Imagem mostra uma pessoa usando uma parafusadeira em uma madeira.
Ultima atualização: 23 de março de 2020

Como escolhemos

7Produtos analisados

16Horas investidas

3Estudos avaliados

63Comentários coletados

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Você procura por soluções baratas e de qualidade para te auxiliar nas tarefas domésticas do cotidiano? Então com certeza vale a pena buscar uma parafusadeira Skil. As ferramentas da marca conseguem aliar tecnologia e durabilidade a um incrível custo-benefício.

A Skil é a responsável pelas ferramentas “de entrada” da Bosch, marca alemã líder do mercado. Isso é o que faz dela tão respeitada e sempre uma ótima opção. Mas como escolher a melhor parafusadeira para a sua casa? Fique conosco nas próximas linhas desse artigo e saiba como fazer a aquisição ideal!




Primeiro, o mais importante

  • As parafusadeiras da Skil têm o melhor custo-benefício do mercado: Elas são excelentes para quem deseja ferramentas domésticas de qualidade.
  • Mesmo não sendo ferramentas profissionais, parafusadeiras Skil contam com recursos que ajudam muito na execução dos serviços. Um exemplo é a luz de LED para guiar o parafusamento.
  • Há parafusadeiras Skil a bateria ou elétricas, simples ou de impacto e também modelos que funcionam mistos com furadeiras.

Você também pode gostar:

As melhores parafusadeiras Skil: Nossa opinião

A Skil fabrica tanto parafusadeiras simples, como modelos de impacto ou mistos com furadeiras. Após vários testes, selecionamos alguns dos mais interessantes para te apresentar:

Uma parafusadeira Skil simples e eficiente

Para quem busca uma parafusadeira para ajudar em eventuais serviços domésticos, a Skil 2000 é uma excelente opção. Ela tem duas posições de trabalho, luz de LED para auxilar a mira e punho emborrachado que facilita o manuseio. A potência é de 3,6 V e o custo-benefício pode ser considerado imbatível.

Para serviços mais complexos

A Skil oferece também ferramentas mais completas e potentes. É o caso da 2212, que oferece 9,6 V de potência e 25 Nm de torque. Ela tem velocidade variável e giro reversível, 19 posições de torque e escovas de carvão que garantem uma maior vida útil. É recomendada principalmente para uso em madeira.

A parafusadeira Skil mais completa

A parafusadeira e furadeira 2144 da Skil é completíssima e já se aproxima de modelos profissionais de marcas concorrentes. Funciona por impacto, contando com um martelete, podendo ser usada até mesmo em concreto. A potência de 14,4 V é excepcional e há recursos extras como LED que indica o nível da bateria.

Guia de compra

O guia de compra é o setor do artigo no qual te apresentamos informações valiosas sobre as parafusadeiras Skil.

Quer entender as vantagens da marca, saber como diferenciar modelos e descobrir quais recursos existem nas parafusadeiras Skil? Então essa é a hora!

Imagem mostra um homem usando uma parafusadeira em um ar condicionado.

Parafusadeiras Skil são bastante eficientes e ergonômicas. (Fonte: Olena Kachmar/ 123rf.com)

O que diferencia as parafusadeiras Skil das demais marcas?

Por ser uma sub-divisão da Bosch, a Skil já garante imediatamente um selo de qualidade mesmo que faça apenas ferramentas mais simples. Para o nicho de mercado de parafusadeiras domésticas, ela apresenta características muito atraentes.

Além da tecnologia ser bastante elevada para ferramentas mais simples, a Skil ainda oferece toda a estrutura da Bosch para assistência técnica e relacionamento com o cliente. As parafusadeiras da marca sempre terão peças fáceis de serem encontradas e consertos em tempo aceitável.

O grande diferencial da Skil é tudo o que as parafusadeiras da marca conseguem oferecer em relação ao baixo preço que custam. No mercado brasileiro, é quase impossível encontrar ferramentas com tantos recursos e tanta ergonomia sem que o valor seja muito mais elevado.

foco

Você sabia que a Skil é uma empresa que chegou ao Brasil apenas através da Bosch? Apesar de ser super antiga, fundada em 1924, ela já tinha um grande renome no mercado de ferramentas, mas expandiu seus horizontes pelo mundo apenas ao se fundir com a marca alemã, em 1996.

Quais as vantagens das parafusadeiras Skil?

A principal vantagem das parafusadeiras Skil é o custo-benefício. A qualidade das ferramentas, mesmo sendo “de entrada”, é muito alta para a faixa de preço na qual elas podem ser encontradas.

As parafusadeiras Skil não são feitas para uso profissional constante.

É claro que você não irá comprar uma parafusadeira Skil para uso profissional constante: Ela não tem a potência, nem a robustez para isso. Essa é uma de suas grandes desvantagens, mas já anunciada inicialmente.

São ótimos os recursos apresentados pelas parafusadeiras Skil, como a luz de LED para mira ou indicação de nível de bateria, a troca de posição, o controle de velocidade e o freio. Alguns exemplares avançados de outras marcas não oferecem tantas boas soluções.

As parafusadeiras Skil são bastante duráveis e ergonômicas. Elas são o exemplo perfeito do que se deve esperar de uma ferramenta doméstica, desenvolvida para usos simples, mas que não deixa a desejar no que oferece ao usuário.

Confira na tabela abaixo vantagens e desvantagens das parafusadeiras Skil:

Vantagens
  • Carregam o selo de qualidade Bosch
  • Possuem uma enorme quantidade de recursos para a faixa de preço
  • Duráveis e ergonômicas
  • Custo-benefício imbatível
Desvantagens
  • Potência e robustez não indicadas para uso profissional

Quais os tipos de parafusadeiras Skil?

A Skil produz vários tipos de parafusadeiras. Há tanto modelos elétricos, como a bateria (apesar do segundo grupo ser maioria), há ferramentas que servem apenas para apertar e desapertar parafusos, há os mistos com parafusadeiras.

Outra diferença é entre modelos simples, que funcionam apenas para trabalho em superfícies simples como madeira, ou de impacto, já indicados para concreto e alguns tipos de metais.

Para fazer uma comparação mais detalhada, separamos três tipos de parafusadeiras bastante fabricadas pela Skil: Simples, de impacto e misto com furadeira. Preparamos uma tabela que apresenta as principais características de cada uma delas:

Parafusadeira simples Parafusadeira de impacto Parafusadeira e furadeira
Potência Entre 3 e 5 V A partir de 14 V Entre 9 e 18 V
Vantagens Barata e eficiente, ideal para parafusamentos simples Tem a capacidade de trabalhar em superfícies mais duras Já traz duas ferramentas em apenas uma
Desvantagens Não tem a potência para trabalhos em superfícies mais duras Preço bastante elevado, pode não valer a pena para uso doméstico Não é perfeita em nenhuma das duas funções

Quais os recursos oferecidos pelas parafusadeiras Skil?

Já mencionamos que as parafusadeiras Skil oferecem uma ótima quantidade de recursos para a faixa de preço na qual estão. Mas, afinal, quais são esses recursos? Vamos falar mais sobre eles abaixo!

  • Luzes de LED: Muitas parafusadeiras Skil têm luzes de LED que servem para iluminar o caminho e ajudar a encontrar o parafuso. Esse recurso é muito bom para lugares escuros e pode também trazer informações como a porcentagem de carga da bateria.
  • Controle de velocidade e freio: Esses recursos são importantes para que o trabalho de parafusamento seja perfeito. Muitas vezes, fazer tudo em apenas uma velocidade pode não ser recomendado. O controle ajuda a adaptar o serviço à superfície e ao parafuso.
  • Soft grip: A ergonomia é sempre uma das principais preocupações da Skil. O soft grip torna o manuseio da parafusadeira muito mais fácil e confortável. Mesmo que o trabalho seja longo, não haverá incômodos para as mãos.

As parafusadeiras Skil também oferecem outras funções importantes como giro reversível, controle de vibração e sensor de temperatura da bateria. Com elas, é possível fazer um excelente trabalho usando a ferramenta!

Quanto custa e onde comprar uma parafusadeira Skil?

Os preços das parafusadeiras Skil variam principalmente de acordo com a potência e o tipo de ferramenta. Os modelos mais baratos podem ser encontrados por volta de R$ 100, enquanto os mais caros chegam perto de R$ 600.

Lojas especializadas em ferramentas ou materiais de construção são os melhores lugares para encontrar parafusadeiras Skil. Você também pode fazer a sua compra pela internet: A Amazon brasileira é uma ótima opção. Confira ainda Amazon internacional e Mercado Livre.

Critérios de compra: Fatores para a escolha de uma parafusadeira Skil

Se você já acha que a Skil é a marca ideal para a sua parafusadeira, falta apenas uma etapa no processo de escolha da ferramenta: Decidir o modelo! Selecionamos quatro critérios técnicos para te ajudar nessa missão:

Nas linhas abaixo, falamos com mais detalhes sobre cada um deles!

Potência

A potência das parafusadeiras é medida em volts (V) nos modelos a bateria e em watts (W) nos elétricos. Quanto mais altos os números, mais indicada para trabalhos pesados ou em grande escala a ferramenta é.

A Skil é uma marca que fabrica principalmente modelos de entrada e, por isso, suas parafusadeiras não costumam ter potência muito elevada. Como já mencionamos, elas são recomendadas principalmente para reparos domésticos e para uso no dia a dia.

Caso você queira apenas realizar tais reparos, até mesmo os modelos mais simples, com potência bastante baixa, já podem te ajudar. Para lidar com materiais mais difíceis, talvez precise de uma parafusadeira mais potente.

Imagem mostra uma parafusadeira sobre uma mesa junto a alguns parafusos.

Parafusadeiras Skil são ótimas para serviços domésticos. (Fonte: Sergey Mironov/ 123rf.com)

Torque

Uma boa vantagem de parafusadeiras Skil é o controle de torque. Ou seja, da força que é aplicada pela ferramenta no parafuso e na superfície.

Usar sempre o torque máximo pode levar a resultados indesejados.

Existem parafusadeiras Skil que são capazes de alcançar um número de torque bastante satisfatório, porém, não é recomendado usar sempre o máximo. Isso pode danificar o parafuso, fazer com que ele vare a superfície ou, pior, gerar rombos difíceis de serem arrumados.

É ótimo ter uma ferramenta com controle de torque e, melhor ainda, aprender a usar tal função. Se isso acontecer, você terá sempre pleno domínio dos parafusamentos que efetua!

Armazenamento e transporte

Nunca é uma boa ideia deixar as suas ferramentas jogadas pelos cantos, nem transportá-las de qualquer jeito. Ao comprar a sua parafusadeira Skil, preste atenção se ela oferece algo como um estojo ou maleta para ajudar nessas questões.

Se existir um estojo ou maleta, a ferramenta ganhará em durabilidade: Estará sempre protegida de ações indesejadas, como contato com elementos da natureza ou quedas e pancadas, e terá uma superfície bem protegida para ficar quando não estiver em uso.

Itens extras

Parafusadeiras não funcionam sozinhas: Elas precisam de pequenos acessórios chamados de bits, que se encaixam na cabeça do parafuso e efetuam a rosca. São similares às brocas, usadas em furadeiras.

Para não ter dor de cabeça após a compra, confira se a sua parafusadeira Skil conta com um bom número de bits (e brocas, caso também seja furadeira). Outros itens importantes são carregadores de bateria, chaves de mandril e adaptadores magnéticos.

(Fonte da imagem destacada: Volodymyr Plysiuk/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em nós?

César Ferreira Formado em Engenharia Industrial
César é apaixonado por carros. Talvez tenha sido essa paixão que o levou a, desde pequeno, querer entender como as coisas funcionam. Essa curiosidade, por sua vez, lhe fez cursar Engenharia Industrial. Hoje, ele presta consultoria para pequenas e médias empresas e, nas horas vagas, deixa seu carro - e o de seus amigos - cada vez mais tecnológicos e especiais.
Carlos Massari Jornalista
Jornalista especializado em esportes e podcaster. Apaixonado por cinema, literatura e artes em geral. Curioso nato, pesquisa e escreve sobre diversas áreas, principalmente tecnologia, ferramentas, artigos esportivos e objetos que tornam a vida e o cotidiano mais fáceis.