Imagem de um conjunto de panelas de inox.
Ultima atualização: 14 de novembro de 2019

Como escolhemos

15Produtos analisados

20Horas investidas

7Estudos avaliados

65Comentários coletados

Se você trocou o seu fogão convencional por um cooktop por indução eletromagnética, certamente vai precisar renovar o seu jogo de panelas e substituir as peças antigas pela panela de indução.

Sem a panela de indução, certamente seu cooktop não irá funcionar adequadamente, por isso é preciso comprar uma peça com material, formato e tamanho adequados. Saiba mais sobre a panela de indução neste artigo do ReviewBox Brasil.




Primeiro, o mais importante

  • A panela de indução deve ser feita de ferro fundido ou aço inoxidável. Você também encontra modelos com fundo triplo – aço inox, alumínio e aço inox – e de cerâmica com fundo eletromagnético.
  • O ideal é que a panela de indução tenha o fundo plano e não arredondado. O fundo plano aumenta a proximidade da panela com a zona de cocção do fogão de indução.
  • Você pode comprar a panela de indução avulsa ou um conjunto com três a dez panelas em diferentes tamanhos, formatos e finalidades de uso.

Você também pode gostar:

Melhores modelos de panela de indução: Nossas recomendações

A escolha da panela de indução depende das suas preferências. Para ajudá-lo a encontrar o modelo que melhor atende às suas necessidades, preparamos algumas sugestões de compra com os melhores jogos de panela de indução.

O melhor jogo de panelas de inox

Esse conjunto de panelas da Tramontina é fabricado em aço inoxidável, um material que não libera resíduos nos alimentos. Essas panelas possuem fundo triplo (aço inox + alumínio + aço inox) que distribui o calor de maneira homogênea, proporcionando um cozimento mais rápido e consequente economia de energia – e os alimentos permanecem quentes por mais tempo. Acompanha as tampas, também em inox.

Uma opção em cerâmica

O conjunto de panelas Amplicook da Electrolux é versátil, pois pode ser usado em cooktop de indução, elétrico, a gás e até no forno micro-ondas. As panelas são resistentes às mudanças de temperatura, do calor intenso ao frio extremo da geladeira e freezer. As peças são de cerâmica, mas o fundo possui uma placa feita de material eletromagnético.

Uma opção completa

O conjunto de panelas da Electrolux é confeccionado em aço inoxidável com fundo triplo. O jogo acompanha uma panela, três caçarolas e uma frigideira. A panela e as caçarolas acompanham tampa de vidro com saída de vapor. Esse conjunto suporta até 200ºC.

Guia de Compra

Quem decide trocar o fogão convencional por um cooktop por indução eletromagnética, deve saber que com a nova maneira de cozinhar, surge a necessidade de comprar um conjunto de panelas de indução. Saiba mais sobre o produto neste Guia de Compra.

Imagem de um casal preparando uma refeição.

O cooktop de indução só funciona com panelas apropriadas. (Fonte: Pixabay/ Pexels.com)

Quais são as características de uma panela de indução?

Antes de conhecer as características de uma panela de indução, você deve compreender o funcionamento de um fogão de indução eletromagnética. Neste eletrodoméstico, o calor é produzido por meio de ondas eletromagnéticas que aquecem apenas a panela de indução e não o cooktop.

A zona de cocção só é ativada quando os sensores identificam o contato com a panela de indução, que deve ser fabricada em um material com propriedades eletromagnéticas, pois essas propriedades são responsáveis pelo funcionamento do cooktop.

A panela de indução deve ser fabricada em materiais magnéticos, como ferro fundido ou aço inoxidável, e possuir fundo plano. O sistema de indução utiliza o ferro ou aço como fonte de energia para funcionar.

foco

Dica: Para verificar se a panela é própria para o cooktop de indução, faça o teste do imã: Se a peça aderir ao fundo da panela, a panela pode ser utilizada, caso contrário, não é apropriada.

Como funciona a panela de indução?

Quando a panela de indução é colocada sobre a zona de cocção – marcação que indica onde é formado o campo eletromagnético – correntes de indução circulam pela panela e promovem o aquecimento. Ou seja, o calor é gerado pela própria panela, uma vez que a superfície do fogão se mantém em temperatura ambiente.

Quais são as vantagens da panela de indução?

Uma das vantagens de investir em um cooktop e um jogo de panelas de indução é a economia de energia, pois o calor é gerado apenas na panela, evitando o desperdício deste recurso.

A panela de indução aquece muito mais rapidamente do que uma panela comum em um fogão a gás ou elétrico, isso reduz o tempo de preparo dos alimentos e os mantém quente por mais tempo.

Esse sistema também é muito seguro, pois o cooktop só funciona quando uma panela de indução é colocada sobre ele. E a superfície não aquece, o que diminui o risco de queimaduras ou incêndio. Conheça todas as vantagens e desvantagens da panela de indução na tabela abaixo:

Vantagens
  • Aquece rapidamente e distribui o calor de maneira uniforme, reduzindo o tempo de preparo dos alimentos
  • A panela de indução pode ser de aço inox ou ferro fundido
  • Você pode comprar a panela avulsa ou em conjunto
  • Você também encontra panela de indução em cerâmica com fundo eletromagnético
Desvantagens
  • A panela de indução é mais cara do que uma panela comum
  • Pouca variedade de materiais
  • A panela deve ser plana

Critérios de compra: Como comparar as panelas de indução

É fundamental escolher corretamente a panela de indução, pois a peça é responsável pelo funcionamento deste eletrodoméstico. No momento da compra, avalie as seguintes características:

Vamos detalhar cada um dos critérios ao longo desta última seção. Caso você fique com alguma dúvida, deixe um comentário abaixo.

Material

A panela de indução pode ser confeccionada em ferro fundido ou aço inoxidável. O diferencial da panela de indução em aço inox é que esse material não transfere resíduos, não altera a cor nem o sabor dos alimentos.

Outra vantagem deste material é que ele distribui o calor de maneira rápida e uniforme – cozinhe em fogo baixo ou médio. A durabilidade também é acima da média. A panela de inox é leve, não quebra e nem oxida.

Eduardo DagnoneGerente de marketing da divisão cookware do Grupo SEB

"É importante lembrar que nem todas as ligas de aço possuem essa propriedade magnética. O consumidor deve procurar a identificação específica que está na embalagem dos conjuntos apropriados para esse modelo de fogão"

Quem já experimentou uma refeição feita em panelas de ferro, sabe o quanto o alimento pode ficar saboroso nessas panelas.

O principal benefício deste modelo é transferir um pouco de ferro para os alimentos, suprindo as necessidades diárias deste mineral e contribuindo para uma vida mais saudável.

A panela de ferro também é um dos modelos que mais esquenta (e distribui o calor de maneira homogênea). Também é uma das que oferece maior durabilidade – ao tomar os devidos cuidados, a panela ficará em boas condições por anos. No entanto é pesada, por isso caiu em desuso.

Ainda está em dúvida sobre qual é o melhor modelo para a sua cozinha? Analise a tabela comparativa abaixo:

Panela de ferro Panela de aço inox
Vantagens Não altera a cor nem o sabor dos alimentos Aumenta o aporte de ferro no organismo
Desvantagens É uma panela pesada Nem sempre este material é compatível com fogão de indução
Esquenta e distribui calor de maneira uniforme
Design Rústico Moderno

Fundo triplo ou eletromagnético

Além das panelas de ferro fundido e aço inoxidável, que são confeccionadas em materiais naturalmente magnéticos, você encontra opções de panela de indução em outros materiais, mas com o fundo magnético.

A panela de indução com fundo triplo possui:

  • Uma camada interna de aço inox que entra em contato com o alimento.
  • Uma segunda camada em alumínio, um material condutor de calor que mantém a temperatura da panela uniforme.
  • Uma terceira camada, também em aço inox, na parte externa, que garante resistência e durabilidade a panela, além de ser responsável pelo funcionamento do cooktop de indução.

Um panela com fundo triplo é mais econômica e durável. Outra opção é a panela de cerâmica que possui uma camada de material magnético revestindo o fundo externo da panela.

Imagem de uma mulher preparando salmão em uma panela de cerâmica.

Se a panela de cerâmica tiver o fundo revestido com material magnético, ela pode ser utilizada no fogão de indução. (Fonte: Divulgação: Electrolux/ Amazon.com)

Formato e dimensões

Quando for comprar uma panela de indução, atente-se ao formato da peça. Quanto mais plano e sem curvas for o fundo da panela, maior é a capacidade de aquecimento.

Avalie também as dimensões da peça. Para quem prepara refeições simples e para poucas pessoas, o ideal é escolher panelas pequenas ou médias. Quem prepara alimentos mais elaborados e para uma quantidade maior de pessoas deve investir em panelas maiores.

Panela de indução em conjunto ou avulsa?

Uma das considerações mais importantes a serem feitas no momento da compra é se você deseja comprar uma panela de indução avulsa ou um conjunto de panelas.

O conjunto de panelas oferece uma ampla variedade de modelos em diferentes tamanhos – até dez peças por conjunto. Ou seja, você encontra jogos de panelas mais básicos e outros completos.

 Imagem de um casal preparando uma refeição.

A panela de aço inoxidável é bastante resistente. (Fonte: Brandless/ Unsplash.com)

Nossa sugestão é que você compre panelas avulsas se deseja testar diferentes opções de modelos e marcas e um jogo de panelas se você já definiu o material, peças e marca que prefere.

Preço

Um critério de compra importante é a faixa de preço da panela de indução. O modelo mais acessível é o de aço inoxidável – embora a versão com fundo triplo seja mais cara.

A panela de ferro é um pouco mais cara, mas você encontra conjuntos com bom preço. A panela de cerâmica com fundo eletromagnético é o modelo mais caro, mas também o mais tecnológico e versátil – pode ser usado em todos os tipos de fogão, fornos e geladeira.

Imagem de uma mulher guardando as panelas.

A durabilidade da panela de indução está associada aos cuidados que você tem com as peças. (Fonte: Le Creuset/ Unsplash.com)

Marca

Os principais fabricantes de panelas já possuem linhas específicas para o cozimento em cooktop de indução. Portanto, atente-se a esse indicativo no momento da compra.

Se você optar por comprar uma panela de indução de marca nacional, sugerimos que você escolha um modelo da Tramontina, pois a marca tem excelente custo-benefício e bastante tradição no mercado.

Para quem prefere uma panela de indução importada, algumas marcas de origem alemã oferecem excelentes produtos com preços realmente atrativos. São elas: Zwilling e WMF.

Outra opção é a marca francesa Le Creuset, referência entre cozinheiros do mundo inteiro. As panelas dessa marca são caras, no entanto, o investimento vale a pena, pois quando bem cuidada, a panela de indução dessa marca atravessa gerações.

(Fonte da imagem destacada: Divulgação: Tramontina/ Amazon.com)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.