mulher passando roupa no quarto
Ultima atualização: 24 de abril de 2020

Como escolhemos

15Produtos analisados

18Horas investidas

3Estudos avaliados

55Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar sobre passadeiras, um item fundamental para quem deseja ter praticidade no dia-a-dia, já que elas podem desamassar a sua roupa em questão de minutos e sem que você tenha que tirá-la do cabide.

Além disso, elas são uma ótima opção para quem deseja tirar maus odores da roupa, como cheiro de cigarro e suor, por exemplo, além de muitas delas removerem também fiapos e bolinhas com facilidade.

Neste artigo vamos falar sobre as passadeiras, e dar todas as dicas para que você possa escolher com precisão o equipamento que deseja adquirir.




Primeiro, o mais importante

  • As passadeiras são excelentes para eliminar maus odores dos tecidos, além de possibilitarem que as roupas sejam passadas diretamente no cabide.
  • É sempre importante buscar por uma passadeira que tenha um sistema de segurança eficiente, que evite o superaquecimento e que tenha desligamento automático.
  • A capacidade do reservatório de uma passadeira irá determinar sua autonomia, já que toda vez que você estiver passando roupa e ele esvaziar, você terá que enchê-lo de novo e reiniciar todo o processo.

Melhores passadeiras: Nossas favoritas

As passadeiras são equipamentos essenciais para quem precisa estar sempre impecável para trabalhar e em eventos sociais, e não quer perder tempo passando roupa.

Por isso elaboramos a lista a seguir com as melhores passadeiras disponíveis no mercado atualmente, para que você consiga escolher o equipamento certo de acordo com o seu objetivo.

Passadeira a Vapor Cadence Lisser Pro

Essa passadeira a vapor é capaz de eliminar odores desagradáveis e passa roupas, cobertores e cortinas com facilidade. Ela também elimina germes e bactérias somente com o poder do vapor, sem que haja a necessidade de utilizar produtos químicos.

Sua capacidade de acabar até com os amassados mais difíceis é uma das características que mais agradam aos consumidores, além do fato de ser portátil e muito versátil.

Vaporizador Portátil de Roupas Black+Decker

Essa passadeira é leve, prático e versátil, e é ideal para ser utilizado em roupas delicadas, além de ser útil para higienizar estofados, almofadas e cortinas. Outro fator que agrada aos consumidores em relação a esse equipamento é que ele pode ser utilizado tanto na vertical, quanto na horizontal sem que vaze água.

O reservatório dele possui 260 ml, e um fechamento seguro, para que não ocorram vazamentos, e, além disso, ele possui um gatilho para que você controle exatamente a quantidade de vapor que deseja.

Vaporizador de Roupas Steam Premium Mondial

Esse vaporizador possui um ótimo custo benefício, e desamassa suas roupas de forma fácil, prática e rápida, sem o risco de danificar suas peças e sem que você tenha que tirá-las do cabide.

O seu bico de saída do vapor permite que ele penetre no tecido de forma mais eficiente, eliminando assim qualquer tipo de vinco e amassado que ele possa ter. Seu reservatório de 250 ml permite que ele possua uma excelente autonomia.

Guia de Compra

Se o que você deseja é estar sempre impecável para o trabalho e para participar de eventos, é importante que tenha uma passadeira em casa, pois com ela você pode ter suas roupas sem qualquer amassado em questão de minutos, e sem precisar nem tirar a peça do cabide.

No entanto, comprar um equipamento como este pode ser mais complicado do que parece, mas o guia de compra abaixo vai te ajudar a saber qual passadeira é a certa para você.

mulher passando roupa com passadeira

Quer aprender a escolher uma passadeira? Vamos lá! (Fonte: Anton Estrada/ 123RF)

O que são as passadeiras?

Passadeiras são equipamentos que oferecem a facilidade de que você possa passar as suas roupas enquanto elas estão penduradas no cabide, além de permitir também que outras coisas sejam vaporizadas, como estofados, cortinas, etc.

Elas foram criadas para pessoas que não tem tempo de passar a roupa a ferro, já que, quando feita com esse equipamento, essa tarefa é realizada de forma muito mais rápida.

Somente é preciso lembrar que, para desamassar alguns tipos de tecidos, como os mais grossos, as passadeiras não funcionam, e pode ser necessário utilizar um ferro de passar comum nestes casos.

Quais são as vantagens de ter uma passadeira?

Caso você ainda esteja em dúvida se deve ou não ter uma passadeira na sua casa, vamos esclarecer melhor as vantagens e desvantagens delas abaixo.

Vantagens

O benefício principal de uma passadeira é o fato de que com ela você pode passar suas roupas rapidamente, já que basta ligar o vapor e deslizar o equipamento sobre as peças que estão penduradas no cabide.

As passadeiras também são uma ótima maneira de eliminar odores desagradáveis da roupa, como cheiro de cigarro e de suor.

Elas também são perfeitas para tecidos delicados, já que com o ferro de passar você pode se arriscar a estragar uma roupa como essa, e o vapor, por sua vez, atua muito bem em tecidos finos.

Desvantagens

Com relação aos tecidos mais grossos, a passadeira não é tão eficiente, e, nesses casos, muitas vezes ainda é preciso utilizar um ferro de passar caso você deseje tirar todos os amassados.

Além disso, algumas áreas das roupas podem ser difíceis de acessar com uma passadeira, como as laterais e o colarinho, por exemplo, e o resultado pode não ser tão eficiente como o de um ferro de passar.

É muito importante também que a sua passadeira tenha uma vedação muito eficiente no reservatório, para que não vaze água quente dela e você acabe se ferindo.

Confira abaixo uma tabela em que listamos as vantagens e desvantagens das passadeiras:

Vantagens
  • Passar roupas rapidamente
  • Eliminar odores desagradáveis como cigarro e suor
  • São ótimas para tecidos delicados
Desvantagens
  • Não são tão eficientes em tecidos mais grossos
  • Laterais e colarinho podem ser difíceis de passar
  • É preciso tomar cuidado com vazamentos de água

Passadeira comum ou portátil?

Quando você começar a buscar por passadeiras, vai perceber que existem diversos modelos para venda no mercado, tanto portáteis quanto profissionais e mais potentes, e isso gera muitas dúvidas nos consumidores sobre qual escolher.

Os modelos portáteis, obviamente, são muito fáceis de levar para qualquer lugar, seja em viagens ou mesmo para carregar pela sua casa. Já os outros modelos são mais recomendados para quem deseja deixar o equipamento sempre no mesmo lugar, no máximo movê-lo pela casa.

O preço também costuma ser um diferencial, pois normalmente as passadeiras não portáteis são mais caras, já que elas normalmente são mais profissionais e tem um vapor mais potente.

Por fim, o reservatório de água costuma ser menor nas passadeiras portáteis, já que os usuários precisam segurar o equipamento nas mãos para passar as roupas, e com um local muito grande para armazenar o líquido isso causaria muito desconforto.

Abaixo fizemos uma tabela com as principais diferenças entre passadeiras portáteis e não portáteis:

Portátil Não portátil
Portabilidade Podem ser levados para qualquer lugar São mais adequados para pessoas que pretendem deixá-los sempre no mesmo lugar
Preço São mais baratas Normalmente são mais profissionais e, por isso, mais caras
Reservatório de água Pequeno Grande

Quanto custa uma passadeira?

Uma passadeira poderá custar entre R$ 60 e R$ 2.000, sendo que as primeiras normalmente são portáteis e são mais recomendadas para uso em residências, e as segundas indicadas para uso profissional.

É preciso também que você leve em conta a quantidade de energia que esses equipamentos gastam antes de adquiri-los, pois modelos mais potentes podem significar um custo maior na sua conta no final do mês.

Onde comprar uma passadeira?

Na Internet você poderá encontrar passadeiras para vender em sites como Amazon, Submarino, Americanas, Shoptime, sendo esse uma ótima maneira de encontrar produtos por um melhor preço.

Já em lojas físicas como Ponto Frio e Casas Bahia também é possível encontrar equipamentos como esses, e a vantagem é que poderá testar o produto antes da sua compra.

Critérios de compra: Principais fatores para avaliar uma passadeira

As passadeiras são equipamentos que foram fabricados para serem aliados das pessoas que não tem tempo a perder. Confira abaixo as características que devem ser observadas nelas:

A seguir vamos detalhar esas características para que você consiga escolher o equipamento mais adequado para você.

Capacidade

Uma das características que você sempre deve prestar atenção antes de comprar uma passadeira é no tamanho do reservatório de água que ela possui, pois isso vai determinar a autonomia do seu equipamento.

Assim, se ele for grande, você não precisará ficar enchendo o tempo inteiro enquanto estiver passando suas roupas, o que vai ajudar a dar mais agilidade ao processo.

Para se ter uma ideia, a maioria das passadeiras proporcionam, pelo menos, 10 minutos de autonomia para que você consiga passar suas roupas sem ter que encher o reservatório, mas algumas mais caras podem chegar a oferecer até 25 minutos.

Agilidade

Uma boa passadeira deve permitir que a água seja aquecida rapidamente, para que assim você não precise perder tempo nos momentos em que mais precisa dela, como, por exemplo, de manhã, quando você está saindo para o trabalho.

Você deve sempre lembrar que, caso o reservatório seja pequeno, você precisará aquecer a água novamente toda vez que enchê-lo, o que vai tornar o processo ainda mais demorado.

Os modelos mais caros podem aquecer a água em questão de segundos, enquanto outros podem demorar até 2 minutos, então analise isso antes da sua compra.

Desligamento automático

Esse recurso é muito útil durante os momentos em que você esquece que o reservatório de água está baixo, pois, alguns equipamentos desligam automaticamente neste momento, para que assim eles não corram o risco de estragar.

Além disso, esse sistema de segurança também protege você de queimaduras, já que o equipamento pode ter superaquecimento quando a água acaba.

Comprimento do cabo

É muito importante que você saiba qual é o comprimento do cabo antes de comprar a sua passadeira, principalmente se a sua casa não tem muitas tomadas e você também deseja utilizar o equipamento em sofás e colchas.
Além disso, existem locais que são ainda mais difíceis de acessar, como cortinas, então se você deseja utilizar a sua passadeira para isso, é necessário que ela seja longa o suficiente para alcançá-las.

(Fonte da imagem destacada: serezniy/ 123RF)

Por que você pode confiar em mim?

Vanessa Santos Engenheira Mecânica
Engana-se quem pensa que Vanessa não é uma mulher vaidosa. Ela gosta tanto de estar bem arrumada que, quando quer comprar um secador ou um babyliss, usa seus conhecimentos em engenharia para escolher o melhor modelo. Faz a mesma coisa com os eletros em casa, e por isso decidiu compartilhar o que sabe com o público online, por acreditar que muitas pessoas compram produtos sem saber, de fato, o que estão levando para casa.