Imagem mostra uma parafusadeira Bosch sobre uma mesa com alguns parafusos.

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Você está pensando em adquirir uma parafusadeira Bosch, mas não sabe como escolher a ideal? Então esse é o artigo perfeito para você! Vamos tratar de todas as principais características dos modelos feitos pela empresa alemã dessa ferramenta tão procurada e tão útil no dia a dia!

Afinal, quando falamos em uma ferramenta como a parafusadeira, presente na vida de profissionais de diversas áreas e também daqueles que fazem apenas reparos domésticos, precisamos pensar em qualidade. E a Bosch nunca deixa a desejar em nada que produz! Fique atento para ter suas dúvidas respondidas e fazer a melhor compra possível!




Primeiro, o mais importante

  • A Bosch é uma gigante universal do mundo das ferramentas e produz parafusadeiras de altíssimo nível tanto para uso doméstico, como para profissionais.
  • Dentre as tecnologias mais comuns encontradas em parafusadeiras Bosch estão os controles de torque e de velocidade, as luzes de LED para serviços no escuro e a função de sentido de giro reverso.
  • A Bosch permite que você escolha entre parafusadeiras a bateria ou elétricas ao oferecer modelos de muita qualidade dos dois tipos.

Você também pode gostar:

As melhores parafusadeiras Bosch: Nossas recomendações

A Bosch tem uma grande linha de parafusadeiras. Todos os bolsos, necessidades e tipos de serviços são contemplados, mas fazer uma escolha pode ser complicado. Por isso, selecionamos os melhores modelos para te ajudar:

A parafusadeira compacta e eficiente

Se você procura por um modelo compacto e eficiente, capaz de realizar todos os serviços domésticos que necessitam de parafusos, a Bosch GO é perfeita! Ela cabe na mão e tem funcionamento simples, mas potência quatro vezes maior que qualquer outra parafusadeira do mesmo tamanho e torque máximo de 5 Nm.

A parafusadeira profissional

Profissionais como montadores de móveis, eletricistas e marceneiros precisam fazer uso constante de uma parafusadeira. Nesse caso, um modelo que aguente o tranco com resistência, durabilidade e muita potência é o recomendado. A GSR 120 funciona a bateria com autonomia de 500 parafusamentos e tem torque máximo de 30 Nm.

A melhor parafusadeira elétrica

Modelos de parafusadeira a bateria estão dominando o mercado. Mas a Bosch também investe nos elétricos, que têm suas vantagens. A GSR7-14E conta com cabo de energia de 4 metros, duas velocidades, função reversa e embreagem para melhor controle em serviços pesados. Funciona ainda como furadeira.

Guia de Compra

Chegou a hora de respondermos as dúvidas mais comuns sobre a parafusadeira Bosch. Por que escolher essa marca? Como diferenciar os modelos? O que é mais vantajoso para você no momento da aquisição?

Nas próximas linhas do artigo, você encontra tudo o que é preciso saber sobre o assunto!

Imagem mostra um homem usando uma parafusadeira Bosch em uma janela.

A parafusadeira Bosch é muito importante para serviços domésticos (Fonte: belchonock/ 123rf.com)

Por que a Bosch se destaca no mercado de ferramentas?

A Bosch foi fundada na Alemanha, em 1886. Inicialmente, produzia mecanismos para a ignição de automóveis. Esse foi o seu nicho por muitos anos, e só no pós-guerra ela passou a se dedicar também a outras áreas.

Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, a empresa se destaca no mercado de ferramentas. E ela rapidamente alcançou uma posição de liderança no nicho não só na Alemanha, como no mundo inteiro.

Robert BoschFundador da Bosch

“Eu prefiro perder dinheiro do que a confiança das pessoas”

As ferramentas da Bosch são duráveis, resistentes e empregam tecnologia de primeira linha. Quando falamos em parafusadeiras e furadeiras Bosch, por exemplo, temos a certeza de encontrar produtos que funcionarão sem problemas por muitos anos.

Com um excelente setor de marketing, respeito aos funcionários (a companhia foi pioneira a adotar a jornada de trabalho de 8 horas na Alemanha) e qualidade em seus produtos, a Bosch garantiu seu lugar entre as gigantes das ferramentas no planeta. E isso deve continuar assim por muitos anos!

foco

Você sabia que a Bosch também foi responsável por algumas invenções que hoje facilitam a vida da humanidade? A empresa detém diversas patentes, algumas delas bem famosas.

Podemos destacar o sensor de oxigênio, que mede o quanto desse gás existe em um ambiente, a luz xenon para automóveis, o sistema de controle de tração em automóveis e a injeção eletrônica, presente hoje em quase todos os veículos fabricados!

Quais os diferenciais da furadeira Bosch?

A preocupação com a qualidade de seus produtos é marca registrada da Bosch. Por isso, ela sempre coloca algo a mais nas ferramentas. Até mesmo suas parafusadeiras manuais, usadas em serviços mais leves, têm potência muito acima do esperado.

A marca possui modelos para profissionais e para amadores, para quem precisa de uso diário e uso eventual. De uma forma ou de outra, haverá pouquíssima necessidade de manutenção.

Ao comprar uma parafusadeira Bosch, você terá a certeza de que possui o que de melhor existe de tecnologia para essa ferramenta.

Existe embreagem de controle na maior parte dos modelos, bem como luzes de LED que auxiliam o serviço, velocidades variadas e giro reverso. Se algo foi inventado em tecnologia para parafusamento, a Bosch já colocou em suas ferramentas.

E tudo isso sem que o bolso sofra: Apesar de ser uma marca famosa, a Bosch coloca em seus produtos preços que estão sempre na média do mercado. Não é preciso pagar a mais pela qualidade e tradição oferecida!

Caso algum problema ocorra, o que é muito difícil, a Bosch é uma marca universal e conta com assistência técnica oficial na maior parte das cidades brasileiras!

Veja na tabela abaixo as vantagens das parafusadeiras Bosch:

Vantagens
  • Ferramentas duráveis e resistentes
  • Contam sempre com tecnologia de primeira linha
  • Há variedade para todas as necessidades e serviços
  • Marca famosa e respeitada, com assistência técnica em quase todas as cidades
Desvantagens
  • Preços estão na média do mercado e não se destacam

Quais os tipos de furadeira Bosch?

Há várias formas de categorizar parafusadeiras. Elas podem ser manuais ou de gatilho, elétricas ou a bateria, comum ou de impacto.

É claro que a Bosch produz todos esses tipos e, por isso, precisamos explicar o que cada um deles significa.

  • Parafusadeira manual: É um tipo mais simples de parafusadeira, feito para reparos domésticos e serviços leves. Tem menor potência e torque, mas dá conta do recado quando não é exigida em situações mais pesadas.
  • Parafusadeira comum: Tem potência e torque intermediárias e muitas vezes funciona também como furadeira. É ideal para a maior parte dos serviços realizados com a ferramenta e pode até mesmo ser profissional.
  • Parafusadeira de impacto: Esse é o tipo recomendado para os serviços realmente pesados. Deve ser usada em superfícies duras e que oferecem grande resistência. Seu uso é mais comum com profissionais.

Todos esses tipos de parafusadeiras podem ser elétricas ou a bateria. Ultimamente, as do segundo tipo são mais comuns.

Isso porque, ao optar por uma parafusadeira a bateria, não há dependência de eletricidade. Você pode fazer seu serviço em lugares remotos, sem precisar de tomadas por perto. E, claro, o consumo é muito menor.

As parafusadeiras elétricas são recomendadas caso você não goste de precisar carregar bateria com frequência, ou caso não se importe com o consumo elevado de energia. A Bosch produz modelos com fios que chegam a ter 4 metros de comprimento.

Na tabela a seguir, comparamos os dois tipos:

Parafusadeira Bosch a bateria Parafusadeira Bosch elétrica
Potência Medida em Volts (V) Medida em Watts (W)
Vantagens Consome menos eletricidade, não precisa de eletricidade no momento do uso Não é necessário carregar a bateria com frequência, não há risco da bateria “viciar”
Recomendação Pessoas que querem reduzir o consumo de eletricidade ou precisam usar a ferramenta em lugares sem acesso a tomadas Pessoas que não gostam de carregar baterias com frequência ou preferem ferramentas elétricas

A parafusadeira Bosch também é furadeira?

Algumas sim! Caso você prefira, pode adquirir uma parafusadeira e furadeira Bosch e ter duas das ferramentas mais úteis para a vida moderna em uma só!

Se parafusadeira e furadeira são ferramentas úteis para você, escolha um modelo híbrido.

As parafusadeiras que também são furadeiras têm um preço um pouco mais alto e podem não valer a pena se você não usa uma das funções. Mas caso ambas sejam úteis para você, é uma ótima ideia escolher um modelo já híbrido.

Apenas não vale a pena fazer essa aquisição caso você faça uso profissional das ferramentas. Os modelos híbridos não possuem a potência ideal para realizar serviços pesados dos dois tipos.

Mas, para uso doméstico, não há porque preterir a parafusadeira e furadeira Bosch se furar e parafusar são atividades exercidas com certa frequência.

Como usar uma parafusadeira Bosch?

As parafusadeiras Bosch precisam de peças chamadas bits para funcionar. Eles são as pontas que se encaixam nos parafusos e os parafusam à superfície desejada. São similares às brocas usadas em uma furadeira.

É necessário ter um conjunto de bits para fazer o uso ideal de uma parafusadeira Bosch. Alguns modelos vêm com ele, outros não. Casa tipo de parafuso exige uma peça diferente, por isso, um só não é o suficiente nem mesmo para serviço doméstico.

Os bits são presos à parafusadeira pelo mandril, que precisa ser aberto, normalmente com uma chave de mandril, para a inserção da peça correta para o parafuso em questão.

Uma vez que o bit correto está localizado, basta encaixá-lo na cabeça do parafuso, selecionar o sentido de rotação (parafusar ou desparafusar) na ferramenta e apertar o gatilho. Com a pressão ideal, logo o serviço estará feito!

Algumas parafusadeiras Bosch ainda contam com opções como controle de torque e de velocidade, que com a experiência correta no uso da ferramenta tornarão o uso mais fácil!

Quanto custa e onde comprar uma parafusadeira Bosch?

Parafusadeiras Bosch manuais são as mais baratas, sendo encontradas entre R$ 100 e R$ 150. As comuns, com ou sem furadeira, ficam entre R$ 200 e R$ 350. Os modelos de impacto são os mais caros, normalmente custando por volta de R$ 500, mas podendo ficar acima disso de acordo com os recursos extras que oferecem.

É fácil encontrar parafusadeiras Bosch em lojas de ferramentas, materiais de construção ou grandes redes como Telhanorte, C&C e Leroy Merlin. Mas melhor ainda é fazer a sua compra pela internet, com a Amazon brasileira sendo a opção mais interessante. Visite também Amazon internacional e Mercado Livre.

Critérios de compra: Como escolher a sua parafusadeira Bosch

Suas principais dúvidas sobre a parafusadeira Bosch foram respondidas? Ótimo! Mas antes que a compra seja finalizada, ainda há alguns quesitos técnicos que precisamos discutir. Selecionamos quatro.

A seguir, vamos explicar melhor qual a importância de cada um desses quesitos!

Potência

Como já citamos, a unidade de medida da potência nas parafusadeiras elétricas e a bateria é diferente. No caso das primeiras, é usado o Watt (W), e no das segundas, o Volt (V).

A potência de uma parafusadeira indica a facilidade com a qual ela realizará os trabalhos. Já há influência ao fazer um parafusamento simples, mas isso se torna ainda mais importante em superfícies duras ou difíceis de serem penetradas.

As parafusadeiras de impacto são as que possuem maior potência: No caso das ferramentas elétricas, está acima de 400 W, e nas a bateria, de 18 V. Se você precisa fazer serviços pesados com frequência, opte por um modelo com um elevado número nessa especificação!

Torque

Chamamos de torque a gradação da força que é empregada pela ferramenta no parafuso. É importante que não se use mais ou menos do que necessário: Danos às superfícies podem ser causados se o manuseio for errado nessa categoria.

Quase todas as parafusadeiras Bosch possuem controle de torque.

As parafusadeiras de impacto Bosch chegam a ter torque de até 100 Nm, enquanto as comuns possuem aproximadamente 40 Nm. O mais importante: Quase todas as ferramentas da marca alemã possuem uma alavanca que permite controlar o torque.

O controle de torque é fundamental porque caso uma medida exagerada seja aplicada em uma madeira delicada ou um móvel, por exemplo, é possível que sérios danos sejam causados. Da mesma forma, é preciso quase a capacidade máxima da parafusadeira em superfícies duras.

Escolha o torque máximo da sua parafusadeira de acordo com as superfícies nas quais serão feitos parafusamentos!

Autonomia da bateria

Nesse quesito, estamos falando especificamente das parafusadeiras Bosch a bateria. E a questão é entender quanto tempo longe da tomada a ferramenta consegue ficar.

A autonomia de bateria das parafusadeiras Bosch é medida em parafusamentos, ou seja, quantos parafusos elas conseguem prender sem que seja necessário uma pausa para recarga.

Caso você costume trabalhar bastante em locais sem acesso a energia elétrica, escolha uma parafusadeira Bosch com grande autonomia de bateria!

Imagem mostra em detalhe uma parafusadeira Bosch.

A autonomia da bateria deve ser levada em consideração nas parafusadeiras Bosch não elétricas. (Fonte: jahet / 123rf.com)

Ergonomia

Imagine trabalhar por horas empunhando uma ferramenta. Com o dedo sempre no gatilho, com o braço sempre em uma posição reta em direção a uma superfície. Pode ser algo bastante desconfortável, certo?

Robert BoschFundador da Bosch

“É um pensamento insuportável para mim que alguém possa inspecionar os meus produtos e achá-los inferiores”

Por isso, é fundamental escolher uma parafusadeira com boa ergonomia, que ofereça conforto para suas mãos e braços. É claro que a Bosch, como a marca que se importa com as pessoas que é, produz vários modelos que são muito bons nesse aspecto!

Itens extras

Ao comprar uma parafusadeira Bosch, um dinheiro considerável é usado. Logo, nós imaginamos que você gostaria de não precisar fazer compras extras e já ter junto ao produto tudo que é necessário para seu funcionamento.

Existem alguns itens que você pode conferir se vêm junto com o modelo escolhido. Listamos os principais:

  • Conjunto de bits/brocas: Os bits são fundamentais para o uso de uma parafusadeira, e é importante que o modelo escolhido já conte com um bom número. Caso se trate também de uma furadeira, o mesmo se aplica às brocas.
  • Maleta ou caixa: É claro que você não gostaria de deixar a sua ferramenta largada pela casa. Os melhores modelos contam com maletas ou caixas de qualidade para que o armazenamento e o transporte sejam facilitados.
  • Carregador de bateria: Se você escolheu por um modelo que funciona a bateria, não há como aceitar que ele não acompanhe um carregador.
  • Chave de mandril: Será necessário abrir o mandril com frequência para fazer as trocas de bits e de brocas. Isso é feito com a chave de mandril, que precisa estar incluída nos itens de fábrica.
  • Cabo USB/Extensor de fio: São mais raros, mas muito bem-vindos. O primeiro, para modelos a bateria, torna as recargas mais fáceis, o segundo, para parafusadeiras elétricas, faz com que o alcance seja bem maior.

Com alguns desses itens extras, o custo-benefício da sua parafusadeira Bosch será bem maior!

(Fonte da imagem destacada: Sergey Mironov/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Carlos Massari Jornalista
Jornalista especializado em esportes e podcaster. Apaixonado por cinema, literatura e artes em geral. Curioso nato, pesquisa e escreve sobre diversas áreas, principalmente tecnologia, ferramentas, artigos esportivos e objetos que tornam a vida e o cotidiano mais fáceis.