Imagem de um frasco de suplemento de óleo de cártamo em cápsulas enrolado em uma fita métrica.

Olá, seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Hoje vamos falar sobre o óleo de cártamo, um suplemento bastante conhecido no mundo fitness, por suas propriedades relacionadas ao emagrecimento saudável.

Os benefícios do óleo de cártamo incluem queima de gordura, perda de peso, ganho de massa magra, controle nos níveis de colesterol ruim (LDL), triglicérides e glicose, redução da vontade de comer doces, entre outros.

Esses são apenas alguns dos benefícios deste poderoso suplemento 100% natural. Se você quer saber todas as vantagens de incluir o óleo de cártamo em seu dia a dia, continue lendo este artigo.




Primeiro, o mais importante

  • O suplemento de óleo de cártamo é rico em gorduras poli-insaturadas (ômega 6) e monoinsaturadas (ômega 9). A concentração dessas substâncias varia de um suplemento para o outro.
  • Geralmente, o suplemento de óleo de cártamo é associado a outras propriedades como óleo de coco, óleo de chia, vitamina D, picolinato de cromo e vitamina E.
  • Este suplemento é vendido em frascos com 60, 90 ou 120 cápsulas em pó ou líquidas. A dose diária recomendada varia de duas a quatro cápsulas, fracionadas em duas porções, a serem consumidas antes das principais refeições.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 5 melhores suplementos de óleo de cártamo

Se você deseja perder alguns quilos extras e a gordurinha localizada, então veio ao lugar certo, pois neste ranking vamos listar os sete melhores suplementos de óleo de cártamo, um emagrecedor natural.

Todos os produtos da lista apresentam um excelente custo-benefício e podem ser utilizados a longo prazo. Esses suplementos são de origem nacional e apresentam diferentes concentrações e combinações de ativos. Confira nossa análise a seguir:

1º – Óleo de Cártamo com Coco Upnutri

O suplemento de óleo de cártamo da Upnutri ganhou o primeiro lugar no ranking pois é o mais completo: fornece óleo de cártamo, óleo de coco extravirgem e é enriquecido com 10 mg de vitamina E e 35 mcg de cromo.

Para aproveitar os benefícios, basta ingerir duas cápsulas, duas vezes ao dia, antes das principais refeições. O produto é livre de glúten, lactose, açúcares, corantes e aromatizantes. O frasco vem com 120 cápsulas, ideal para dois meses de tratamento.

2º – Óleo de Cártamo com cromo e vitamina E Vital Natus

Outra opção bem completa é o suplemento de óleo de cártamo da Vital Natus, que fornece a substância em suas duas apresentações: gorduras monoinsaturadas/ômega 9 (288 mg) e poli-insaturadas/ômega 6 (1545 mg).

O suplemento é enriquecido com 10 mg de vitamina E e 35 mcg de cromo, 100% da recomendação diária dessas substâncias. A indicação é ingerir uma cápsula, duas vezes ao dia, antes das principais refeições. Não contém glúten.

3º – Óleo de Cártamo com Coco Fitoway

O suplemento de óleo de cártamo da Fitoway é enriquecido com óleo de coco extravirgem. Essas substâncias oferecem 201 mg de gorduras monoinsaturadas e 793 mg de gorduras poli-insaturadas por porção (duas cápsulas).

O produto é rico em ácidos graxos essenciais (ômegas 3,6 e 9) que auxiliam na metabolização da gordura, diminuição do colesterol ruim (LDL), funcionamento do metabolismo e ainda possui efeito termogênico, ideal para quem deseja emagrecer. O frasco vem com 60 cápsulas.

4º – Óleo de Cártamo com óleo de Chia Upnutri

O óleo de cártamo da Upnutri é enriquecido com óleo de chia, um superalimento rico em proteínas, fibras, ácidos graxos, vitaminas e minerais. Também fornece 10 mg de vitamina E (100% VD). Basta ingerir duas cápsulas, duas vezes ao dia.

Esse suplemento traz os seguintes benefícios: deixa a sua pele mais bonita, acelera o metabolismo, ajuda a queimar gordura, reduz e fome e regula os níveis de açúcar no sangue. O frasco vem com 120 cápsulas.

5º – Óleo de cártamo e cromo NewNutrition

O óleo de cártamo da New Nutrition fornece 300 mg de gorduras monoinsaturadas e 1500 mg de gorduras poli-insaturadas. O suplemento também é enriquecido com 35 mcg de cromo (100% VD) e juntos promovem inúmeros benefícios para o organismo.

Podemos destacar o controle dos níveis de glicose, colesterol e triglicérides, redução de apetite, perda de peso e de gordura localizada e ganho de massa magra. Você só precisa consumir uma cápsula, duas vezes ao dia.

Guia de Compra

Na busca por uma vida mais saudável e equilibrada, o uso de suplementos naturais tem ganhado espaço no dia a dia de muitos homens e mulheres. Entre esses suplementos está o óleo de cártamo.

Neste Guia de Compra vamos abordar todas as informações que você precisa saber sobre este suplemento: quais são os principais benefícios, para quem é indicado, quando e como consumir e muito mais.

Imagem de uma mulher segurando uma cápsula de óleo de cártamo.

O óleo de cártamo é constituído por óleos vegetais, vitaminas e minerais que trazem inúmeros benefícios para a saúde. (Fonte: puhha / 123RF)

O que é óleo de cártamo?

O óleo de cártamo é um óleo essencial extraído das sementes oleaginosas do cártamo (Carthamus Tinctorius), uma planta encontrada em regiões áridas da Índia. O produto é constituído por três fontes de óleo, vitaminas e minerais.

Este óleo tem os seguintes nutrientes:

  • Gorduras poli-insaturadas, que fornecem ácido linoleico, também conhecido como ômega 6;
  • Gorduras monoinsaturadas, que fornecem ácido oleico, também conhecido como ômega 9;
  • Fitoesteróis (gorduras boas);
  • Vitaminas A, E e K.

O óleo de cártamo pode ser encontrado em diferentes apresentações: óleo vegetal, usado no preparo de alimentos, como suplemento dietético em cápsulas ou como base em produtos cosméticos como cremes faciais antirrugas e óleos capilares.

Quais são os benefícios do óleo de cártamo no sistema cardiovascular?

Equilíbrio do colesterol: Por causa da concentração de fitoesteróis e ácido oleico (ômega 9), o óleo de cártamo reduz os níveis de colesterol ruim (LDL) em até 20% e diminui a atividade da Apolipoproteína, uma lipoproteína que carrega o colesterol do sangue para as células.

O óleo de cártamo aumenta os níveis de colesterol bom (HDL).

. Em contrapartida, o óleo de cártamo aumenta os níveis de colesterol bom (HDL). Dessa forma, os vasos sanguíneos ficam livres de gordura, o fluxo sanguíneo não encontra obstáculos e a musculatura cardíaca fica forte e protegida.

O ômega 9 também auxilia na redução dos triglicérides, gorduras que aumentam as chances de desenvolver doenças cardíacas. Todos esses benefícios fazem com que o coração fique mais saudável.

Controle da diabetes: Além de reduzir os níveis de glicose no sangue, o óleo de cártamo aumenta a sensibilidade à insulina. Assim previne o diabetes tipo 2 em indivíduos no grupo de risco (pré-diabéticos) e auxiliando no tratamento de quem já tem essa doença.

Quais são os benefícios do óleo de cártamo para quem deseja um corpo mais definido?

O óleo de cártamo é muito utilizado como um suplemento fitness, pois oferece muitos benefícios para quem deseja emagrecer, ganhar massa magra e conquistar músculos torneados. Dentre os principais ganhos, podemos citar:

Redução do apetite: O óleo de cártamo diminui a velocidade da digestão, ou seja, você vai se sentir saciado por mais tempo. Desta forma você vai comer menos, diminuir a quantidade de calorias e, consequentemente, emagrecer.

Outro benefício neste sentido é a redução da vontade de comer doces. Também é perceptível a diminuição da compulsão alimentar causada pela ansiedade.

Dica: procure suplementos enriquecidos com cromo, esse nutriente é um inibidor de apetite natural.

Imagem de uma mulher segurando uma tigela de salada e medindo a circunferência da barriga.

O óleo de cártamo prolonga a sensação de saciedade. (Fonte: Rawpixel.com / Pexels)

Queima de gordura: O óleo de cártamo contribui para a queima de gordura corporal de diversas formas. Em primeiro lugar, o óleo inibe a ação da enzima LPL (lipase lipoprotéica), responsável pelo armazenamento de gordura nas células.

Dessa forma, o corpo precisa usar a gordura acumulada como fonte de energia (lipólise). O suplemento também atua como um termogênico e auxilia na queima de gordura localizada.

O ácido graxo ômega 6 também auxilia nesse processo, pois atua como um catalisador na queima de gordura marrom, que tem a função de gerar calor para os órgãos vitais.

Sem essa fonte de energia, o corpo começa a queimar gordura branca (localizada na barriga, cintura e quadril) para manter o corpo funcionando normalmente.

Dica: para aproveitar esses benefícios é importante praticar atividades físicas regularmente.

Dr. Diogo CíricoNutricionista especialista em alimentação de atletas

“As pessoas que devem tomar o óleo de cártamo são aquelas que desejam reduzir a massa gorda da composição corporal. Além disso, esse produto irá facilitar a produção e a utilização de energia pelo corpo, o que faz o indivíduo melhorar a performance durante os treinos.”

Auxilia no desenvolvimento e definição muscular: O óleo de cártamo é um excelente suplemento para quem deseja hipertrofia, pois os ácidos oleico e linoleico promovem a energia necessária para o desenvolvimento e definição muscular.

Além disso, a união das gorduras boas, vitaminas e minerais contribuem bastante para a performance do atleta durante o treino, pois oferecem a energia e disposição necessárias para realizar os exercícios.

Os benefícios se estendem ao pós-treino: o óleo de cártamo combate o catabolismo após a realização de exercícios pesados e estimula a recuperação dos tecidos musculares.

Imagem de um grupo de mulheres fazendo aula de step.

O óleo de cártamo promove energia e disposição para treinar. (Fonte: dolgachov / 123RF)

O óleo de cártamo traz benefícios estéticos?

Benefícios para a pele: As propriedades antioxidantes do óleo de cártamo combatem os radicais livres e promovem um efeito rejuvenescedor da pele, livrando-a de linhas de expressão e rugas.

Outros benefícios são a redução da acne e o aumento da hidratação da pele. Por ser não comedogênico (não obstrui os poros), o óleo de cártamo é utilizado na formulação de produtos cosméticos, como hidratantes faciais antirrugas.

Imagem de uma mulher de biquíni na praia.

Por sua propriedade anti-inflamatória, o óleo de cártamo também ajuda a evitar as temidas celulites. (Fonte: Bruce Mars / Pexels)

Benefícios para o cabelo: O óleo de cártamo também traz benefícios para o couro cabeludo e fios, pois fortalece os folículos capilares, potencializa o crescimento, diminui a queda e aumenta o brilho.

Uma forma de aproveitar esses benefícios é comprar um óleo de argan enriquecido com óleo de cártamo.

É verdade que o óleo de cártamo afasta doenças?

O óleo de cártamo ajuda a afastar doenças, pois tem efeito antioxidante, que protege o organismo contra a ação dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce de células saudáveis e desenvolvimento de doenças.

Quando associado à vitamina C, o tocoferol (vitamina E) presente no óleo de cártamo pode ajudar a prevenir o surgimento do Mal de Alzheimer.

Imagem de um casal de idosos bebendo vinho.

O óleo de cártamo afasta doenças relacionadas ao declínio cognitivo, como o Mal de Alzheimer. (Fonte: rawpixel.com / Pexels)

A vitamina E também é capaz de prevenir ou até mesmo diminuir o crescimento de tumores malignos relacionados ao hormônio masculino testosterona, como o câncer de próstata, por exemplo.

Este óleo também fortalece o sistema imunológico, através da produção e sintetização das prostaglandinas, que emitem as sinalizações bioquímicas que ajudam o organismo a se defender de microrganismos invasores.

Quais são os outros benefícios do óleo de cártamo?

Minimiza cólicas menstruais: Durante o período menstrual, há a liberação de uma substância chamada prostaglandina, que promove a contração uterina para a liberação do sangue.

O ácido linoleico, presente no óleo de cártamo, regula essa substância, ajudando a regular o ciclo menstrual e aliviar os sintomas associados a este período, como as cólicas.

Aumenta a sensação de bem-estar: O óleo de cártamo é capaz de aumentar os níveis de serotonina, um neurotransmissor capaz de reduzir o estresse, promover o bom humor e o bem-estar.

Vantagens
  • É enriquecido com outras vitaminas, minerais e óleos vegetais
  • O suplemento é livre de glúten, lactose, açúcares, corantes e aromatizantes
  • O frasco pode vir com 60, 90 ou 120 cápsulas
  • É um suplemento relativamente barato
Desvantagens
  • Possui alta concentração de calorias
  • Não deve ser consumido por gestantes
  • Alguns fabricantes sugerem o consumo de quatro cápsulas por dia

Como consumir óleo de cártamo?

Você pode consumir o óleo de cártamo através de um suplemento em cápsulas. Essas cápsulas podem ser em pó ou óleo. A dosagem varia de acordo com o produto escolhido, em geral, é de uma cápsula de 1000 mg, duas vezes ao dia.

Siga as instruções do fabricante no verso do produto. Você também pode procurar um médico ou nutricionista, que pode orientá-lo sobre a dosagem adequada às suas necessidades.

foco

Se você pretende associar o suplemento de óleo de cártamo à prática de exercícios físicos, sugerimos que consuma uma cápsula a mais do que a dose diária recomendada, de preferência uma hora antes do treino. Os resultados se tornam mais eficazes se você consumir o suplemento com uma fonte de carboidrato e de vitamina C.

Posso tomar o suplemento de óleo de cártamo antes de dormir?

Muitas pessoas ingerem o óleo de cártamo antes de dormir, porque alguns especialistas apontam que os efeitos emagrecedores são potencializados durante as oito horas de sono, embora não haja comprovação científica.

Imagem de uma mulher apoiando um dos pés em uma balança.

Embora algumas pessoas consumam o óleo de cártamo antes de dormir, é recomendado ingerir o suplemento meia hora antes das principais refeições. (Fonte: Alan KO / Unsplash)

O óleo de cártamo tem efeitos colaterais?

Quando consumido de maneira adequada, o óleo de cártamo não apresenta nenhum efeito colateral, pelo contrário, o consumo moderado do óleo traz muitos benefícios para a saúde.

Entretanto, se consumido em excesso, o óleo de cártamo pode provocar náuseas, diarreia e/ou dores na região abdominal.

Qualquer pessoa pode consumir o suplemento de óleo de cártamo?

Nem todo mundo consumir o suplemento de óleo de cártamo. Se você se identificar com algum dos casos abaixo, procure orientação médica antes de iniciar a suplementação:

  • Pessoas que serão submetidas a cirurgias.
  • Quem tem problemas de coagulação sanguínea ou doenças hemorrágicas.
  • Pessoas com úlceras gastrointestinais.

Mulheres grávidas não podem ingerir óleo de cártamo, pois o suplemento pode provocar contrações uterinas e até induzir o parto prematuro ou aborto.

Óleo de cártamo emagrece?

Muitas pessoas não sabem, mas o óleo de cártamo é muito eficaz na perda de peso, pois traz uma série de benefícios que influenciam no emagrecimento saudável:

  • É termogênico, por isso acelera o metabolismo e favorece a queima de gordura.
  • As propriedades antioxidantes auxiliam na desintoxicação do organismo.
  • Diminui a apetite e a vontade de comer doces.
  • Melhora o funcionamento do intestino.
  • Diminui o inchaço.

Contudo, é importante ressaltar que se você deseja emagrecer, vai precisar aderir à uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos de três a cinco vezes por semana.

Quanto custa?

O preço de um suplemento de óleo de cártamo varia de acordo com a concentração dos princípios-ativos, a adição de outros nutrientes, a quantidade de cápsulas e a marca. Mas, em geral, o preço é bem acessível:

  • 60 cápsulas: de R$ 15 a R$ 45;
  • 90 cápsulas: de R$ 25 a R$ 45;
  • 120 cápsulas: de R$ 30 a R$ 70.

Onde comprar?

Você encontra o suplemento de óleo de cártamo em lojas de produtos naturais como Mundo Verde, em lojas de suplementos como King Suplementos, Now! Nutrição Esportiva e Magnata Suplementos.

Você também pode comprar o óleo de cártamo pela internet. Se essa for a sua escolha, compre em um site de confiança, para garantir a segurança e procedência do suplemento. Sugerimos as seguintes lojas virtuais: Amazon, Natue ou Growlt Suplementos.

Imagem de uma mulher organizando a bolsa da academia.

O suplemento de óleo de cártamo é um bom aliado para quem pratica atividades físicas. (Fonte: Anna Bizon / 123RF)

Critérios de compra: Fatores para comparar os tipos de óleo de cártamo

Se você está em busca de um corpo mais definido, deseja aumentar a massa e definição muscular ou reduzir o percentual de gordura, o óleo de cártamo precisa estar na sua bolsa da academia.

Por ser termogênico, este óleo acelera o metabolismo e oferece energia extra nos treinos. Com o desempenho melhor, os resultados vêm mais rápido. Mas antes de comprar o suplemento, avalie as seguintes características:

  • Componentes
  • Outros nutrientes
  • Quantidade de cápsulas
  • Tipo de cápsula

Vamos explicar cada um dos tópicos listados acima ao longo desta seção.

Componentes

O óleo de cártamo se divide em dois componentes principais: gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas. A concentração desses nutrientes varia de um suplemento para o outro.

Gorduras monoinsaturadas Gorduras poli-insaturadas
Fornece Ácido oleico (ômega 9) Ácido linoleico (ômega 6)
Dose diária recomendada (VD) Fornece até 30% VD Fornece até 70% VD
Concentração mínima 200 mg 790 mg
Concentração máxima 600 mg 3 g

Outros nutrientes

Você encontra o suplemento de óleo de cártamo puro, mas geralmente o produto é enriquecido com outros nutrientes como vitamina E, óleo de semente de chia, cromo e óleo de coco.

Vamos falar sobre os benefícios de cada um desses nutrientes abaixo:

Cromo: O cromo ajuda a regular a insulina, equilibrar a glicemia, abaixar o colesterol ruim (LDL) e o triglicérides. Além de queimar gordura, o cromo aumenta a energia e a força para realizar os exercícios físicos e auxilia no ganho de massa magra.

Vitamina E: Poderoso antioxidante natural, protege o organismo da ação nociva dos radicais livres, moléculas que causam o envelhecimento das células e favorecem o surgimento de doenças.

Óleo de coco: Favorece o emagrecimento saudável, pois regula o colesterol e diminui a circunferência abdominal. O óleo de coco também melhora o desempenho atlético, pois fortalece o sistema cardiorrespiratório.

Óleo de semente de chia: É um superalimento rico em proteínas, fibras, minerais, vitaminas e ácidos graxos essenciais, incluindo o ômega 3. Tem ação anti-inflamatória e antioxidante.

A concentração de fibras solúveis deixa a digestão mais lenta, prolonga a sensação de saciedade e facilita a perda de peso. As fibras também auxiliam no funcionamento intestinal.

O óleo de semente de chia também ajuda a reduzir as dores nas articulações, aumentando o seu desempenho durante a prática de exercícios físicos.

 Imagem de uma mulher com a calça larga porque emagreceu.

O uso do óleo de cártamo está relacionado com a perda de peso. (Fonte: mojzagrebinfo / Pixabay)

Quantidade de cápsulas

O suplemento de óleo de cártamo é vendido em cápsulas. O frasco pode vir com 60, 90 ou 120 unidades. A maioria dos produtos sugere a ingestão de uma cápsula, duas vezes ao dia, mas alguns recomendam quatro cápsulas ao dia.

  • 60 cápsulas: 30 dias de tratamento;
  • 90 cápsulas: 45 dias de tratamento;
  • 120 cápsulas: dois meses de tratamento.

Tipo de cápsula

O suplemento dietético de óleo de cártamo é encontrado em cápsulas sólidas (em pó) ou líquidas (óleo), também conhecidas como softgel.

Imagem de um punhado de cápsulas.

As cápsulas líquidas são absorvidas mais rapidamente pelo organismo. (Fonte: Heung Soon / Pixabay)

Além de ser mais fácil de engolir, a cápsula líquida dissolve com mais facilidade no organismo e, por essa razão, é absorvida mais rapidamente do que uma cápsula convencional.

(Fonte da imagem destacada: mojzagrebinfo / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.