Imagem mostra uma mulher usando óculos VR.
Ultima atualização: 29 de abril de 2021

Como escolhemos

10Produtos analisados

19Horas investidas

7Estudos avaliados

90Comentários coletados

Seja muito bem-vindo! Se você é um fanático por games e por tecnologia, não pode deixar de ter um óculos VR! Esse acessório evolui cada vez mais e já é compatível com diversos dispositivos diferentes.

Quer ter uma experiência de imersão em seu smartphone, console ou computador? A partir de agora, esse artigo traz a você todas as informações sobre os óculos VR e te mostra como escolher um excepcional modelo!




Primeiro, o mais importante

  • O óculos VR tem como diferencial a possibilidade de te colocar dentro da ação dos jogos, na pele do personagem. É um modo mais imersivo de participar de um game.
  • É preciso notar que a realidade virtual ainda é uma tecnologia em desenvolvimento e que os jogos que usam óculos ainda não possuem os mesmos recursos e a mesma complexidade que suas mesmas versões de tela.
  • Deve-se analisar a compatibilidade do óculos com dispositivos como computador ou smartphone, seu conforto e suas especificações técnicas, como a forma de rastreamento e a taxa de atualização.

Os melhores óculos VR: Nossas recomendações

A partir das opiniões de vários especialistas, preparamos uma lista com os melhores óculos VR da atualidade levando em conta diversos dispositivos e faixas de preço!

Guia de compra: O que você precisa saber sobre óculos VR

É imaginável que existam dificuldades para entender como um óculos VR age e se é uma boa ideia ter um. Por isso, buscamos as dúvidas mais comuns sobre o acessório e trabalhamos para trazer as melhores respostas!

Imagem mostra um hondomem usa óculos VR em uma sala.

O óculos de realidade virtual te transporta para uma nova realidade. (Fonte: dlohner/ Pixabay.com)

O que é óculos VR e para que ele serve?

Óculos VR é como chamamos os óculos de realidade virtual usados para games. Eles devem ser vestidos na cabeça e, a partir daí, reproduzem o jogo na parte interna das lentes.

Uma vez vestindo óculos de realidade virtual, você passa a vivenciar o jogo como se fosse o personagem principal. Tem o ponto de vista dele, sente pisar no que ele pisa. Com o controle em mãos, toma atitudes e vê os efeitos acontecendo na realidade paralela gerada nas lentes do acessório.

Os óculos de realidade virtual são capazes de proporcionar uma imersão única nos jogos. É uma experiência diferente de simplesmente mover um personagem com um teclado ou joystick olhando por uma tela, afinal, é você que está dentro do novo universo!

Você sabia que o clássico do cinema De Volta para o Futuro, de 1984, já mostrava seus personagens usando óculos de realidade virtual?

Para quais dispositivos há óculos VR disponíveis?

A boa notícia é que não importa onde você costuma jogar com mais frequência, há óculos VR disponíveis! Confira:

  • Smartphones: Não são todos os celulares que possuem compatibilidade com óculos VR, mas em vários é possível aproveitar essa incrível tecnologia. Além de se divertir com games, é possível assistir a alguns vídeos.
  • Consoles: Os consoles mais modernos da atualidade, como PlayStation e Xbox, possuem seus próprios modelos compatíveis de óculos de realidade virtual.
  • Computadores: Óculos VR para computadores são mais avançados e permitem mais movimentos e recursos que os para smartphones. É nessa categoria que se encontram alguns dos melhores modelos.
  • Independentes: Alguns modelos de óculos VR são independentes e não precisam de conexão com nenhum dispositivo. Já trazem na memória jogos e vídeos integrados e ainda permitem downloads de outros.

Há uma boa biblioteca de títulos compatíveis com óculos VR?

Não são todos os jogos lançados que possuem compatibilidade com óculos VR, mas a quantidade já é satisfatória. Quando falamos no PlayStation, por exemplo, há quase 100 títulos que podem ser jogados com o acessório, incluindo de séries como Resident Evil e Skyrim.

Para computador, o número é ainda maior. A Steam lista mais de 200 títulos compatíveis com realidade virtual, alguns deles bastante acessíveis.

Simuladores de tiro e de voo, jogos de terror e de suspense são os mais comuns a integrarem a tecnologia da realidade virtual. Se você é um fã dos gêneros, conseguirá encontrar uma boa gama de títulos que te agradem.

Imagem mostra uma criança com um óculos VR em frente a um computador.

Há uma excepcional biblioteca de jogos compatíveis com óculos VR disponíveis para computador. (Fonte: Julia M Cameron/ Pexels.com)

Quais as vantagens de um óculos VR?

Óculos de realidade virtual ainda são uma tecnologia em desenvolvimento. Por isso, não há perfeição nos modelos e a qualidade dos jogos não é a mesma do que no console ou computador.

Vale a pena investir em um modelo se você é louco por tecnologia e deseja experienciar pedacinhos do futuro mesmo enquanto eles se desenvolvem. A experiência de imersão que um óculos de realidade virtual oferece já é muito interessante e pode te divertir por um tempo considerável.

O alto custo do produto, porém, faz dele um objeto de nicho. Mesmo em consoles como Playstation ou Xbox, é preciso pagar uma quantidade de dinheiro a mais para obtê-lo, sendo que o complemento oferecido aos jogos é mais por curiosidade do que por real efeito de transformação.

Nós recomendamos o investimento em um óculos VR caso você realmente goste da ideia de ser levado a um novo mundo, mesmo que a tecnologia ainda seja incompleta.

Veja abaixo uma tabela com as vantagens e desvantagens do produto:

Vantagens
  • Proporciona grande imersão no universo dos jogos
  • É uma nova e divertida maneira de jogar
  • Para os fanáticos por tecnologia, é uma experiência excitante
  • Já existe uma quantidade satisfatória de títulos
  • O conforto no uso é cada vez maior
Desvantagens
  • Custo ainda é bastante elevado
  • Não gera games tão ricos quanto no modo tradicional
  • Interações com outros jogadores são limitadas
  • É uma tecnologia em desenvolvimento

Critérios de compra: Fatores para a escolha de um óculos VR

Chegou a hora das dicas para você que já decidiu comprar um óculos VR: Quais são os critérios mais importantes no momento da aquisição? No que é preciso pensar antes de bater o martelo?

Compatibilidade

Se você deseja usar um óculos de realidade virtual ligado ao seu computador ou smartphone, precisa observar a compatibilidade. Não é qualquer aparelho capaz de se conectar com uma tecnologia tão moderna e de fazê-la rodar com perfeição.

Todo óculos VR de qualidade deve ter, assim como um game, as suas especificações mínimas para funcionamento. Dessa forma, você já poderá analisar se o seu computador ou smartphone tem o que é necessário para fazê-lo funcionar, se é preciso buscar melhorias ou então um outro modelo.

Esse é um problema a menos com Playstation, Xbox ou modelos independentes.

Imagem mostra um óculos VR vestido em um molde de cabeça.

Sempre preste atenção se o óculos VR é compatível com seus dispositivos. (Fonte: fill / Pixabay.com)

Rastreamento

Os óculos de realidade virtual disponíveis no mercado usam três técnicas de rastreamento: Head tracking (de cabeça), que detecta os movimentos da cabeça para ajudar as imagens, eye tracking (de olhos), que usa o movimento dos olhos, e inside-out tracking (de dentro para fora), a mais moderna, com sensores e câmeras pelo corpo todo.

Rastreamento de cabeça e de olho são os tipos ideais para simuladores.

Além do custo-benefício de cada um dos tipos de rastreamento, você pode também ver a compatibilidade com os jogos desejados e entender qual te permite maior controle: Para um simulador, as duas primeiras são mais do que suficientes, para jogos modernos com locomoção, a última pode ser ideal.

Também há dois tipos de construção de imagens: Modelos que pedem pela definição de uma base, ou seja, um largo espaço que será mapeado para a sua locomoção, outros que podem ser usados em sofás ou cadeiras. Se você mora em um lugar pequeno, é obrigatório optar pelo segundo.

Conforto

Para se divertir com os games disponíveis em realidade virtual, você precisará passar várias horas com o óculos. É fundamental escolher um modelo confortável e que não te incomode de forma alguma.

O peso é um dos fatores mais importantes quando se fala em conforto de óculos VR: Ele não deve passar de 500 gramas para não prejudicar seu pescoço. Observe ainda a quantidade de ajustes oferecidos, de acolchoamentos internos e presença, por exemplo, de espumas que absorvam o suor.

Taxa de atualização

O óculos de realidade virtual precisa constantemente “redesenhar” o que você vê para permitir uma experiência satisfatória. A velocidade e qualidade com que ele faz isso é medida pela chamada taxa de atualização. Quanto mais modernos os games, mais alto precisa ser o número.

Quem deseja jogar títulos modernos e que levam mais adiante a tecnologia da realidade virtual precisa optar por um óculos com taxa de atualização mínima de 70 Ghz. Como a tendência é de evolução cada vez maior dos jogos, comprar um modelo abaixo disso pode ser um negócio ruim.

Resumo

Ainda em desenvolvimento, a tecnologia dos óculos VR proporciona uma nova imersão nos games e vídeos. Você passa a se ver dentro da ação, podendo ou se movimentar, ou apenas participar dela com os controles necessários (como nos simuladores de tiro).

Já existem títulos famosos que são compatíveis com óculos de realidade virtual e é possível usar o acessório em variados dispositivos. Apesar do preço alto, ele é muito recomendado para quem é fanático por tecnologia.

(Fonte da imagem destacada: tmeier1964/ Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas