Ultima atualização: 11 de agosto de 2021

Como escolhemos

17Produtos analisados

29Horas investidas

7Estudos avaliados

87Comentários coletados

Quer uma maneira natural de se livrar dessa gripe irritante? O óleo de eucalipto leva o prêmio do melhor expectorante e não apenas isso, ele é capaz de proporcionar a você milhares de outros benefícios. Aprenda com todos nós sobre este incrível óleo e descubra os melhores do mercado.

O óleo de eucalipto é um dos muitos óleos essenciais, que é também o expectorante natural mais poderoso que existe. Entretanto, há tantas opções que escolher a mais benéfica é complicado, mas estamos aqui para ajudá-lo.




O mais importante

  • O óleo de eucalipto é um óleo essencial extraído das folhas da árvore do eucalipto. Foi descoberto como um produto natural pelos aborígines australianos que o usavam como anti-séptico e anti-inflamatório. No entanto, suas propriedades anti-fluvial fazem dele o melhor expectorante natural.
  • Ao contrário de muitos óleos essenciais, o óleo de eucalipto pode ser extraído de diferentes espécies desta árvore. Cada eucalipto tem um grau de cineol que o torna bom para algumas tarefas mais do que para outras. Descubra quais estão abaixo.
  • Para fazer a melhor compra de óleo de eucalipto, é necessário conhecer os fatores que influenciam sua qualidade ou suas necessidades específicas. Alguns dos elementos a serem considerados são seu uso, apresentação, pureza e contra-indicações.

Óleo de eucalipto: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compras: O que você precisa saber sobre óleos de eucalipto

Nossa seção de guia de compras é onde mostramos a você absolutamente tudo sobre o produto que você está procurando. Neste caso, você aprenderá tudo sobre o óleo de eucalipto, desde sua origem até suas vantagens, desvantagens e variantes. Isto lhe dará uma perspectiva diferente quando fizer compras.

Uma massagem com óleo de eucalipto pode melhorar suas defesas. (Foto: Sunanta Boonkamonsawat/ 123rf.com)

O que é óleo de eucalipto e quais são seus benefícios?

O óleo de eucalipto é um líquido gorduroso extraído através da destilação das folhas de ramos verdes de eucalipto. Este óleo é conhecido principalmente por ser usado na criação de remédios para gripe e congestão nasal.

Você sabia que o óleo de eucalipto foi descoberto pelos aborígines australianos para tratar a malária e doenças como a febre? Eles acreditavam que era um líquido mítico capaz de prolongar a vida. Eles não estavam longe da verdade, pois seus componentes melhoram significativamente nossa qualidade de vida.

O óleo de eucalipto é usado para fazer perfumes, em produtos para os cabelos e também em produtos de higiene bucal, como cremes e gargarejos. Outra função do eucalipto é repelir insetos, por isso ele é comumente usado em caminhadas ou na natureza.

Especialistas em medicina natural afirmam que o óleo de eucalipto é mais eficaz quando usado cru ou recém extraído das folhas. Entretanto, os que abundam no mercado são aqueles que foram destilados pelo menos duas vezes. Aqui estão alguns dos prós e contras deste óleo.

Vantagens
  • Combate germes e bactérias
  • Excelente expectorante e descongestionante
  • Anti-inflamatório
  • Estimula, purifica e refresca
Desvantagens
  • Não deve ser usado por crianças menores de 6 anos
  • Alto risco para mulheres grávidas
  • Causa irritação
  • Óleo puro não deve ser ingerido

Óleo de eucalipto polibractea, globulus, radiata ou citriodora- O que você deve ter cuidado?

Ao contrário de muitos óleos essenciais que são extraídos da mesma árvore ou arbusto, o eucalipto tem uma grande variedade própria que permite a extração de um óleo com propriedades diferentes. Nesta seção você verá os diferentes tipos de óleos de eucalipto e suas características.

Polybractea: Óleo de eucalipto extraído da espécie polybractea, também conhecido como Blue Mallee. Este óleo incolor é um dos óleos essenciais mais comumente vistos com um alto grau de cineol (80 a 92%), que é usado para efeitos medicinais e de aromatização. Esta árvore geralmente cresce no sudeste da Austrália.

Globulus: A espécie Globulus ou eucalipto branco é onde é extraído um dos óleos que recebem mais atenção de químicos e botânicos. Este óleo tem um baixo grau de cineol (60-70%), portanto não pode ser usado como componente principal, mas pode ser usado para acompanhar drogas e aumentar seu conteúdo de cineol.

Radiata: Eucalyptus radiata é chamado de menta de folha estreita, e entre suas propriedades está um cheiro de menta muito refrescante. Seu óleo tem uma porcentagem de cineol de 65 a 75. Portanto, é usado para dar propriedades aromáticas e expectorantes a diferentes produtos.

Citriodora ou Corymbia: Tem um cheiro refrescante e cítrico, que na verdade é misturado com citronela para lhe dar um cheiro melhor. O óleo de eucalipto extraído da citriodora é utilizado principalmente na fabricação de perfumes tanto para homens quanto para mulheres.

Polybractea Globulus Radiata Citriodora
Purity 80 a 92% 60 a 70% 65 a 75% 60 a 70%
Usage Óleos essenciais, medicamentos e aromatizantes Para medicamentos e cremes Aromaterapia e Influenza Aromaterapia e perfumes
Price Alta Média Baixa Média

Benefícios do Óleo de Eucalipto

O óleo de eucalipto é conhecido por seus grandes benefícios, e é por isso que ele é usado e comercializado hoje em dia. Abaixo, você verá os benefícios que as folhas desta árvore trazem quando ela é transformada em óleo.

Antibacteriano: Uma das principais propriedades do óleo de eucalipto é seu poder antibacteriano capaz de matar todos os tipos de bactérias, especialmente as do trato respiratório. É por esta razão que o eucalipto é um excelente expectorante.

Alívio da dor: Este óleo essencial tem sido considerado um excelente anti-inflamatório, procurado pelos atletas para aliviar a dor causada pelo grande esforço físico. Se você quer algo para aliviar sua dor muscular, experimente este presente da natureza.

Defesa imunológica: Se você quer desenvolver um sistema imunológico que possa responder rapidamente a qualquer ameaça, está provado que o óleo de eucalipto pode melhorá-lo. Ao soltá-lo em seu pulso e respirá-lo, seu corpo será fortalecido.

Cuidados com o cabelo : O óleo de eucalipto combate condições que atacam os cabelos, tais como ressecamento, caspa e irritações. O uso regular resultará em cabelos sedosos, revitalizados e macios.

Anti-séptico: O óleo de eucalipto tem a capacidade de limpar tanto interna quanto externamente, tornando-o um excelente anti-séptico para limpeza de feridas rasas, queimaduras de primeiro grau e picadas de insetos.

Contra-indicações

O uso de óleos naturais ou qualquer outro produto natural requer cuidado, pois todos eles têm efeitos colaterais que podem resultar em circunstâncias adversas. Em outras palavras, a cura pode ser mais cara do que a doença. Para evitar isto, é necessário saber quais são as contra-indicações deste óleo.

Não usar em crianças menores de 6 anos ou mulheres grávidas, o uso de óleo de eucalipto em crianças menores de 6 anos pode ser de alto risco devido à sua toxicidade. Manter fora do alcance das crianças, pois a ingestão pode ser fatal. Evite o uso deste óleo se você estiver grávida.

Irritação da derme, o uso indiscriminado deste óleo pode causar irritação na pele, o que pode se transformar em uma alergia mais complicada, especialmente se estivermos falando de pele sensível.

NUNCA INGEST, a ingestão de óleo de eucalipto pode causar morte em questão de minutos, especialmente se perfurar o trato respiratório. É necessário tomar essas precauções para evitar acidentes que podem resultar em uma catástrofe.

Critérios de compra

Para comprar o melhor óleo de eucalipto, é necessário saber como comprar e qualificar os diferentes produtos ou modelos. Isto é possível se soubermos quais fatores influenciam um bom óleo de eucalipto. Estes são os critérios de compra ao comprar um dos óleos essenciais mais populares.

Usar

A coisa mais importante sobre os óleos essenciais é o seu uso ou propriedades, ou seja, o que eles podem trazer para melhorar nossas vidas. Com base neste fator, nós devemos escolher o melhor óleo de eucalipto. Aqui estão os usos mais importantes do óleo de eucalipto.
Gripe, dor de garganta e congestão nasal, o óleo de eucalipto é o expectorante natural por padrão. Todas as suas propriedades naturais são as certas para curar estas doenças.

Começando com seu efeito antibacteriano, capaz de limpar o trato respiratório, assim como bactérias de feridas ou dentes.

Para reduzir o inchaço: Seja uma mordida de animal, uma ferida, um machucado ou dor muscular, o eucalipto é um grande anti-inflamatório. Misture-o com um creme ou dilua-o em um pouco de água e aplique-o na área afetada. Em pouco tempo você vai ver o inchaço diminuir.

Curar feridas e limpar: O óleo de eucalipto aplicado em um corte ou laceração pode aumentar a velocidade da reconstrução celular, fazendo com que a ferida cicatrize mais rapidamente. Além disso, sua habilidade anti-séptica irá limpar o interior e o exterior da ferida, mantendo sua pele livre de infecções.

Uso cosmético: Aplicando óleo de eucalipto no seu cabelo ou barba irá torná-lo mais saudável. Ele combate a caspa e, portanto, mantém seu couro cabeludo muito mais limpo.

Duração

Os óleos essenciais começam a evaporar quando em contato com o oxigênio e embora o óleo de eucalipto seja maravilhoso, não dura para sempre. Este tipo de óleo dura entre 1 e 2 anos se armazenado da maneira correta, em uma garrafa escura, em um lugar com pouca luz e em um ambiente temperado ou fresco.

Se você quiser manter seu óleo de eucalipto por mais tempo você pode comprar uma garrafa que tenha outro aditivo para mantê-lo por um longo tempo. Entretanto, se você não quiser arriscar sua pureza e natureza, você deve armazená-lo de forma responsável e, quando usá-lo, abra e tampe a garrafa imediatamente.

Verifique o rótulo para descobrir os ingredientes do óleo de eucalipto e quanto tempo os fabricantes afirmam que ele dura.

Grau de pureza

O grau de pureza em um óleo de eucalipto indica sua utilidade e de onde ele foi extraído. Você deve prestar atenção a este fator ao comprar um óleo tão essencial, pois ele pode influenciar diretamente as propriedades que possui.

80 a 92% de pureza: Um óleo de eucalipto com estas qualidades é normalmente extraído das espécies de polibractea. É o mais comumente usado em óleos essenciais e por ter uma maior quantidade de cineol oferece todas as propriedades curativas ou medicinais que o eucalipto oferece.

65 a 75% de pureza: O óleo com esta quantidade de pureza é normalmente extraído da espécie Eucalyptus radiata, e tem características em comum com a hortelã-pimenta. Este último o torna excelente para aromaterapia e para fazer medicamentos ou remédios contra o vírus da gripe.

60 a 70% de pureza: Sendo de tão baixa pureza, este óleo não pode ser o ingrediente principal de um produto comercializado, mas é um excelente companheiro para medicamentos e cremes para alívio de dores. Normalmente o óleo com este grau percentual é extraído do Eucalyptus Globulus.

50 a 60% de pureza: Este é o óleo de eucalipto de menor pureza da árvore da citronela, ele compartilha características com a citronela e é usado principalmente para perfumes e aromaterapia. Devido ao seu forte aroma cítrico, ele também serve como um poderoso repelente de insetos.

Apresentação

Existem diferentes apresentações de óleo de eucalipto que você deve reconhecer a fim de comprar aquele que melhor se adapte às suas necessidades. Ao comprar um produto é melhor obter o produto certo e não gastar mais dinheiro do que precisamos gastar.

Conteúdo: É ideal comprar a quantidade de onças ou mililitros que realmente vamos precisar do óleo. Não é bom para ninguém gastar o dobro do dinheiro por algo que nunca terminaremos de usar e que só vai acumular pó em um armário. Você deve reconhecer quanto óleo você normalmente usa e depois continuar comprando-o.

Spray ou conta-gotas: O spray ajuda a espalhar uma quantidade diluída de óleo em uma área, seja ela um lugar, objeto ou ferida. O spray é excelente para dar um aroma distinto ao local onde você passa a maior parte do seu dia. Usar um conta-gotas é melhor se você quiser adicioná-lo em outro lugar ou aplicá-lo diretamente a uma área específica do corpo.

(Foto em destaque: amylv / 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas