Uma panela de arroz pode ser uma grande aliada no dia a dia. Embora não tenha ganhado muita popularidade no Brasil ainda, esse utensílio doméstico vem conquistando cada vez mais espaço.

Agora imagine você poder garantir um arroz perfeito a cada refeição. Sem a necessidade de monitorar a panela ou se preocupar se vai queimar ou não. Garantindo que sempre fique soltinho, no ponto perfeito.

Nós da ReviewBox Brasil queremos te apresentar as melhores panelas de arroz de 2018. Para isso analisamos a potência, capacidade e funções delas. Nesse guia completo de compra você saberá como escolher o modelo perfeito para você.

Primeiro, o mais importante

  • Apesar do nome, a panela de arroz elétrica pode ser usada no preparo de diversos tipos de alimentos como arroz, verduras, legumes, carnes, sopas, molhos, ensopados, entre outros.
  • Possui muitas vantagens e uma delas é a praticidade para o preparo do arroz perfeito no dia a dia.
  • Varia muito de capacidade e potencialidade, assim como preço.

Você também pode gostar:

Ranking: As 6 melhores panelas de arroz

Não se engane pelo nome: panelas de arroz não servem apenas para preparar esse prato tão típico do Brasil. Elas também podem te ajudar a fazer muitas outras receitas. Basta você escolher o modelo certo e, na lista abaixo, listamos alguns dos melhores do mercado.

1º – Panela Elétrica de Arroz Electrolux Chef ECC20

A panela de arroz da Electrolux é um modelo muito completo. Além de ter um design moderno, ela tem 700 Watts de potência e uma capacidade de 1,8 litros, o que é equivalente a 10 xícaras de arroz.

Uma ótima característica dessa panela é o painel de LED programável, você mesmo seleciona a hora que deseja que sua receita fique pronta. Com essa panela você pode ter o seu arroz simples ou receitas mais elaboradas usando as demais funções. São 4 funções de cozimento:

  • Manter aquecido: que garante que o alimento fique quente após cozido;
  • Sopa: ideal para preparar cremes, caldos e claro, sopas;
  • Rápido: perfeita para receitas simples, que exigem alta temperatura como o arroz e legumes;
  • Lento: adequada para preparar molhos e ensopados em modo brando.

Ela ainda desliga automaticamente e entra no modo aquecido assim que o alimento ficar pronto. Outro detalhe que a torna prática é que o cabo elétrico é removível e você pode colocar a própria panela na mesa.

Review em Vídeo

2º – Panela De Arroz Visor Glass Ph10 Philco

A segunda colocada do nosso ranking é um pouco mais simples que a anterior, mas também possui capacidade de 1,8 litros e tem potência de 700w.

A panela de arroz da Philco possui tampa de vidro e isso é uma facilidade para verificar o processo de cozimento do alimento. Acompanha uma bandeja perfurada para cozinhar verduras e legumes no vapor.

E para manter o arroz quentinho até o momento da refeição, esse modelo tem um sistema de aquecimento automático. Na hora se servir é só remover o cordão elétrico e levar a panela à mesa. A vasilha interna é antiaderente, removível e muito fácil de lavar. Você ainda encontra o modelo nas cores prata com vermelho e prata com branco.

3º – Panela de Arroz Elétrica Britânia Prime

A panela de arroz branca e decorada da Britânia é um charme para qualquer cozinha. Com capacidade para 10 xícaras e potência de 700 w, é uma excelente opção para quem busca qualidade e um preço mais baixo.

Ideal para cozinhar arroz ou verduras e legumes no vapor. A tampa é vedada e possui um sistema de coleta de água proveniente do vapor.

Tem um botão de travamento e saída de vapor. Acompanha bandeja, colher própria para não danificar o produto e copo medidor. É uma panela de ótimo custo benefício e muito bem avaliada nas lojas online.

4º – Panela Elétrica Bianca Rice 10 Mondial

A quinta colocada dessa seleção é muito similar ao modelo da Britânia. Elas se parecem até mesmo no design, branca com detalhes florais.

A panela de arroz da Mondial também possui capacidade para 1,8 litros e potência de 700 w. Possui tampa com válvula de saída de vapor e tigela com removível com revestimento antiaderente.

Tem as funções cozinhar e aquecer para o preparo de arroz e risotos. Como diferencial a marca garante que a função aquecer mantém o arroz quentinho por até 8 horas. Acompanha colher e copo medidor, mas não possui a bandeja para cozimento de legumes.

5º – Panela de Arroz Black+Decker SUPERRICE-B2

A panela de arroz da Black&Decker é uma opção para quem busca algo um pouco menor, ideal para cozinhar o arroz até 5 xícaras de arroz. Sua capacidade é de 1 litro. Por conta disso, a potência dessa panela é de 400 W.

Também não vem com bandeja para cozimento de legumes, mas acompanha copo medidor e colher. Possui revestimento interno antiaderente e vasilha removível de fácil limpeza. A tampa tem saída de vapor. Assim que alimento fica pronto, o sistema de aquecimento é ligado e o alimento fica quente até o momento de servir.

Além dessas funcionalidades, o destaque desse modelo fica por conta do design diferenciado em vermelho metálico. E no vídeo demonstrativo do produto a Black&Decker indica que é possível preparar ainda receitas doces.

Review em Vídeo

6º – Panela Elétrica de Arroz 127 Oster

A panela de arroz da Oster tem capacidade para três copos de arroz, o que continua atendendo o consumo básico do dia a dia. Sua potência é de 350 w. Possui um sistema de aquecimento que mantém o alimento preparado aquecido. Tem tampa de vidro, e o recipiente interno é removível e antiaderente.

Um detalhe interessante é a vaporeira que é uma extensão da panela para cozinhar as verduras e legumes no vapor, como as bandejas dos outros modelos. Mas por conta das alças fica mais fácil de manusear a vaporeira.

Pode ser levada à mesa porque tem cabo removível. É uma panela de alta qualidade com uma capacidade e potencialidade menor, por esse motivo está na posição sete da nossa seleção.

Guia de compra

Uma verdadeira “mão na roda” na cozinha. Assim podemos resumir a panela de arroz, que nem de longe serve apenas para cozinhar o alimento que carrega no nome. Se você está pensando em comprar uma dessas, vamos te ajudar e explicar, detalhadamente, tudo o que uma panela de arroz pode fazer.

Siga lendo nosso Guia de Compra, mas tome cuidado: é provável que você vá viver um caso de amor à primeira leitura.

criança vestida de cozinheiro com pimentão na boca e cara de assustada

“É sério que uma panela de arroz não faz só arroz?” (Fonte: 1035352 / Pixabay)

O que é uma panela de arroz e quais as vantagens de ter uma em casa?

Uma panela de arroz é muito mais do que o próprio nome sugere. Com ela, você pode preparar desde receitas muito simples como um arroz soltinho até ensopados com molho encorpado.

Esse utensílio doméstico ainda não é muito comum nas casas brasileiras, mas vem ganhando cada vez mais adeptos por ser versátil e muito prático no dia a dia.

Não é de hoje que as pessoas vêm buscando maneiras de economizar tempo na cozinha, sem perder é claro o sabor dos alimentos. Essa é uma excelente forma de ganhar mais tempo em casa.

É uma panela que não precisa ir ao fogo, basta que você coloque os ingredientes dentro dela, conecte o aparelho na tomada, aperte um botão e pronto.

Seu alimento será cozido sem que você precise ficar mexendo ou monitorando para não queimar.

Dessa maneira enquanto a panela faz tudo por você, você consegue ir fazendo outras atividades ao mesmo tempo. É também uma opção para aquelas pessoas que não gostam muito de cozinhar, mas de qualquer forma precisam preparar sua própria refeição ou até mesmo da família.

Ou ainda para quem não tem muita habilidade na cozinha. Basta seguir as receitas e medidas e não tem como errar o ponto do arroz ou outros alimentos. E se você é do tipo de cozinheiro que queima os alimentos, com certeza precisa fazer parte da sua rotina.

Essas panelas possuem um sistema de desligamento automático quando estão prontas, e muitas vezes ainda passam para a função de aquecimento, garantindo que o alimento fique quentinho até o momento da refeição.

Agora se você adora cozinhar e já é um expert na cozinha, existem muitas receitas diferentes que podem ser feitas nessas panelas tão versáteis.

Confira essa receita de pudim em uma panela de arroz em um dos modelos mencionados feita em um vídeo caseiro pelo Canal Babi:

E os modelos que acompanham a bandeja são ainda mais vantajosos. Enquanto você cozinha o arroz, pode aproveitar o vapor para cozinhar os legumes ao mesmo tempo, por exemplo.

Outro ponto importante é que não causa bagunça na cozinha e essa é outra forma de ganhar tempo. Você não precisa sujar vários talheres e panelas cozinhando.

Uma panela de arroz é muito fácil de limpar. Basta passar um pano úmido na parte externa. Já a parte interna é removível e também antiaderente. Isso significa que os alimentos não grudam e é muito fácil de lavar.

Pode ser ainda uma peça chave para o preparo das refeições em família no almoço de domingo, por exemplo. O uso dela para o cozimento do arroz libera mais espaço no fogão para o preparo dos outros alimentos.

View this post on Instagram

Boa noite ⛼ 🥕🌽🥔🍆🥦🥒 . Dica de hoje; sempre cozinho legumes no vapor, o sabor permanece, além de ficar mais saudável, economiza gás! Eu aproveito quando vou cozinhar arroz,não sei se todas as panelas elétricas de arroz já vêem com essa "peneira". Tenho também a própria panela de cozinhar a vapor, mas também dá pra improvisar usando uma cuscuzeira. 🥕 🥒 🌽 🥦 #comida #comidasaudável #comidasimples #arrozsoltinho #legumes #verduras #britania #panelaeletrica #paneladearroz #legumescozidos #legumesnovapor #legumesrefogados #vagemnovapor #cenoura #couveflor #janta #marmitasaudável #dicas #dicaboa #docelardasvizinhasoficial #grupodoninhasdecasa #donadecasasimples #donadecasquetrabalhafora

A post shared by Rotinas de uma dona de casa 🏡 (@blog_da_wedja) on

E algumas dessas panelas podem ser levadas diretamente à mesa, já que o cabo elétrico pode ser desencaixado.

Outra vantagem desse produto é que o consumo de energia elétrica acaba saindo mais barato que o de gás.

Uma desvantagem é que se o alimento ficar muito tempo no modo aquecimento, pode acabar ficando ressecado.

Para finalizar, outra desvantagem é o caso de acontecer uma queda de energia. Obviamente o produto vai deixar de funcionar já que depende de energia elétrica e isso pode atrapalhar sua refeição.

Compare as vantagens e desvantagens uma panela de arroz na tabela abaixo:

Vantagens
  • Fácil de usar e limpar
  • Economiza tempo
  • Não queima os alimentos
  • Fácil de acertar o ponto do arroz
  • Pode cozinhar outros alimentos, até mesmo receitas doces
  • Consumo de energia elétrica é mais baixo que o de gás
Desvantagens
  • Pode ressecar o alimento se ficar muito tempo na panela na função aquecimento
  • Queda de energia desliga o aparelho durante o cozimento

Como funciona o processo de cozimento nessa panela?

Primeiro vamos ressaltar que a panela de arroz basicamente é composta de um recipiente que serve para o isolamento térmico (ou seja, a panela principal que é ligada na tomada) e de uma tigela antiaderente que fica no interior desse recipiente onde os alimentos são colocados e uma tampa.

Quando está ligada, o processo consiste em transferir o calor produzido para o interior da panela. E essa temperatura é monitorada pelo termostato que fica no fundo do recipiente principal.

Quando a água colocada no interior ferver, a panela não esquenta mais e o arroz absorver toda essa água. A temperatura começa a subir novamente e a panela desliga ao perceber essa elevação.

É aí que a função de aquecimento é ativada, mantendo o arroz quentinho, sem queimar. Veja uma receita compartilhada pela @dridruzzo no instagram:

View this post on Instagram

Vamos fazer arroz na panela de arroz ?? Arroz temperado e soltinho ?? … > com a panela já ligada coloco um fio de azeite, alho e cebola picados > fecho a tampa e espero o alho dourar um pouquinho > jogo um copo de arroz cru e misturo ao fundo de alho e cebola, como se estivesse refogando o arroz > acrescento 2 copos de água em temperatura ambiente e 1 colher de café de sal, tampo e deixo que a panela siga seu ciclo normal .. Pronto !! Só isso !!! . .. . Na maioria das vezes minha panela funciona com a tampa aberta o q facilita para refogar o arroz, mas quando ela só quer esquentar com a tampa fechada eu refogo só com o quente que dourou o alho que também dá certo . .. Essa panela já tem 2 anos e ela já perdeu o antiaderente do fundo, descobri depois que isso aconteceu porque não uso água quente, caso você use água quente talvez precise de um pouco mais de água . .. Mesmo sem antiaderente meu arroz não gruda no fundo da panela se eu desligar ela da tomada, assim q ela apagar a luz vermelha, já descobri que se eu deixar na opções manter aquecido o arroz gruda no fundo da panela … . 🍚🍚🍚🍚🍚🍚🍚🍚🍚 . Vantagens da panela de arroz : – até o seu marido consegue fazer arroz desde que você dê o passo a passo pelo celular a ele – você não precisa ficar ao lado dela, pode por exemplo ir buscar o filho na escola enquanto faz o arroz – o arroz sai sempre igual … Desvantagens da panela de arroz : – a tampa é chata de limpar porque é presa na panela (procure modelos mais práticos para limpeza) – demora um pouco mais do que fazer arroz diretamente no fogão . 🍚🍚🍚🍚🍚🍚🍚🍚🍚 . Pra mim, a panela de arroz é indispensável na cozinha 😉 #paneladearroz #vidapratica #receitadearroz #arrozsimples #arrozdodiaadia #receitadadriduzzo #maequecozinha #vidasimples #blackdeker

A post shared by Adriana (@driduzzo) on

Panela de arroz elétrica ou de micro-ondas?

Quando você começa a pesquisar pela panela de arroz ideal, pode ser que você encontre algum modelo compatível com o micro-ondas.

Esses modelos não estão na nossa seleção porque apresentam muitas desvantagens em relação à panela de arroz elétrica. Isso gera mais transtorno na hora de preparar os alimentos.

Elas podem ser muito funcionais, mas se comparadas às elétricas não possuem muitas vantagens. Por isso vale a pena comparar os usos da panela de arroz elétrica e de micro-ondas.

Panela de arroz elétrica Panela de arroz de micro-ondas
Tempo de cozimento Dificilmente você erra no ponto do arroz Necessário ter a precisão correta da quantidade de cada ingrediente para acertar o ponto do arroz
Funcionamento Sistema automático de desligamento que não queima o alimento Você controla o tempo, podendo deixar o alimento cru ou queimar
Temperatura do alimento Mantém o alimento aquecido depois de pronto Não mantém o alimento aquecido depois de pronto
Uso São fáceis de usar e limpar Pode rever água no micro-ondas, causando sujeira
Capacidade Capacidade de cozimento para até 10 xícaras Capacidade de cozimento de 3 xícaras

Quanto custa?

Mesmo que ainda não seja um produto tão comum no uso diário das famílias brasileiras, essas panelas estão ficando cada vez mais acessíveis. Com apenas R$100 é possível comprar uma panela de arroz pequena. Os modelos de menor capacidade e potência costuma ficar nessa faixa de valor.

Já as opções que ocupam as primeiras posições no nosso ranking, variam R$130 e R$170. São marcas excelentes e panelas de ótima qualidade, com alta capacidade e potencialidade.

Existem também modelos mais caros.. A alta tecnologia e funções diferenciadas justificam o preço desse produto. Panelas como essa podem variar entre R$250 e R$350.

Onde comprar?

Está crescendo a oferta dessas panelas em lojas físicas, embora você possa ter dificuldade de encontrar em algumas cidades menores.

Pode ser que você encontre em lojas específicas de artigos de casa na sua cidade, ou até mesmo em lojas de departamento já conhecidas, como Casas Bahia, Magazine Luiza ou Havan.

A maior oferta de modelos e também os melhores preços você consegue através da compra online. São muitas as lojas que oferecem esse produto pela internet. Dessa forma você pode comprar o produto sem precisar sair de casa. Podemos destacar a Amazon, Americanas, Submarino e Magazine Luiza.

Critérios de compra: Fatores para comparar e escolher a melhor panela de arroz

Todas as panelas mencionadas na lista acima têm um desempenho excelente no preparo do arroz. Algumas com funções mais detalhadas do que outras, como você pôde perceber.

Para que você compre a panela de arroz certa, que suprirá suas expectativas e necessidades, é necessário levar alguns fatores em consideração. Dessa forma você não terá surpresas desagradáveis no dia a dia após a compra.

Cada indivíduo possui diferentes opiniões e necessidades. Então nós resolvemos facilitar sua escolha listando esses fatores nos parágrafos a seguir para que você mesmo faça essa reflexão: “Qual a panela de arroz perfeita para mim?”

Em resumo, os critérios são:

  • Capacidade e potencialidade
  • Tempo de cozimento
  • Cabo de energia removível
  • Design e cor
  • Tampa de vidro
  • Funções e Painel identificador

Capacidade e potencialidade

A capacidade desse tipo de panela pode variar muito. Algumas cozinham apenas três xícaras, outras podem cozinhar até 10.

A potencialidade está diretamente ligada à capacidade de cozimento da panela de arroz. Panelas com 1,8 litros, o que equivale a 10 xícaras de arroz cru, tem 700 w de potência.

Já panelas de 350 w podem cozinhar cerca de três xícaras por vez. Nesse caso é importante que você reflita: você quer sua panela para o dia a dia? Para usar quando receber os amigos? Para quantas pessoas você cozinha?

Essas perguntas respondem a sua necessidade. Se for apenas para uso diário dos integrantes da casa, uma panela pequena resolve. Se você pensa na facilidade de acertar o ponto do arroz quando receber amigos e familiares, vale a pena investir em um modelo maior e mais potente.

Imagem mostra panela de arroz elétrica com ensopado de carne e legumes.

Legenda: As panelas de arroz também servem para o preparo de outros alimentos. (Fonte: Wilawan Khasawong / 123RF)

Tempo de cozimento

Uma panela de arroz elétrica reduz em cerca de 10 minutos o tempo de cozimento do arroz no fogão. Se no modo tradicional você leva 30 minutos, a maioria das panelas faz o cozimento em até 20 minutos, mas isso pode variar de acordo com a marca e potência da panela.

As marcas não especificam o tempo de cozimento porque a quantidade de arroz e o tipo de arroz também alterar esse processo.

A economia de tempo não está na rapidez do cozimento. Na verdade está relacionada ao fato de poder fazer outras atividades enquanto seu arroz cozinha sem que você precise monitorar.

Cabo de energia removível

Preste atenção se o cabo de energia do aparelho é ou não removível. Você acredita que isso seja importante para o seu dia a dia?

Pode ser um fator interessante porque os cabos removíveis acabam sendo mais práticos, pois é possível levar a própria panela à mesa, sem necessidade de mudar de refratário para servir o alimento. Além de ser mais prático, garante que o arroz fique quentinho o tempo todo.

Design e facilidade de limpeza

Os modelos mais recentes estão sendo desenvolvidos para deixar a cozinha ainda mais moderna e charmosa.

As cores variam entre branco, preto, vermelho e prata. Os materiais externos costumam ser de plástico ou aço, preste atenção se esse ponto for importante para você.

Muitas pessoas gostam de manter todos os eletrodomésticos na mesma linha. E o aço inox tem sido a tendência nos últimos anos.

A maioria das panelas tem design simples e arredondado, e isso facilita muito o processo de limpeza externa. Um pano úmido resolve a higienização rapidamente. Sem contar que eles possuem a tigela removível e antiaderente, que pode ser facilmente lavado com detergente neutro.

Preste atenção na parte interna da tampa, algumas podem ser um pouco mais trabalhosas de limpar. Para quem procura praticidade pode ser um detalhe importante. Vale lembrar que é importante sempre desligar o aparelho da tomada para fazer a higienização.

Tampa de vidro

Você é aquele tipo de pessoa que gosta de espiar o alimento enquanto cozinha? Então se certifique de comprar uma panela de arroz com tampa de vidro.

Ficar abrindo a panela o tempo todo pode atrapalhar o cozimento do alimento e arruinar sua receita. É necessário que fique fechado, especialmente nos primeiros 10 minutos para manter o calor dentro da panela.

Muitos modelos possuem tampa feita totalmente de plástico, então dê uma atenção a esse fator na hora de ver a descrição se preferir uma tampa de vidro.

Funções e painel identificador

A maioria dos modelos possui duas funções, a de cozimento e a de aquecimento. Isso é o suficiente se você procura uma panela de arroz para receitas básicas.

Os painéis dessas panelas mais simples costumam ter duas luzes de identificação dessas funções, mostrando em que etapa está o processo de preparo desse alimento.

Enquanto cozinha ele deve estar com essa luz que costuma ser vermelha acesa. Quando a arroz estiver pronto, a panela de arroz desliga e a luz de aquecimento é acionada. Muito simples de visualizar.

Existem também os modelos mais completos que oferecem mais funções de cozimento. Essas panelas são ideais para quem também gosta de preparar alimentos que exigem um cozimento mais lento, como sopas, já que essa é uma função extra que não costuma encontrar nos modelos comuns.

Nesse caso, os painéis costumam ser de LED e também possuem botões onde é possível acionar todas essas funções de forma muito prática através de um menu.

(Fonte da imagem destacada: tisskananat / 123RF)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
46 Voto(s), Média: 4,50 de 5
Loading...