Foto de dois frasquinhos de vidro com óleos dentro, sendo um claro e o outro escuro. Ao redor, várias flores de lavanda.
Ultima atualização: 7 de maio de 2020

Como escolhemos

8Produtos analisados

13Horas investidas

4Estudos avaliados

59Comentários coletados

Olá! Seja bem vindo ao Review Box Brasil! Hoje nós vamos conversar sobre um produto conhecido por ser um calmante e cicatrizante natural, tendo inúmeras indicações: o óleo de lavanda.

Proveniente da flor da lavanda, este óleo é utilizado de forma terapêutica para o cuidado corporal e harmonia espiritual, não tendo contraindicações.

Apesar de não ser de conhecimento geral, ele é capaz de diminuir o estresse, ajudar na insônia, acelerar processos de cicatrização e tantas outras coisas.

No guia abaixo vamos te explicar um pouquinho melhor porque o seu uso pode ser uma boa ideia, além de contar sobre valores e locais de compra.




Primeiro, o mais importante

  • O óleo de lavanda é conhecido por ser uma substância terapêutica muito usada em na aromaterapia e em massagens. Ele pessui propriedades calmantes capazes de desacelerar o corpo e mente.
  • Uma das suas indicações é o combate à insônia: basta pingar uma ou duas gotas do óleo em seu travesseiro, que você terá uma tranquila noite de sono.
  • Vale citar também que a o óleo de lavanda é um excelente aliado na cicatrização de feridas dermatológicas, como acnes, queimaduras leves e até mesmo infecções de pele.

Você também pode gostar:

Melhores óleos de lavanda: Nossos favoritos

Óleo essencial de lavanda 100% natural

O óleo da RHR é 100% puro, natural e sem conservantes, indicado para o tratamento de estresse, ansiedade, insônia, TPM, acnes e também para massagens relaxantes.

Seu vidrinho tem 10 ml de produto, e não possui contra indicações, uma vez que trata-se de um medicamento fito terapêutico.

Óleo essencial de lavanda livre de parabenos

Este é um produto natural, vegano e livre de parabenos, sulfatos, corantes, silicones ou quaisquer tipos de essências artificiais.

O óleo vem dentro de um vidro contendo 10 ml, e possui gotejador para facilitar o seu manuseio. Trata-se de um produto com diversas indicações terapêuticas, extraído das flores da lavanda.

Óleo essencial de lavanda base para misturas

O óleo essencial de lavanda da Bio Essência é uma substância oleosa 100% vegetal e extremamente volátil. Serve como base para muitas misturas na aromaterapia e não possui contraindicações.

Esta é uma opção interessante para quem busca o produto por um preço mais em conta.

Guia de compra

O óleo de lavanda é um desses óleo fitoterápicos que não pode faltar em casa. Devido às suas propriedades relaxantes, é um bom aliado em diferentes situações, as quais iremos tratar aqui, nesse guia logo abaixo.

Imagem de uma mulher loira em meio a uma plantação de lavanda, com um bouquet da planta nas mãos. Ela está sorridente e cheirando o bouquet.

O óleo de lavanda ajuda a combater os sintomas da ansiedade, da insônia e ainda tem poder cicatrizante. (Fonte: ОлекÑандр Савченко / 123RF)

O que é o óleo de lavanda?

Como o próprio nome já diz, o óleo de lavanda é um óleo extraído das flores da lavanda (lavandula angustifólia), arbusto comum em países mediterrâneos da Europa e África.

Trata-se de uma substância 100% natural, orgânica, vegana e sem conservantes, conhecida por auxiliar o corpo humano em uma série de fatores.

O óleo de lavanda não possui contraindicações, porém, no caso de crianças e gestantes, recomenda-se o acompanhamento médico.

Quais os benefícios do uso do óleo de lavanda?

Benefício é o que não falta ao óleo de lavanda. Ele é rico em ésteres e álcool, o que o transforma em um poderoso agente relaxante, capaz de ajudar a diminuir o estresse e desacelerar o corpo.

Abaixo, iremos listar algumas vantagens desse produto, e explicar como ele deve ser utilizado:

  • Combate ao estresse e à ansiedade: Pode-se pingar gotas no chão do box na hora do banho, para o vapor intensificar os aromas; utilizá-lo em massagens corporais; ou em um difusor pessoal (colares com pingente de cerâmica que te permitem pingar o óleo).
  • Combate à insônia: Pingue duas gotas no travesseiro e aproveite uma relaxante noite de sono.
  • Antisséptico: O óleo de lavanda possui capacidade de tratar infecções na pele, queimaduras leves e até acne. Basta espalhar uma gotinha em cima do local desejado que o processo de cura será acelerado.
  • Harmonização de ambientes: Use um difusor de aromas para garantir harmonia e calma na sua casa ou ambiente de trabalho durante todo o dia.
  • Combate à problemas respiratórios: Pingue três gotinhas do óleo em uma bacia de água fervente e inale o vapor. Você irá sentir seu sistema respiratório funcionar incrivelmente bem.
  • Perfumaria: Cremes, perfumes e cosméticos em geral com o aroma da lavanda são muito populares pois são dotados de um cheirinho bem agradável.

Lavanda na alimentação: É possível?

No Brasil, a lavanda não consta na lista de temperos liberados pela Anvisa, e por isso não encontramos receitas feitas com lavanda por aí.

No entanto, em países europeus, como na França, trata-se de um ingrediente muito comum principalmente em receitas doces.

É importante alertar que para reprodução de tais receitas, como biscoitos, sorvetes e bolos, usa-se as flores secas de lavanda e nunca o seu óleo.

O óleo, como já dissemos aqui, é destinado apenas à perfumaria e ao uso terapêutico, nunca à culinária.

Foto de uma plantação de lavandas, com muito verde ao fundo e um céu azul.

A lavanda ainda não é liberada no Brasil como tempero, para uso culinário. (Fonte: Hans/ Pixabay)

Quanto custa o óleo de lavanda?

É muito provável que você esteja se perguntando quanto custa o óleo de lavanda, não é mesmo?

Pois bem, devemos te informar que, para nossa sorte, trata-se de um produto sem muita variação de preços, apesar de existirem várias marcas que o produzem no mercado. Em média, um frasco de 10 ml custa entre R$40 e R$70.

Onde comprar óleo de lavanda?

Não é em todo lugar que você irá encontrar óleo de lavanda para compra. Na verdade, este ainda é um produto pouco vendido no mercado tradicional, pois está se popularizando agora entre o público mais conservador.

Algumas redes como a Mundo Verde e outras lojas que vendem produtos orgânicos e terapêuticos, oferecem o óleo de lavanda para venda.

No entanto, é na internet que você irá encontrar boa variedade. Nesse caso te indicamos a Época Cosméticos, a Amazon, o Mercado Livre e os próprios e-commerces da marcas mais conhecidas.

Critérios de compra: como comparar os modelos de óleos de lavanda

Não existem diferenças tão marcantes entre os modelos de óleo de lavanda, afinal, são produtos simples e orgânicos. Porém, existem alguns detalhes que podem fazer toda diferença na hora da sua compra:

Abaixo, iremos falar um pouquinho melhor sobre cada um deles, para que não te reste nenhuma dúvida sobre o assunto.

Composição

É imprescindível que seu óleo de lavanda escolhido seja 100% natural, vegano e orgânico.

Antes da compra, observe na embalagem se trata-se de um produto de fato livre de substâncias artificiais, pois elas podem alterar completamente o efeito esperado do seu óleo.

Foto de um pequeno potinho com óleo amarelo e uma flor em seu interior, ao lado de um ramo de lavanda. Ao fundo, um gramado bem verde.

Ao comprar um óleo de lavanda, tenha certeza de que se trata de um produto 100% puro, natural e orgânico, livre de quaisquer compostos sintéticos. (Fonte: Devanath/ Pixabay)

Gotejador

O gotejador é super necessário em qualquer óleo com finalidades terapêuticas, como é o caso do óleo de lavanda.

Por ser usado em pouquíssima quantidade (uma ou duas gotas por uso), a ajuda do gotejador se faz muito necessária, impedindo que você desperdice ou perca qualquer quantidade do seu óleo.

Quanto rende

Os potinhos em que os óleos de lavanda são vendidos, são bem pequenos, mas isso não significa que possuem baixo rendimento.

Como já citamos, este é um produto usado em pouca quantidade, e por isso, não há necessidade de comprá-lo em grandes proporções.

Você irá observar que a maioria das marcas vende óleos de lavanda em vidrinhos de 10 ml, no entanto, há também aquelas que oferecem 5 ml, 15 ml e até 20 ml do produto.

O ideal é que você Saiba exatamente qual função dará a ele antes da compra, para poder calcular uma média de gasto com base nas quantidades de gotinhas necessárias.

No entanto, de maneira geral, os óleos de 10 ml são boas escolhas, pois duram bastante e oferecem bom custo benefício.

(Fonte da imagem destacada: 1195798/ Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Joana Dias Graduada em Estética
Para Joana, cuidar da saúde é cuidar da aparência, e vice-versa. É por isso que ela utiliza seu conhecimento em estética e suas horas de pesquisa online e offline para compartilhar seu conhecimento sobre cuidados pessoais e saúde.