Olá! Seja bem-vindo ao Review Box Brasil. Neste artigo você irá conhecer um pouco mais sobre painel para TV. Mais do que um simples item de decoração na casa, quando bem escolhido, o móvel pode ampliar o ambiente e trazer aconchego para a sala.

Ele também é uma excelente opção para esconder aqueles cabos feios que costumam ficar expostos e caídos pela parede, tanto da própria televisão, como dos demais aparelhos eletrônicos que normalmente ficam acoplados a ela.

Sentar no sofá e assistir aquele programa que você gosta, ficará muito mais atrativo e interessante se a sua televisão estiver bem posicionada em um painel. Conheça um pouco mais sobre cada modelo disponível para saber qual o melhor para a sua sala.

Primeiro, o mais importante

  • Além de cumprir a função de suporte para a TV, o painel pode também ser um item de decoração e usado para esconder imperfeições na parede e aqueles fios pendurados, tanto da televisão como dos demais aparelhos eletrônicos.
  • O painel para TV deve ser instalado em uma parede de destaque na sala, ou qualquer outro cômodo da casa, que não receba luz direta. É bom evitar as paredes opostas à janela. Esta medida evita aquele reflexo incômodo na tela.
  • O móvel precisa ser escolhido de acordo com as polegadas da televisão que você tem em casa. É importante que o painel tenha o tamanho ideal, senão não irá suportar o peso do seu televisor.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 5 melhores painéis para TV

Escolher um novo móvel para casa sempre gera dúvidas. São tantos detalhes, como cor, tamanho, entra outros. Por isso, nós resolvemos reunir nesse ranking os 6 melhores modelos. Dessa forma você poderá escolher o que mais te agrada e se encaixa na tua sala.

1º – Painel para TV – Bechara

O painel de TV da Bechara dá um toque rústico na decoração da sala e fica perfeito em ambientes um pouco menores, já que foi desenvolvido para suportar aparelhos de TV de até 47 polegadas.

Com 181 cm de altura, ele possui prateleiras e dois nichos, ideais para os aparelhos eletrônicos e porta-retratos e outros bibelôs. Esses itens cumprem bem o papel da estante e dão um charme a mais no painel.

O móvel suporta até 50 kgs. Ele é todo feito em MDP. Sua superfície é em verniz poliéster semi-brilho, com finalização em UV (Ultravioleta) – sistema que traz ainda mais qualidade ao produto -, e acabamento touch que imita os riscos naturais da madeira.

2º – Painel para TV 50 polegadas – Kaiki Moveis

Na cor Malbec, o painel para TV da Kaiki Moveis é elegante, bem minimalista e prático. Ele foi pensado para suportar televisores com até 50 polegadas. O painel é feito todo em MDP, possui acabamento em UV, tem 87 cm de altura e 133 de largura.

Com design contemporâneo, este painel para TV dá aquele toque organizado na sala. As prateleiras e nichos são ótimos para acomodar os aparelhos eletrônicos, tudo bonitinho e sem fios aparentes; além dos itens decorativos que dão um charme especial ao ambiente.

3º – Painel para TV 42 polegadas – Linea Brasil

Além de compacto, este painel para TV – perfeito para aparelhos com até 42 polegadas -, é bastante funcional. Ele fica muito bem tanto em ambientes menores como os maiores, valorizando e otimizando o espaço.

Sua prateleira superior é perfeita para deixar objetos de decoração. Já os dois nichos acomodam muito bem os aparelhos eletrônicos, sem deixar os fios expostos. Tudo fica muito organizado e mais seguro.

Com o inovador conceito Flex Color, você pode escolher, na hora da montagem, entre duas combinações de cores para os detalhes: avelã ou off white, optando por aquela que melhor harmoniza com o ambiente em que será instalado.

4º – Painel para TV 50 polegadas – Permobili

Um painel para TV que proporciona um toque de personalidade para a sua sala e ajuda a otimizar o ambiente. Esta é uma peça clássica que combina perfeitamente os tons escuros com os mais claros, de madeira.

Todo feito em MDP, o painel possui nichos para equipamentos eletrônicos, prateleira lateral de vidro e uma prateleira superior bem robusta. Os detalhes laterais em baixo relevo valorizam ainda mais a peça, dando um charme especial. A estrutura do painel para TV da Permobili foi pensada para suportar os aparelhos com até 50 polegadas.

5º – Painel para TV 60 polegadas – Classic Imcal

Este painel para TV é bem clássico, segue aquele estilo mais retrô e tem um visual clean. O tom marrom da estrutura feita em MDP fica ainda mais em destaque com os detalhes em off white, presentes na faixa superior e na inferior. O móvel suporta televisores de até 60 polegadas.

O tom mais claro dá um toque moderno e charmoso ao painel e possibilita uma fácil combinação com diferentes itens de decoração presentes na sala ou no quarto, onde o painel também pode ser instalado. Sua estrutura é toda em MDP. O painel possui fechamento lateral e seu acabamento é em UV (ultravioleta).

Guia de Compra

O painel para TV, além de deixar sua TV segura, deixa o ambiente mais bonito. Alguns modelos possuem nichos para que você possa colocar decoração, ou ainda gavetas e portas para guardar seus pertences.

Nesse Guia de Compra traremos todas as informações que você precisa para comprar o painel ideal para sua sala ou quarto.

Mãe e filha sentadas no sofá da sala vendo tv que está no painel.

Painel para TV traz sofisticação ao ambiente. (Fonte: Prasit Rodphan / 123RF)

Quais são as vantagens e desvantagens do painel para TV?

Além de ser um suporte para a televisão, o painel pode ser um item de decoração e também usado para esconder imperfeições na parede e aqueles fios que ficam pendurados, tanto da TV, como dos demais aparelhos eletrônicos.

Manter as tomadas tampadas e os fios dos aparelhos eletrônicos escondidos é uma importante dica de segurança, principalmente em casas com crianças pequenas. Esta medida evita acidentes.

Quando bem escolhido, o painel para TV proporciona uma sensação de amplitude no cômodo em que é instalado. Os painéis de tons claros cumprem muito bem a função de iluminar o ambiente e são ideais para as salas menores.

Os modelos com prateleiras, nichos ou gavetas ajudam a aproveitar melhor o espaço e são ótimos para acomodar os aparelhos eletrônicos que ficam acoplados à televisão, além de ser usados também para colocar livros, porta-retratos e outros itens decorativos.

Sala grande com painel para tv marrom.

Painel para TV também pode servir para guardar objetos. (Fonte: andremergulhaum / Pixabay)

De uma forma geral, os painéis para TV são muito versáteis e trazem mais personalidade para a sua casa. Existem modelos para todos os gostos e bolsos, feitos com diferentes materiais e acabamentos.

Entre os seus pontos negativos está a sua instalação. Para colocar o painel para TV na parede é necessário alguns furos. Os modelos mais pesados, feitos em madeira, por exemplo, não podem ser instalados em paredes de Dry Wall.

Caso este seja o seu caso, opte pelos painéis mais leves. Os confeccionados em MDF ou MDP são ideais.

A manutenção do painel para TV é bem tranquila. Para garantir a durabilidade do seu móvel o ideal é seguir as instruções do fabricante. A maioria dos modelos precisa apenas de um pano seco ou úmido para ficar limpinho e bonito por mais tempo.

Vantagens
  • Versátil
  • Modelos com nichos, prateleiras ou gavetas são ótimos para otimizar o espaço
  • Esconde os fios aparentes
  • Modelos em tons claros ampliam o ambiente
  • Serve como item de decoração.
Desvantagens
  • Exige furos na parede para instalação
  • Painéis de madeira pesada não podem ser instalados em paredes de Dry Wall
  • Precisa ser limpado com frequência

No que prestar atenção antes de comprar o painel para TV?

Como já falamos aqui, o painel para TV é uma alternativa bem prática e usual para deixar a fiação dos aparelhos eletrônicos e as tomadas da parede bem escondidinhas. Porém, para isso, é importante prestar bastante atenção em como instalá-lo.

O primeiro passo é pensar que o painel para TV deve ser instalado em uma parede de destaque na sala, ou qualquer outro cômodo da casa, que não receba luz direta. É bom evitar paredes opostas à janela. Esta medida evita aquele reflexo incômodo na tela da TV.

Outro ponto é que o painel para TV precisa ser escolhido de acordo com as polegadas do seu aparelho. Ele precisa ter o tamanho ideal, senão não cumprirá sua principal função, que é a de suporte.

Importante lembrar aqui que quanto maior a televisão, maior deve ser também a distância entre ela e o sofá.

Confira na tabela abaixo a distância mínima ideal e a máxima entre o sofá e a televisão:

Tamanho da TV Distância mínima Distância máxima
TV de 26 polegadas 1 metro 2 metros
TV de 32 polegadas 1,2 metros 2,4 metros
TV de 37 polegadas 1,4 metros 2,8 metros
TV de 40 polegadas 1,5 metros 3 metros
TV de 42 polegadas 1,6 metros 3,2 metros
TV de 46 polegadas 1,75 metros 3,5 metros
TV de 50 polegadas 1,9 metros 3,8 metros
TV de 52 polegadas 2 metros 4 metros
TV de 55 polegadas 2,1 metros 4,2 metros
TV de 60 polegadas 2,2 metros 4,6 metros

Um último detalhe diz respeito à limpeza do painel. Quando feita de forma adequada, ela ajuda a contribuir para um maior tempo de vida útil do móvel.

Cada modelo de painel tem suas especificações em relação a isso, mas em sua grande maioria, o ideal é limpar com uma flanela limpa, que pode estar seca ou úmida.

Dependendo do material em que o móvel é confeccionado, é importante evitar o uso de álcool e outros produtos abrasivos na hora da limpeza.

Qual o móvel ideal para minha TV?

Além desses fatores, é bom levar em conta também a utilidade do painel para TV. Para te ajudar, comparamos o painel com o rack e a estante, que também cumprem o papel de acomodar o aparelho de TV. Veja abaixo:

Rack

Se você mora em uma casa ou apartamento alugado, o rack talvez seja a melhor alternativa para a sala. Ele é prático e pode ser transportado com facilidade se você se mudar.

Além disso, o rack também é ideal para quem gosta de mudar a decoração de lugar de tempos em tempos. Trata-se de um móvel de baixa estatura, com alguns compartimentos que podem ter portas ou não, ele acomodará sua televisão de forma prática e pode ser usado em combinação com o painel.

Estante

Já a estante é uma opção boa para quem tem uma sala ampla e quer usar o espaço para guardar diferentes objetos de decoração, deixando-os à mostra. Fora que é um móvel de fácil instalação.

Por ser ampla e larga, a estante acomoda muito bem livros, dvd’s e cd’s, entre outros itens. E também, claro, a TV e demais aparelhos eletrônicos.

Painel para TV

O painel para TV costuma ser a melhor alternativa para quem tem uma sala menor ou então para quem quer uma decoração mais minimalista, com toques de praticidade.

O painel sai na frente no quesito organização. Ele é ótimo para esconder os fios dos aparelhos, já a estante e o rack talvez não consigam cumprir muito bem esta função.

Outra vantagem é que o painel ocupa pouco espaço. É instalado diretamente na parede e ele pode ter prateleiras ou nichos, projetados de forma estratégica, otimizando-o ainda mais. O lado ruim é que o painel é fixo e exige furos na parede.

Rack Estante Painel para TV
Vantagem É móvel, perfeito para quem gosta de mudar a decoração É móvel e geralmente possui bastante espaço Tem design minimalista e é planejado para ocupar menos espaço
Desvantagem Ocupa muito espaço do ambiente Ocupa muito espaço do ambiente É fixo

Quanto custa?

Os preços dos painéis para TV variam bastante e vão de acordo com seu tamanho, material e detalhes, tais como prateleiras, gavetas ou nichos, por exemplo.

Existe uma grande variedade de modelos no mercado. Um painel de TV mais simples pode ser encontrado a partir de R$ 60, em média. Já aqueles mais sofisticados e modernos chegam a ultrapassar R$ 2.000.

No entanto, é possível encontrar um meio termo e comprar um bom painel para TV, ideal para a sua sala, com compartimentos para objetos eletrônicos e decorativos, a partir de R$ 200.

Onde comprar?

Há uma grande diversidade de modelos facilmente encontrados em lojas online, como a Amazon, além de lugares como Lojas Americanas, Submarino, Extra, Walmart, Magazine Luiza, Casas Bahia e Ponto Frio.

Grandes redes que vendem eletrodomésticos e produtos de decoração como a Etna e Tok & Stok, por exemplo, também possuem painéis para TV expostos em suas lojas físicas.

Caso queira algo mais personalizado, você tem, ainda, a opção de encomendar um painel para TV com o marceneiro de sua confiança.

Critérios de compra: Características a avaliar em um painel para TV

Já vimos que existem várias vantagens em se ter um painel para TV em casa. Porém, na hora de escolher o modelo ideal para a sua sala ou seu quarto, é importante estar atento a algumas características, tais como:

  • Material
  • Tamanho da televisão
  • Cor
  • Espaço

A seguir, vamos falar um pouco sobre cada um desses importantes itens para que você faça realmente um bom investimento.

Material

Ter em mente o que você quer na decoração da sua casa, saber o espaço disponível e o tamanho do seu televisor, é um detalhe que facilita muito na hora de escolher o material ideal do painel para TV. Conheça um pouco sobre cada uma das opções:

Painel em MDF

MDF é a abreviação de Medium Density Fiberboard, que quer dizer: placa de fibra de média densidade. É um material que vem da madeira reflorestada. Ele é produzido com fibras de madeira e resinas sintéticas.

Muito utilizado no mercado ultimamente, na fabricação de armários, cadeiras, mesas, estantes e painéis para TV, o MDF torna possível a aquisição de móveis lindos a um preço bem mais acessível do que aqueles de madeira, por exemplo.

Pelo fato de ser maleável e versátil em termos de acabamento, você consegue encontrar painéis em MDF do tamanho ideal e espessura exata, de acordo com o que procura para a sua casa.

A peça possui ainda mais uma vantagem: a possibilidade de receber camadas antiumidade e antifúngica, que ajudam a preservar ainda mais os móveis.

Painel em MDP

Muito utilizado na fabricação de painéis para TV, a sigla é a abreviação de Medium Density Particleboard. Embora se pareça com o MDF, o material é diferente.

Ambos derivam da mesma espécie de madeira, a pinus e o eucalipto, e são fabricados por meio de processos e tecnologias iguais. A grande diferença entre os materiais é que o MDF possui fibras, já o MDP tem partículas da madeira.

Pelo fato de possuir três camadas, uma mais grossa no miolo e duas finas nas superfícies, o material, além de leve, é bem resistente ao empenamento.

Ele é perfeito na fabricação de painéis para TV, que costumam ser projetados em linha reta. Além disso, o MDP permite uma maior facilidade na aplicação de parafusos.

Painel de vidro

Parece improvável, mas é possível ter um painel para TV feito em vidro. O material é fácil de limpar e dá um toque moderno e inovador na decoração da casa. Pelo fato de ser transparente, o ambiente fica mais clean, com ares de leveza.

A televisão fica embutida no painel e parece estar levitando. O modelo em vidro é ótimo para dar aquela sensação de amplitude ao espaço.

Painel de revestimentos

Existem painéis para TV feitos com o próprio revestimento da parede. Essa é uma opção bem mais duradoura e permanente do que os de MDF e MDP, por exemplo.

Nestes casos, você pode criar a combinação que quiser por meio de cores, das texturas e dos acabamentos, e mudar quando quiser também. O resultado é bem prático e fica sofisticado.

Painel de gesso

Seguindo na mesma linha do painel feito com revestimento da parede, o painel para TV de gesso amplia as possibilidades de combinações, já que é possível usar em conjunto materiais como MDF, MDP e madeira. Isso traz um toque descontraído para o ambiente.

O gesso tornou-se bastante popular, pois é um material mais em conta e vantajoso. O painel em gesso deixa o ambiente iluminado e leve.

Tamanho

O painel para TV precisa necessariamente estar de acordo com o tamanho do aparelho que você tem em casa.

Antes de fechar sua compra, preste bastante atenção neste quesito, pois não adianta nada você investir em um móvel que não irá suportar o peso da sua televisão. Existem modelos de painéis para diferentes tamanhos de TV.

Imagem mostra sala de estar, painel com tv.

O seu painel de tv deve ser adequado ao tamanho do aparelho que você tiver, para não ter problemas. (Fonte: newhouse / Pixabay)

Para isso é importante que você confira na descrição quantas polegadas o painel suporte. E claro, respeitar essas informações. Fique atento a este detalhe.

Outro detalhe sobre o tamanho é a parede em que ele será colocado. Meça sua parede antes de comprar. Um painel pequeno demais para uma grande parede pode não combinar com o ambiente.

Cor

Tão importante quanto o material e o tamanho do painel da TV, a cor traz personalidade ao ambiente e, quando bem escolhida, consegue fazer a mágica de ampliar o espaço, além de trazer um clima bem acolhedor.

Os tons mais claros são perfeitos para iluminar a sala ou o quarto. Madeiras off white ficam lindas, tanto nos detalhes, como inteiriças. Elas emolduram a TV dando um contraste perfeito.

View this post on Instagram

Inspiração do dia! ❤ | Projeto: D2 Arquitetura

A post shared by DECORE TODO DIA (@decoretododia) on

Os painéis brancos casam perfeitamente com ambientes pequenos e mais estreitos, além de combinar com diferentes tipos de decoração. Ele dá um toque clean e elegante.

As estampas também podem ser usadas, caso você goste desta opção. As listras verticais em um painel para TV dão a sensação de alongamento da parede.

Se sua sala é bem clara e espaçosa, os painéis para TV em tons mais escuros costumam ser uma boa escolha. Porém, tente evitar esta opção caso o ambiente seja pequeno.

A grande sacada é saber aproveitar bem o espaço em que o painel para TV será instalado. Importante que o móvel traga harmonia e deixe o ambiente acolhedor. Afinal, nada mais gostoso do que chegar em casa, se jogar no sofá e ligar a TV.

Espaço

O painel para TV pode ter gavetas, portas e nichos. Como você gostaria que fosse o seu? O que você quer deixar exposto e o que gostaria de esconder? Respondendo essas perguntas você saberá o que precisa. Quantas gavetas serão necessárias, quantas portas e o que você deseja deixar a mostra nos nichos.

Questionando-se isso antes na compra, você não ficará frustrada por não ter o espaço que gostaria no seu painel.

(Fonte da imagem destacada: andremergulhaum / Pixabay)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
32 Voto(s), Média: 4,50 de 5
Loading...