Foto de uma jarra de vidro pequena com óleo de linhaça, ao lado de unha vasilha e de uma colher de pau, ambas com semente de linhaça. Todos os objetos estão em cima de uma superfície de madeira.
Ultima atualização: 16 de maio de 2020

Como escolhemos

10Produtos analisados

16Horas investidas

5Estudos avaliados

65Comentários coletados

Seja bem vindo ao Review Box Brasil! A sua presença por aqui é sempre uma boa notícia! Se você chegou até nosso site em busca de bons aliados para uma rotina mais saudável, saiba que o óleo de linhaça não pode ficar de fora das suas escolhas.

Conhecido por provocar melhorias significativas na pele, nos cabelos e no organismo como um todo, o óleo de linhaça é rico em ômega 3 e muitos outros nutrientes.

Nutricionistas tendem a recomendar que ele seja inserido na alimentação justamente por ser capaz de atingir diferentes aspectos do corpo humano.

Caso ainda não conheça os benefícios desse óleo, mas esteja interessado no assunto, recomendamos que você acompanhe o nosso guia de compras para sanar todas as suas dúvidas. Vamos lá?




Primeiro, o mais importante

  • Dentre todas as plantas e sementes, a linhaça é a mais rica em ácidos graxos, como o ômega 3.
  • O seu óleo é rico em nutrientes e possui inúmeros benefícios, como: auxílio na perda de peso, combate à celulite, diminuição dos níveis de colesterol e melhora no sistema digestivo.
  • O óleo de linhaça pode ser consumido na sua forma tradicional, de óleo, ou através de cápsulas.

Você também pode gostar:

Melhores óleos de linhaça: Nossos favoritos

O melhor óleo de linhaça dourada em cápsulas

A Sundown Naturals oferece o melhor tipo de linhaça: a dourada. Rica Ômega 3 e 6, e fonte vegetal de ácidos graxos, ela é uma excelente escolha para quem busca melhorar seus hábitos saudáveis. onEste produto é composto por 120 cápsulas softgel, todas orgânicas, com 3000mg de óleo de linhaça prensado a frio por porção. O valor é um pouco salgado, mas a qualidade e os benefícios são inquestionáveis.

Óleo de linhaça em cápsulas rico em gorduras insaturadas

A Flaxgold é um suplemento alimentar em cápsulas à base de óleo de linhaça, que por sua vez é rico em gorduras insaturadas, da família ômega 3,6 e 9. O suplemento é composto por 120 cápsulas de 1000mg, e a fabricante recomenda seu consumo de uma a três vezes por dia, ou de acordo com a indicação do seu nutricionista.

Guia de compra

A linhaça já é uma velha conhecida por ser uma grande aliada de quem busca hábitos mais saudáveis, e o óleo que dela é extraído não deixa a desejar.

O óleo de linhaça se destaca por ser composto por uma grande quantidade de nutrientes que podem melhorar o funcionamento do nosso organismo em diferentes aspectos.

Foto de uma mulher sorridente, que não está olhando para a câmera, levando até a boca com uma das mãos uma cápsula semelhante a uma cápsula de óleo de linhaça. Na outra mão, ela segura um copo d’água.

O óleo de linhaça pode ser tomado em cápsulas, de acordo com a indicação do seu nutricionista. (Fonte: puhhha/ 123 RF)

O que é o óleo de linhaça?

O óleo de linhaça, como você já deve imaginar, é extraído da linhaça. Conhecido por ser rico em ômega 3 e tantos outros nutrientes, ele pode ser utilizado como suplemento vitamínico para pessoas que buscam atingir uma vida mais saudável.

Seu consumo pode ser feito no formato do próprio óleo, ou através de cápsulas, uma maneira considerada mais prática.

Quais os benefícios do óleo de linhaça?

A linhaça por si só já é conhecida por ser uma excelente fonte de nutrientes, e ótima escolha para uma dieta rica em fibras. Inclusive, nenhuma planta possui quantidades de ômega 3 tão elevadas quanto ela.

Assim como a semente, o óleo de linhaça também possui alta concentração de nutrientes e é um grande aliado de quem busca uma rotina mais saudável.

Uma vez que extraído e prensado de forma 100% natural, ou seja, a frio, os nutrientes da semente são totalmente preservados em forma de óleo.
Dentre os principais compostos deste óleo, podemos destacar os ácidos graxos ômega 3 e 6, responsáveis por promover melhorias em diversos aspectos do corpo humano, inclusive na perda de peso.

Abaixo, iremos citar alguns dos grande benefícios do óleo de linhaça:

  • Diminui os sintomas da TPM ou menopausa: As lignanas, substâncias neutralizadoras de estrogênio e presentes no óleo, ajudam a balancear os hormônios femininos e assim equilibrar tais sintomas.
  • Ajuda no combate ao câncer de mama: Também devido à forte presença das lignanas, pois tal substância atua como neutralizador dos males do estrogênio sobre as glândulas mamárias.
  • Ajuda no tratamento de acne: Por ser rico em ácidos graxos, que agem como anti-inflamatórios naturais, a pele fica mais saudável e livre de inflamações.
  • Melhora o sistema digestivo: Ajuda na lubrificação do cólon, agindo como laxante natural.
  • Combate a celulite: Impulsiona a produção de colágeno, substância responsável pela elasticidade da pele.
  • Auxilia na perda de peso: Ativa o metabolismo, melhora o fluxo intestinal e garante melhor absorção dos nutrientes dos alimentos.
  • Diminui os níveis de colesterol: O ômega 3 presente no óleo de linhaça é um grande aliado para diminuição do colesterol ruim, o LDL.
  • Garante cabelos e unhas saudáveis: Os nutrientes e vitaminas presentes no óleo garantem aos cabelos e unhas aspecto mais saudável e hidratado.

Apesar de todos esses benefícios, recomendamos que você consulte um nutricionista antes de acrescentar tal óleo em sua dieta, uma vez que ele poderá te dar as indicações corretas quanto ao uso, ok?

Foto de um montinho de linhaça marrom, em cima de uma superfície branca.

O óleo de linhaça possui inúmeros benefícios como auxílio na perda de peso, combate à celulite, diminuição dos níveis de colesterol e melhora no sistema digestivo. (Fonte: alexdante/ Pixabay)

Qual a diferença entre o óleo de linhaça dourado e o óleo de linhaça marrom?

Que a linhaça é uma rica fonte de nutrientes já é sabido, no entanto, o que poucos sabem é que existem dois tipos de linhaça: a marrom e a dourada.

De maneira geral, ambas têm composições parecidas e atendem às mesmas necessidades, tendo eficácias comprovadas, no entanto, alguns detalhes devem ser observados.

Segundo estudiosos da área, em porcentagens, a linhaça marrom tem 22% de proteínas e 44% de óleos, enquanto a linhaça dourada apresenta 29% de proteínas e 43% de óleos, uma sutil diferença entre uma e outra.

Quando o assunto é preço, a diferença se torna um pouco mais notável, uma vez que a linhaça dourada é cultivada em climas frios e por isso não é produzida no Brasil, precisando ser importada.

Já a linhaça marrom está adaptada ao solo brasileiro e é cultivada por aqui, tornando sua venda bem mais barata.

Linhaça dourada Linhaça marrom
Óleos 43% 44%
Proteínas 29% 22%
Local de cultivo Países com climas frios Países com clima tropical, como o Brasil
Preço Médio a alto Baixo a médio

Quanto custa o óleo de linhaça?

O custo do óleo de linhaça varia de acordo com a marca fabricante do produto e com a quantidade de cápsulas ou de óleo oferecida por frasco.

O preço tende a ficar entre R$40 e R$100, não sendo considerado muito caro.

Onde comprar óleo de linhaça?

Não há grandes dificuldades em encontrar óleo de linhaça para compra, e os melhores locais que oferecem este produto são as farmácias e lojas de produtos naturais.

No caso das farmácias te recomendamos as grandes redes como Drogarias São Paulo, Drogasil, Drogarias Araújo, Drogarias Pacheco, ou a que for forte em sua cidade.

Quanto às lojas de produtos naturais, a Mundo Verde é uma boa escolha, no entanto, existem outras menos conhecidas que também vendem óleo de linhaça.

Se você gosta do conforto de comprar online, existem inúmeras opções que irão te atender bem, como a Amazon, o Submarino e o Mercado Livre.

Critérios da compra: como comparar os tipos de óleo de linhaça

De maneira geral, desde que sejam orgânicos, não existem muitas diferenças entre os óleos de linhaça que você encontrará para compra, porém, ainda assim existem alguns detalhes que devem ser observados:

Agora, vamos te explicar pontualmente cada um deles, para que não te surjam dúvidas:

Óleo ou cápsulas?

Você pode adquirir seu óleo de linhaça no formato tradicional, em óleo, ou da forma mais comum de se encontrar para venda, em cápsulas.

A vantagem da cápsula é que você não sente a textura oleosa ou nenhum sabor que possa considerar desagradável, além dela ser mais fácil de encontrar para compra e mais prática em rotinas corridas.

A cápsula também sai na frente quanto à quantidade de óleo correta, uma vez que cada uma delas já vem que a dosagem ideal.

Quantidade de cápsulas

No caso das cápsulas, é legal que você escolha um frasco que contenha uma quantidade justa. Em média, os frascos possuem entre 50 e 150 cápsulas, sendo que quanto mais tem, mais caro é.

Nesse caso, é interessante que você cruze o valor com a quantidade e escolha o melhor custo benefício.

Foto de um potinho de vidro com óleo de linhaça e uma colher de pau em seu interior, ao lado de uma outra colher de pau e de uma travessa de madeira, ambas com linhaça. Na superfície onde estão os objetos, também nota-se a presençaa da semente.

A linhaça é a semente mais rica em ômega 3. (Fonte: Alfredo Cosentino/ 123RF)

Miligramas por porção

Converse com o seu nutricionista sobre quantos miligramas de óleo serão necessários em cada porção. No caso das cápsulas, esta informação é facilmente encontrada na embalagem, sendo que costuma variar de 1000mg por cápsula a 3000mg.

Caso você opte pelo óleo, o ideal é que você use algum tipo de medidor para ingerir a quantidade correta.

Forma de prensa

Como já dissemos, para que nenhuma propriedade nutricional seja perdida, é de extrema importância que a semente de linhaça tenha sido prensada a frio, por isso, você deve checar tal questão na embalagem do seu frasco.

(Fonte da imagem destacada: Geografika / 123 RF)

Por que você pode confiar em mim?

Joana Dias Graduada em Estética
Para Joana, cuidar da saúde é cuidar da aparência, e vice-versa. É por isso que ela utiliza seu conhecimento em estética e suas horas de pesquisa online e offline para compartilhar seu conhecimento sobre cuidados pessoais e saúde.