Imagem de organizadores de sapatos.
Ultima atualização: 15 de julho de 2020

Como escolhemos

15Produtos analisados

13Horas investidas

2Estudos avaliados

48Comentários coletados

Quem possui inúmeros pares de sapatos sabe como é difícil organizá-los sem danificá-los ou deixá-los esquecidos no fundo do guarda-roupa. Para arrumar os calçados de maneira inteligente, você deve investir em um organizador de sapatos.

Existem diversos modelos de organizadores de sapatos, em diferentes formatos, tamanhos e materiais, para encontrar um modelo que facilite sua vida e deixe seu quarto ainda mais organizado, continue lendo este artigo.




Primeiro, o mais importante

  • Um dos desafios de quem possui vários pares de sapatos é saber onde guardá-los de maneira organizada, prática e higiênica. Por essa razão, existem diversos modelos de organizadores de sapatos.
  • De tecido, plástico, madeira ou papelão, em formato vertical ou horizontal... muitos são os modelos de organizadores de sapatos. Conheça as melhores opções neste Guia de Compra.
  • Caso você opte por comprar caixas de plástico ou papel para organizar seus sapatos, é importante que sejam do mesmo padrão, dessa forma você consegue manter a organização.

Você também pode gostar:

Os melhores organizadores de sapatos: Nossas sugestões de compra

Geralmente, as mulheres costumam dispor de uma infinidade de sapatos, entre sandálias, botas, tênis, entre outros, mas não conseguem manter os calçados organizados. Pensando nisso, preparamos uma seleção com os melhores organizadores de sapato do momento, confira:

O organizador de sapatos inteligente

Este organizador de sapatos traz como diferencial a regulagem de altura em três níveis que permite a organização de diferentes tipos de calçados – cada organizador acomoda um par de sapatos. O kit acompanha 20 organizadores de sapatos confeccionados em plástico propileno na cor branca.

O organizador de sapatos para quem tem pouco espaço

Quem mora em apartamento precisa otimizar ao máximo o espaço. Pensando nisso, selecionamos esse organizador de sapatos de porta. A peça possui 20 divisórias, ou seja, acomoda até 10 pares de sapatos. A peça é confeccionada em material respirável para evitar o mau cheiro ou mofo nos calçados.

Um organizador de sapatos para deixar ao lado da porta

Este organizador de sapatos é ideal para deixar ao lado da porta de entrada, assim, toda vez que você chegar da rua basta encaixar seu calçado em uma das 18 divisórias que servem para acomodar até nove pares de sapatos e entrar.

O melhor organizador de sapatos para guarda-roupa

Quem prefere guardar os calçados dentro do guarda-roupas precisa deste organizador de sapatos. Confeccionado em vinil com acabamento transparente, a peça acomoda 14 pares de calçados.

Guia de Compra

Os calçados são acessórios funcionais e cheios de personalidade. Algumas pessoas têm sapatos de diferentes materiais, cores e estilos, enquanto outras preferem dispor de uma quantidade menor de calçados.

Independente se você possui poucos ou muitos pares de sapatos, organizar seus calçados da maneira correta ajudará a conservá-los e mantê-los bonitos. Para isso, você vai precisar de um organizador de sapatos, assunto deste Guia de Compra.
/05:54

Imagem de uma mulher escolhendo os sapatos.

Nem todo mundo dispõe de um closet para organizar os calçados. (Fonte: Alexandra Msria/ Pexels.com)

Vale a pena comprar um organizador de sapatos?

Utilizar um organizador se sapatos é importante por uma série de motivos: Manter a organização, preservar a integridade e beleza dos sapatos por mais tempo e facilitar a escolha do calçado diariamente.

Muitas pessoas utilizam caixas de papelão ou sacos plásticos para organizar os sapatos, mas ambas as opções são inadequadas, pois as caixas de papelão podem provocar a proliferação de traças e baratas, enquanto os sacos plásticos impedem a circulação de ar.

O ideal é armazenar seus calçados em uma sapateira, sacos de TNT que permitam a visualização, caixas organizadoras de plástico que ofereçam algum sistema de ventilação ou mesmo sapateiras verticais para colocar dentro do armário ou atrás da porta.

Caso opte por organizadores de sapatos individuais, utilize armários, prateleiras, nichos ou prateleiras do closet para organizá-los de uma maneira inteligente – uma boa ideia é separar os calçados por modelos ou cores.

Conheça todas as vantagens – e algumas desvantagens – do organizador de sapatos na tabela abaixo:

Vantagens
  • Preserva a integridade e beleza dos sapatos
  • Facilita a escolha do calçado diariamente
  • Mantém o ambiente limpo e organizado
Desvantagens
  • É necessário limpar os calçados antes de guardá-los
  • É necessário higienizar o organizador de tempos em tempos
  • Deve ser próprio para sapatos

Quais cuidados devo manter ao utilizar um organizador de sapatos?

Independente do organizador de calçados escolhido é muito importante manter alguns cuidados ao utilizar esse acessório.

Você deve limpar os sapatos antes de guardá-los para evitar a proliferação de fungos e bactérias e o surgimento de odores desagradáveis. Para limpar as solas dos calçados, utilize um pano macio embebido em álcool 70%.

Outro cuidado importante é evitar empilhar os calçados. Esse erro bastante comum pode causar deformação nos sapatos, manchas, arranhões e marcas irreversíveis. Portanto, aposte no alinhamento dos pares, ou seja, coloque um ao lado do outro.

As botas, em especial, devem permanecer em pé e com o enchimento no cano para não amassarem ou terem o couro danificado. Apenas os chinelos podem ser empilhados sem causar quaisquer danos ao calçado.

Imagem de uma sapateira.

A sapateira continua sendo a melhor escolha quando o assunto é organizador de sapatos. (Fonte: Geralt/ Pixabay.com)

Como otimizar o uso do organizador de sapatos?

Organizar os sapatos de uma maneira inteligente pode trazer mais praticidade para sua rotina. Portanto, sugerimos que você compre um organizador de sapatos e saiba como mantê-lo:

Separe os calçados por categorias, ou seja, agrupe os tênis, sapatilhas, sandálias, sapatos de salto alto, botas e dai em diante. Desse modo, será bem mais fácil encontrar o sapato que você procura.

Agrupe seus calçados pelas cores para simplificar as combinações de roupas. Esse estilo de organização é bastante interessante para quem gosta de combinar as cores das roupas e calçados.

Facilite o acesso aos calçados que utiliza com frequência. O ideal é que esses pares fiquem na frente dos outros, assim é mais fácil para pegá-los e guardá-los. A lógica inversa deve ser aplicada aos calçados que você utiliza apenas em determinadas estações do ano.

Quais são as diferentes opções de organizadores de calçados?

Quem procura um organizador de sapatos vai se deparar com uma infinidade de modelos disponíveis.

A primeira alternativa é a sapateira tradicional. Você encontra modelos em diferentes tamanhos, formatos e materiais como madeira, plástico, metal, entre outros.

A segunda opção é o organizador de sapatos individual. A peça confeccionada em plástico acomoda apenas um par, mas possui regulagem de altura e permite que o calçado respire. Geralmente, você compra o organizador de calçados em conjunto com 10 ou 20 unidades.

Imagem de uma sapateira.

O organizador de sapatos prolonga a vida útil dos calçados. (Fonte: Moerschy/ Pixabay.com)

Outra opção é o cabide próprio para sapatos que deve ser colocado no guarda-roupas. A peça não causa danos aos calçados.

Você também pode guardar os sapatos em um organizador que pode ser pendurado no cabideiro do armário. A única desvantagem deste modelo é que só serve para acomodar sapatos fechados.

Um modelo bem similar deve ser utilizado para organizar os sapatos na porta. Geralmente a peça é confeccionada em tecido respirável – pode ser algodão ou TNT – e possui acabamento em vinil transparente para facilitar a visualização do sapato.

Um dos pontos negativos deste organizador de sapatos é que os calçados podem amassar dentro dos suportes. Além disso, calçados maiores podem nem entrar nesses compartimentos.

Imagem de um organizador de sapatos.

Separar os calçados por cores é uma maneira de mantê-los organizados. (Fonte: Martin Adams/ Unsplash.com)

A caixa organizadora também é uma excelente alternativa para guardar os calçados dentro ou fora do guarda-roupas.

Você pode empilhar essas caixas para aumentar ainda mais a versatilidade desse tipo de organização, colocá-las dentro ou fora do guarda-roupa e até debaixo da cama, desde que possuam as mesmas dimensões.

Apenas certifique-se de armazená-las em um local livre de umidade. Ah, e para evitar os maus odores e umidade e deixar seus calçados cheirando a novos, recomendamos que você coloque sachês aromatizadores ou saquinhos de sílica gel dentro das caixas.

Vale a pena comprar um organizador de calçados de armário?

Conforme mencionamos anteriormente, existem alguns acessórios que podem ajudá-lo a organizar seus calçados dentro do guarda-roupa.

Sugerimos que você restrinja o uso desses organizadores para os calçados que utiliza com pouca frequência e procure uma opção mais usual para os calçados do cotidiano.

Na hora de organizá-los, vale pensar na divisão por cores e modelos. Lembre-se de manter a organização quando for adicionar novos pares à coleção. Importante redobrar os cuidados com a higienização dos calçados que serão guardados dentro do armário.

Imagem de um par de tênis.

Sapatos de uso diário não devem ser armazenados no guarda-roupas. (Fonte: Mitchel Lensink/ Unsplash.com)

Critérios de compra: Encontre o melhor organizador de sapatos

Com opções que adaptam às suas necessidades e espaço disponível, o organizador de sapatos mantém seus calçados organizados, arejados e conservados por mais tempo. Para escolher o modelo ideal para a sua casa, siga os seguintes critérios de compra:

Caso tenha gostado das dicas de como guardar os calçados em organizadores próprios para sapatos comente abaixo. Não deixe de compartilhar suas dicas e sugestões com os outros leitores.

Características da caixa organizadora

Se você optar por organizar seus calçados em caixas, sugerimos que você escolha caixas próprias para essa finalidade, pois elas contam com orifícios em sua superfície que proporcionam a circulação de ar nos calçados, evitando o mau cheiro ou mofo.

Utilize etiquetas para organizar os calçados.

Preferencialmente, escolha caixas transparentes que facilitam a procura pelos calçados. Caso prefira uma caixa de plástico colorida ou estampada ou mesmo uma caixa de papelão, utilize etiquetas para identificar os calçados. Nas etiquetas vale colocar uma breve descrição do calçado ou uma fotografia.

Você também pode comprar um conjunto de caixas organizadoras para calçados empilháveis. A capacidade é ilimitada, portanto veja qual configuração funciona melhor de acordo com o espaço disponível e o número de sapatos que você dispõe.

Quantidade de pares de sapatos

Ao escolher um organizador de sapatos, você deve se atentar a alguns detalhes. O mais importante é a quantidade de pares de sapato que esse organizador consegue acomodar.

É importante analisar se o organizador acomoda um calçado em cada repartição ou um par de sapatos, qual é a altura dos compartimentos – sapatos de salto alto e botas exigem compartimentos especiais – e se podem ser ajustados.

Imagem de uma mulher segurando um par de sapatos de salto alto.

É importante encontrar um organizador de calçados com regulagem de altura. (Fonte: Andrew Tagalo/ Unsplash.com)

Circulação de ar

É muito importante comprar organizadores próprios para calçados, pois as peças são projetadas para essa finalidade. No entanto, é importante você se certificar que o acessório permite a circulação de ar.

Caso a peça seja em tecido, deve ser um tecido respirável, seja natural (algodão) ou sintético (TNT). Caso seja uma caixa de plástico ou acrílico, deve oferecer pequenos orifícios de circulação de ar.

A circulação de ar evita a proliferação de microrganismos.

Lembre-se que a circulação de ar evita a proliferação de fungos e bactérias, a formação de bolor ou mofo e mesmo o mau cheiro dos sapatos. Ou seja, essa característica é indispensável.

Outras características

Para organizar as botas ou sapatos altos, é importante analisar o formato e dimensões das repartições de seu organizador de calçados. Embora a maioria dos modelos ofereçam nichos quadrados, você encontra modelos em formato retangular.

Você também encontra organizadores próprios para botas. Ao utilizar esse acessório, suas botas permanecerão conservadas por mais tempo.

(Fonte da imagem destacada: Divulgação/ Amazon.com)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.