Ultima atualização: 11 de agosto de 2021

Como escolhemos

14Produtos analisados

22Horas investidas

5Estudos avaliados

68Comentários coletados

Desta vez queremos ajudá-lo a obter tudo o que você precisa saber sobre o óleo de semente de uva.

Este incrível óleo serve como um produto anti-colesterol na cozinha e é ideal para acompanhar saladas e fazer vinagretes ou marinadas. Ele também tem muitos antioxidantes e é muito eficaz no combate à celulite, reumatismo e artrite.

Se você está procurando este óleo para usar na cozinha ou no seu corpo, você está no lugar certo para esclarecer todas as suas dúvidas. Estamos certos de que ao final deste artigo você terá uma idéia mais clara de como obter o óleo de semente de uva ideal para você.




O mais importante

  • O óleo de semente de uva é um óleo obtido pela prensagem do fruto e pela recuperação das sementes. É um excelente regenerador de pele, rico em ômega 3 e 6, assim como outras gorduras insaturadas. Foi até mesmo considerado benéfico no controle da proliferação de células cancerígenas no corpo.
  • Existem dois tipos de apresentações deste tipo de óleo: semente virgem e semente refinada. Ambos oferecem virtualmente os mesmos benefícios, mas discutiremos suas principais diferenças abaixo.
  • Há vários fatores de compra a serem considerados antes de comprar seu óleo de semente de uva. Algumas delas são a embalagem e as precauções a serem levadas em conta. Eles podem parecer simples, mas vale a pena considerá-los.

Óleo de semente de uva: nossa recomendação dos melhores produtos

Todos os óleos de semente de uva podem parecer os mesmos à primeira vista, mas alguns têm características muito únicas.

Guia de compra: O que você precisa saber sobre óleo de semente de uva

O óleo de semente de uva não é um produto popular para o qual é fácil obter muitas informações. É por isso que queremos ajudá-lo a descobrir tudo o que você precisa saber para que você fique claro sobre todos os fatores de compra a considerar antes de fazer sua compra.

O óleo de grainha de uva pode ajudá-lo a obter uma deliciosa massagem em todo o seu corpo (Foto: kzenon / 123RF)

O que é óleo de semente de uva e quais são seus benefícios?

Este tipo de óleo é rico em ácidos graxos insaturados como ômega 3 e ômega 6. Ele também contém polifenóis antioxidantes e outros compostos que ajudam a reduzir a inflamação e regenerar a pele. É também muito bom para hidratar e manter o cabelo saudável.

O óleo de semente de uva é ideal para uso na culinária, graças às suas excelentes propriedades nutricionais. Um gosto neutro pode ser encontrado quando se trata de óleo refinado e um gosto mais parecido com o vinho quando se trata de óleo de semente virgem.

Este óleo tem até se mostrado benéfico em ajudar a reduzir a proliferação de células cancerígenas no corpo. Também tem sido amplamente utilizado para prevenir a oxidação dos lipídios no sangue, ajudando a prevenir a aterosclerose.

Vantagens
  • Reduz a celulite e regenera a pele
  • Combate a acne
  • Pode ser cozida com
  • Excelente para massagens
  • Cura doenças como reumatismo e artrite
Desvantagens
  • Alguns não aconselham comê-la porque é muito gordurosa
  • Pode não ser muito econômico
  • Muitos nutrientes da uva são perdidos no processo de extração
  • Seu sabor pode ser forte demais para alguns (semente virgem)

Óleo de semente de uva refinada ou virgem - a que você deve prestar atenção?

Basicamente, a principal diferença entre esses tipos de óleo é que o óleo de semente virgem mantém um maior grau de pureza em seus componentes. Por outro lado, a semente refinada sofre a adição de solventes como soda ou ácido fosfórico antes de ser adaptada para o consumo humano.

Semente refinada: Sua principal característica é que seu sabor é neutro e não compete com nenhum outro elemento do prato. É o resultado de um processo químico após a prensagem das sementes que foram usadas para obter o vinho.

Semente virgem: Este tipo de semente oferece um sabor semelhante ao vinho e é o resultado de um processo de extração muito puro. Ele tem propriedades similares ao azeite de oliva e é mais benéfico à saúde do que o óleo de semente refinada.

Critérios de compra

Os óleos de semente de uva oferecem características muito similares, mas há alguns fatores importantes a serem considerados antes de você sair e comprar seu óleo de semente de uva ideal. Aqui estão as mais relevantes.

Embalagem

Escusado será dizer que é importante observar a qualidade da embalagem antes de comprar seu óleo de semente de uva. Muitos usuários reclamam o tempo todo de óleos que vêm em embalagens plásticas porque são difíceis de selar e você sempre acaba desperdiçando uma boa quantidade de produto.

Nós recomendamos que você sempre procure por embalagens de vidro fotoprotetor com um gotejador ou tampa que sela perfeitamente para evitar derramamento. A rápida absorção da qualidade deste óleo torna difícil a recuperação uma vez derramado.

Outro aspecto importante a considerar é que o óleo de semente de uva tende a ficar rançoso rapidamente. Portanto, a menos que você planeje consumir uma grande quantidade de óleo em pouco tempo, é melhor comprar garrafas pequenas para evitar que o óleo perca suas propriedades.

O que você está esperando para experimentar todos os benefícios que o óleo de semente de uva tem a oferecer? (Foto: elenathewise / 123RF)

Precauções para o consumo

O óleo de semente de uva é praticamente inofensivo e muito seguro para o uso. Entretanto, tais produtos são normalmente processados em máquinas que estão em contato com outras porcas ou alergênios. Isso geralmente é declarado na embalagem ou rótulo, e é aconselhável ter certeza se você tem alguma alergia.

Além disso, como todos os óleos vegetais, ele também é alto em calorias. Além disso, alguns nutricionistas não recomendam o consumo de ômega-6, que é abundante neste tipo de óleo. Nós recomendamos que você consulte seu médico antes de consumir este produto.

Considerações sobre massagem

O óleo de semente de uva é muito eficaz para auto-massagem terapêutica, assim como para aplicá-lo a outra pessoa. E os benefícios dos cuidados com a pele mencionados acima podem ser melhorados com a ajuda de outros produtos.

Este óleo pode ser usado como base para misturar com algumas gotas de óleos essenciais como lavanda, eucalipto ou toranja para dar uma massagem aromática muito eficaz e estável. A principal vantagem deste óleo é que ele raramente causa reações alérgicas em pessoas que não toleram outros tipos de óleos na pele.

Nós recomendamos que você considere investir um pouco mais em óleos essenciais para melhorar a experiência da massagem. Desta forma você pode combinar os benefícios de diferentes plantas para uma experiência mais completa.

Aparência do óleo

O óleo de semente de uva tem uma consistência similar ao azeite de oliva: ligeiramente espesso e com variações de tons amarelos. Se o óleo que você comprou ou está pensando em comprar não tem esta cor, é melhor procurar por outro produto porque provavelmente é outra coisa.

Como é um óleo básico, o aroma deste óleo deve ser neutro e sua viscosidade muito leve para ser absorvido rapidamente pela pele. Lembre-se que o óleo ideal para cozinhar é o óleo de semente refinado, embora o óleo de semente virgem seja adequado para o consumo a frio. Ambos são adequados para uso no corpo e no cabelo sem problemas.

(Fonte da imagem em destaque: drakonyashka / 123RF)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas