Quem busca por uma panela de pressão elétrica certamente já ouviu falar das vantagens de ter uma dessas em casa. Buscando pela hashtag #paneladepressaoeletrica no Instagram, por exemplo, é possível comprovar a satisfação de quem já possui uma.

Através desse guia completo, nós da ReviewBox Brasil queremos te oferecer todas as informações necessárias para que você escolha a panela de pressão elétrica perfeita.

Fique conosco até o fim do artigo para aprender sobre as vantagens e desvantagens, saber onde comprar e quais os preços e ainda os critérios de compra fundamentais para sua compra ser sucesso garantido, além de conhecer os 7 melhores modelos.

Primeiro, o mais importante

  • A panela de pressão elétrica trouxe mais praticidade no dia a dia na cozinha. Com ela você ganha mais segurança e tempo.
  • Elas possuem muitas vantagens em relação à panela convencional e aqui você vai poder fazer essa comparação através de uma tabela didática.
  • Leia atentamente os critérios de compra no fim desse artigo para você comprar a panela perfeita para sua realidade.

Você também pode gostar:

Ranking: As 7 melhores panelas de pressão elétricas

Gosta de cozinhar? Uma panela de pressão elétrica pode ser uma aliada e tanto na hora de fazer receitas mais elaboradas. Por isso, separamos sete dos melhores modelos do mercado para que você possa escolher o que mais se adeque às suas necessidades.

1º – Panela de Pressão Elétrica Electrolux PCC20

[amazon box=”B076HYKFL7″ description_items=”0″]

Essa panela de pressão elétrica da Electrolux é quase que uma segunda cozinheira em casa. Com design moderno e altamente resistente, possui 6 litros de capacidade e prepara 15 receitas diferentes em um tempo muito reduzido. Carne, frango, lentilha, milho, arroz, feijão, caldos, polenta, sopa, grão de bico e mandioca são algumas opções.

Basta selecionar os ingredientes colocar dentro da sua panela e programar o painel digital. Você pode sair de casa pela manhã e programar o preparo para que sua janta esteja pronta quando você chegar. Após o término do cozimento, ela entra automaticamente em um modo para manter o alimento aquecido.

Outras de suas características são:

  • Segurança. Possui 10 dispositivos de segurança diferentes.
  • Pressão. Tem três níveis de pressão: baixo, médio e alto.
  • Facilidade. Painel digital fácil de usar.
  • Acessórios. Acompanha concha e colher de plástico.

2º – Panela de Pressão Elétrica Viva Digital Philips Walita

[amazon box=”B076VPT6BC” description_items=”0″]

Com 5 litros de capacidade, a Panela da Walita possui muitas funções. São 10 tipos de receitas programáveis: carne bovina, frango, porco, peixe, pudim, feijão, arroz, legumes, batatas e sopas.

Possui um temporizador de até 24 horas. Isso significa que ela prepara tudo sozinha na hora exata que você programar. A marca promete o preparo do arroz em apenas 3 minutos, grande quantidade de batatas cozidas e douradas em apenas 15 minutos e um peixe macio e saboroso em 4 minutos.

Ela possui dispositivos de segurança que permitem o funcionamento sem preocupação. O modo automático de aquecimento ao término do preparo faz com que o alimento fique quentinho até o momento da refeição. Sem contar que tem um design super moderno e uma cor cobre diferenciada.

3º – Panela de Pressão Digital Philco

[amazon box=”B076J19Q1M” description_items=”0″]

Com capacidade de 6 litros, esse modelo de panela de pressão elétrica em aço inox cor champanhe da Philco tinha que estar na terceira posição desse ranking. Possui 6 sistemas de segurança, tampa com travamento e um painel digital muito simples de usar.

São 14 funções possíveis. Com ela você pode cozinhar milho, mingau, vegetais, arroz, feijão, sopa, músculo, frutos do mar, diferentes tipos de carne, bolo, entre outras receitas.

Tem controle interno de temperatura e pressão. Isso significa que se a panela aquecer demais ou a pressão ultrapassar o limite pré-determinado, ela desligará automaticamente, oferecendo segurança ao usuário.

4º – Panela Elétrica de Pressão Midea Liva

[amazon box=”B0778X4SKT” description_items=”0″]

A Midea também produziu uma panela de pressão elétrica muito potente e completa. Com capacidade de 6 litros, o modelo conta com 9 dispositivos de segurança: regulagem de pressão, sensor de fechamento e sensor de limite de temperatura são alguns deles.

Conta com concha, colher, copo medidor e um livro com 17 opções de receitas. Também tem timer de até 24 horas para finalizar o preparo. Assim que seu alimento estiver pronto, ela desliga automaticamente.

Externamente é de aço inoxidável e tem vasilha interna antiaderente.de fácil limpeza. O painel digital é de fácil utilização e você pode ajustar manualmente ou selecionar 4 funções: assar, refogar, fritar ou cozinhar lento.

5º – Panela Eletrônica de Pressão Pratic Cook Mondial

[amazon box=”B076CDVC9X” description_items=”0″]

Em aço escovado com acabamentos na cor vermelha, esse modelo de panela de pressão elétrica da Mondial é uma versão mais simples, porém altamente funcional.

A capacidade dela é de 5 litros e possui um temporizador de até 24 horas. Você pode programar o cozimento dos alimentos quando sair de casa e garantir a comida prontinha quando chegar.

Possui 6 funções distintas para receitas e prepara especialmente carnes, feijão, legumes e sopas. São duas válvulas de segurança para não ultrapassar a pressão máxima no interior da panela.

6º – Panela de Pressão Elétrica Cadence

[amazon box=”B075TH9RFS” description_items=”0″]

Com 4 litros de capacidade é a panela perfeita para quem cozinha poucas quantidades no dia a dia e ainda assim busca um produto excelente, porém menor.

Tem 8 níveis de segurança e 6 opções de programação através do seu painel digital. Com ela você pode preparar carnes, peixes, feijão, arroz, sopas e muito mais. Ela ainda pode ser levada à mesa.

Esse modelo possui temporizador de programação para até 24 horas. E logo após que a comida estiver pronta a panela entra na função KeepThermo, que evita que queime e deixa o alimento quentinho por mais tempo.

7º – Panela de Pressão Elétrica Arno PP01

[amazon box=”B077JCPJXV” description_items=”0″]

O modelo da Arno é mais barato do que as anteriores. Podemos destacar que ao invés de painel digital, essa panela de pressão elétrica possui um botão giratório. Tirando isso, muitas funções são idênticas as já mencionadas.

Tem capacidade para 5 litros, 7 programas automáticos e 6 sistemas de segurança. Confira todos eles nesse rápido vídeo demonstrativo feito pela própria Arno:

Review em Vídeo

Guia de Compra

Carne, porco, peixe, frango, arroz, feijão, sopas e até pudim… Uma panela de pressão elétrica pode te ajudar a fazer esses e muitos outros pratos, com uma praticidade incrível. Se você ainda tem dúvidas sobre a eficiência desse utensílio para cozinha, leia nossa Guia de Compra e saiba tudo o que for preciso saber antes de comprar a sua panela.

pai, mãe e filha cozinhando juntos

Com tanta praticidade, os momentos na cozinha serão só sorrisos. (Fonte: Paylessimages / 123RF.com)

O que é uma panela de pressão elétrica e quais suas vantagens?

Ficar com medo da panela de pressão explodir agora é coisa do passado. Chega daquele barulho ensurdecedor e de vigiar a panela com toda cautela.

A panela de pressão elétrica surgiu para revolucionar a cozinha, proporcionar uma mudança de hábito, oferecer mais qualidade de vida e fazer qualquer cozinheiro se apaixonar por ela.

Os modelos elétricos podem até custar mais caro, mas valem cada centavo por conta de todas as vantagens que oferecem.

O sistema de cozimento continua sendo a pressão, mas dispensa o uso do fogão. Basta conectar na tomada, colocar os ingredientes dentro, programar a panela através dos seus botões e pronto, você não precisa mais se preocupar.

A comida não corre risco de queimar e a panela não tem perigo de explodir. De forma automática a panela vai fazer tudinho por você do início ao fim e entregar seu alimento no ponto ideal. É uma forma de simplificar sua rotina na cozinha. Essas panelas trouxeram muita praticidade e versatilidade para o dia a dia.

View this post on Instagram

Perguntei nos stories se vocês queriam review da panela de pressão elétrica e a maioria disse que sim, então vamos lá. Comprei essa panela tem uns 6 meses e paguei em torno de 220 reais no site do @walmart_br Posso dizer que foi uma das melhores aquisições que eu fiz. Tenho muito medo de panela de pressão normal, então essa panela foi uma boa alternativa. É da marca Mondial com capacidade de 3 litros (pra 2 pessoas acho um tamanho ok). O que eu mais faço nela é feijão, mas da pra fazer sopa, arroz, carne, já vi gente fazer até pudim e outras coisas. Achei que ela demora mais que a panela de pressão normal, mas a vantagem que você não precisa ficar preocupado e marcando o horário, já que ela tem o temporizador, então não precisa ficar em cima toda hora. Para tirar a pressão basta girar o pininho que vem em cima da tampa, é muito simples! A parte interna da pra retirar e lavar. Não senti diferença na conta de energia, uso ela 1 vez por semana pelo menos. #panela #paneladepressao #paneladepressaoeletrica #mondial #walmart

A post shared by Decorando 48m² (@decorando48m) on

Com uma panela de pressão elétrica você pode cozinhar um arroz em três minutos por exemplo. É possível fazer um peixe saboroso em 5 minutos e cozinhar batatinhas rapidamente também.

E essa é uma grande vantagem desse tipo de panela. A agilidade do preparo das refeições. Você perde menos tempo na cozinha e ganha mais tempo para você.

Sem contar que mesmo para receitas que demoram um pouco mais, como o feijão ou uma carne mais dura, ainda assim você pode colocar o alimento “no fogo” e fazer outras atividades sem se preocupar.

Essas panelas desligam automaticamente assim que o alimento estiver pronto. A maioria delas também oferece praticidade através do timer. Os modelos mais novos podem ser programados para entregar o produto 24 horas após a programação.

Isso significa que você pode deixar tudo preparado no interior dela quando sair de casa pela manhã, programar a função que deseja o horário de início do preparo e ela faz todo o restante. Seu almoço ou jantar estará pronto quando você chegar.

Veja como funciona nesse vídeo caseiro feito pelo Geovane:

Mais e mais vantagens…

Ter uma panela de pressão elétrica é como contar com mais uma pessoa na cozinha. Você pode preparar inúmeras receitas. Feijão, arroz, risoto, ensopados, vários tipos de carne, sopas, batatas, polenta, mandioca, mingau, pudins, bolos e a lista é infinita, tanto de salgados quanto de doces.

Com as funções pré-programadas não há erro no ponto de cada alimento. Basta seguir as instruções e quando o aparelho desligar, a comida estará no ponto ideal.

Se você quer fazer feijão, por exemplo, a função para esse cozimento já é preparada com a pressão e tempo necessário para que o grão fique molinho. Assim funciona com todas as outras funções existentes.

Panela de pressão branca aberta com ensopado dentro.

Ganhe mais tempo usando essa grande aliada para sua rotina cozinha. (Fonte: Wilawan Khasawong / 123rf.com)

Outra vantagem incalculável é a segurança que oferece. Alguns modelos possuem 6, 8 e até 10 sistemas que garantem a segurança do uso delas. A principal delas é o controle da pressão e temperatura no interior da panela, dessa forma não haverá riscos.

Já a principal desvantagem é que você pode levar um pouco de tempo para aprender a usá-la no seu desempenho máximo.

O relato dos usuários é que embora ela seja muito simples, pode levar um tempo para que você aprenda a usar todas as funções, até mesmo por conta de todas as travas de segurança.

Além disso, não dá para cozinhar vários alimentos diferentes de uma só vez. Apenas receitas que levam vários ingredientes, mas preparam um prato único.

Compare as vantagens e desvantagens e decida se ela traria mais conforto para sua vida na cozinha.

Vantagens
  • Oferece muita segurança nos alimentos cozidos na pressão
  • Não precisa de supervisão durante o preparo
  • Possui timer para início do cozimento e desliga automaticamente
  • As funções pré-programadas garantem o ponto ideal de cada alimento
  • Cozimento mais rápido
Desvantagens
  • Pode levar um tempo para aprender a usar todas as funções corretamente
  • Permite o cozimento de um alimento por vez

Panela de pressão elétrica ou convencional?

Nós já falamos das vantagens em ter uma panela de pressão elétrica em casa. Mas é natural que você fique se perguntando se o investimento realmente vale a pena. Afinal, tanto ela quanto a convencional acabam tendo a mesma função básica: cozinhar alimentos sob pressão.

E caso você ainda esteja na dúvida se vale mesmo a pena comprar uma dessas mais modernas ou não, acreditamos que essa tabela possa te ajudar a decidir de uma vez por todas.

Mas podemos resumir da seguinte forma. Uma panela de pressão elétrica faz tudo que a convencional faz, mas o contrário nem de longe é verdadeiro. Veja você mesmo:

Panela de Pressão Elétrica Panela de Pressão Convencional
Utilização Não precisa de monitoramento, funciona de forma automatizada do início do preparo até que fique pronto Requer fiscalização constante
Segurança Mais segura por conta de todos os sistemas de segurança que podem ser entre 6 e 10. Desliga automaticamente após o término do cozimento Menos segura, geralmente possui apenas 2 sistemas de segurança. Não desliga sozinha, necessário monitoramento constante
Limpeza Fácil de limpar pois a tigela é removível e antiaderente Mais pesada e difícil de lavar, com o tempo os alimentos podem manchar o fundo da panela
Barulho Sistema silencioso de funcionamento Emite barulho chiado durante todo o cozimento na pressão
Cozimento Alimentos mais saborosos, com aroma, cores fortes e preservação dos nutrientes por utilizar menos água Necessita de mais água para o cozimento e isso pode deixar o alimento aguado, o vapor sai da panela e causa perca de nutrientes
Design Design moderno, geralmente fabricada em aço inox que serve como enfeite para sua cozinha podendo ficar exposta em uma bancada Modelo ultrapassado e robusto, feita de ferro
Custo Investimento entre R$200 e 500 Investimento entre R$150 e R$250, considerando as mais modernas
Consumo Como retém o calor interno quanto atinge a temperatura ideal e desliga nesse momento, não exige consumo elétrico durante todo o preparo Exige consumo de gás do início ao fim do preparo

Quanto custa?

Por todas as funções e vantagens que oferecem, essas panelas poderiam custar até mesmo mais caro. Com pouco mais de R$200 é possível comprar o sétimo modelo do nosso ranking, que tem uma ótima qualidade.

Já as mais modernas e tecnológicas costumam entre R$300 e R$600, dependendo de todas as funções que possuem.

Levando em conta o preço dos sete modelos, o investimento médio seria de aproximadamente R$400. Com R$40 por mês você compra uma dessas para seu lar em 10 parcelas.

Onde comprar?

Embora você possa encontrar em lojas de eletrodomésticos ou hipermercados, é na internet que você encontra a maior variedade de modelos. Os preços costumam ser melhores também nas lojas online por conta das ofertas.

Muitas vezes o desconto compensa o frete e o tempo de espera. Você pode encontrar sua panela de pressão elétrica nas seguintes lojas online:

  • Amazon;
  • Magazine Luiza;
  • Lojas Americanas;
  • Ponto Frio.

Critérios de compra: Aprenda a avaliar cada detalhe de uma panela de pressão elétrica

Até aqui você já pode ter se tornado um verdadeiro expert em panela de pressão elétrica. E saber como funciona, a faixa de preço, quais a vantagens e desvantagens são informações importantes para que você possa adquirir o produto.

Mas se você ainda não conseguiu escolher o modelo ideal para você, vamos refletir sobre os seguintes detalhes baseados no seu dia a dia:

  • Funções
  • Painel digital
  • Capacidade
  • Segurança
  • Temporizador

Vamos detalhar cada um desses itens para que você possa de uma vez por todas decidir qual é o melhor modelo de panela de pressão elétrica para você.

Funções

Pelas descrições dos modelos você viu que algumas panelas têm 4 programações e algumas chegam até mesmo a 15 funções. Agora pense na sua rotina. Para que finalidade você quer essa panela?

Procura algo para realmente trazer mais agilidade no cozimento do feijão do dia a dia ou quer se aventurar com receitas mais elaboradas aproveitando o aparelho ao máximo?

Com alguns modelos é possível fazer até mesmo sobremesas. Se você quer cozinhar os alimentos básicos uma panela com menos funções serve para você. Agora se você quer tentar utilizar várias receitas, vale a pena investir em um modelo com 8, 10 ou mais funções.

Painel digital

Existem as panelas que possuem o painel digital e têm aquelas que funcionam com um botão de rolagem. Ambas funcionam de forma simples. Obviamente as que possuem o painel digital acabam tendo um menu mais completo.

Esse critério se encaixa com o anterior. Se você quer uma panela de pressão elétrica mais básica, o painel digital pode ser algo dispensável para você. Algumas pessoas podem até ter dificuldade no uso caso você resolva dar de presente para sua avó, por exemplo.

Para quem busca algo mais moderno e tecnológico, isso é um must have. Tente refletir sobre a usabilidade desses painéis e veja quais benefícios ele traz para sua rotina na cozinha.

Capacidade

Vimos que as panelas podem ter entre 3 e 6 litros de capacidade. E isso interfere muito na sua escolha.

Você cozinha para mais pessoas? Gosta de receber os amigos? Usaria naquele almoço de domingo para o preparo de algum prato? Se as respostas são sim, invista em um modelo de 5 ou 6 litros.

As panelas com maior capacidade são adaptáveis até mesmo para casais ou quem mora sozinho, mas prepara o feijão para a semana toda e gosta de congelar os potinhos. Agora se você realmente cozinha poucas porções, uma menor seria suficiente.

Segurança

Talvez esse seja o critério mais importante. A maioria das pessoas busca uma panela de pressão elétrica pela segurança que ela oferece.

Ainda assim, isso varia muito de modelo para modelo. Alguns possuem 6 sistemas de segurança. Outros oferecem 10. De modo geral todas essas panelas são altamente seguras.

Mas se ainda assim você é daquele tipo de pessoa que morre de medo de uma panela de pressão convencional, para se sentir ainda mais seguro, vale o investimento nas panelas com sistema de segurança mais completo. Com essa panela você pode pegar no sono sem medo, como o Deverson.

Temporizador

E finalmente, se você gostou da ideia de sair de casa e programar o preparo do seu almoço ou janta, com certeza precisa ficar atento a função do temporizador.

A maioria deles oferece um timer de até 24 horas. Tempo mais que suficiente para programar sua panela de pressão elétrica com antecedência.

Mas preste atenção na descrição do produto para garantir que ele possua essa função para não se decepcionar depois da compra.

(Fonte da imagem destacada: Wilawan Khasawong / 123RF)

Avalie este artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
40 Voto(s), Média: 4,50 de 5
Loading...
Avatar

Publicado por REVIEWBOX