panela elétrica com alimentos
Ultima atualização: 22 de novembro de 2019

Como escolhemos

12Produtos analisados

17Horas investidas

5Estudos avaliados

70Comentários coletados

A panela elétrica é como um ajudante extra na cozinha. Seja para expandir a quantidade de bocas do fogão ou ainda resolver o problema quando o gás acaba, ela é uma verdadeira preciosidade da vida moderna. Hoje vamos explicar tudo sobre a panela elétrica Mondial, seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil.

O que pode ser cozido em uma panela dessas? Qual o consumo energético? Você encontra as respostas para essas perguntas ao longo desse guia. Continue conosco e aprenda tudo que precisa para fazer a melhor escolha.




Primeiro, o mais importante

  • A Mondial é uma marca que aposta em produtos de qualidade a preços mais baixos. Com menos de R$ 200 é possível comprar uma ótima panela elétrica.
  • O cabo da panela elétrica Mondial é removível, por isso ela pode ser levada direto para a mesa, mantendo o alimento quentinho.
  • Lavar uma panela elétrica requer alguns cuidados, mas é mais simples do que você imagina.

Você também pode gostar:

As melhores panelas elétricas Mondial: Nossas recomendações

Abaixo você encontra uma seleção com os melhores modelos de panela elétrica Mondial. A marca possui poucas opções, mas elas oferecem diferentes funcionalidades, confira:

A panela elétrica Mondial com controle de temperatura

O modelo MultiCook Premium é bastante completo. Com 1200 watts de potência você consegue aquecer, assar, tostar, gratinar, grelhar e cozinhar os mais variados alimentos. Possui um controle específico de temperatura, que vai de 90 a 190°. Seu revestimento é antiaderente e a tampa é transparente com uma válvula para saída de vapor.

Melhor custo-benefício

A MultiCook Red é um modelo mais econômico da marca, mas bastante eficiente no dia a dia. Ela tem capacidade de 3 litros, possui revestimento antiaderente e tampa transparente com válvula para saída de vapor. O seletor de temperatura vai de mínimo a máximo e uma luz indica seu funcionamento. Ela desliga automaticamente quando atinge alta temperatura, sem deixar queimar os alimentos.

Panela elétrica grill com grelha removível

O Cook & Grill 40 Premium da Mondial é para as mais variadas receitas. Tem seletor de temperatura que vai de mínimo a máximo, conta com 1270W de potência e grelha antiaderente removível e coletor de gordura, facilitando a limpeza e dispensando o uso de óleo. Além de grelhar, ela também prepara pizza, arroz, risoto, legumes e assados.

Modelo com vedação exclusiva

Esse modelo é um 2 em 1 da Mondial, pois ele grelha e também faz as mais variadas receitas. Tem 1200W de potência, grelha antiaderente removível para limpeza, temperatura regulável e um exclusivo sistema de vedação. Essa panela elétrica com grill possui um ótimo custo-benefício.

Guia de Compra

A panela elétrica Mondial é muito prática, basta conectar na tomada, selecionar a temperatura e colocar os alimentos dentro. Sem uso de gás, ela acaba gerando também uma economia e é muito fácil de limpar.

A marca 100% nacional é referência no mercado e conta com preços acessíveis para todo tipo de orçamento. Quer saber mais? Continue conosco nesse Guia de Compra.

Mulher sentada a mesa comendo macarrão e bebendo uma taça de vinho.

Com uma panela elétrica você pode preparar deliciosas massas. (Fonte: Adrienn/ Pexels.com)

O que pode ser cozido em uma panela elétrica Mondial?

Se você pensa que uma panela elétrica limita suas receitas, não poderia estar mais enganado. É possível cozinhar os mais diversos pratos nesse tipo de panela.

Deliciosos risotos, arroz simples, macarrão de qualquer tipo – com molho ou ao alho e óleo -, legumes variados, todo tipo de carne grelhada ou ensopada, alimentos refogados, ovos mexidos e até mesmo pizza. Tudo depende da sua imaginação.

Em alguns modelos mais profundos podem ser preparados até mesmo sopas ou lasanha. Uma panela elétrica Mondial soma – e muito – no dia a dia corrido e no preparo de muitos tipos de alimento.

A grande dica é que ela é ideal para aquelas receitas que usam uma única panela para o preparo. Assim você otimiza seu tempo e não faz a maior sujeira na cozinha.

Além disso, vale destacar que ela não serve apenas para cozinhar, é possível aquecer alimentos previamente cozidos.

Tigela de sopa de carne e legumes na mão de uma pessoa.

Panelas mais profundas podem preparar até mesmo deliciosas sopas para deixar seu inverno mais quentinho. (Fonte: Buenosia Carol/ Pexels.com)

Quais as vantagens da panela elétrica Mondial?

Até aqui pode ser que você mesmo já tenha concluído as mais variadas vantagens de uma panela elétrica Mondial. De qualquer forma, fazemos questão de selecionar todos os pontos positivos de investir nesse utensílio para sua cozinha e contar com um ajudante extra na hora de preparar suas receitas.

A primeira e maior vantagem dela é que funciona ligada a energia. Então, mesmo que você fique sem gás em casa, será possível preparar algo para sua refeição. Ainda nesse sentido, ela gera uma economia de gás mensalmente se usada frequentemente.

Outro ponto positivo que merece destaque é que elas possuem revestimento antiaderente, e não precisam de óleo ou manteiga para o preparo dos alimentos. Isso faz com que você se alimente de maneira mais saudável, evitando o consumo de gorduras.

O limite para essa panela está apenas na sua criatividade na cozinha.

Elas grelham, assam, cozinham, tostam, gratinam e aquecem os mais variados alimentos. Partindo desse princípio você já pode concluir que o limite para essa panela está apenas na sua criatividade na cozinha.

Após o preparo dos alimentos, basta desconectar o cabo de energia e levar a própria panela à mesa. Assim você deixa a receita quentinha e ainda conta com um lindo utensílio para embelezar ainda mais sua mesa.

Usando a panela elétrica Mondial você acaba fazendo menos bagunça e sujeira na cozinha. Apenas pelo fato de não sujar seu fogão, a limpeza pós refeição se torna mais rápida. E a limpeza da própria panela é muito simples, vamos falar mais sobre isso em outra seção abaixo.

Confira um resumo das vantagens e desvantagens de usar uma panela elétrica Mondial:

Vantagens
  • Utiliza energia elétrica, gerando economia de gás e auxiliando quando ele acaba
  • Não precisa usar óleos, tornando o preparo mais saudável
  • Uma panela multiuso para as mais variadas receitas
  • Pode ser levada à mesa
  • Menos sujeira e mais agilidade na hora do preparo
  • De fácil limpeza
Desvantagens
  • Não é possível usá-la quando não tem energia elétrica
  • Alguns modelos podem ter capacidade limitada

Panela elétrica Mondial com ou sem grill?

A Mondial tem dois modelos de panela elétrica, uma simples e outra que funciona especialmente como grill, mas também prepara diversas receitas. Cada categoria possui dois modelos, somando quatro opções para sua escolha.

Todas elas são bem versáteis e preparam as mais variadas receitas. Mesmo com o grill você pode assar pizzas e fazer risotos. Elas possuem mais semelhanças do que diferenças, porém, algumas características tornam cada modelo especial.

De modo geral, a maior diferença das panelas grill, está na grelha removível.

Sobre as semelhanças, todas possuem tampa transparente, cabo de energia removível, seletor de temperatura e revestimento antiaderente.

Na tabela abaixo você pode comparar melhor as características de cada modelo.

PE-03 Panela Elétrica Quadrada Premium PE-28 Panela Elétrica Redonda Multicook Red Premium G-03 Grill Redondo Cook e Grill G-04 Grill Redondo Smart
Destaque Seletor específico de temperatura que vai de 90 a 190 graus Capacidade de 3 litros Grelha removível e coletor de gordura Grelha removível e exclusivo sistema de vedação
Potência 1200W 1200W 1270W 1200W
Garantia 12 meses 12 meses 12 meses 12 meses
Consumo energético 1,2Kw/h 1,2Kw/h 1,27Kw/h 1,2Kw/h

Como limpar uma panela elétrica Mondial?

Aqui precisamos dividir as panelas em duas categorias, aquelas que possuem a grelha removível e as fixas.

Logicamente, os modelos grill que possuem a grelha removível acabam sendo ainda mais simples. Mas o mesmo processo pode ser feito com todas as panelas elétricas, já que elas exigem certos cuidados por não poderem ser lavada debaixo da torneira por conterem partes elétricas. Veja o passo a passo:

  1. Desligue a panela elétrica Mondial da tomada;
  2. Com a panela ainda quente, remova todo o excesso de sujeira com a parte amarela de uma esponja umedecida com água e sabão neutro, tomando cuidado para não se queimar;
  3. Depois lave bem a esponja e passe novamente no revestimento antiaderente com sabão neutro, esfregando levemente as partes mais sujas;
  4. Remova a pouca espuma formada aos poucos, esse processo pode ser feito com a própria esponja lavando-a e passando no interior da panela algumas vezes até que se remova tudo, ou também com um pano multiuso de pia;
  5. Passe um papel toalha para secar o interior da panela. Se ele sair limpinho, o processo de limpeza está finalizado. Se você perceber que ainda há vestígios de sujeira ou gordura, basta passar mais um papel toalha umedecido com álcool;
  6. Agora passe um pano úmido por fora, lave a tampa em água corrente e pronto. Seque todas as peças e guarde sua panela elétrica Mondial para o próximo uso.

foco

A Mondial possui atendimento em todos os estados brasileiros, em uma rede de assistência técnica com mais de 1400 postos.

Qual o consumo energético de uma panela elétrica Mondial?

A panelas da Mondial consomem entre 1200 e 1270 quilowatts por hora, isso está relacionado com a potência da panela. Por conta da velocidade no preparo dos alimentos, elas podem ser mais econômicas do que o preparo no fogão a gás.

Isso acontece também porque a panela elétrica é usada de forma individual, e no fogão geralmente ligamos várias bocas ao mesmo tempo.

Mesmo assim vale a pena repensar na frequência de uso. A energia elétrica ainda é mais cara do que o gás de cozinha. Se usada frequentemente pode acabar saindo mais caro mensalmente.

Ainda assim vale muito a pena ter uma panela elétrica, sendo que ela raramente é usada exclusivamente em uma casa. Portanto, não deve ser motivo de preocupação.

Critérios de Compra: Como escolher a melhor panela elétrica Mondial para você

Ansioso para começar a preparar suas receitas em uma panela elétrica? Espere só mais um pouco que já estamos finalizando esse Guia de Compra com os critérios que você deve analisar antes de tomar sua decisão. Confira:

Confira cada tópico em detalhes e faça a escolha certa para sua casa e sua família.

Potência

Você pôde conferir que a Mondial fabrica panelas elétricas com apenas duas variações de potência. Três modelos possuem 1200W e apenas uma 1270W. Ainda assim, é uma pequena variação.

A panela com mais potência acaba sendo mais rápida no preparo, mas também consome mais energia. Mesmo que a diferença seja pequena, considere qual a necessidade para sua casa.

Controle de temperatura

Existem duas formas de controle de temperatura nas panelas elétricas da Mondial. Em três modelos o seletor vai de mínimo a máximo e você pode ri diminuindo ou aumentando de acordo com a necessidade de cozimento.

Todas desligam automaticamente quando atingem certa temperatura para não queimar o alimento.

Outro seletor presente em apenas um modelo é mais específico, sendo possível escolher a temperatura exata de 90 a 190ºC. Essa panela é mais indicada para quem precisa saber a temperatura exata de algumas receitas. Todas desligam automaticamente quando atingem certa temperatura para não queimar o alimento.

Medidas e capacidade

Qual o tamanho da sua família? Alguns modelos possuem 30 ou 40 centímetros de diâmetro e essa diferença está diretamente relacionada com a quantidade de alimentos que você prepara para sua família.

Observe ainda que algumas panelas são mais rasas e outras um pouco mais profundas. Isso é importante para os tipos de receita que você deseja preparar. Se costuma fazer mais massas com molho, ou sopas, opte por panelas mais profundas. Se grelhar carnes é sua prioridade, escolha os modelos grill.

Imagem mostra prato de macarrão espaguete à bolonhesa.

Verifique as medidas e capacidades de acordo com as receitas que mais prepara. (Fonte: Bru-nO/Pixabay.com)

Formato

Você pôde observar que a panela elétrica Mondial pode ser redonda ou quadrada. Embora esse critério seja de pouca relevância, é importante refletir sobre suas receitas aqui também.

Se também quer assar pizza em sua panela, opte pela redonda. Se deseja preparar uma deliciosa lasanha, talvez a quadrada seja mais indicada. Mas não se preocupe, para muitos outros pratos como sopa e risoto, ambas são indicadas.

(Fonte da imagem destacada: Yongyut Khasawong / 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Curiosa por natureza, escolheu jornalismo na graduação. Adora pesquisar sobre os mais diversos assuntos, especialmente aqueles relacionados a construção do lar, crianças e maternidade. Apaixonada pelos animais e cada vez mais interessada pela sustentabilidade, quer trazer mais sobre esses universos para o leitor.