Imagem de uma mulher segurando um frasco de óleo, olhando para o espelho.
Ultima atualização: 17 de fevereiro de 2020

Como escolhemos

13Produtos analisados

21Horas investidas

6Estudos avaliados

65Comentários coletados

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Hoje vamos falar sobre o óleo de amêndoas, um produto multifuncional que serve para tratar peles e cabelos. Você pode usá-lo para reparar o cabelo danificado, dar brilho, nutrir a pele e potencializar a hidratação de outros cremes.

Esse óleo possui nutrientes importantes em sua composição, dentre eles a vitamina E. Por isso, faz tão bem para os cuidados com o corpo. Mas seus benefícios vão muito além disso. Para saber mais sobre o óleo de amêndoas e as melhores opções disponíveis, confira nosso artigo!




Primeiro, o mais importante

  • Para potencializar a ação do óleo de amêndoas use-o logo após o banho, quando os poros ainda estão abertos.
  • Opte pelas versões 100% vegetais, elas são mais eficientes.
  • O óleo de amêndoas pode ser usado tanto para a beleza como na alimentação.

Você também pode gostar:

Os melhores óleos de amêndoas: Os favoritos da redação

A partir de agora, vamos te apresentar os melhores óleos de amêndoas. Todos eles possuem características específicas que te ajudarão a ter uma rotina de beleza bem completa. Confira!

O óleo de amêndoas que é 100% natural e livre de conservantes

Esse óleo é indicado para nutrir peles secas, sensíveis e que ficam expostas ao sol e ao vento. Além disso, seu uso previne o surgimento de estrias e age como antirrugas, pois melhora a elasticidade da pele.

Uma opção de óleo de amêndoas com colágeno

Esse óleo de amêndoas da Muriel tem o diferencial de contar com colágeno em sua fórmula, criada para manter a pele hidratada além de ter uma ação desodorante. Além de colágeno, esse óleo também é enriquecido com vitamina E, o que cria uma ação antioxidante e previne o envelhecimento da pele.

O óleo de amêndoas orgânico

Esse óleo possui alto poder penetrante, além de contar com propriedades nutritivas e rejuvenescedoras. O resultado após alguns dias de uso é uma pele macia e com excelente elasticidade. Esse produto também combate irritações cutâneas, previne estrias.

Guia de Compra

A seguir, vamos te apresentar um Guia de Compras completo para você solucionar todas as suas dúvidas em relação ao óleo de amêndoas. Dessa forma ficará mais fácil escolher um produto para chamar de seu.

Fique atento a todas as especificidades do óleo e suas indicações de uso. Essas informações serão de grande ajuda tanto na hora de compra como depois dela.

Imagem de Mulher aplicando óleo nas pontas do cabelo.

O óleo de amêndoas possui várias indicações de uso. (Fonte: Cheangchai Noojuntuk/ 123rf.com)

Para que serve o óleo de amêndoas?

O óleo de amêndoas, como o próprio nome já sugere, trata-se de um óleo vegetal extraído da amêndoa.

É importante ressaltar que existem dois tipos de amêndoas, as doces e as amargas, sendo que ambas promovem benefícios à saúde. Contudo, o óleo mais utilizado é o de amêndoas doces. Um óleo de aroma suave e cor amarelada.

View this post on Instagram

#Repost @carolviesi with @repostapp ・・・ Tenho um problema c/ óleos vegetais e aromas... Vício! 🙈 Esse de amêndoa é um dos meus preferidos. Uso para tirar maquiagem, misturo c/ o hidratante e passo no corpo e às vezes passo no couro cabeludo. Nesse frio é muito bom, pois passar nos pés, massagear e colocar uma meia vai te aquecer rapidinho. Mais alguém tem o problema do "pé defunto", sem temperatura? 😂😂😂 Olha os benefícios do óleo dessa marca que gosto muito: "Óleos vegetais são óleos extraídos de castanhas e sementes por método de expressão a frio mantendo as propriedades naturais da planta de origem, ricos em vitaminas naturais e ácidos graxos. Na AROMATERAPIA é um excelente veículo para diluição dos óleos essenciais permitindo que as minúscu­las moléculas se espalhem pela pele intensificando sua penetração em massagens, loção pós-banho e hidratante para a pele. AMENDOA DOCE – Prumus amygdalus var dulcis – O Óleo de Amêndoa Doce foi muito utilizado na composição da maior parte dos antigos produtos de beleza. É um óleo vegetal ricoem vitaminas Ae B e tem alto poder penetrante, hidratando e suavizando a pele com facilidade. Possui propriedades rejuvenescedoras, regeneradoras, hidratantes, amaciantes e nutritivas. Um ótimo emoliente que proporciona extrema maciez a pele. Melhora a flexibilidade e a elasticidade da pele. Combate irritações cutâneas" #oleovegetal #bioessencia #oleodeamendoas #nutricarolviesi #cuidadocorporal

A post shared by Bio Essência (@bio_essencia) on

O óleo de amêndoas pode ser utilizado para diversos fins. A forma mais comum de usá-lo é para tratar a pele do rosto ou do corpo, bem como nutrir os cabelos ressecados e danificados.

Esse óleo também faz muito sucesso com as mamães que estão grávidas, pois impede o surgimento de estrias. Sem contar que ele pode ser usado ainda para fazer massagens, retirar a maquiagem e hidratar cílios e cutículas.

Quais as vantagens do óleo de amêndoas?

A principal vantagem do óleo de amêndoas é a sua riquíssima composição, que promove diversos benefícios para o corpo.

A vitamina E, por exemplo, é um poderoso antioxidante que estimula a produção de colágeno e combate o envelhecimento da pele. A vitamina B, por sua vez, ajuda na renovação da pele e na redução de acne, enquanto a vitamina A combate a flacidez e linhas finas.

Abaixo, falamos mais sobre as principais vantagens desse óleo. Confira!

Vantagens
  • Evita o surgimento de estrias na gravidez
  • Hidrata áreas ressecadas como joelhos e cotovelos
  • Previne rugas
  • Mantém a pele do rosto e do corpo macia
  • Tem ação anti-inflamatória em peles irritadas
  • Combate acne
  • Combate manchas
  • Hidrata os cabelos e promove brilho
  • Combate caspa e descamação
Desvantagens
  • Não tem

Como usar o óleo de amêndoas na pele?

Para potencializar ainda mais o efeito do óleo de amêndoas na sua pele, seja do rosto ou do corpo, é indicado aplicá-lo logo após o banho. Isso porque, nesse momento seus poros ainda estão abertos devido a água quente. Sendo assim, o óleo será melhor absorvido.

Nesse momento você pode optar por usar apenas o óleo ou usar primeiro um creme hidratante e em seguida finalizar com o óleo. No segundo caso, além de todos os benefícios promovidos pelo óleo de amêndoas, ele ainda vai reter a hidratação do creme por mais tempo na pele.

Imagem das mãos de uma mulher passando um produto nos braços de outra mulher.

Para que sua pele absorva melhor o óleo de amêndoas é indicado aplicá-lo logo após o banho. (Fonte: Jcomp/ Freepik.com)

Como usar o óleo de amêndoas no cabelo?

A melhor forma de usar o óleo de amêndoas no cabelo e fazendo umectação. Essa técnica consiste em passar um óleo 100% vegetal em todo o comprimento dos fios para reparar possíveis danos e ressecamentos.

Depois disso, deixe o óleo agindo por algumas horas. Melhor ainda se você aplicá-lo à noite, antes de dormir, e retirar apenas pela manhã.

Imagem com amêndoas e ameixas ao lado de um frasco de óleo, uma barra de sabão e uma bucha vegetal.

Óleos 100% vegetais oferecem diversos nutrientes à pele e ao cabelo. (Fonte: Silviarita/ Pixabay.com)

Qual é melhor: óleo de amêndoas ou hidratante?

É importante entender que apesar de serem muito comparados, óleos vegetais e hidratantes possuem ações distintas. Os óleos vegetais possuem o poder de nutrir a pele, fornecendo nutrientes essenciais para a saúde e beleza.

Já a função do hidratante é repor água, para que a pele se mantenha macia e suave.

Portanto, a ação de ambos é potencializada quando são usados em conjunto. Para ter uma pele perfeita, o ideal é usar o hidratante e em seguida usar o óleo que, além de fornecer nutrientes importantes, formará uma película para que a hidratação não saia da pele.

Critérios de Compra: O que considerar antes de comprar óleo de amêndoas

Usar o óleo de amêndoas nos cabelos ou na ele trará muitos benefícios para eles. O produto deixará ambos hidratados, nutridos e saudáveis. Porém, mesmo com todos esses benefícios, não basta comprar o primeiro frasco que você encontrar. É necessário, primeiro, analisar alguns critérios.

Esses critérios vão te guiar na sua compra e te ajudarão a fazer a escolha correta. Por isso, abaixo, separamos quais pontos você deve analisar para acertar em cheio na sua escolha.

A seguir, explicaremos melhor cada um desses critérios. Confira!

100% vegetal

Muitas pessoas têm receio de usar óleos vegetais na pele por acharem que eles vão obstruir os poros, aumentar a oleosidade ou causar acnes. Além disso, há quem acredite que os cabelos também ficarão mais oleosos com o uso deles.

Contudo, essa crença está incorreta. Não são os óleos vegetais que provocam tudo isso, mas sim os óleos minerais.

Os óleos vegetais são totalmente naturais e não causam obstrução dos poros, nem são comedogênicos. Pelo contrário, oferecem diversos nutrientes à pele e ao cabelo. Por isso, é melhor dar preferência a eles.

Imagem da mão de uma mulher despejando óleo nas costa de uma pessoa que está deitada.

O óleo de amêndoas é excelente para fazer massagens. (Fonte: Freepik.com)

Enriquecido com outros ingredientes

Assim como o óleo de amêndoas, existem diversos outros óleos que promovem inúmeros benefícios à pele e cabelos. Justamente por isso, muitas marcas fazem um mix desses óleos.

Uma blend bem legal que as marcas costumam fazer é associar o óleo de amêndoa com o óleo de uva. Além disso, tem opções que unem o óleo de amêndoas ao colágeno ou óleo de avelã.

Juliana MendonçaDermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)

"Esse tipo de cosmético deve ser usado diariamente, antes ou durante o banho, para ter o efeito adequado. Na ducha, tanto a água quente quanto o sabonete podem favorecer o ressecamento, e o óleo cria uma barreira que evita esse problema"

Vegano

Atualmente existe uma consciência cada vez maior em relação ao combate a crueldade animal. Com isso, muitas marcas têm se posicionado como veganas e eliminado de seus processos de produção qualquer ação que possa provocar sofrimento animal.

Portanto, se você é vegano ou simpatiza com a causa, é importante verificar se o óleo de amêndoas é vegano. A forma mais simples de fazer isso é verificando se a marca possui alguma certificação, como Ecocert, SVB ou Vegan.

 Imagem de um frasco pequeno com óleo ao lado de uma flor alaranjada.

Marcas veganas utilizam apenas substâncias vegetais. (Fonte: Mareefe/ Pixabay.com

Quantidade

Para escolher a quantidade de produto correta, analise primeiro para qual finalidade você o está adquirindo. Por exemplo, se você vai usá-lo no rosto, o frasco pode ser pequeno, já para o corpo é melhor optar por uma quantidade maior.

O mesmo vale para os cabelos. Os fios curtos exigem menos produto, já as madeixas mais longas pedem frascos maiores.

(Fonte da imagem destacada: Maryna Pleshkun/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Jaqueline Aguiar Esteticista
Cuidar das outras pessoas é o que Jaqueline mais ama fazer. E ela faz isso de duas maneiras: em sua clínica, através de procedimentos estéticos, e pela internet, aconselhando mulheres e homens sobre os melhores produtos do ramo. Com o tempo que sobra, ela também gosta de compartilhar conhecimento sobre seu outro hobby: o apimentado universo dos sex shops.