Ultima atualização: 10 de agosto de 2021

Como escolhemos

13Produtos analisados

22Horas investidas

7Estudos avaliados

62Comentários coletados

Seja em um consultório médico ou em casa, há instrumentos que são essenciais para detectar possíveis problemas de saúde. Hoje na Reviewbox, nós lhe dizemos quais são os melhores otoscópios disponíveis no mercado, onde obtê-los e como saber qual é o mais adequado para você.

Em poucas palavras, um otoscópio é um instrumento que nos permite observar o canal auditivo, embora muitas vezes seja usado também para a garganta e o nariz. É um dos primeiros instrumentos que usamos quando examinamos um paciente, quer estejamos fazendo um check-up geral ou olhando para um problema mais específico.




Primeiras coisas

  • Os otoscópios têm três partes principais: um cabo, uma cabeça e um cone. A variabilidade dessas partes determinará o tipo de otoscópio e como ele cumprirá seu objetivo principal: ser capaz de observar cavidades que são impossíveis de alcançar a olho nu.
  • Existem vários tipos de otoscópio, e o uso que vamos fazer dele determinará qual deles devemos comprar. Em outras palavras, comprar um otoscópio para o escritório de um especialista não é a mesma coisa que comprar um para a casa.
  • Ao escolher um otoscópio que atenda às nossas necessidades e objetivos, os principais fatores de compra são Uso, nível de complexidade, material e relação preço-qualidade. Precisamos saber em que consiste cada uma dessas variáveis para determinar qual instrumento será mais útil para nós.

Otoscópio: nossas recomendações

Guia de compras

O mercado de dispositivos médicos é muito variado, os produtos têm uma grande variedade em termos de complexidade, dependendo do uso. Portanto, devemos ter em mente quais são as nossas necessidades, para que usaremos o produto e para que cada tipo diferente de instrumento funciona. Nesta seção nós explicamos como identificar a melhor opção para você.

Os otoscópios são necessários para examinar pessoas de todas as idades, e são um dos instrumentos mais utilizados na comunidade médica. (Foto: Katarzyna Białasiewicz / 123rf.com)

O que é um otoscópio e quais são suas vantagens?

Um otoscópio nos permite visualizar áreas difíceis de serem vistas sem a ajuda de um instrumento especializado. É usado principalmente no ouvido, por exemplo, para detectar doenças como infecções ou outras afecções do canal auditivo. No entanto, também pode ser usado para olhar para outras áreas, como a garganta e o nariz.

Portanto, é essencial que todo médico e, francamente, todo lar tenha um otoscópio para garantir que não haja irregularidades nessas áreas. Por outro lado, é preciso ter cuidado com o uso do otoscópio, pois somente um médico pode saber ao certo como utilizá-lo e com que finalidade.

As vantagens e desvantagens de adquirir um otoscópio, seja para uso pessoal ou para um consultório médico, são as seguintes

Vantagens
  • Essencial em práticas médicas de qualquer tipo
  • Geralmente fácil de usar
  • Útil para detectar irregularidades
  • Ajuda a limpar melhor o ouvido
  • Multiuso
Desvantagens
  • Alguns não são projetados para uso pessoal
  • Deve ter conhecimento básico da área a ser observada para ser útil
  • Requer excelente limpeza
  • Se usado com inexperiência, pode ser prejudicial (especialmente para os ouvidos)

Otoscópio tradicional ou digital - o que procurar?

Os otoscópios vêm em diferentes tipos, tamanhos, materiais e formas, portanto, comprar um desses instrumentos pode ser confuso. Uma das principais diferenças é se eles funcionam digitalmente ou mecanicamente, então começaremos explicando as diferenças entre um otoscópio tradicional (com lente) e um otoscópio digital.

Otoscópio tradicional. Eles consistem de um cabo, que normalmente inclui a bateria; uma cabeça contendo uma lâmpada e lentes de aumento; e um cone, que é a parte do instrumento que é inserido no ouvido. Existem otoscópios com diferentes sistemas de iluminação, tais como halogênio, fibra ótica ou LED. As características de cada um são explicadas abaixo.

Os otoscópios tradicionais estão disponíveis em várias faixas de preço. Os otoscópios mais baratos são os otoscópios tradicionais, embora um de alta qualidade possa ser muito caro. Geralmente estes otoscópios têm um tempo de vida mais longo. Entretanto, deve-se notar que estes são apenas para examinar outra pessoa, e não funcionam para uso pessoal.

Otoscópio digital. Ao invés de emitir uma imagem através de uma lente, o otoscópio digital cria uma imagem digital que é projetada em uma tela, muitos até se conectam a um telefone celular. Os otoscópios digitais estão disponíveis a preços diferentes, embora o mais barato dos otoscópios digitais não será de boa qualidade para uso profissional.

Os otoscópios digitais têm a vantagem de que é mais confortável olhar para a imagem, que é de boa qualidade porque, embora muitas vezes incluam luz LED que pode ser controlada a partir do dispositivo, a câmera auto-regula a iluminação.

Como todos os dispositivos eletrônicos, no entanto, os otoscópios digitais podem exigir mais manutenção devido às suas funções elétricas. Como vantagem final, os otoscópios digitais funcionam para auto-exame, e alguns podem capturar fotos e vídeos.

Otoscópio tradicional Otoscópio digital
Custo Menos caro (por modelo) Geralmente mais caro
Iluminação Diferentes tipos de iluminação Luz auto-regulada
Qualidade Vida útil mais longa Requer mais cuidado
Funções Para examinar outros, não capturar imagem. Pode ser para uso pessoal, captação de imagens

Os otoscópios também são usados por médicos veterinários. (Foto: Alfred Hofer /123rf.com)

Onde comprar um otoscópio

É difícil encontrar otoscópios em lojas não-especialistas, então, além de algumas opções físicas de lojas, o mais viável é obtê-los online. Muitas lojas de equipamentos médicos têm serviços de envio.

Critérios de compra: fatores que permitem comparar e classificar diferentes modelos de otoscópios

Finalmente, na Reviewbox nós oferecemos uma lista concisa de fatores a serem considerados ao comprar seu otoscópio, dependendo de suas necessidades específicas. Uma vez considerados todos estes pontos, você saberá em que base sua compra e quanto você está disposto a investir em seu instrumento.

Use

O uso pretendido do seu otoscópio é provavelmente o fator mais importante, pois um otorrinolaringologista não usará o mesmo otoscópio que um estudante, alguém que queira verificar seus filhos ou uma pessoa que queira um para uso pessoal.

Uso pessoal. Se você está pensando em comprar um otoscópio para si mesmo, é claro que você não pode usar um otoscópio tradicional, pois você precisa que a imagem seja projetada em uma tela. Os otoscópios digitais são uma excelente opção, especialmente aqueles que podem ser conectados a um telefone celular. Você pode encontrar opções baratas se você não exigir uma qualidade de imagem excepcionalmente boa.

Uso profissional. Um otoscópio para uso profissional irá variar dependendo do médico. Se o médico estiver constantemente examinando os ouvidos, garganta ou nariz de seus pacientes, um otoscópio tradicional de alta qualidade é recomendado. Se o médico precisar de imagens, um instrumento digital de alta definição seria o ideal. Um clínico geral pode ter qualquer coisa desde um otoscópio de bolso até um otoscópio digital.

Uso educacional. Para um estudante de medicina, nós podemos recomendar os tradicionais otoscópios de bolso, pois eles podem levá-los para onde quer que vão. Eles também são uma boa ferramenta para aprender como observar os pacientes. Os otoscópios digitais são outra boa opção, embora sejam um pouco menos práticos em termos de transporte.

Tipos de luz

O tipo de luz é um dos critérios de compra mais importantes, pois o tipo de iluminação influenciará significativamente a qualidade da imagem. Luzes diferentes servem a funções diferentes, portanto o tipo de luz está altamente relacionado ao uso. A lista a seguir explica que tipos de luz e em que caso usá-los.

Luz halogênea. Nos otoscópios de luz halogênea, a fonte de luz está localizada na cabeça. Isto permite a iluminação direta da área a ser examinada, o que é especialmente útil para examinar cavidades profundas, tais como a garganta.

Não recomendado para uso doméstico, pois a lâmpada cobre parte do campo de visão, o que poderia causar confusão.

Luz de fibra ótica. A iluminação destes instrumentos vem do cabo, o que os torna mais confortáveis de usar. A imagem está livre de sombras e obstruções, tornando-a perfeita para examinar pequenas cavidades como orelhas e nariz.

Luz XENON. É um tipo de luz branca, muito poderosa e brilhante, que dá uma boa qualidade de imagem. É o tipo de luz menos comum encontrado nos otoscópios, mas é de alta qualidade e é útil para qualquer tipo de exame.

LED. Estas são luzes muito potentes, altamente recomendadas, têm baixo consumo de energia e normalmente são carregadas por cabo. Os otoscópios digitais geralmente operam com luz LED, que é brilhante, econômica e fácil de controlar. É recomendado para todos os tipos de exame.

Lente

Um aspecto final a considerar em seu otoscópio tradicional é o tipo de lente, pois é isto que proporcionará a imagem. As lentes variam basicamente em ampliação, o que permite que você observe o paciente em várias escalas.

Certifique-se de que o otoscópio que você compra tenha boas referências de qualidade de imagem e familiarize-se com as diferentes ampliações disponíveis.

Muitos otoscópios vêm com lentes múltiplas, ou têm uma função que ajusta a ampliação. A maioria dos otoscópios tem uma ampliação "x3" ou "x4", o que é suficiente para realizar um exame.

Nível de complexidade

Da mesma forma, o uso determinará o nível de complexidade necessário, se precisamos apenas de um otoscópio de bolso sem características complexas ou se precisamos de um instrumento com várias funções. Por nível de complexidade queremos dizer três níveis: Complexo, simples e portátil (quase poderíamos chamá-lo de "descartável")

Complexo. Para especialistas. Contém muitas partes, às vezes mais pesadas, para uma prática fixa. Exemplo: otoscópios digitais mais avançados conectados a telas, otoscópios empacotados de marcas médicas conhecidas.

Simples. Otoscópios tradicionais ou digitais que permitem a mobilidade, mas que seriam desconfortáveis para caminhar, por exemplo, por um hospital diariamente. Perfeito para a casa ou para o consultório de um médico de clínica geral.

Portátil ou "descartável". Os otoscópios de bolso, facilmente transportáveis, não têm muitas funções, mas apenas incluem o básico. Também é conveniente que muitas peças para otoscópios mais simples possam ser adquiridas separadamente.

Material

Basicamente, o material do nosso otoscópio está relacionado à qualidade, bem como ao preço e uso do otoscópio. É importante que, dependendo de nossos objetivos, cada material tenha um certo peso, e deve ser cuidado de maneiras diferentes.

Plástico. Os otoscópios plásticos são geralmente menos duráveis que os otoscópios de alumínio ou metal e geralmente são esteticamente menos agradáveis. Entretanto, também deve ser observado que os otoscópios plásticos de boa qualidade estão disponíveis, dependendo do modelo e do tipo de otoscópio. Isto se aplica principalmente aos otoscópios tradicionais.

Alumínio ou metal. A maioria encontrada em otoscópios tradicionais mais complexos ou especializados, que são armazenados em uma embalagem junto com suas partes adicionais. Eles são mais estéticos e mais duráveis, embora possam ser mais pesados. Uma vez que tenhamos clareza sobre a qualidade do otoscópio que precisamos de acordo com os fatores acima, podemos voltar para "

Quanton custa? Em resumo, quanto estamos dispostos a investir?

Bom preço, baixa qualidade. Os otoscópios mais simples, como os otoscópios de bolso (note que nem todos os otoscópios de bolso são de qualidade inferior), geralmente têm uma qualidade inferior ou vida útil mais curta do que os otoscópios de preço mais alto. Considere se você precisa de um otoscópio mais "substituível", como no caso de um estudante, por exemplo.

Bom preço, boa qualidade. Otoscópios "intermédios", que não são excessivamente caros, mas têm uma vida útil considerável. A maioria dos otoscópios usados tanto por clínicos gerais quanto por indivíduos para uso pessoal se enquadram nessa faixa.

Preço alto, excelente qualidade. Um especialista vai precisar de um produto de melhor qualidade. Claro que, para estes especialistas, este é um excelente investimento, então compensa encontrar um otoscópio que é complexo e tem alta durabilidade. Boa sorte com a sua escolha!

(Foto em destaque: Katarzyna Białasiewicz / 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas