Imagem de uma pessoa fazendo hidratação de parafina nas mãos.
Ultima atualização: 3 de outubro de 2019

Como escolhemos

13Produtos analisados

19Horas investidas

6Estudos avaliados

70Comentários coletados

Bem-vinda ao ReviewBox Brasil. Se você quer incluir em sua rotina de beleza um cosmético versátil, que pode ser usado para hidratar a pele no inverno e bronzeá-la no verão, então você está procurando a parafina.

O produto é encontrado em três versões: cera, mousse ou creme. A versão em cera é indicada para fazer hidratação profunda. As versões em mousse ou creme são ideais para o uso diário.

A parafina também pode ser usada com intensificadora do bronzeamento. Ficou interessada? Então continue a leitura, pois neste artigo vamos abordar todas as propriedades e finalidades da parafina.




Primeiro, o mais importante

  • A parafina é vendida em cera, mousse ou creme. A diferença entre elas é que a parafina em cera deve ser aquecida antes de usar, enquanto as versões em creme ou mousse podem ser usadas frias.
  • Este cosmético também é utilizado para bronzear a pele. Se este for o seu objetivo, procure um produto com essa finalidade, geralmente o cosmético é enriquecido com óleo de urucum, tem cor e até fator de proteção solar.
  • A parafina pode ser usada durante todo o ano. O uso contínuo ajuda a evitar o ressecamento, mantém a umidade natural, aumenta a elasticidade e preserva a maciez da pele.

Você também pode gostar:

Os melhores modelos de parafina: Nossas dicas

Aconselhamos que você inclua a parafina em sua rotina de cuidados com a pele, pois o produto possui alto poder de hidratação, rende bastante e é barato. Para ajudá-la a escolher uma boa parafina, selecionamos os melhores produtos no Ranking abaixo.

Opção potencializadora de bronzeamento

O creme de parafina da Erika Bronze é enriquecido com manteiga de cacau e óleo de urucum. A união dessas substâncias faz deste produto um potencializador de bronzeamento.

Esses componentes também ajudam a manter a pele hidratada, macia, luminosa e cheirosa. A recomendação de uso é aplicar uma fina camada do produto antes da exposição solar. Este produto é certificado pela Anvisa.

Ótima opção livre de parabenos

A parafina protetora da D’Água Natural é um produto desenvolvido para preservar, manter e recuperar a hidratação e a umidade naturais da pele, através de uma camada protetora formada quando o produto é aplicado.

Essa parafina é enriquecida com algodão, um ativo rico em ácidos graxos essenciais como o ômega 6, que é um poderoso antioxidante. Esse cosmético é livre de parabenos. Cada frasco possui 260 g.

A melhor opção para pés e mãos secos e ressecados

O creme de parafina da Shinsei é um produto completo, pois une parafina com Aloe Vera, Calêndula e Melaleuca, que fazem deste creme a melhor opção para pés e mãos secos e ressecados.

Entre os benefícios deste produto, podemos destacar: hidratação profunda, maciez, suavidade, recuperação da elasticidade natural, prevenção e recuperação de fissuras e ação cicatrizante.

O mais indicado para ajudar na prevenção do envelhecimento da pele

A mousse de parafina da Depil Bella promove hidratação profunda, que suaviza, nutre e protege a pele. O produto é desenvolvido especialmente para fazer spa dos pés e das mãos e clarear os pelos durante o banho de lua.

O produto é enriquecido com óleo de manga, que ajuda a prevenir o envelhecimento da pele. Testado dermatologicamente. Cada frasco vem com 250g.

Para quem deseja uma hidratação intensiva

A parafina térmica da Depil Bella possui fórmula enriquecida com os óleos de pêssego e de coco (por isso é levemente perfumada), agentes emolientes finos que formam uma fina camada de proteção na pele.

Entre os benefícios, podemos destacar a hidratação intensiva, que previne e trata o ressecamento da pele, rachaduras e pelos encravados. A embalagem é adequada para fazer banho-maria em panela ou micro-ondas.

Guia de Compra

Muitas mulheres não sabem, mas a parafina também pode ser usada na pele. O produto tem propriedades hidratantes, nutritivas e emolientes e pode ser aplicado em diversos tratamentos: banho de lua, bronzeamento, massagem modeladora etc.

Para saber mais sobre este produto, suas propriedades e diferentes aplicações, continue lendo este Guia de Compra. Ao final, vamos dar algumas dicas de como escolher o produto ideal.

Imagem de uma mulher aplicando um creme nas mãos.

A parafina pode ser usada diariamente. (Fonte: Andor Bujdoso / 123RF)

O que é parafina?

A parafina é um cosmético de uso tópico, com textura oleosa, alto brilho, incolor e inodoro. O produto possui as seguintes propriedades: é emoliente, hidratante, antioxidante, nutritivo, restaurador e revitalizante.

foco

Você sabia que a parafina é indicada para tratar peles com problemas relacionados à desidratação, e falta de elasticidade. Também pode ser usada em tratamentos para reafirmar a pele, bronzear e reduzir medidas.

O produto tem três apresentações: creme, mousse ou cera. Quando aplicada diretamente na pele, a parafina tem efeito instantâneo e serve para hidratar, nutrir, recuperar a maciez, brilho e elasticidade.

Quais são as vantagens de usar parafina?

A parafina traz inúmeros benefícios para a saúde da pele:

  • Hidrata as áreas ressecadas.
  • Relaxa os músculos, alivia as dores, cansaço e espasmos.
  • Alivia dores nas articulações.
  • Estimula a circulação sanguínea.
  • Fortalece as unhas.

Como usar parafina no banho de lua?

A parafina pode ser aplicada em todo o corpo antes do banho de lua, procedimento em que se clareia os pelos com água oxigenada e pó descolorante.

Basta aplicar uma fina camada para sentir a pele protegida, hidratada e sem aquela sensação desagradável de ardência ou coceira, comum durante o procedimento de clareamento dos pelos.

A parafina auxilia na perda de gordura localizada?

Em tratamentos redutores, deve-se aplicar a parafina líquida em temperatura elevada sobre a zona a ser tratada e realizar uma massagem vigorosa para estimular a circulação sanguínea.

Depois basta colocar uma manta térmica para aumentar a transpiração (e eliminar toxinas). Após alguns minutos, retire a parafina e aplique uma fonte gelada, para causar vasoconstrição. Para finalizar aplique um creme redutor de medidas.

Imagem de uma mulher medindo a cintura.

Quando associada à massagem modeladora, a parafina ajuda a perder medidas. (Fonte: Dmitriy Shironosov / 123RF)

Pode usar parafina no rosto?

A parafina também pode ser usada para hidratar o rosto, basta aplicar o produto com um pincel, formando várias camadas, até conseguir uma consistência adequada.

Após cerca de 20 minutos, a parafina irá se separar do rosto com facilidade, porque estará bem espessa. Vale ressaltar que esse tratamento deve ser feito por profissionais.

Imagem de uma mulher recebendo cuidados na pele.

A parafina também pode ser usada no cuidado facial. (Fonte: Antonika Chanel / Unsplash)

Como usar parafina no inverno?

No inverno as pessoas costumam sofrer com o ressecamento da pele, principalmente em regiões naturalmente desidratadas como cotovelos, joelhos, calcanhares e mãos.

Por essa razão, a hidratação é um cuidado fundamental. Um dos melhores produtos para auxiliá-la neste tratamento é a parafina, que devolve a umidade, suavidade e maciez à pele.

A maneira correta de usar o produto é aplicar sobre os pés lavados, colocar saco plástico, papel osmótico ou botas térmicas e deixar agir por 20 minutos. Depois basta remover o excesso de produto, não é necessário enxaguar.

Nas mãos, passe o produto antes de dormir, dessa forma ele ficará mais tempo em contato com a pele. Esse tratamento, além de deixar os pés e mãos mais macios, também ajuda a fortalecer as unhas.

Iimagem das unhas de uma mulher.

A parafina fortalece as unhas. (Fonte: Valeria Boltneva / Pexels)

Por que usar parafina no verão?

A parafina é muita conhecida por acelerar o bronzeamento da pele. Você encontra produtos próprios para essa finalidade, geralmente enriquecidos com óleo de urucum.

Juntos, a parafina e o urucum ativam a produção de melanina.

Juntos, a parafina e o urucum ativam a produção de melanina, fazendo com que a pele bronzeie. Esses ativos também estimulam a produção de colágeno, por isso, além de bronzeada, sua pele vai ficar macia e hidratada.

A forma correta de aplicar a parafina para bronzear é com movimentos suaves, circulares e rápidos, para ativar a circulação sanguínea e estimular a absorção dos nutrientes.

Comece pelos calcanhares e vá subindo até as coxas, depois aplique na barriga, braços, peito e costas, sempre espalhando bem, para que o produto seja aplicado de maneira homogênea e o resultado seja uniforme.

Vantagens
  • Hidrata a pele profundamente
  • Pode ser usado no verão e no inverno
  • Intensifica o bronzeado
  • Fortalece as unhas
  • Você encontra o produto nas versões creme, mousse e cera
  • O produto pode ser enriquecido com outros componentes
Desvantagens
  • A textura oleosa pode incomodar algumas pessoas
  • A parafina em cera precisa ser aquecida antes de usar
  • Para estimular a absorção, a parafina deve ser aplicada em uma camada generosa e submetida a uma fonte de calor

Como fazer hidratação com parafina?

Veja como fazer a hidratação com parafina passo a passo:

  1. Aqueça a parafina em uma temperatura de 37ºC. Depois a coloque em um recipiente próprio para os pés e/ou mãos e mergulhe um de cada vez.
  2. Após mergulhar os pés e/ou as mãos, envolva com papel osmótico, plástico e coloque botas e/ou luvas térmicas. Dica: se você não tiver uma bota e/ou luva térmica, enrole em uma toalha umedecida com água quente.
  3. Aguarde 20 minutos, retire a bota/luva térmica ou toalha, remova o plástico ou papel filme e remova o excesso de parafina. Não é necessário enxaguar.

O procedimento pode ser realizado de uma a duas vezes ao mês, em casa ou com um especialista na área da estética.

Qualquer pessoa pode usar parafina?

A parafina, seja em creme, mousse ou cera, pode ser usada por qualquer pessoa, sendo indicada no tratamento de algumas condições de saúde como bursite, artrite, fibromialgia, eczema, psoríase e músculos cansados.

A única contraindicação é o uso por cima de feridas ou se você estiver com um quadro inflamatório.

Parafina: em creme, cera ou mousse?

A parafina fria, encontrada em creme ou mousse, possui os mesmos benefícios da parafina térmica (cera), com a vantagem de não precisar aquecer o produto. Outro diferencial é que a parafina fria pode ser usada diariamente, é só aplicar nas áreas desejadas.

A parafina térmica é indicada para tratamentos de beleza, como banho de lua, hidratação profunda, tratamento redutor de medidas e spa dos pés e das mãos. Quando for usar o produto, derreta em banho-maria até atingir 37ºC.

Parafina fria Parafina quente
Apresentação Em creme ou mousse Cera
Indicação de uso Uso diário Tratamentos estéticos
Vantagem Fácil e rápido de aplicar A absorção é mais rápida
Desvantagem O produto é mais caro Precisa ser aquecida a 37ºC antes de usar

Quanto custa a parafina?

A parafina em cera é a opção mais barata, custa menos de R$ 20. A versão em mousse custa entre R$ 18 e R$ 25. O creme é um pouco mais caro, custa entre R$ 35 e R$ 100. A parafina para bronzear custa cerca de R$ 70.

Onde comprar a parafina?

Você encontra a parafina em perfumarias, farmácias e supermercados. Se preferir, dá para comprar o produto pela internet, tanto em lojas de cosmético virtuais, tanto em grandes magazines. Nossa sugestão é a Amazon!

Critérios de Compra: Fatores para comparar as diferentes ofertas de parafina

Depois de conhecer as propriedades e aplicações da parafina, você deve concordar que vale a pena incluir o cosmético em sua rotina de beleza. Para escolher o produto ideal, analise e compare as seguintes características:

  • Apresentação
  • Indicação de uso
  • Quantidade de produto
  • Componentes extras

Vamos explicar cada um dos itens ao longo desta seção.

Apresentação

As versões em creme ou mousse, não precisam de preparação prévia.

Você encontra a parafina em três apresentações: cera (também chamada de parafina térmica), creme ou mousse.

A parafina em cera deve ser aquecida em banho-maria antes de usar, enquanto as versões em creme ou mousse podem ser aplicadas diretamente na pele, sem precisar de preparação prévia.

Indicação de uso

A parafina em cera é ideal para as seguintes situações: hidratação/nutrição profunda a cada 15 dias, preparação para banho de lua, em tratamentos redutores, spa dos pés e mãos e tratamentos faciais.

As versões frias, em creme ou mousse, são ideais para o uso diário, por isso considere essa versão como uma maneira de prolongar os benefícios trazidos pelos tratamentos mencionados.

Se você deseja a usar a parafina para intensificar o bronzeamento, procure um produto para essa finalidade. Dica: a maioria desses produtos tem cor e deixam a pele com a aparência de bronzeada instantaneamente.

Imagem de uma mulher tomando sol.

A parafina vai intensificar o seu bronzeado no verão. (Fonte: Adam Kontor
/ Pexels)

Componentes extras

A parafina é um produto cosmético, por essa razão é comum que seja enriquecida com outras substâncias com propriedades complementares. As principais estão descritas abaixo:

  • Óleo de semente de uva: Rico em vitaminas D e E, que facilitam a renovação da pele, deixando-a sedosa e macia.
  • Óleo de manga: Tem propriedades antioxidantes, que ajudam a prevenir o envelhecimento da pele.
  • Óleo de pêssego: Previne o envelhecimento causado pela ação dos radicais livres.
  • Óleo de coco: Tem propriedades nutritivas, umectantes, emolientes e antioxidantes.
  • Óleo de Urucum: Ajuda a uniformizar o tom do bronzeado.
  • Algodão: Ativo rico em ácidos graxos essenciais, como o ômega 6 que é um poderoso antioxidante.
  • Verbena: Tem ação adstringente, por isso combate a produção de oleosidade.
  • Aloe Vera: É rico em vitaminas, aminoácidos, sais minerais e enzimas que fazem bem a pele. Atua como um hidratante natural.
  • Calêndula: Ação adstringente e tonificante.
  • Melaleuca: Tem propriedades antisséptica, fungicida e bactericida.
  • Extrato de goiaba: Refresca, revitaliza, tonifica, hidrata e renova a pele.

Quantidade de produto

Você encontra a parafina em potes com diferentes quantidades de produto, desde os pequenos com 30, 90 ou 115 g, potes médios, com 180, 250 ou 260 g e potes maiores com 300 ou 350 g.

Imagem de um pote de parafina.

Avalie a quantidade de produto que vem no frasco. (Fonte: Divulgação / Amazon)

A escolha está relacionada à frequência de uso que você fará do produto. Mas saiba que a parafina é um produto oleoso e que espalha facilmente, portanto você não precisa exagerar na quantidade quando for usar.

(Fonte da imagem destacada: Zhanna Tretiakova / 123RF)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.