Bem-vinda ao ReviewBox Brasil. Hoje vamos falar sobre o óleo de argan, um produto capilar multifuncional. Você pode usá-lo para hidratar, nutrir, reparar, dar brilho e selar as cutículas dos fios.

Os nutrientes têm ação reparadora, por isso o óleo de argan pode ser usado em todas as etapas da rotina de cuidados com o cabelo, da pré-lavagem à finalização.

O produto também traz inúmeros benefícios para a pele. Por esses e outros motivos, o óleo de argan não pode faltar em sua rotina de cuidados. Quer saber mais sobre o produto? Leia este artigo.

Primeiro, o mais importante

  • Óleo de argan pode ser encontrado em três apresentações: como óleo extravirgem, em cápsulas líquidas ou como base em óleos de tratamento e produtos cosméticos.
  • Além dos benefícios para o cabelo, o óleo de argan também pode ser aplicado na pele e nas unhas.
  • O óleo de argan pode ser enriquecido com outros óleos vegetais com efeitos complementares como óleo de coco, ojon, cártamo, avelã, pracaxi, abacate, entre outros.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 4 melhores óleos de argan

Um bom óleo de argan pode trazer muitos benefícios para o seu cabelo. Contudo, é importante escolher o produto certo para obter os resultados desejados. Para ajudá-lo nessa tarefa, selecionamos os melhores óleos marroquinos do momento.

1º – Óleo de argan Inoar

O óleo de argan da Inoar possui textura leve e de rápida absorção, fragrância suave e tom levemente amarelado. A fórmula hidratante possui ômegas 6 e 9, vitamina E e polifenóis.

Este produto é versátil e pode ser usado em diferentes tratamentos e finalizações. O produto pode ser aplicado antes do secador, prancha e babyliss, pois é antitérmico. Outro benefício é que o produto sela a cutícula e preserva a cor de fios coloridos.

2º – Óleo de argan Moroccanoil

O óleo de argan da Moroccanoil nutre os cabelos, repara as fibras danificadas, restaura a elasticidade, elimina os fios arrepiados, intensifica a coloração e dá um brilho espetacular.

O produto é fluido, tem rápida absorção, cheiro suave, é fácil de usar e apresenta resultados instantaneamente. O frasco tem 125 ml (também disponível na versão com 200 ml).

3º – Óleo de argan Felps

O óleo de argan da Felps possui fórmula rica em antioxidantes e vitaminas. O produto promove hidratação profunda. É indicado para todos os tipos de cabelos, especialmente os danificados.

A textura é leve e envolve os fios sem pesar. Com o produto, seu cabelo estará protegido contra as agressões externas ao longo do dia. Basta aplicar quatro gotas nas mãos, friccionar e distribuir no comprimento e pontas.

4º – Óleo de argan OGX

O óleo de argan da OGX é indicado para cabelos danificados, pois auxilia na restauração imediata dos fios. O produto é enriquecido com silicone, que forma uma barreira que impede a perda de água nos fios.

O resultado é um cabelo hidratado, sedoso, macio e brilhoso. O óleo de argan da OGX também protege os fios contra os danos causados pelo calor do secador, prancha e babyliss e pelos raios UV.

Guia de Compra

Cabelos lisos, ondulados, cacheados e crespos: todos os tipos de fios se beneficiam com o poder do óleo de argan. Rico em vitaminas, minerais, ácidos graxos e lipídios, este produto fortalece e cuida da fibra capilar.

O óleo de argan é versátil, pode ser utilizado de diferentes formas, da pré-lavagem à finalização. Descubra todos os benefícios e formas de usar o óleo de argan neste Guia de Compra.

Imagem de uma mulher com o cabelo bonito.

O óleo de argan é indicado para todos os tipos de cabelo. (Fonte: puhhha / 123RF)

O que é óleo de argan?

O óleo de argan é extraído de uma planta chamada argânia (Argania Spinosa), encontrada somente no Marrocos. Este óleo vegetal tem como principais características a textura leve, tonalidade amarelada e cheiro suave.

Entre os nutrientes do óleo de argan estão os ácidos graxos essenciais (ômega 6 e 9) e a vitamina E. Esses nutrientes têm alto poder antioxidante, nutritivo e hidratante.

Os ácidos graxos repõem a massa capilar e deixam os fios brilhantes, macios e condicionados. A vitamina E tem ação antioxidante e combate o envelhecimento dos fios causado pelo sol, vento e poluição.

Imagem de uma mulher mexendo nos cabelos.

O óleo de argan recupera e fortalece os fios. (Fonte: Arnel Hasanovic / 123RF)

Quais as são os benefícios do óleo de argan para o cabelo?

O óleo de argan ajuda a proteger e reparar o cabelo dos danos causados pelos raios solares, excesso de química (alisamento, tintura, descoloração etc.) e fontes de calor, como secador, prancha e babyliss.

Entre os benefícios podemos destacar:

  • Restauração da elasticidade natural
  • Redução das pontas duplas
  • Diminuição do frizz
  • Penteabilidade
  • Balanço
  • Brilho luminoso

O óleo de argan também é benéfico para os cabelos tingidos, pois ajuda a manter a cor viva por mais tempo.

Além disso, o produto serve para proteger os fios dos efeitos nocivos causados pela química, basta aplicar o óleo antes de tingir os fios ou adicionar algumas gotas à tintura.

Vantagens
  • É versátil, pode ser usado com diferentes finalidades
  • Você pode usá-lo com os fios secos ou úmidos
  • Pode ser usado como reparador de pontas
  • Pode ser adicionado à máscara de hidratação para potencializar os efeitos
  • Se usado antes do secador, chapinha ou babyliss, protege os fios do calor
Desvantagens
  • Se usado em excesso pode deixar o cabelo com aspecto oleoso
  • É um produto relativamente caro
  • O óleo de argan é apenas a base do produto

Quais as são os benefícios do óleo de argan para a pele?

O óleo de argan possui propriedades emolientes, umectantes e antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres, previnem o envelhecimento precoce e o câncer de pele. Outros benefícios são:

  • Auxilia na absorção dos nutrientes
  • Ajuda a regular o pH
  • Reduzir a oleosidade excessiva.
  • Recupera a elasticidade e firmeza da pele
Imagem de uma mulher com a pele bem cuidada.

O óleo de argan tem ação antienvelhecimento. (Fonte: dolgachov / 123RF)

O óleo de argan pode ser aplicado diretamente na pele a cada dois ou três dias. Na primeira aplicação já é possível notar a pele mais hidratada e luminosa. O efeito antienvelhecimento é percebido após 30 dias de tratamento.

O óleo de argan possui ação anti-inflamatória, cicatrizante e ajuda na renovação celular, por isso é indicado para tratar fissuras mamárias durante o período da amamentação.

O óleo de argan traz outros benefícios?

O óleo de argan auxilia no fortalecimento das unhas, basta aplicar uma gota em cada unha, diariamente. Também pode ser utilizado na boca, pois suas propriedades emolientes evitam o ressecamento.

Imagem de uma mulher com as unhas fortes.

O óleo de argan também ajuda a fortalecer as unhas. (Fonte: Oleg Ivanov / Unsplash)

O óleo de argan também traz benefícios ao organismo como redução do colesterol ruim e a melhora do sistema digestivo.

Para aproveitar esses benefícios ingira o óleo de argan em cápsulas ou óleo vegetal 100% puro.

Como devo usar o óleo de argan?

Um dos diferenciais do óleo de argan é a versatilidade do cosmético. Você pode usá-lo de diversas maneiras, de acordo com o efeito desejado. Confira algumas técnicas abaixo.

Use como pré-shampoo: Aqueça uma colher de óleo de argan no micro-ondas por 10 segundos e aplique nos cabelos ainda secos, antes da lavagem, deixe agir por uma hora e lave normalmente. O óleo protegerá os fios contra os efeitos nocivos do shampoo.

Turbine a máscara de hidratação: Uma máscara de hidratação comum pode se tornar muito mais potente se você acrescentar algumas gotas de óleo de argan à mistura. Aplique, enluve os fios, coloque uma touca térmica e deixe agir por 15 minutos.

Imagem de uma mulher com expressão assustada.

O óleo de argan recupera os fios danificados. (Fonte: Moose Photos / Pexels)

Utilize como protetor térmico: Se você aplicar o óleo de argan no comprimento e pontas dos fios ainda úmidos, antes de usar alguma fonte de calor (como secador, prancha ou babyliss), o óleo vai proteger os fios do calor.

Utilize como modelador: Quando aplicado com os fios úmidos, o óleo de argan pode ajudar a modelar os fios. Só tome cuidado para não exagerar na quantidade, pois isso fará com que seu cabelo fique com a aparência oleosa.

Marco Antonio de Biaggicabeleireiro das famosas

“Usar o produto antes da cloração ajuda a proteger os fios da ação da tintura e ainda permite que se chegue ao tom loiríssimo sem danificar o cabelo”

Utilize como reparador de pontas: Depois de secar e finalizar o cabelo, aplique de uma a três gotas (depende do tamanho do cabelo) nas palmas das mãos e friccione, depois de aquecer, aplique o óleo no comprimento e pontas do cabelo.

Óleo de argan ou silicone reparador de pontas: Qual é melhor?

Com a variedade de cosméticos, é normal que você fique confusa quanto aos benefícios de cada produto, principalmente quando os produtos têm funções similares, como o óleo de argan e o silicone reparador de pontas.

Apesar de ambos os produtos possuírem características reparadoras, o óleo de argan e o silicone reparador de pontas são diferentes quanto à composição, modo de aplicar e indicação de uso.

Imagem de uma mulher de cabelo afro.

O óleo de argan é ideal para quem tem o cabelo afro. (Fonte: Kevin Grieve / Unsplash)

A principal função de um reparador de pontas é selar as pontas dos fios, eliminando a aparência ressecado, pontas duplas e opacidade. Você pode aplicá-lo no comprimento e pontas com os fios úmidos ou secos.

A base do silicone reparador de pontas é óleo mineral. Apesar dos efeitos imediatos, o produto não deve ser usado em excesso, pois não é removido com facilidade durante a lavagem, sendo necessário aplicar shampoo de limpeza profunda.

Óleo de Argan Reparador de pontas
Tipo de óleo Óleo vegetal Óleo mineral
Função Nutrir o cabelo do comprimento às pontas Selar as pontas dos fios
Vantagem Deixa os fios macios, sedosos e com brilho Melhora o aspecto dos fios
Desvantagem Se usado em excesso pode deixar o cabelo com aspecto pesado e sem vida O óleo mineral pode entupir os folículos capilares, inibindo o crescimento dos fios

Quanto custa?

Algumas características influenciam no preço de um óleo de argan: tamanho do frasco, concentração de óleo de argan, composição (alguns produtos são enriquecidos com outros óleos) e marca.

Os modelos mais baratos são vendidos em frascos com 5 ml, que custam entre R$ 5 e R$ 12. A maioria dos produtos são encontrados em frascos com 60 ml que custam entre R$ 30 e R$ 45. Produtos importados são mais caros e custam de R$ 65 (25 ml) a R$ 205 (200 ml).

Onde comprar?

Você encontra o óleo de argan em perfumarias como Sephora, Época Cosméticos, Ikesaki e Sumirê. O produto também é vendido em drogarias como Onofre, Drogaria São Paulo, Droga Raia, entre outras.

Se preferir, dá para comprar o produto pela internet. Sugerimos as seguintes lojas virtuais: Amazon, Beleza na Web, Ilha da Beleza, entre outras.

Critérios de Compra: Fatores para comparar os modelos de óleo de argan

Agora que você já conhece os benefícios e diferentes formas de usar o óleo de argan, vamos apresentar quais características você deve analisar e comparar quando for comprar este produto:

  • Quantidade em ml
  • Óleo de argan em cápsulas
  • Outros componentes
  • Adição de silicone
  • Óleo de argan vegano

Vamos explicar cada um dos tópicos abaixo.

Quantidade em ml

Você encontra o óleo de argan em frascos com diferentes medidas, desde a versão com 7 ml, para carregar na necessaire, o modelo convencional com 60 ml, ao frasco com 200 ml para diferentes aplicações.

A escolha está relacionada à frequência de uso, se você divide o produto com outra pessoa e ao valor. Quanto mais produto vir na embalagem, mais caro ele custa.

Óleo de argan em cápsulas

Muitas pessoas não sabem, mas o óleo de argan também é vendido em cápsulas líquidas com óleo 100% puro. O suplemento tem uma série de benefícios para o organismo:

  • Efeito anti-inflamatório e antioxidante
  • Redução do apetite
  • Equilíbrio dos hormônios
  • Diminuição dos efeitos da TPM
  • Melhora no funcionamento do intestino

Outros componentes

O óleo de argan pode ser enriquecido com outros ingredientes que servem para complementar os benefícios do produto, são eles:

  • Óleo de coco: Um poderoso hidratante para todos os tipos de cabelos.
  • Óleo de abacate: Ajuda a reduzir o frizz
  • Óleo de ojon: Ajuda a restaurar a fibra capilar, impedindo a quebra dos fios.
  • Óleo de pracaxi: Cria uma barreira protetora que evita a perda de umidade nos fios.
  • Óleo de avelã: Orotege os fios contra os efeitos do envelhecimento.

Adição de silicone

Se você estiver olhando o rótulo do óleo de argan e encontrar silicone na composição, não se assuste, pois este componente é usado para diluir a matéria-prima, que é difícil de manusear em seu estado puro.

Entretanto, observe se o óleo de argan está presente na fórmula do cosmético (Argania Spinosa Kernel Oil). Um bom produto deve ter pelo menos 10% de óleo de argan na fórmula.

Imagem de uma mulher loira.

Por causa do silicone, você pode utilizar o óleo de argan como protetor térmico. (Fonte: Gardie Design & social media marketing / Unsplash)

Óleo de argan vegano

Se você for vegano, saiba que dá para encontrar óleo de argan desenvolvido especialmente para você. O produto é livre de glúten, sulfatos, corantes, parabenos, óleo mineral, parafina e derivados de animais.

Procure pela indicação que o produto é de origem vegana na frente ou verso do rótulo do produto.

(Fonte da imagem destacada: belchonock / 123RF)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
2 Voto(s), Média: 5,00 de 5
Loading...