Imagem de várias rodelas de limão, cravos, especiarias e um frasco de vidro
Ultima atualização: 22 de novembro de 2019

Como escolhemos

13Produtos analisados

20Horas investidas

6Estudos avaliados

67Comentários coletados

Como escolhemos

10Produtos analisados

19Horas investidas

6Estudos avaliados

62Comentários coletados

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil, onde você encontra as melhores análises de produtos na internet. Hoje vamos falar sobre o óleo de limão e todas suas aplicações para sua saúde e bem-estar.

Por possuir propriedades antibacterianas, antioxidantes e adstringentes, o óleo de limão pode ser usado de várias formas, tanto interna quanto extremamente. Acompanhe nosso artigo com mais detalhes e tudo o que você precisa saber.




Primeiro, o mais importante

  • O óleo de limão pode ser usado na pele para massagens e limpezas, mas é importante lembrar de não se expor ao sol, pois isso pode resultar em manchas e queimaduras.
  • Apesar de ser ótimo para sua saúde, o óleo de limão não deve ser utilizado para substituir remédios prescritos por seu médico.
  • O óleo de limão não é recomendado para gestantes ou durante a lactação, pois isso pode afetar negativamente o bebê.

Você também pode gostar:

Os melhores óleos de limão: Nossas recomendações para melhorar sua saúde

Com tantas aplicações e diferentes fórmulas disponíveis no mercado, encontrar qual o melhor óleo de limão pode ser um verdadeiro desafio. Veja aqui alguns exemplos que separamos especialmente para você.

A melhor fórmula para a saúde de sua pele

Para quem procura um óleo de limão 100% natural e puro, a fórmula da RHR é ótima para quem possui pele oleosa, pois sua ação esfoliante ajuda na remoção de células mortas, no tratamento de acnes, herpes e furúnculos. Ele também é muito usado para a remoção de manchas, calos e rugas.

Nossa recomendação para purificar o ambiente

Desenvolvido especialmente para ser utilizado em aromatizadores elétricos, esse óleo de limão tem uma fórmula 100% natural. Bastam 15 gotinhas para deixar o ambiente mais agradável, ajudando a aliviar sua respiração e trazendo alívio físico e mental. Esse é um produto certificado pela Anvisa.

Uma ótima fórmula para usar em seus produtos de limpeza

O óleo de limão concentrado é muito utilizado em alimentos para dar um sabor refrescante e marcante. É esse o caso dessa fórmula da Now Foods, 100% pura. Com apenas algumas gostas você pode conseguir sabores e aromas em uma série de receitas, excelente para quem adora a refrescância do limão.

Guia de compra

Conhecido por atenuar o estresse e estimular o sistema nervoso, o óleo de limão tem sido usado para uma ampla gama de aplicações, e cada fórmula investe em características únicas.

Mas, você realmente sabe como utilizar e usufruir de todos esses benefícios? Dê uma boa olhada em nosso guia de compras para entender um pouco mais sobre o produto e como encontrar a fórmula que mais se encaixa em suas necessidades.

Imagem de pessoa preparando um óleo de limão

O óleo de limão é rico em vitamina C, ajudando a fortalecer seu sistema imunológico. (Fonte: marctran / 123RF.com)

Como usar o óleo de limão?

Tratando-se de um óleo essencial, essas fórmulas geralmente são concentradas, de forma que o primeiro passo antes de utilizar é diluir um pouco da fórmula em água.

A quantidade de gotas utilizadas pode variar muito de uma aplicação para outra, então lembre-se de verificar sempre as recomendações do fabricante e as informações contidas na embalagem.

Caso você perceba irritação ou qualquer sintoma adverso, interrompa imediatamente o uso e procure por um médico de sua confiança.

foco

Você sabia que o óleo de limão estimula os glóbulos brancos e melhor a circulação sanguínea? Isso ajuda a evitar uma série de doenças quando seus sistema imunológico está debilitado.

Quais as vantagens e desvantagens do óleo de limão?

O óleo de limão tem uma porção de benefícios. A fórmula é rica em vitamina C e antioxidantes. Pode ser usado como essência alimentícia ou para aromatizar o ambiente e possui uma função calmante.

Porém, a utilização (seja interna ou externa) pode causar irritações e alergias. E, caso utilizado na pele, é preciso evitar a exposição ao sol para evitar manchas e queimaduras.

Vantagens
  • A fórmula é rica em vitamina C e antioxidantes
  • Pode ser usado como essência alimentícia
  • Ajuda a aromatizar o ambiente
  • Tem função calmante
Desvantagens
  • Pode causar irritação e alergias
  • Caso usado na pele, é preciso evitar se expor ao sol

Para que serve o óleo de limão?

Quando dissemos que existem inúmeras aplicações para o óleo de limão, não estávamos brincando. Ele pode ser usado para fortalecer a pele, como uma forma de hidratante natural e até mesmo para fortalecer unhas e os fios do cabelo.

Ele também pode ser utilizado para aromatizar ambientes, para dar sabor as suas receitas de sobremesas e utilizado até mesmo para lavar suas roupas, deixando-as com um cheirinho mais refrescante.

Ingerido, ele ajuda a melhorar a digestão e melhorar a circulação sanguínea. Ele também é muito usado para combater resfriados, já que ajuda a melhorar a respiração, com efeitos descongestionantes.

Imagem de óleo de limão, limões cortados, toalhas e produtos de limpeza

Concentrado, é preciso apenas algumas gotas para conseguir um aroma agradável e marcante de limão. (Fonte: Monfocus / Pixabay.com)

Existem contraindicações em utilizar o óleo de limão?

Infelizmente, sim, existem algumas contraindicações. Para começar, ele não é indicado para gestantes ou lactantes, já que ele pode fazer mal ao organismo mais sensível dos bebês.

Ao utilizar o óleo de limão diretamente na pele ou no cabelo, é importante evitar a exposição ao sol por até 24 horas

Ele também não é indicado para pessoas com histórico de alergias e irritações. E, ao utilizar o óleo de limão diretamente na pele ou no cabelo, é importante evitar a exposição ao sol por até 24 horas, pois isso pode causar manchas e até mesmo queimaduras.

Então, antes de começar a utilizar o óleo de limão, consulte bem a fórmula, se o produto possui o selo de certificação da Anvisa e consulte sempre um médico de sua confiança para evitar danos a sua saúde.

Critérios de compra: O que eu preciso verificar antes de comprar óleo de limão

O óleo de limão é um verdadeiro coringa entre os óleos essenciais, com um alta concentração de vitaminas e outros elementos benéficos para nossa saúde.

Porém, com tantas marcas e fórmulas disponíveis no mercado, é importante estar atento a alguns critérios e detalhes antes de realizar a compra. Confira os tópicos abaixo.

Fórmula

A fórmula é a primeira coisa que você deve levar em consideração ao comprar um óleo de limão.

Enquanto a maioria delas é 100% pura e natural, alguns fabricantes podem colocar vitaminas e ingredientes adicionais para potencializar os efeitos.

Também é importante lembrar que, como todo óleo essencial, essa é uma fórmula concentrada. Então, antes de utilizar, é muito importante diluir algumas poucas gotas em água.

Imagem de óleo de limão ao lado de frutas cortadas e descascadas

Lembre-se sempre de verificar as informações na embalagem antes de começar a utilizar um óleo essencial. (Fonte: amylv/ 123RF.com)

Fragrância

Apesar de parecer óbvio que o óleo de limão tenha essência da fruta, isso pode variar dependendo da espécie utilizada. E aqui é possível encontrar fórmulas que utilizam limão siciliano, taiti, etc.

Esse é um dos fatores que pode interferir na fragrância. Outra é a concentração. Quanto mais concentrado, mais forte será o aroma. Quanto mais diluído, mais suave ela será.

Peso líquido

Outro fator importante que vai impactar em sua escolha é o peso líquido. Por se tratar de uma fórmula concentrada, a maioria das embalagens não costuma ter mais do que 100 ml.

No caso de embalagens maiores, elas geralmente são de uso alimentício, para temperar alimentos. E, mesmo nas embalagens menores, esse não costuma ser um problema, já que a fórmula é concentrada.

Dependendo da utilização, você não vai usar mais do que 20 gotas. Dessa forma, mesmo os menores frascos costumam durar por um tempo considerável, desde que você o armazene de forma adequada.

Imagem de óleo de limão, lavanda e sabonetes naturais em uma cesta

O óleo de limão pode durar por bastante tempo, já que sua fórmula é concentrada. (Fonte: Gjreinsma / Pixabay.com)

Embalagem

Por último, mas não menos importante, é preciso verificar sempre a embalagem. Para conservar melhor o produto, o mais indicado é que ela seja feita em um vidro escuro, que a proteja de raios UV.

O mais indicado é que elas já venham com um conta-gotas para facilitar a utilização, ajudando a medir com exatidão a quantidade de óleo que você precisa, evitando contato direto com sua pele.

Além disso, a embalagem é a apresentação do produto, então é recomendado que ela tenha informações em nosso idioma, listando todos os ingredientes, contraindicações e formas de utilização.

No Brasil, a Avisa é responsável por certificar esses produtos, então procure sempre pelo selo para garantir que esse é um produto que está em conformidade com a legislação e não vai causar problemas a sua saúde.

(Fonte da imagem destacada: Monfocus/ Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Redatora e psicóloga, é uma entusiasta de gadgets, jogos e utilidades. Adora escrever e experimentar inovações que podem tornar a vida mais prática.