Detalhe de mão manuseando panela de pressão.
Ultima atualização: 22 de novembro de 2019

Como escolhemos

7Produtos analisados

18Horas investidas

6Estudos avaliados

71Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje é dia de falar de um dos utensílios mais importantes para quem não dispensa uma comida caseira: a panela de pressão. Mais especificamente, vamos tratar daquela que é o desejo de consumo de qualquer brasileiro: a panela de pressão Tramontina.

Referência quando o assunto é qualidade, a Tramontina também sai na frente ao oferecer inúmeros modelos de panela depressão. Nesse artigo, vamos mostrar os diferenciais da panela de pressão da Tramontina e como escolher a melhor para você.




Primeiro, o mais importante

  • A panela de pressão Tramontina vem com a garantia de qualidade e eficiência que acompanham a marca há mais de 100 anos.
  • Os modelos se diferenciam com relação ao material de fabricação, capacidade de cozimento, itens de segurança e etc.
  • Para investir bem o seu dinheiro e comprar a melhor panela de pressão Tramontina, é preciso analisar alguns fatores.

Você também pode gostar:

As melhores panelas de pressão Tramontina: nossas recomendações

Na hora de comprar uma panela nova, mil dúvidas podem surgir. Afinal, existem tamanhos e tecnologias ideais para cada situação. Pensando nisso, a Tramontina conta com uma grande variedade de panelas de pressão. Nós selecionamos, então, os melhores modelos para você. Veja:

A melhor panela de pressão como um todo

Essa panela de pressão Tramontina da linha Vancouver tem 20cm de diâmetro e capacidade para 4,5 litros. Feita em alumínio, esse modelo conta com revestimento interno e externo antiaderente Starflon T1. Já a tampa de alumínio possui acabamento externo polido e interno satinado. Além disso, essa panela de pressão conta com alças de baquelite, cabo superior e inferior de baquelite antitérmico e três válvulas de segurança.

O modelo ideal para famílias

A Allegra é uma panela de pressão Tramontina feita em aço inox, com fundo triplo (aço inox + alumínio + aço inox), que distribui o calor por igual, oferecendo um cozimento ainda mais rápido. Com 22cm de diâmetro, esse modelo tem capacidade de 6 litros. Além disso, essa panela de pressão da Tramontina vem com alça e cabo antitérmico, além de sistema de descompressão.

A opção com mais dispositivos de segurança

Com capacidade para 3 litros, essa panela pressão Tramontina é da linha Solar e é fabricada em aço inox. Com diâmetro de 22 cm, esse modelo conta com fundo triplo e cinco dispositivos de segurança. Além disso, possui alças, cabos e pegadores de baquelite antitérmico, e sistema de descompressão.

A panela de pressão com maior capacidade

Da linha de panelas Tramontina Valência, essa panela de pressão possui 24cm de diâmetro e tem capacidade para 10 litros. Fabricada em alumínio, com espessura que proporciona cozimento rápido e uniforme, com acabamento interno satinado e externo polido, essa opção conta ainda com alças, cabos e pegadores de baquelite antitérmico.

Guia de Compra

Comprar uma panela de pressão nova nunca é uma tarefa fácil. É preciso levar em conta o tamanho, o material de fabricação, os sistemas de travamento, entre tantos outros fatores. E é claro, a melhor marca.

Por isso, nesse Guia de Compra vamos nos concentrar em mostrar para você porque a panela de pressão Tramontina é uma das melhores do mercado, quanto custa e onde comprá-la.

Mulher fechando panela de pressão.

A panela de pressão da Tramontina é uma das mais tradicionais do mercado. (Fonte: baloon111/123rf.com

Porque você deve ter uma panela de pressão Tramontina?

Na hora de comprar a panela de pressão é claro que a marca é um dos itens mais importantes a serem levados em conta. Afinal, uma boa fabricante, em geral, é a garantia de que o utensílio terá qualidade, eficiência e durabilidade.

Essa, portanto, é a primeira razão pela qual você deve considerar uma panela de pressão da Tramontina. Afinal, a marca está presente no Brasil há mais de 100 anos e hoje já comercializa seus produtos em mais de 120 países.

E a boa fama não é à toa. O fato é que a panela de pressão Tramontina, além de cumprir a função básica de cozinhar três vezes mais rápido do que qualquer outra panela, ainda conta com modelos e tecnologias variadas que ajudam no preparo das receitas e reforçam a segurança.

Panela de pressão Tramontina vermelha.

A panela de pressão da Tramontina é eficiente, segura e prática de usar. (Fonte: Divulgação Tramontina/Amazon.com.br)

Hoje em dia, existem diversas linhas de panela de pressão Tramontina como, por exemplo, a Vancouver, a Solar e a Presto. E cada uma oferece opções com design, cores e sistemas de fechamento e de segurança diferentes, para a agradar a todos os estilos.

Sem contar na capacidade de cozimento que atende desde pessoas que moram sozinhas até famílias grandes. Com isso, é possível escolher a melhor panela de pressão Tramontina de acordo com o seu objetivo.

Quais são os sistemas de segurança da panela de pressão Tramontina?

A panela de pressão é uma grande aliada de quem não gosta de passar muito tempo cozinhando. Afinal, esse tipo de panela é capaz de deixar os alimentos macios em um tempo bem menor do que se fossem feitos em uma panela comum.

E isso é possível porque a panela de pressão é totalmente vedada, graças à tampa e aos anéis de vedação. Com isso, o vapor da água fica dentro da panela, o que aumenta a pressão e garante o cozimento mais rápido.

Nos modelos de panela Tramontina, no entanto, todo esse processo é otimizado. Isso porque a Tramontina investiu principalmente em praticidade e segurança.

foco

Você sabia que o anel de vedação da panela de pressão deve ser substituído sempre que ficar rígido ou quebradiço?

Em geral, um anel de vedação pode durar por até dois anos. Mas para garantir essa vida útil, a Tramontina recomenda que você unte o anel de vedação, periodicamente, com óleo de cozinha.

Um exemplo que ilustra a eficiência das panelas de pressão da Tramontina são as tampas. Hoje em dia, a maioria das tampas das panelas de pressão da marca contam com fechamento externo.

Quem já teve uma panela de pressão antiga, daquelas em que as tampas eram de fechamento interno, sabe o sufoco que era para abrir e fechar. Com os modelos mais modernos de panela de pressão Tramontina isso ficou no passado.

Com o fechamento externo, o ato de abrir e fechar a panela de pressão Tramontina fica mais fácil e mais seguro, sem contar que essa dinâmica também acelera o tempo de cozimento, pois agiliza o processo de pegar pressão.

Além disso, a tampa de fechamento externo ainda inclui uma trava, que impede que a panela de pressão seja aberta caso ocorra alguma pressão no cabo da tampa.

Quando tratamos da segurança de uma panela de pressão Tramontina, também é preciso destacar as válvulas de segurança. Na Tramontina você vai encontrar modelos que possuem até cinco delas.

Quais são os tipos de revestimentos da panela de pressão Tramontina?

Outro diferencial da panela de pressão Tramontina é que a marca oferece modelos com diversos tipos de material de fabricação. E o fato é que, dependendo desse material, tanto o resultado final da receita quanto a facilidade de limpeza da panela podem ser afetados.

Em geral, você vai encontrar dois tipos de revestimento, dependendo do modelo de panela de pressão Tramontina: aço inox e alumínio.

Mulher colocando alimentos na penal de pressão.

A escolha do revestimento pode impactar na durabilidade e na praticidade na hora de lavar. (Fonte: baloon111/123rf.com)

A panela de pressão da Tramontina feita de alumínio oferece um aquecimento muito rápido. No entanto, esse tipo de panela é mais difícil de limpar e arranha com facilidade.

Já a panela de pressão Tramontina de inox é mais resistente e, portanto, mais durável. Além disso, por conta do aço inox, a panela não oxida e ainda distribui melhor o calor durante o cozimento.

Confira a seguir um resumo das principais diferenças entre a panela de pressão Tramontina em aço inox e alumínio.

Aço inox Alumínio
Vantagens Não oxida, é durável e pode ser lavado na máquina de lavar louças Aquecimento é mais rápido, é leve e mais barato
Desvantagens Alto custo Mais difícil de limpar

Além do material de fabricação, as panelas de pressão da Tramontina contam também com revestimentos, internos e externos, que ajudam não apenas durante a limpeza, mas também na qualidade do cozimento. São três os principais tipos de revestimento que você vai encontrar, dependendo do modelo escolhido. Veja:

  • Revestimento interno e externo antiaderente
  • Revestimento interno satinado e externo siliconado
  • Revestimento interno satinado e externo de alumínio polido

Além disso, os modelos mais modernos contam com o fundo triplo, que é formado por uma camada de aço inox, uma de alumínio e outra de aço inox.

O fundo triplo da panela de pressão Tramontina garante um tempo de cozimento ainda mais rápido e, como consequência, diminui o gasto de energia e mantém os alimentos aquecidos por mais tempo.

Panela de pressão Tramontina: Como usar?

Toda panela de pressão funciona da mesma maneira, certo? Em tese, sim. Mas o fato é que as panelas de pressão mudaram muito nos últimos anos. Um exemplo é o tipo de fechamento externo e as várias válvulas de segurança.

Por isso, o mais importante é que você sempre confira o manual de instruções da sua panela de pressão Tramontina antes de iniciar o uso.

Mas, de maneira geral, é possível ficar atento a algumas dicas que a própria Tramontina disponibiliza no que se refere à forma de usar a panela de pressão. Confira a seguir:

  • Para abrir a panela de pressão: Empurre a trava de segurança para frente e gire o cabo da tampa para a direita até a marcação da tampa ficar alinhada com a marcação do cabo. Depois, levante a tampa.
  • Para fechá-la: Encaixe a tampa na panela de pressão Tramontina e gire para a esquerda até que a trava de segurança seja acionada. Nesse momento você vai ouvir um pequeno estalo.
  • Capacidade máxima: Não encha a panela de pressão com mais de 2/3 da sua capacidade. Como os alimentos expandem durante o cozimento, o enchimento superior a esse limite pode causar riscos de entupimento da válvula de pressão e dificultar o manuseio da panela e a liberação de pressão.
  • Capacidade mínima: Para qualquer tipo de cozimento na panela de pressão Tramontina, é preciso adicionar, no mínimo, 250 ml de líquido. Essa é a medida necessária para que haja a formação do vapor adequado que vai garantir o cozimento correto dos alimentos.
  • Pino indicador de pressão: Esse pino permite identificar se existe ou não pressão no interior da panela de pressão Tramontina. Quando levantado, o pino indica que a panela está com pressão e, portanto, a tampa não pode ser aberta. Quando o pino estiver abaixado, será seguro abrir a panela.

Além disso, sempre é válido lembrar que para abrir a panela de pressão, é preciso esperar que ela esfrie. Somente assim é possível ter certeza de que toda a pressão do interior da panela saiu.

E se você quiser acelerar o processo de resfriamento da panela de pressão Tramontina, você também pode colocá-la debaixo d’água. Mas, segundo a Tramontina, é importante que você nunca force a abertura da panela enquanto os dispositivos de segurança indicam que ainda há pressão dentro dela.

A panela de pressão Tramontina tem garantia?

Todas as panelas da fabricante contam com garantia, e o mesmo vale para a panela de pressão Tramontina. No entanto, o período de garantia pode variar dependendo do modelo escolhido.

Mas, de maneira geral, a panela de pressão de Tramontina conta com garantia para vícios e defeitos de fabricação que variam entre 1 e 2 anos.

A panela de pressão, se usada incorretamente ou aberta no momento errado, pode causar acidentes e desandar o preparo da comida.

No caso da panela de pressão que possui garantia de 2 anos, a Tramontina explica que isso equivale a: 90 dias de garantia legal, acrescidos de 1 ano e 9 meses da garantia contratual.

Quanto custa a panela de Pressão Tramontina?

Itens como design, capacidade, material de fabricação e sistemas de segurança, geralmente influenciam no preço da panela de pressão Tramontina. Por isso, esse tipo de panela pode custar entre R$160 e R$1 mil.

É claro que, quanto maior e mais eficiente mais cara será a panela de pressão. Mas nem por isso você precisa comprar a mais cara de todas. Afinal, todos os modelos da Tramontina contam com a excelência de fabricação da marca.

Onde comprar a panela de pressão Tramontina?

Encontrar uma panela de pressão da Tramontina à venda não é tarefa difícil.

A melhor forma de adquirir a panela de pressão é pela internet.

Você poderá comprar esse utensílio nas mais diversas lojas, desde as de departamento até as grandes redes de supermercados como, por exemplo, Ponto Frio e Carrefour.

Mas, hoje em dia, a forma mais prática de adquirir a panela de pressão é pela internet. Na Amazon Brasil, por exemplo, além de comprar a sua panela do conforto de casa, você ainda pode encontrar promoções vantajosas.

Critérios de compra: Como comparar as panelas de pressão Tramontina

Bom, se você chegou até aqui você já sabe que vale a pena comprar uma panela de pressão da Tramontina. Mas é então que surge a maior das dúvidas: Qual o melhor modelo para mim?

Para lhe ajudar nessa escolha, nós sugerimos que você leve em consideração alguns pontos que podem influenciar no modelo de panela de pressão Tramontina escolhido. São eles:

A seguir, nós vamos explicar em detalhes como você pode analisar cada um desses critérios.

Litragem

O fator mais importante na hora de comprar a panela de pressão Tramontina é a capacidade em litros que ela comporta.

Para tanto, avalie a rotina da sua casa. Por exemplo, uma panela de pressão pequena Tramontina é ideal para pessoas que moram sozinhas ou até famílias que cozinham menos em casa.

Já a panela de pressão grande é recomendada para famílias maiores ou mesmo para que gosta de cozinhar em grande quantidade para congelar, por exemplo.

Você poderá escolher modelos com capacidade que variam entre de 2,1 e 10 litros.

Com isso em mente, você poderá escolher modelos com capacidade que variam entre de 2,1 e 10 litros. Mas, lembre-se que, após utilizar a panela de pressão, será preciso guardá-la. Por isso, se você pensa em comprar uma panela de pressão Tramontina de alta litragem certifique-se de que há espaço suficiente também no armário.

Profundidade

Outro fator que recomendamos que você também leve em conta é a profundidade da panela de pressão Tramontina. Nesse quesito, você poderá escolher entre modelos que são fundos ou rasos.

O fato é que esse fator pode fazer toda a diferença na hora de você preparar as suas receitas, seja em relação à quantidade de alimentos, seja sobre a facilidade ou não de alcançá-los no fundo da panela.

Diâmetro

Além da profundidade, analise o diâmetro da panela de pressão Tramontina. Esse quesito interfere, principalmente no tamanho do utensílio, que deve ficar estável na boca do fogão, e no espaço que você vai precisar para guardá-lo após o uso.

Sendo assim, a Tramontina oferece panelas de pressão que contam com os seguintes diâmetros: 20cm, 22cm ou 24cm

Níveis de pressão

Outro critério que você deve observar é a quantidade de níveis de pressão. Isso pode variar de acordo com o modelo de panela de pressão Tramontina que você escolher.

Hoje em dia, por exemplo, existem modelos com dois níveis de pressão, que você seleciona conforme o tipo de alimento e o tempo de cozimento, que pode ser lento ou rápido.

Cores disponíveis

Por fim, mas não menos importante, leve em conta a cor da sua panela de pressão Tramontina. Afinal, atualmente, as panelas também ajudam na decoração da cozinha.

Nesse ponto, a Tramontina também inovou para agradar a todos. Você poderá escolher a panela de pressão nas cores vermelha, preta, inox, grafite, azul e amarela.

(Fonte da imagem destacada: baloon111/123rf)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.