Seja bem-vindo ao ReviewBox! Hoje é dia de falarmos da panela wok, a queridinha dos amantes da culinária chinesa. Com a popularização da comida oriental, essa panela especial caiu no gosto dos brasileiros e, é claro, virou peça coringa na cozinha.

Também conhecida como wok, essa panela não prepara apenas receitas asiáticas, muito pelo contrário, ela tem se mostrado um utensílio muito versátil.

Neste artigo, vamos lhe mostrar qual o diferencial da panela wok, porque esta é uma panela fundamental para se ter na sua cozinha e qual as melhores marcas e modelos disponíveis no mercado. Tudo para lhe ajudar a adquirir a panela wok ideal para o seu dia a dia.

Primeiro, o mais importante

  • A panela wok é um dos utensílios mais versáteis para se ter na sua cozinha. Além dos pratos asiáticos, você pode criar receitas variadas com esta panela que ganhou os lares brasileiros.
  • Com formato diferente da frigideira convencional, a Wok cozinha mais rápido e com menos óleo, tornando suas receitas mais saudáveis.
  • Com tantos modelos disponíveis no mercado, nós vamos lhe mostrar os principais fatores, como o formato e o tamanho, a serem considerados antes que você escolha a sua panela wok.

Ranking: Os 4 melhores modelos de panela wok

Embora a panela wok seja conhecida por facilitar o preparo de pratos asiáticos, é possível fazer diversas receitas deliciosas com ela. Se você busca por uma panela desse tipo, chegou ao local certo. Nós selecionamos os melhores modelos pra você escolher aquela que mais lhe agrada. Confira:

1º – Panela wok Antiaderente Paris – Tramontina

A wok Tramontina Paris é feita em alumínio e possui revestimento interno antiaderente Starflon. Assim, os alimentos não grudam e a limpeza se torna uma tarefa simples e rápida.

Com duas alças laterais, para facilitar o manuseio, esta panela tem 32cm de diâmetro e vem com tampa de vidro temperado com saída de vapor, permitindo um cozimento rápido e uniforme.

2º – Panela wok Intense – Dolce Vita

A panela wok Dolve Vita de 28cm de diâmetro possui cabo único e longo e, por isso, é mais indicada a cozinheiros iniciantes.

Mas o grande diferencial está no revestimento cerâmico, que não contém o elemento PFOA, tornado este modelo mais saudável e ecologicamente correto.

3º – Panela wok Antiaderente – Eiriflon

A panela wok Eiriflon possui 3 mm de espessura, o que a torna bem resistente. Já as alças são feitas em baquelite, que resistem ao calor.

Com 28cm de diâmetro, esta panela é revestida interna e externamente com três camadas de antiaderente, evitando que os alimentos grudem.

4º – Panela wok Cerâmico Ecológico Natural – Roichen

A wok Roichen é fabricada em alumínio fundido com revestimento cerâmico ecológico, ideal para a saúde e super fácil de limpar. Fabricadas na Coréia do Sul, essas panelas destacam-se pelo design elegante com cores vibrantes.

Com cabo longo único é ideal para o manuseio já que se trata de uma panela menor, de 28 cm de diâmetro.

Guia de Compra

De início as panelas wok podem parecer todas iguais, mas na prática, elas possuem diferenças importantes a serem consideradas no momento da compra. E nós vamos falar sobre elas no Critério de Compras. Se você quer conhecer tudo sobre a panela wok, fique com a gente até o fim.

Foto de pessoa segurando panela wok com comida dentro e a jogando para o alto.

A panela wok pode ser utilizada para fazer diferentes tipos de pratos. (Fonte: dotshock / 123RF)

O que é uma panela wok?

A panela wok é um utensílio básico da culinária asiática. Surgida na China há mais de 3.000 anos, era originalmente utilizada para torrar ervas e saltear legumes e carnes.

Com a vinda para o Ocidente, esta panela se adaptou em tamanho e forma e, hoje, é utilizada para fritar e cozinhar uma variedade enorme de receitas.

Ainda assim, a wok manteve o seu grande diferencial com relação a outros tipos de panelas: o formato arredondado, de paredes altas.

Qual a diferença da wok para as outras panelas?

A panela wok lembra uma frigideira, mas, diferentemente desta, é mais funda, com as laterais altas, fundo pequeno, sem cantos e é mais pesada.

Com essa estrutura, a wok cozinha os alimentos por igual, de forma mais rápida, sem deixar queimar e preservando os nutrientes. Com isso, é possível cozinhar grandes quantidades de alimentos de uma só vez e com pouca quantidade de óleo. Ou seja, mais praticidade e saúde para você.

Confira abaixo a tabela comparativa para entender melhor a diferença entre a panela wok e uma frigideira comum.

Panela Wok Frigideira comum
Cantos Sem cantos Cantos que podem grudar a comida
Profundidade Funda Rasa
Peso Mais pesada Leve
Laterais Mais altas Baixas
Fundo Menor Largo

Quais as vantagens e desvantagens da panela wok?

A panela wok tem muito mais vantagens do que desvantagens. Ela é considerada um utensílio coringa e essencial em toda cozinha por sua versatilidade.

Por conta das paredes altas e arredondadas, o calor é retido por mais tempo o que torna o cozimento mais rápido. Dessa forma, é possível saltear, fritar, defumar e cozinhar a vapor.

Mas a maior vantagem de uma panela wok é que ela conserva os nutrientes e o sabor dos alimentos. Muito além de pratos asiáticos, como o clássico Yakisoba, é possível refogar legumes, fazer molhos e até o famoso mexido brasileiro.

Panela wok com Yakisoba de legumes sendo cozinhado e mexido com colher de pau.

A wok é ideal para refogar e fritar legumes e carnes de uma só vez com pouco óleo. (Fonte: bellessence0 / Pixabay)

A desvantagem é que a panela wok costuma ser bem mais pesada do que a maioria das panelas. Isso dificulta o manuseamento e o saltear dos ingredientes. Por outro lado, é o seu peso que garante a durabilidade e o cozimento correto.

Outro ponto a ser destacado é a manutenção. Apesar de utilizar pouco óleo, a maioria das panelas wok pede cuidado extra no manuseio e na limpeza.

Você deve utilizar colheres de pau para mexer e não usar esponja de aço nem muito sabão na lavagem. Tudo isso para preservar o fundo da panela. Confira abaixo as vantagens e desvantagens de uma panela wok:

Vantagens
  • Alimentos cozinham mais rápido
  • Cozimento uniforme
  • Precisa de pouca gordura para fritar e saltear
Desvantagens
  • São pesadas
  • Não se deve usar esponja de aço
  • Não usar muito sabão na lavagem

Quanto custa?

O preço das panelas wok varia bastante. Dependendo da marca, do modelo, do material de que é feito e da loja, é possível encontrar preços que variam de R$ 20 até R$ 3.000.

A recomendação aqui é não ir para os extremos. As muito baratas geralmente são feitas de material de menor qualidade e, portanto, são menos resistentes.

As mais caras são indicadas a profissionais, porque costumam ser as mais pesadas e, portanto, mais difíceis de serem manuseadas.

Onde comprar?

Assim como qualquer outra panela, você encontra a panela wok nas melhores lojas de departamento e hipermercados como Lojas Americanas, Casas Bahia, Extra e Carrefour.

Mas não é preciso sair de casa para encontrar a melhor opção de compra. Em sites como a Amazon e Mercado Livre você encontra mais variedades e preços mais competitivos.

Critérios de compra: Fatores decisivos na escolha da sua panela wok

Em comum, todas as panelas wok são mais fundas que as tradicionais frigideiras e não possuem cantos. Mas existem diferenças importantes entre as opções do mercado a serem consideradas antes da compra.

Para ajudar na sua decisão listamos abaixo os fatores que diferenciam um modelo do outro.

  • Material de fabricação
  • Tamanho
  • Número e tipo de alças
  • Formato do fundo

Abaixo explicamos em detalhes cada um dos fatores para que você adquira com segurança a panela wok que melhor irá lhe atender.

Material de fabricação

Assim como outros tipos de panelas, as panelas Wok podem ser encontradas em diversos materiais, como ferro, aço inox, alumínio, teflon e aço carbono.

Cada um deles possui propriedades diferentes em termos de durabilidade, propagação do calor e tempo do cozimento. Por isso é importante entender cada um para fazer a melhor escolha.

Imagem de panela wok com legumes dentro sendo preparados.

Existem diferentes materiais que as panelas wok são fabricadas, saiba como escolher a melhor para você. (Fonte: sarymsakov / 123RF)

Entre os modelos mais práticos, a wok de aço carbono é considerada a melhor, porque é mais barata e conduz o calor uniformemente. Para iniciantes também são indicadas as revestidas com teflon, o que garante a função antiaderente e facilita na hora da limpeza.

Confira abaixo as principais características dos materiais de que são feitas as panelas wok:

  • Aço carbono: Aquece de forma rápida e uniforme, é durável e barata.
  • Aço inoxidável: Muito pesadas, difíceis de manusear e demoram muito para aquecer.
  • Cerâmica: Aquece mais rápido e não deixa resíduos.
  • Ferro fundido: Libera ferro nos alimentos, oferece uma superfície antiaderente melhor, mas também demora mais para aquecer.
  • Teflon: As wok revestidas em teflon tem a função antiaderente e uma limpeza fácil. No entanto, o revestimento não resiste a temperaturas elevadas por muito tempo.
  • Alumínio: Aquece rápido, requer maior manutenção e pode liberar substâncias tóxicas se não cuidada adequadamente.

Na hora de escolher qual panela wok comprar opte por uma panela de material resistente e pesada. Os especialistas garantem que, quanto mais pesada, melhor.

Mas é preciso garantir que você conseguirá não apenas segurar a panela, mas também salteá-la. Por isso, certifique-se que você consegue manuseá-la com facilidade.

Tamanho

O tamanho da sua panela wok é um item a ser analisado para quem quer garantir praticidade e funcionalidade na hora de cozinhar. De nada adianta ter uma panela pequena para uma família grande. Ou uma panela pequena para grupos maiores de pessoas.

Em ambos os casos, o trabalho será dobrado, tanto para acertar na quantidade da receita, quanto na hora da limpeza da sua panela. Confira essa receita deliciosa do canal Boca a Boca em uma panela wok:

É possível evitar esses contratempos sabendo de antemão o tamanho da panela wok. No mercado você encontra tamanhos que vão desde 15cm até 50cm.

Para se ter uma ideia, uma panela wok para duas pessoas tem diâmetro que varia entre 15 e 20 cm. Para quatro pessoas o ideal é ter uma panela de 30 a 35 cm. Enquanto que a maior, de 40 a 50 cm, é indicada para grupos de mais de seis pessoas.

Na dúvida, o ideal é ter uma panela wok de tamanho médio, de cerca de 30 cm. Dessa forma, você também garante que terá espaço suficiente para armazená-la quando não a estiver usando.

Número e tipo de alças

Como já vimos acima, a panela wok tradicional é pesada. E uma técnica muito utilizada com ela é o ato de saltear. Ou seja, mexer e elevar a panela para misturar os alimentos.

Por isso, e para facilitar o manuseio durante o processo de cozinhar, a wok tradicional costuma ter duas alças curtas de cada lado.

Panela wok sobre a mesa com refogado de legumes e macarrão.

: A tradicional Wok possui duas alças laterais para facilitar o manuseio. (Fonte: kalhh / Pixabay)

Ainda assim é preciso habilidade para manusear as duas alças, especialmente se a panela for muito pesada.

Por isso, atualmente, existem outras duas versões com alças diferentes: a panela wok com cabo longo e único, similar as da frigideira convencional; e a wok com cabo longo e uma pequena alça do lado oposto.

Apesar de esta ser uma categoria de gosto pessoal, essas duas últimas versões são as mais práticas e indicadas para cozinheiros iniciantes por serem mais fáceis de manusear.

Formato do fundo

O formato do fundo da panela wok é o grande destaque deste tipo de produto. Tradicionalmente menores do que uma frigideira comum, o fundo das panelas wok serve para conduzir melhor e mais rapidamente o calor e de forma uniforme.

Existem dois tipos: a de fundo plano e a de fundo arredondado. A panela wok de fundo plano, ou achatado, é ideal para selar grandes pedaços de proteínas, como, por exemplo, filés e peito de frango.

Já a wok de fundo arredondado é mais apropriada para fritar e refogar pedaços menores de carnes e de legumes. Existem ainda alguns modelos que possuem o fundo perfurado para uso na brasa, por exemplo.

Cebolas, cogumelos e tomates em pedaços grandes dentro de panela wok de aço.

A escolha do material da sua panela wok é importante se você busca qualidade, durabilidade e funcionalidade. (Fonte: markusluiga / Pixabay)

(Fonte da imagem destacada: Hans / Pixabay)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
4 Voto(s), Média: 5,00 de 5
Loading...