Ultima atualização: 19 de outubro de 2021

Como escolhemos

21Produtos analisados

55Horas investidas

11Estudos avaliados

95Comentários coletados

O arroz é um alimento muito popular em toda a culinária do mundo. Todos nós sabemos que ela tem muitos usos: paella, sushi, risoto, sopas, entre outros. É claro que o preparo do arroz requer atenção, e cozinhá-lo no ponto certo pode ser um desafio. Quantas vezes você já se perguntou: quanta água e por quanto tempo?

Uma ajuda simples e prática é fornecida pelas panelas de arroz. As panelas de arroz são um bom aliado na cozinha para que você não corra o risco de o arroz grudar ou cozer demais. Não apenas isso, dependendo do tipo e das funções, eles podem oferecer múltiplas vantagens.




O mais importante

  • Panelas de arroz são aparelhos elétricos que permitem o cozimento automatizado do arroz, portanto você não precisa ficar de olho nos alimentos durante o cozimento porque eles regulam automaticamente a temperatura uma vez que o tempo tenha sido ajustado.
  • É um eletrodoméstico que traz vantagens relevantes para a sua vida diária, permite que você se dedique ao que deseja enquanto cuida da preparação de pratos saudáveis: a panela de arroz não é usada apenas para preparar arroz, graças às suas funções é possível preparar uma infinidade de pratos
  • A panela de arroz é fácil de usar, mesmo a mais avançada é muito intuitiva, mas certamente há fatores que você terá que levar em consideração ao escolher um ou outro, como a limpeza e a capacidade. O bom das panelas de arroz é que elas são feitas com materiais anti-aderentes, e isso é uma vantagem quando se trata de praticidade

Panela de Arroz: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compras: O que você deve saber sobre panelas de arroz

Se você está pensando em comprar uma panela de arroz, você terá que levar em conta alguns fatores e, dependendo do uso que você vai fazer, você poderá descobrir que uma é melhor que a outra. Aqui vamos listar as características que os usuários estão procurando e as perguntas mais frequentes sobre este tipo de panela.

Mujer vertiendo arroz de la jarra en arrocera

As panelas de arroz são aparelhos elétricos que permitem o cozimento automático do arroz, você não precisa estar atento durante o cozimento dos alimentos porque elas regulam automaticamente. (Fonte: Olga Yastremska: 116878725/ 123rf.com)

O que é uma panela de arroz e quais são suas vantagens?

A maioria das panelas de arroz consiste de um exterior isolado no qual cabe um recipiente interno, geralmente feito de materiais antiaderentes de teflon, uma tampa e botões, dependendo das funções que oferece.

O que ainda não revelamos é que panelas de arroz não só facilitam o preparo de arroz excepcional, mas também existem modelos com os quais você pode cozinhar uma infinidade de alimentos e pratos combinados sem ter que se preocupar com o tempo de cozimento, para que você possa dar rédea solta à sua imaginação e tornar-se um perfeito cozinheiro.

Uma panela de arroz é um aparelho que lhe permite cozinhar arroz, sendo a vantagem que ela controla automaticamente o fornecimento de calor e o tempo de cozimento.

Ao comprar uma panela de arroz, um fator interessante ao tomar uma decisão é que, uma vez alcançada a temperatura ótima de cozimento, dentro do tempo programado, ela mantém o alimento quente sem queimar, e a simplicidade da limpeza

Vantagens
  • Fácil de usar
  • Cozinha automaticamente
  • Versátil
  • Fácil de limpar
  • Dependendo do modelo, é possível cozinhar a vapor
  • Opções multifuncionais
  • Economiza tempo
Desvantagens
  • Alguns modelos não têm uma grande capacidade
  • Ocupa espaço na cozinha
  • Pode ser danificado se não for usado corretamente

Como usar uma panela de arroz

Usar uma panela de arroz é muito simples: basta adicionar água e arroz na panela, definir o tempo de cozimento, e pronto.

Claramente você poderá preparar não apenas arroz cozido, mas também adicionar todos os ingredientes que quiser, como sal, azeite de oliva, entre outros, você pode até mesmo elaborar, com um pouco de prática, pratos mais sofisticados de arroz e paellas.

Deve-se notar que se você é um amante da fritura, o bom das panelas de arroz é que elas permitem que você refogue antes de começar o cozimento em si.

Normalmente os produtores incluem com as panelas de arroz as instruções necessárias, sobre tempo e quantidades, para poder cozinhar um arroz perfeito, geralmente cada copo de arroz que você tem que adicionar um copo e meio de água, então, há variações dependendo do tipo de arroz, lago, curto, marrom.

Cuenco de arroz y palillos de mesa de madera

O preparo do arroz é tão simples quanto adicionar água, arroz e os ingredientes que você quer à panela de arroz. (Fonte: Olga Yastremska: 97546438/ 123rf.com)

Que tipos de panelas de arroz existem?

O termo panela de arroz é bastante geral, mas quando se trata de escolher uma específica, deve-se deixar claro que existem vários tipos no mercado e com funções diferentes, mais ou menos avançadas, então é necessário avaliar qual panela de arroz é a mais adequada de acordo com suas necessidades.

Começando do mais básico, encontramos as panelas de arroz de microondas até a nova geração, as panelas inteligentes de arroz que permitem níveis excepcionais de programação.

Preço Porções
Microondas Barato Até 4
Elétrico Médio Até 4
Multiuso Médio-alto Até 8
Gás (uso industrial) Alto Até 100
Inteligente Alto Até 6
  • Microondas: Tudo que você tem que fazer é adicionar os ingredientes e colocar o pote no microondas. O tempo de cozimento é um pouco mais rápido, mas você perde a conveniência do cozimento automatizado e tem que verificar o nível de cozimento.
  • Elétrico: Normalmente eles permitem que você programe a temperatura, há modelos que têm um timer e outros que o têm, a propósito a escolha do timer acaba sendo uma grande vantagem, já que permite a programação do alimento.
  • Gás: Com um fogão a gás de arroz, a economia é no tempo de cozimento. Ele é normalmente usado em nível industrial, em catering, pois facilita mais do que uma cozedura perfeita, uma vez que o calor é transmitido de forma mais uniforme. Uma desvantagem deste tipo de panela é que as tubulações de gás devem ser cuidadas e limpas para evitar danos.
  • Multiuso: Os fogões multiuso oferecem diferentes opções de cozimento, como a possibilidade de cozimento a vapor ou assado, pois eles têm uma bandeja extra que é colocada entre a panela e a tampa ou uma prateleira.
  • Inteligente: Como a palavra sugere, eles são fogões inteligentes porque eles fornecem a opção de programar e controlar o cozimento em literalmente milhares de modos, e permitem o controle através de um aplicativo porque eles têm wifi.
  • Dicas: é aconselhável escolher uma panela de arroz cuja parte interna seja anti-aderente, por exemplo em Teflon, para que o arroz não gruda e para facilitar a limpeza.

un dedo femenino presiona un botón multicooker

Se você não tem tempo, os cozinheiros de arroz lhe oferecem a oportunidade de se dedicar às suas tarefas, pois você não precisa estar atento durante o cozimento. (Fonte: Alexandr Muntean: 96153244 123rf.com)

Posso economizar tempo usando uma panela de arroz?

Por esta altura já sabemos que você provavelmente está se perguntando se realmente economiza tempo com uma panela de arroz. Bem, a resposta é sim. Dependendo do tipo de arroz, da quantidade e do tipo de panela de arroz, o processo pode levar entre 10 e 30 minutos, que seria o tempo médio normal que o arroz requer.

A favor de uma panela de arroz é o fato de que ela cozinha automaticamente.

Como já explicamos, não há necessidade de observar a panela de arroz durante o cozimento: uma vez que a panela de arroz atinge a temperatura, o termostato (que só os de microondas não possuem) faz com que a panela continue cozinhando para que o arroz absorva a água e a mantenha quente sem queimar.

Isto significa que enquanto a panela de arroz prepara o jantar, você terá tempo para fazer muitas outras coisas e este é o economizador de tempo.

Que pratos podem ser preparados com uma panela de arroz?

Panela de arroz é sinônimo de cozinha saudável, e suas aplicações vão além do arroz. Levando em conta as principais características, ou seja, a possibilidade de programação, os materiais anti-aderentes, o controle de temperatura, é fácil imaginar quantos pratos exigentes você pode oferecer aos seus convidados sem estresse.

As receitas que você pode criar com uma panela de arroz podem satisfazer a todos: vegetais, peixes, carnes, massas, legumes, sopas; para chegar ao ponto é melhor fazer alguns exemplos

  • Quinoa: simplesmente adicione 1 xícara de quinoa e duas xícaras de água por pessoa à panela de arroz.
  • Camarões: vaporize-os com a bandeja fornecida na panela multiuso de arroz.
  • Sopas: nada poderia ser mais simples: basta colocar os ingredientes que você quer na panela, adicionar caldo ou água de acordo com o gosto e definir o tempo de cozimento.

Qual panela de arroz comprar para preparar um bom sushi?

Se você ama sushi e acha que é muito complicado prepará-lo em casa, você está errado. Panelas de arroz vão ajudá-lo a preparar arroz perfeito digno do melhor restaurante de sushi. Você terá que lavar bem o arroz várias vezes e então a panela de arroz fará sua mágica.

O resultado final depende muito do tipo de panela que você usa, portanto seria aconselhável escolher uma panela de arroz multiuso ou inteligente que permita programar tanto o tempo de cozimento, a temperatura e o vapor para atingir a textura e consistência típicas do arroz sushi.

Pollo al curry con arroz jazmín, concepto de comida india

As panelas de arroz facilitam não só o preparo do arroz, mas também de pratos completos e saudáveis, como sopas de vegetais e carnes. (Fonte: Elena Veselova: 122995705/ 123rf.com)

Como se limpa uma panela de arroz?

É preciso ter cuidado ao lavar o interior da panela de arroz para que não se formem manchas que serão impossíveis de remover com o tempo.

A limpeza é uma questão fundamental para que a panela de arroz não se quebre rapidamente.

O primeiro passo certamente é desconectar a panela de arroz e em nenhuma circunstância o aquecedor deve ser colocado em água.

Para o exterior, basta usar um pano úmido e para o interior, a tampa e a bandeja, água e sabão são mais do que suficientes, tendo muito cuidado para não usar esponjas abrasivas que possam comprometer o revestimento antiaderente.

Critérios de compra

Agora que estamos claros sobre os tipos de panelas de arroz que o mercado oferece, podemos entrar em detalhes resumindo cada um dos fatores que influenciam a decisão de compra.

Funções

Dependendo do uso que você vai fazer de uma panela de arroz você terá que levar em conta quais funções você está mais interessado, então você pode escolher entre uma básica ou uma mais avançada se você decidir que a panela de arroz se tornará sua mão direita na cozinha.

Vale ressaltar as três funções mais importantes que as panelas de arroz multifuncionais proporcionam

  • Mantenha-se quente. Uma vez terminado o cozimento, a panela de arroz mantém o alimento quente por até três horas.
  • Desligamento automático. Esta é claramente a função mais útil, especialmente para aqueles que têm mil obrigações a cumprir em um curto espaço de tempo, para que você possa preparar pratos requintados e arrumar o apartamento sem que a comida se queime. Além disso, é uma função que é uma grande ajuda para aqueles que não são muito práticos com os tempos de cozimento na cozinha.
  • Descongelamento. Se você quer aproveitar ao máximo uma panela de arroz para que ela possa cumprir o máximo de funções possíveis, então você deve escolher uma panela inteligente e multifuncional.

Capacidade

Para definir a capacidade de uma panela de arroz, muitas vezes nos referimos ao número de xícaras, ou seja, 2 xícaras, 5 xícaras, 10 xícaras, você pode estar se perguntando o que isso significa?

2 xícaras de panela de arroz não significa que você receba duas xícaras de arroz cozido, significa que a panela contém duas xícaras de arroz não cozido e normalmente uma xícara corresponde a cerca de 2-2,5 porções.

Pequenas panelas de arroz são aquelas com capacidade inferior a um litro, e panelas grandes são maiores que um litro. Abaixo colocamos a capacidade das panelas de arroz em copos em relação aos litros correspondentes (tenha em mente que esta é uma aproximação e as porções dependem de cada panela).

Capacidade em copos Capacidade em litros
4-5 porções 2 0,5
10-12 porções 5 1
16-18 porções 7 1,5
20-25 porções 10 2

Materiais

Ao avaliar as panelas durante sua busca, certifique-se de que sejam panelas de teflon ou anti-aderentes de arroz, isto evitará que os alimentos grudem e facilitará a limpeza.

Tenha cuidado para não limpar a panela de arroz com materiais abrasivos que possam comprometer o material antiaderente ou você pode dizer adeus à sua panela.

O exterior pode ser feito de plástico duro ou aço inoxidável, os de aço inoxidável são mais resistentes.

Limpeza

Ao considerar a praticidade em relação à limpeza, certamente existem características que certamente facilitam o processo. Na verdade, todos os tipos de panelas de arroz têm materiais anti-aderentes no interior e isso facilita muito a limpeza.

Deve-se notar que, dependendo do modelo, existem panelas de arroz que não podem ser colocadas na máquina de lavar ou que não permitem que o recipiente interno seja removido, portanto, panelas que, por outro lado, facilitam essas operações devem ser vistas positivamente.

Energia

O consumo de energia depende da potência, a verdade é que para uso doméstico a potência é um fator que pode passar em segundo plano, a propósito, quanto maior a potência, mais rápido o cozimento e como conseqüência maior o consumo será. Nós podemos definir o poder em relação ao tamanho

  • Panelas pequenas de arroz: 350-400 watts
  • Grandes panelas de arroz: 700-800 watts

Versatilidade

As panelas de arroz mais avançadas oferecem diferentes modos de cozinhar, a ponto de um único aparelho poder substituir vários aparelhos tradicionais.

Como vimos, as panelas de arroz podem ser usadas para vaporizar, podem descongelar, podem até ter o modo de forno para bolos e funções de iogurte, ou seja, você só tem que decidir o que quer preparar e a panela de arroz torna isso possível.

Quando se trata do preço de uma panela de arroz, quanto mais funções e modos de cozinhar, melhor.

Arroz con carne y verduras preparado en olla múltiple, de cerca sobre fondo blanco.

A panela de arroz é fácil de usar, mesmo a mais avançada é muito intuitiva. (Fonte: Olga Yastremska : 127758637/ 123rf.com)

Resumo

Em conclusão, panelas de arroz são aparelhos elétricos que facilitam o cozimento automatizado não só de arroz, mas também de uma infinidade de outros alimentos.

Se você está convencido de que uma panela de arroz será seu melhor aliado na cozinha, leve em conta as várias funções que ela pode proporcionar e os modos de cozimento programáveis, como forno e vapor, entre outros, com a possibilidade de manter os alimentos quentes.

Graças à sua versatilidade e praticidade, as panelas de arroz passaram de típicas panelas asiáticas para uma valiosa ajuda nas cozinhas de todo o mundo. Pensando que você provavelmente precisará de uma?

(Fonte de imagem em destaque: Olga Yastremska: 128292363/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas