Imagem de um frasco com óleo de melaleuca.
Ultima atualização: 26 de setembro de 2019

Como escolhemos

12Produtos analisados

19Horas investidas

5Estudos avaliados

65Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Hoje vamos falar sobre o óleo de melaleuca, também conhecido como Tea Tree Oil, um dos óleos essenciais mais utilizados na aromaterapia e estética.

O óleo de melaleuca possui inúmeras propriedades terapêuticas que auxiliam na saúde da pele do rosto – suavizando inflamações causadas pela acne – do corpo, cabelo, unhas, dentes e sistema respiratório.

Também atua em sinergia com outros óleos essenciais, para limpar, purificar e acalmar o ambiente. Se você está interessado em conhecer todas as propriedades e aplicações do óleo de melaleuca, leia este artigo.




Primeiro, o mais importante

  • O óleo de melaleuca possui diversas finalidades de uso: cosmético (cabelo, unhas e pele), tratamento de doenças – dermatológicas, respiratórias e bucais – limpeza e purificação do ambiente.
  • Independentemente da finalidade de uso, é fundamental diluir o óleo de melaleuca em um cosmético neutro ou óleo vegetal. Apenas no tratamento de micoses, que você pode aplicá-lo puro.
  • Você encontra o óleo de melaleuca em frascos com 10 a 30ml. Embora pareça pouco, a durabilidade deste óleo essencial surpreende.

Você também pode gostar:

Os melhores óleos de melaleuca: Nossas dicas

O óleo de melaleuca é um dos óleos essenciais mais versáteis, pois apresenta inúmeras propriedades e finalidades de uso. Para ajudá-lo a escolher um bom produto, selecionamos as melhores opções no ranking abaixo.

Produto 100% orgânico e vegano

O óleo de Melaleuca da WNF pode ser utilizado no couro cabeludo – para tratar caspa, seborreia ou excesso de oleosidade – no tratamento de unhas danificadas e até para controlar a acne.

Você pode utilizá-lo puro, misturá-lo em cosméticos naturais ou colocá-lo no difusor de aromas. O óleo essencial de Melaleuca da WNF é um produto 100% orgânico e vegano. O frasco vem com 10ml.

Ideal para os cuidados com o corpo

O óleo de Melaleuca By Samia é 100% puro e sem conservantes, sendo portanto um produto vegano. Sua composição está livre de corantes, silicone, sulfatos, parabenos ou qualquer essência artificial. Extraído da casca do fruto da melaleuca, esse óleo é indicado para desintoxicação e estética corporal e também tem indicações para o sistema respiratório.

Ótima opção natural

O óleo de melaleuca da Phytoterápica é um produto multifuncional, que pode ser adicionado ao shampoo, em máscaras faciais de argila verde ou preta ou na vaporização facial – auxilia no controle da oleosidade facial e tratamento da acne.

O produto tem aroma herbáceo, é 100% puro e natural. Por causa da embalagem com gotejador, você pode utilizar o óleo de melaleuca em gotas (liberando uma a uma, para evitar o desperdício) ou em aerossol.

Guia de Compra

Você percebeu que a preocupação com a saúde e bem-estar cresceu nos últimos anos? Da alimentação à prática de exercícios físicos, esse cuidado se estendeu aos cosméticos.

Um desses cosméticos naturais é o óleo de melaleuca, que possui inúmeras propriedades terapêuticas e finalidades de uso. Quer conhecê-las? Leia este Guia de Compra.

Imagem de uma mulher sendo massageada.

O óleo de melaleuca tem inúmeras propriedades terapêuticas. (Fonte: Kzenon / 123RF.com)

O que é óleo de melaleuca?

O óleo de melaleuca é um óleo essencial obtido através das folhas de uma árvore australiana chamada Melaleuca Artenifolia ou Tea Tree (em tradução livre seria “árvore do chá”), também cultivada em países da América do Sul, Ásia e Europa.

Esse óleo essencial possui cor amarelada e aroma herbáceo. O óleo de melaleuca possui as seguintes propriedades: Antisséptica, antifúngica, antibacteriana, antiviral, germicida, anti-inflamatória, parasiticida e cicatrizante.

Com tantas propriedades, as indicações de uso são variadas. O óleo de melaleuca pode ser usado puro ou misturado a outros óleos vegetais e cosméticos neutros – do hidratante corporal à máscara capilar. A dica é diluir uma gota do óleo em 100ml de outro produto.

Vantagens
  • É um óleo versátil, com inúmeros efeitos cosméticos
  • Também pode ser utilizado para limpar e purificar o ambiente
  • Pode ser inalado e aplicado na pele
  • Um vidrinho rende muitas aplicações
Desvantagens
  • É um produto relativamente caro
  • A maioria das marcas comercializam frascos com apenas 10ml
  • Não pode ser ingerido, pois é tóxico

Quais são os benefícios cosméticos do óleo de melaleuca?

Devido às propriedades antisséptica e bactericida, o óleo de melaleuca pode ser usado no combate à bactéria Propionibacterium Acnes, que causa inflamação nos folículos e provoca a formação de cravos e espinhas.

Para promover esse benefício, você deve diluir duas gotas do óleo de melaleuca em 10 ml de óleo vegetal de jojoba e aplicar essa mistura diretamente na pele, após lavar o rosto com sabonete facial.

Outra opção é aplicar o óleo de melaleuca através de vaporização no rosto.

Você também pode fazer uma máscara facial com óleo de melaleuca e argila verde (ou preta) para tratar a acne e oleosidade facial, como ensina a esteticista Isabelle Mantini em seu canal no Youtube:

Diferente de outros ativos, o óleo de melaleuca não causa irritação na pele. Se você achar necessário, pode procurar um dermatologista ou aromaterapeuta para avaliar o seu quadro inflamatório e recomendar a dose ideal para a sua situação.

O óleo de melaleuca pode ser utilizado como desodorante?

Você também pode usar o óleo de melaleuca como desodorante para combater os mau odores causados pelas bactérias e fungos presentes nas axilas. Você pode comprar produtos com o ativo na fórmula, mandar manipular ou fazer sua própria misturinha:

Dissolva oito gotas de óleo essencial de melaleuca em 50g de bicarbonato de sódio. Conserve a mistura em um frasco de vidro – na cor âmbar – com tampa em spray e borrife o desodorante em suas axilas uma vez ao dia.

Quais são os benefícios do óleo de melaleuca na pele do corpo?

A união da propriedade anti-inflamatória com os efeitos calmante e cicatrizante, ajuda a acalmar a pele irritada após a depilação e evitar a temida foliculite (inflamação dos folículos).

Para usufruir desses efeitos, misture três gotas do óleo essencial de melaleuca em uma colher (de sopa) de gel de Aloe Vera/ babosa e aplique na pele logo após o término da depilação.

Imagem de uma mulher com as pernas depiladas.

O óleo de melaleuca ajuda a aliviar a irritação e vermelhidão da pele após a depilação. (Fonte: Design_12345678 / Pixabay.com)

É verdade que o óleo de melaleuca combate a caspa?

O óleo de melaleuca também pode ser utilizado no couro cabeludo. Suas propriedades ajudam a equilibrar a oleosidade, tratar a caspa, seborreia e psoríase.

Possui ação anti-inflamatória.

Além de promover limpeza profunda no couro cabeludo e desobstruir os folículos, sua ação anti-inflamatória regula a vermelhidão, coceira e descamação do couro cabeludo.

Você pode procurar shampoos com óleo de melaleuca na fórmula ou diluir três gotas do óleo de melaleuca no shampoo na hora de lavar os cabelos.

Outra opção é diluir três gotas de óleo de melaleuca em uma gota de óleo essencial de lavanda em 5ml de óleo vegetal de abacate. Massageie bem o couro cabeludo com essa mistura e deixe agir por 10 minutos, depois lave o cabelo normalmente.

Posso utilizar óleo de melaleuca nas unhas?

O óleo de melaleuca também serve para tratar micoses nas unhas, graças à sua propriedade fungicida. Nesse caso, você deve aplicar uma gota do óleo essencial de melaleuca diretamente sobre a unha com micose, duas vezes ao dia, até a cura.

foco

Você sabia que o óleo de melaleuca também atua no fortalecimento das unhas? Você pode aplicar algumas gotinhas deste óleo na base de tratamento ou comprar cosméticos com o ativo, como regenerador para unhas, óleo ou spray secante.

Como usar óleo de melaleuca no tratamento de feridas?

Você sabia que o óleo de melaleuca também pode ser usado no tratamento de cortes e machucados? O ativo entra na primeira fase de tratamento, ou seja, serve
para limpar o ferimento – graças às propriedades antissépticas.

Para essa finalidade, procure pelo hidrolato de melaleuca (um subproduto derivado da extração e destilação das cascas da Tea Tree) e utilize diretamente na ferida, para higienizá-la.

Como usar o óleo de melaleuca para melhorar a saúde bucal?

Devido à propriedade bactericida, o óleo de melaleuca pode ser usado no cuidado com a saúde bucal, para combater o mau hálito, impedir a formação de placa bacteriana, tártaro, inflamações na gengiva e até as cáries.

Já existe no mercado cremes e enxaguantes bucais formulados com o óleo de melaleuca, mas você pode diluir uma gota do óleo essencial em um copo com água filtrada, bochechar e cuspir.

Você pode realizar esse bochecho diariamente. O mais bacana é que apesar da tonalidade amarelada, o óleo de melaleuca não mancha os dentes.

Imagem de uma mulher sorrindo.

O óleo de melaleuca também pode ser usado na higiene bucal. (Fonte: Lesly Juarez / Unsplash.com)

O óleo de melaleuca traz benefícios para o sistema respiratório?

O óleo de melaleuca atua no descongestionamento, pois quando inalado, abre as vias aéreas e atua contra vírus e bactérias que causam resfriados, gripes e outras doenças respiratórias.

Para aproveitar esses benefícios, dissolva algumas gotas de óleo essencial de melaleuca em água fervente e inale essa mistura com o auxílio de um vaporizador ou nebulizador.

Se você costuma ter cogestão nasal com frequência, pode realizar esse procedimento todas as noites, antes de dormir. Você também pode associar o óleo de melaleuca com o óleo essencial de eucalipto.

Como usar o óleo de melaleuca no ambiente?

Você também pode usar o óleo de melaleuca em sua casa ou escritório. O aroma do óleo de melaleuca é terapêutico, ajuda a fortalecer o sistema imunológico e tornar o ambiente mais calmo, aliviando os sintomas do estresse e ansiedade.

Você pode acrescentar duas ou três gotas no difusor de aromas ou derramar a mesma quantidade em um lenço limpo e respirar profundamente uma vez ao dia.

Imagem de um difusor de aromas.

Você pode aplicar algumas gotas de óleo de melaleuca em seu difusor de aromas. (Fonte: Asundermeier / Pixabay.com)

Como já mencionamos, o óleo de melaleuca combate germes, bactérias e vírus, portanto também pode ser usado na limpeza de casa.

Para lavar as louças, adicione algumas gotas diretamente no detergente. Para limpar o banheiro, misture meia xícara de bicabornato de sódio, complete com sabão vegetal e adicione dez gotas de óleo de melaleuca.

Nathalia Carravettaespecialista em aromas da marca L’Eponge

"Usar óleos essenciais para limpar a casa é a maneira mais prática de evitar a inalação de compostos químicos nocivos presentes nos produtos de limpeza tradicionais"

Outra maneira de usar o óleo de melaleuca no ambiente é como repelente de insetos. Você pode diluir cinco gotas de óleo essencial em água filtrada e colocar em um difusor de ambiente elétrico ou a vela.

Existe alguma contraindicação ao óleo de melaleuca?

Se utilizado nas proporção correta, o óleo de melaleuca não apresenta nenhuma contraindicação. Mas fique atento, embora possa ser inalado ou utilizado de modo tópico, o óleo de melaleuca não pode ser ingerido, pois é tóxico.

O uso para gestantes também não é recomendado – principalmente nos primeiros seis meses de gravidez – pois não há comprovação se os componentes têm a capacidade de atravessar a placenta.

Irritações ou reações alérgicas só podem acontecer em pessoas com pré-disposição à alergia ao óleo de melaleuca.


Quanto custa o óleo de melaleuca?

O preço do óleo de melaleuca varia de acordo com a quantidade em mililitros do frasco e a marca. Os produtos com 10ml custam entre R$30 e R$65. Os frascos com 30ml custam entre R$65 e R$85.

Onde comprar o óleo de melaleuca?

O óleo de melaleuca é vendido em lojas de produtos naturais como Mundo Verde e Nação Verde e em farmácias de manipulação. Você também pode comprar o produto pela internet em lojas especializadas, como Natue, ou segmentadas, como a Amazon.

Critérios de Compra: Fatores para comparar os modelos de óleo de melaleuca

Depois de conhecer as propriedades e funcionalidades do óleo de melaleuca, você deve estar curioso para testá-lo, certo? Mas antes de comprar o produto, é importante avaliar algumas características:

  • Quantidade em ml
  • Gotejador ou conta-gotas?
  • Marca
  • Outros componentes

Vamos detalhar cada um dos critérios ao longo desta seção.

Quantidade em ml

Você encontra o óleo de melaleuca em frascos com 10, 15, 20 ou 30ml. Para escolher o tamanho ideal, avalie a frequência de uso, afinal o produto tem validade de apenas um ano, portanto só compensa investir em um frasco maior se você for realmente utilizar.

Além da quantidade em ml, é importante avaliar se o produto foi envasado em um vidro escuro, de cor âmbar, verde ou roxo, pois frascos nessa tonalidade ajudam a preservar as propriedades do óleo de melaleuca.

Gotejador ou conta-gotas?

A tampa tem a função de manter o óleo de melaleuca preservado e evitar o contato do produto com a luz e oxigênio, que podem causar a perda das propriedades do óleo essencial.

A tampa com gotejador é mais econômica, eficaz – impede o contato do óleo com o ambiente – e segura, pois não derrama o produto se o frasco cair. A tampa com conta-gotas auxilia em aplicações específicas.

Imagem de uma mulher aplicando óleo de melaleuca na pele.

A tampa com conta-gotas auxilia na aplicação do óleo de melaleuca. (Fonte: Chelsea Shapouri / Unsplash.com)

Marca

Quando você for comprar um óleo de melaleuca, vai se deparar com produtos de diferentes marcas. Para ajudá-lo a escolher um óleo essencial de qualidade, listamos as melhores marcas neste segmento:

  • WNF
  • doTerra
  • By Samia
  • Phytoterápica
  • Now Foods
  • Racco
  • Via Aroma
  • Bio Essência
  • Terra Flor.
foco

Você sabia que existe diferença entre óleo essencial e essência? O óleo essencial é o extrato 100% puro, já a essência oferece apenas o aroma dessa substância.

Outros componentes

Você também encontra o óleo de melaleuca em associação com óleo essencial de lavanda. A dupla possui propriedades calmantes e relaxantes.

O óleo de lavanda tem aroma fresco, é claro na cor e suave na viscosidade. Tem boa sinergia com o óleo de melaleuca que possui aroma herbáceo, cor amarelada e é um pouco mais oleoso.

(Fonte da imagem destacada: Amylv / 123RF.com)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.