Ultima atualização: 2 de julho de 2020

Como escolhemos

12Produtos analisados

18Horas investidas

5Estudos avaliados

43Comentários coletados

Olá! Seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil. No artigo de hoje vamos te ajudar a escolher um suplemento que promete promover maravilhas: o óleo de alho.

Rico em alcina, enxofre, vitamina C, vitamina E, vitamina B1 e vitamina B6, o uso do óleo de alho, na versão em cápsulas nutre e trata o organismo de dentro para fora, enquanto a sua aplicação tópica ajuda no combate a infecções na pele e problemas como a psoríase e a acne.

Siga conosco nessa leitura e confira as melhores opções do produto, além das características para as quais você deve atentar para fazer a melhor escolha de óleo de alho para desfrutar de todos esses benefícios.




O mais importante

  • O óleo de alho é um produto natural, extraído a partir do alho e rico em alicina e outros nutrientes.
  • Por ser um produto que será ingerido ou utilizado com finalidade de compor terapias e tratamentos de saúde ou estéticos, a escolha do óleo de alho deve ser cuidadosa e meticulosa, analisando principalmente a procedência e confiabilidade do produto.
  • Sempre consulte seu médico ou um especialista antes de iniciar o uso do óleo de alho. Apesar de ser um produto natural, pode causar efeitos ou interações medicamentosas.

Você também pode gostar:

Óleo de alho: nossa recomendação dos melhores produtos

Seja em cápsula ou na versão líquida, o óleo de alho pode trazer muitos benefícios para sua saúde, beleza e autoestima. Para que você possa aproveitar de todas essas possibilidades, a escolha acertada é fundamental. A seguir você vai encontrar algumas das melhores versões do produto disponíveis no mercado. Confira:

Outras Recomendações

Óleo de alho + Vitamina C em cápsulas

Essa opção de óleo de alho da Katiguá reúne um combo poderoso para o sistema imunológico: além do óleo, as cápsulas contêm Vitamina C. Além de ser excelente para a imunidade, o composto também ajuda a normalizar os níveis de colesterol. A embalagem conta com 30 cápsulas.

Óleo de alho em cápsulas softgel

Nesse momento, o produto selecionado não está disponível no fornecedor. Por isso, o substituímos por outro com características similares. Para relatar um problema.

Das Problem mit diesem Produkt wurde gemeldet. Danke!

A composição desde suplemento de óleo de alho da Lauton ajuda a controlar a pressão arterial, diminuir o colesterol e fortalecer o sistema imunológico. São 120 cápsulas em uma embalagem.

Óleo de alho sem odor VitGold

Nesse momento, o produto selecionado não está disponível no fornecedor. Por isso, o substituímos por outro com características similares. Para relatar um problema.

Das Problem mit diesem Produkt wurde gemeldet. Danke!

O alho é definido como um alimento funcional e quando consumido como parte da dieta usual possui efeitos benéficos à saúde e às defesas do corpo. Ele auxilia no bom funcionamento do sistema imunológico e cardiovascular.

O óleo de alho VitGold concentra essas propriedades, e é ideal para ser coadjuvante no tratamento da hipertensão arterial e normalizador dos níveis de colesterol. Produto glúten free.

[/kb_productlist]

Guia de Compra: o que você precisa saber sobre óleo de alho

Inspirado pela nossa lista? Então confira o nosso Guia de Compra, que te dará as informações mais importantes sobre o óleo de alho e suas variações, indicações de uso, vantagens e desvantagens, valores e locais de compra.

A seção também apresentará tópicos sobre as características para as quais você deve atentar para escolher o óleo de alho ideal para atender às suas necessidades.

moça sorri com copo d’água em mãos enquanto se prepara para tomar cápsula de óleo de alho

Redução do colesterol e ação anti-inflamatória estão entre os principais benefícios do uso do óleo de alho. (Fonte: Antonio Guillem/ 123rf.com)

O que é o óleo de alho e qual seu histórico?

O óleo de alho (Allium sativum) é, como o nome indica, o óleo extraído dos dentes de alho. A substância é rica em alicina, um princípio ativo com propriedades antibacterianas e antioxidantes.

O óleo de alho é um composto natural utilizado com diversos fins, sendo os mais comuns como terapia alternativa para alguns sintomas e doenças, além de fins estéticos. Pode ser encontrado na forma de cápsulas ou líquida. Suas propriedades são reconhecidas desde a antiguidade.

Desde a Idade Média a substância era utilizada e reconhecida por suas propriedades antimicrobianas e seus efeitos benéficos para a circulação sanguínea e o bom funcionamento do coração. Relatos ainda mais antigos remontam ao uso das propriedades do alho no oriente para prevenção e combate a doenças e diversos tipos de sintomas.

Quais os benefícios do óleo de alho?

Os benefícios do uso óleo de alho são muitos. Listamos os principais:

  • Controle do colesterol: o uso do óleo de alho, especialmente se combinado com o óleo de peixe, pode ajudar a reduzir o LDL e os triglicerídeos em até 15%;
  • Combate a infecções de pele: o uso tópico trata micoses e problemas de pele causados por fungos e bactérias, além de verrugas e calos, graças às propriedades anti-inflamatórias. O efeito calmante também é benéfico no tratamento de dermatites e psoríase;
  • Saúde do couro cabeludo: uso tópico é eficaz no tratamento de caspa, aliviando a coceira. Em cápsulas ou na forma líquida, nutre os fios e raízes, por ser rico em enxofre, vitamina C, vitamina E, vitamina B1 e vitamina B6, essenciais para raízes fortes e saudáveis;
  • Alívio de dores musculares: trata espasmos musculares e dores decorrentes da prática intensa de exercícios físicos.
  • Controle do diabetes: a alicina, dissulfeto de dialilo e alila - compostos ativos presentes no alho - ajudam a elevar os níveis de insulina a níveis adequados no corpo e a controlar o açúcar no sangue, reduzindo os riscos de cardiomiopatia;
  • Tratamento de infecções de ouvido: antisséptico, antiviral e antibacteriano, age contra a infecção e alivia a dor.
  • Redução da pressão arterial: os compostos ativos ajudam a manter o sangue mais líquido, relaxar os músculos lisos vasculares e de desobstruir os vasos sanguíneos reduzindo a pressão arterial.
  • Saúde bucal: a alicina reduz a atividade bacteriana e ajuda a reduzir a dor e a inflamação nas gengivas e raízes dos dentes, além de prevenir as cáries.

Confira no quadro algumas vantagens e desvantagens do uso do óleo de alho:

Vantagens
  • Pode ser encontrado em capsulas ou na versão líquida
  • Promove benefícios à saúde e estéticos
  • Existem diversas marcas do produto, e versões bem acessíveis
Desvantagens
  • Uso pode causar efeitos colaterais

Como usar o óleo de alho?

Para aproveitar todos os benefícios proporcionados pelo óleo de alho, seu uso deve ser feito de forma adequada, que deverá ser definido de acordo com o objetivo esperado para o tratamento, preferencialmente por um médico ou especialista.

No caso das cápsulas, a recomendação dos fabricantes, em geral, é a ingestão de uma cápsula duas vezes ao dia, sempre antes das refeições para melhorar a absorção. Porém esta indicação pode variar caso a caso. Compressas e aplicação tópica em micoses e outros problemas de pele devem ser feitas pelo menos duas vezes ao dia.

Para uso estético, faça a aplicação no mínimo três vezes na semana. O uso do produto não é indicado a lactantes e crianças menores de 3 anos. Apesar de natural, o óleo de alho pode provocar efeitos colaterais como odor corporal pela transpiração, náuseas, diarreia, vômitos e mal-estar no estômago, e alergias, embora esses últimos casos sejam raros.

imagem de cabeça de alho aberta ao lado de pote com óleo de alho

Tanto na forma liquida como em cápsulas o uso de óleo de alho traz diversos benefícios à saúde. (Fonte:Congerdesign/ Pixabay)

Quanto custa o óleo de alho?

O preço do óleo de alho vai depender muito da quantidade de cápsulas, dosagem e concentração, e da marca do suplemento. É possível encontrar versões muito baratas do produto, a partir de R$15 uma embalagem com 30 cápsulas.

Porém, se você procurar marcas renomadas, terá que desembolsar uma quantia maior. As marcas mais conhecidas – nacionais ou importadas - comercializam esse suplemento por valores que ultrapassam os R$100.

Onde comprar óleo de alho?

Você pode comprar óleo de alho em lojas de produtos naturais, farmácias e até mesmo alguns supermercados, além de lojas de suplementos alimentares. No entanto, é comprando online que você poderá encontrar maior variedade de marcas e configurações do produto, além de aproveitar a comodidade de fazer a compra sem sair de casa através de páginas de e-commerce como a Amazon ou Mercado livre.

Confira neste vídeo do programa Bem Estar da Rede Globo mais algumas informações sobre o óleo de alho:

Critérios de compra: como comparar as opções de óleo de alho

Já está especialista nos benefícios desse suplemento? Para finalizar, vamos aos critérios de compra. Traremos características do óleo de alho que você precisa estar por dentro para reconhecer um bom produto. Após definir sua necessidade, pondere os seguintes aspectos para escolher o produto que melhor lhe atenderá:

E para que não fiquem dúvidas, confira o detalhamento de cada um destes tópicos a seguir:

Tipo

O óleo de alho é comercializado, basicamente, em duas formas: cápsulas e na forma liquida. Confira na tabela a seguir o comparativo entre os dois tipos de produto.

Em cápsulas Líquido
Usos Apenas ingestão Pode ter uso tópico, ser ingerido ou diluído
Diferenciais Trata de dentro para fora Trata de fora para dentro, e tem usos medicinais e estéticos
Investimento Existem opções em todas as faixas de preço Produto mais barato que as capsulas

Dosagem e quantidade de pílulas

A dosagem das cápsulas de alho é indicada pelos fabricantes em miligramas. Existem versões no mercado com dosagens entre 250mg e 1500mg. Fique atento à dosagem do produto escolhido, pois ela irá influenciar diretamente na quantidade de cápsulas que serão necessárias para que você alcance a dosagem necessária ao seu tratamento.

Produtos com dosagem mais baixa costumam ter valores mais em conta. No entanto, podem não ter o melhor custo benefício, uma vez que poderá ser necessária a ingestão de uma quantidade maior de cápsulas para obtenção da dosagem necessária.

 Frasco aberto com capsulas de óleo de alho se espalhando sobre superfície preta

Produtos com dosagem mais baixa costumam ter valores mais em conta. (Fonte: Stevepb/ Pixabay)

Procedência

Apesar de ser um item natural e aparentemente inofensivo, a procedência do óleo de alho é importante. Produtos de origem duvidosa ou de má qualidade podem configurar risco à sua saúde. Por isso prefira produtos de marcas renomadas e de confiança, conhecidas por oferecer qualidade superior em seus suplementos alimentares.

As marcas mais confiáveis, em geral, são aquelas que apresentam informações claras sobre o produto, e comprovam sua eficiência e resultados por meio de dados e resultados de testes e pesquisas clínicas.

(Fonte da imagem destacada: Thanthima Limsakul/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas