deste modelo são verdes em degradê e medem 41mm. Já a ponte mede 21mm e a haste 145mm.

O favorito dos leitores

Os óculos Clubmaster Aluminum são feitos com armação prata e lentes degradê esverdeadas e espelhadas, com proteção contra os raios solares. Além disso, as lentes de modelo medem 51mm, a ponte 21mm e as hastes 145mm.

O redondo e atemporal

O Round da Ray-Ban é um modelo de óculos de armação redonda retrô, na cor dourada e com acabamento brilhoso. Este modelo de óculos de sol possui lente escura medindo 51mm, ponte de 21mm e hastes de 145mm.

A opção prática para carregar

O Round Folding é um modelo de óculos de sol que pode ser dobrado. Estes óculos são feitos em metal, na cor dourada com brilho e friso marrom. Além disso e lente espelhada rosa e mede 51mm. Já a ponte mede 22mm e hastes 140mm.

Guia de Compra

A escolha dos óculos de sol Ray-Ban deve ser baseada no seu estilo e conforto. Mas existem outros fatores que podem influenciar na compra dos óculos ideais.

Por isso, criamos este Guia de Compra. Aqui você terá todas as informações para que possa tomar a melhor decisão ao adquirir os seus óculos Ray-Ban.

Mulher com óculos Ray Ban.

Os óculos de sol Ray-Ban são clássicos e atemporais. (Fonte: Aaron Robinson / Unsplash)

O que são os óculos de sol Ray-Ban?

Os óculos de sol Ray-Ban são um dos mais vendidos no mundo todo, por conta do estilo eternizado por personalidades e artistas e por conta da qualidade.

A Ray-Ban é uma marca de óculos de sol e óculos de grau fundada em 1937 nos Estados Unidos. O nome Ray-Ban surgiu em referência ao termo “banir o sol”.

Isso porque, alguns anos antes, o coronel do Corpo Aéreo do Exército dos Estados Unidos, John A. Macready, juntou-se à empresa para criar óculos de sol que diminuíssem a distração causada nos pilotos pela luz do céu.

Outra preocupação do coronel era com o formato dos óculos, já que o modelo que os pilotos usavam à época embaçava e reduzia a visibilidade. Assim, o protótipo criado em 1936 ficou conhecido como 'Anti-Glare' (antibrilho) e tinha armação de plástico e lentes verdes.

Três anos depois, estes óculos de sol foram redesenhados, recebendo uma armação de metal, e foram patenteados como Ray-Ban Aviator. Surgia então o tradicional e mais famoso modelo de óculos de sol Ray-Ban, usado até hoje e que caiu no gosto popular depois de ser usado por personalidades do mundo inteiro.

Tamanho o sucesso dos óculos de sol Ray-Ban, que o acessório fez história em filmes e foi usado por artistas como Elvis Presley e Madonna. Com o tempo, a marca inseriu também os óculos de grau.

De lá para cá, vários outros modelos surgiram ditando tendências na moda e revolucionando a cultura de acordo com a época. Hoje em dia é possível encontrar modelos com armações, hastes, tipos e cores de lentes diferenciados.

Para além dos modelos atemporais, os óculos de sol Ray-Ban se consolidaram no mercado pela qualidade dos materiais de fabricação e sua durabilidade.

Quais são as linhas mais famosas de óculos de sol Ray-Ban?

A Ray-Ban possui diversos modelos e linhas de óculos de sol. Ao longo das décadas, os modelos foram divididos de acordo com as formas e os tamanhos.

A seguir, nós vamos explicar para você as principais características dos modelos de óculos de sol Ray-Ban mais vendidos no mundo todo:

  • Aviador: Os óculos de sol Ray-Ban do tipo Aviador, os primeiros a serem criados pela marca, são caracterizados por terem lentes grandes e levemente convexas. Este modelo recebeu intervenções e, hoje, apesar de manter o design original, pode ser encontrado com tamanhos, cores e materiais variados.
  • Wayfarer: Os óculos de sol Ray-Ban Wayfarer foram fabricados em 1956, inspirados nos Cadillacs com rabo de peixe. Por isso, têm armação trapezoidal de plástico. Os Wayfarers, que tem um ar retrô, ganharam popularidade na década de 1950 e 1960, especialmente após de terem sido usados por Audrey Hepburn no filme Breakfast at Tiffany's.
  • Clubmaster: Os óculos de sol Clubmaster são outro clássico da marca, que entraram na moda entre 1950 e 1960. Este modelo é formado por uma armação na parte superior, similar ao formato da sobrancelha, com lente quadrada ou redonda. Nos anos 2000, este modelo voltou com um design mais leve.
  • Round: A linha Round possui os óculos de sol Ray-Ban com lentes redondas e armações e hastes superfinas. Este modelo foi muito usado na década de 1970 e se mantém em voga até os dias de hoje como um clássico atemporal.
  • Erika: Os óculos de sol Ray-Ban da linha Erika estiveram em alta por volta de 2010. Com hastes finas e armação mediana ao redor de toda a lente, este modelo possui um formato arredondado na base.
Óculos de sol do modelo Wayfarer da Ray Ban.

O Wayfarer é um dos modelos mais vendidos de óculos de sol Ray-Ban. (Fonte: Free-Photos / Pixabay)

Qual é a importância de usar óculos de sol de qualidade?

Os óculos de sol são essenciais para proteger a visão nos dias de sol e, inclusive, em dias nublados, porque evitam o contato direto com os raios ultravioletas (UV). Dessa forma, os óculos evitam o desenvolvimento de doenças oculares e conferem um maior conforto visual.

No entanto, nem todos os óculos de sol possuem proteção adequada contra os raios do sol. E a ausência dos protetores nas lentes pode não apenas causar problemas na visão como potencializar o desenvolvimento das doenças.

Daí a importância de você adquirir um acessório de qualidade comprovada, o que é uma das marcas da Ray-Ban.

O fato é que todos os óculos de sol Ray-Ban possuem filtros protetores dos olhos, como UVA, UVB e UVC. Além dos modelos com lentes polarizadas que fornecem conforto à visão.

Mulher com óculos de sol Ray Ban.

Os óculos de sol com a qualidade da Ray-Ban protegem os olhos contra os raios solares. (Fonte: Hari Nandakumar / Unsplash)

Qual a importância das cores das lentes dos óculos?

As cores das lentes, mais do que uma questão de estética, também influenciam na saúde dos olhos. Por isso, os óculos de sol Ray-Ban oferecem várias opções de cores.

As de cor âmbar e marrom, por exemplo, são mais indicadas para que tem miopia e hipermetropia, pois protegem contra a luz azul.

As lentes de cor castanhas, cinzas e verdes são ideais para pessoas acima de 60 anos. Nessa faixa etária ocorre uma perda de contraste da visão.

De qualquer forma, se você tem algum problema ou limitação de visão, recomendamos que busque orientação médica antes de escolher a cor da lente dos óculos de sol.

Como saber se os óculos de sol Ray-Ban são originais?

Com a popularização dos óculos da Ray-Ban começaram a surgir imitações e falsificações no mundo todo. No entanto, como vimos, usar modelos falsificados ou com lentes de baixa qualidade podem piorar os efeitos do sol nos seus olhos e causar doenças graves.

Segundo os especialistas, usar imitações é pior do que não usar óculos de sol nenhum.

Além dos modelos falsificados não terem proteção UV, as lentes escuras de baixa qualidade podem dilatar mais e, com isso, absorver ainda mais os raios nocivos.

Sem contar que um produto falsificado não tem durabilidade, garantia ou assistência técnica. Por isso, é importante que você saiba diferenciar os óculos de sol Ray-Ban falsificados dos originais.

A seguir, confira dicas de como saber se os seus óculos de sol Ray-Ban são originais:

  • A caixa dos óculos Ray-Ban originais tem um adesivo com o código de barras e informações sobre o modelo, o código da cor e o tamanho;
  • Essas informações também são gravadas na parte interna das hastes;
  • Os óculos Ray-Ban originais têm o logotipo nas plaquetas e nas lentes, e seu número de fabricação nas hastes em branco. Logotipos borrados, que se soltam das armações, são falsificados;
  • A armação dos óculos falsificados costuma ser mais grosseira;
  • A nota fiscal é a sua maior prova de autenticidade e segurança.

Quais as vantagens dos óculos de sol Ray-Ban?

Como vimos, a grande vantagem dos óculos de sol Ray-Ban é que eles são produzidos com materiais de alta qualidade.

Os óculos de sol Ray-Ban são atemporais.

Os óculos da Ray-Ban não apenas são duráveis como são apropriados para a saúde e proteção dos seus olhos.

Além disso, os óculos de sol da Ray-Ban são atemporais. Como vimos, os modelos mais vendidos sobreviveram à passagem das décadas e nunca saem de moda.

Outra vantagem é a quantidade de linhas, modelos e tamanhos diferentes que servem para todos os gostos.

A única desvantagem dos óculos de sol da Ray-Ban é o preço. Este não é um acessório barato. Ainda assim este acessório tem um ótimo custo benefício.

Confira a seguir as vantagens e desvantagens dos óculos de sol Ray-Ban:

Vantagens
  • Modelos variados e atemporais
  • Durabilidade
  • Proteção dos olhos
  • Conforto visual
  • Diminui o brilho da luz solar e o embaçamento
  • Melhora a nitidez
Desvantagens
  • Preço elevado

Quanto custa um óculos de sol Ray-Ban?

O preço dos óculos de sol Ray-Ban varia de acordo com o modelo, o material de fabricação, a cor e o formato. Por isso, você vai encontrar óculos que custam entre R$ 420 e R$ 1.600.

Onde comprar um óculos de sol Ray-Ban?

Você encontra os óculos de sol Ray-Ban à venda em óticas e em lojas de departamento como Lojas Americanas e Walmart.

Mas nós recomendamos que você realize sua compra em lojas online como a Amazon. Assim, você terá mais opções de modelos e ainda faz sua compra do conforto da sua casa.

Critérios de compra: Fatores para comparar os óculos de sol Ray-Ban

A escolha dos óculos Ray-Ban depende muito do seu estilo e da sua personalidade. Porém, com tamanha diversidade de modelos, é importante que você entenda o que diferencia um tipo de outro para escolher o que melhor vai se harmonizar com o seu rosto.

Por isso, listamos abaixo os principais fatores que você deve observar antes de comprar os óculos de sol Ray-Ban.

  • Formato
  • Armação
  • Tamanho
  • Lente

A seguir, vamos detalhar esses fatores para você comprar os óculos de sol Ray-Ban ideais.

Formato

O primeiro fator que você deve considerar antes de comprar os óculos de sol Ray-Ban é o formato. Você vai encontrar os óculos de sol Ray-Ban em formatos variados como do tipo aviador, retangular, quadrado, hexagonal e redondo.

Mas, além de esta ser uma escolha pessoal, os especialistas recomendam que você avalie o formato do seu rosto antes de escolher o formato dos óculos. Isso vai garantir uma perfeita harmonização.

Para ajudar você, listamos abaixo os tipos de óculos de sol Ray-Ban mais indicados de acordo com o formato do seu rosto.

Tipo de rosto Formato dos óculos de sol
Rosto redondo Quadrado
Rosto quadrado Oval, redondo ou quadrado com pontas arredondadas
Rosto oval Qualquer tipo de formato
Rosto triangular Qualquer tipo de formato, mas com armações finas ou sem armação

Armação

O material de fabricação e o design da armação são fatores que você também deve levar em conta. Isso porque, dependendo do tipo de armação, os óculos podem criar um ar mais leve ou mais marcante; mais sóbrio, sofisticado ou despojado.

Você vai encontrar modelos com a armação completa, em volta de toda a lente, que é o mais tradicional. Já o de armação grossa, cria um estilo mais alternativo.

Os óculos com armação fina, dão um ar de leveza e elegância. E os com semi aro e os sem aro, são mais contemporâneos.

 Mãos teclando no celular, com notebook e óculos Ray Ban.

Os óculos Clubmaster possuem armação grossa na parte superior e fina na base. (Fonte: FirmBee / Pixabay)

Além disso, existem diferentes materiais de fabricação que dão estilo à armação como, por exemplo:

  • Acetato: Plástico de qualidade feito com materiais renováveis.
  • Nylon e propionato: Para esportes.
  • Metal: Hipoalérgico e ajustável.
  • Madeira, couro, veludo, alumínio, fibra de carbono ou titânio: Mais sofisticados.

Lente

Já vimos que as cores das lentes podem influenciar na saúde dos olhos. Mas além das cores, os óculos de sol Ray-Ban oferecem tipos diferenciados de lentes:

  • Clássica: cores uniformes
  • Degradê
  • Espelhada e brilhante

Para pessoas que passam muito tempo expostas à claridade, o mais indicado são as lentes polarizadas, que evitam o ofuscamento e deixam as imagens mais nítidas e com mais contrastes.

foco

Você sabia que os óculos de sol Ray-Ban passam por vários testes de certificação para garantir que as lentes possam anular pelo menos 65% dos raios solares? Para isso, os óculos são testados cerca de 20 vezes durante o processo de fabricação.

Tamanho

Após escolher o formato e o tipo de armação, você precisa observar as medidas dos óculos de sol Ray-Ban. Esse é fator que vai garantir que os óculos se acomodem perfeitamente no seu rosto, garantindo simetria e conforto.

Existem três medidas que costumam ficar expostas na parte interna das hastes. São elas:

  • Tamanho da ponte: distância entre uma lente e outra; aquela parte que fica apoiada sobre o nariz;
  • Tamanho do aro: largura de cada lente, medida na horizontal;
  • Tamanho da haste: comprimento do apoio nas orelhas.

Todas essas medidas são feitas em milímetros e variam bastante de acordo com o modelo. Para você ter uma ideia, em geral, 55mm representa a lente pequena; 58mm, a lente de tamanho médio; e 62mm a lente grande.

(Fonte da imagem destacada: StockSnap / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.