Já pensou em como melhorar sua performance na academia? Hoje, no ReviewBox Brasil, vamos fazer uma análise completa da pasta de amendoim, como encontrar o melhor produto e entender mais sobre seus benefícios.

Muito popular nos Estados Unidos, a pasta de amendoim está começando a se popularizar no Brasil, principalmente pelos frequentadores de academia que procuram por opções de alimentação saudável.

Rica em gorduras saudáveis, a pasta de amendoim também é muito saborosa e pode ser misturada com outros ingredientes para agradar a todo tipo de paladar. Para saber mais sobre ela, confira nosso artigo.

Primeiro, o mais importante

  • Algumas pessoas têm intolerância ou alergia ao amendoim. Caso você ingira o produto e perceba sintomas atípicos, procure um médico.
  • Apesar de muito saborosa, a pasta de amendoim é bastante calórica, então consuma com moderação.
  • Por ser uma ótima fonte de energia, ela é muito utilizada por atletas e pessoas em busca de melhores resultados na academia.

Você também pode gostar de:

Ranking: As 4 melhores pastas de amendoim do mercado

Cada vez mais popular no Brasil, hoje já é possível encontrar uma grande variedade de marcas e receitas únicas. E claro, isso é excelente, mas também torna a escolha um pouco mais difícil. Por isso, preparamos esse Ranking com algumas das melhores pastas de amendoim do mercado.

1º – Pasta de Amendoim Crocante 180g – Power1One

Produzido com amendoim torrado e moído da melhor qualidade, a Power1One oferece muito mais crocância, além de ser zero açúcar, 100% natural e integral, ideal para dietas restritivas ou quem busca mais sabor em seu café da manhã.

Ela ainda conta com baixo teor de carboidratos enquanto oferece as vantagens do Ômega 6, Ômega 3, Selênio e Vitamina E. Além disso, ele não possui gorduras trans, sódio, lactose e glúten. Perfeito para uma alimentação balanceada.

2º – Pasta de Amendoim com Batata Doce 500g – Force Up

Se você adora um doce, mas não deixa de cuidar de sua saúde, a pasta de amendoim com batata doce da Force Up é a escolha ideal, e o melhor, sem que você precise abrir mão de um ótimo sabor.

Produzido com ingredientes selecionados da mais alta qualidade, ele não contém glúten ou gorduras trans e é 100% natural. E, combinado com a batata doce, ele oferece uma ótima fonte de Vitamina E, Vitamina C, Vitamina A e vitaminas do complexo B, essenciais para formação de colágeno.

3º – Pasta de Amendoim Integral Mel Protein – VitaPower

Perfeito para esportistas amadores ou profissionais, a pasta de amendoim integral Mel Protein da VitaPower é uma ótima fonte de energia para que você melhore seu desempenho atlético sem abrir mãos de um sabor delicioso.

Cada vez mais em alta nas dietas de quem procura uma melhor performance, ele é rico em gorduras saudáveis, proteínas e antioxidantes, tudo isso com um baixo carboidrato. Ele ainda é livre de sódio e gordura trans e produzido com ingredientes 100% naturais.

4º – Pasta de Amendoim e Chocolate Branco com Whey 500g – Dr. Peanut

Saborosa e nutritiva, a receita da Dr. Peanut combina todas as qualidades do amendoim com o sabor do chocolate branco e os benefícios do Whey Protein, perfeito para esportistas que estão em busca de melhorar seu desempenho.

Além de ser 100% natural e contar com todas as vitaminas, fibras e proteínas naturais das pastas de amendoim tradicionais, seu diferencial está na textura agradável, no sabor diferenciado e na consistência que vão elevar suas refeições para um outro nível.

Guia de Compra

Apenas há alguns anos era difícil encontrar as pastas de amendoim no mercado nacional e era preciso apelar para marcas importadas que custavam caro. Hoje, no entanto, existem muitos fabricantes e a variedade de marcas e sabores não para de crescer.

E, no Brasil, a moda pegou mesmo, pois a pasta oferece muitos benefícios para quem pratica exercícios. Para entender mais, não perca nosso Guia de Compra com informações mais detalhadas sobre o produto e porque ele tem virado uma febre.

Mulher sentada tomando café da manhã, ela está passando pasta de amendoim no pão.

É possível incorporar a pasta de amendoim em sua dieta para obter refeições mais saudáveis. (Fonte: Dean Drobot / 123rf)

O que é a pasta de amendoim?

A pasta, também muito conhecida como manteiga de amendoim, nada mais é do que um tipo de creme feito a partir dos grãos moídos e processados para ganhar uma textura agradável, permitindo que possamos passá-la no pão, em torradas ou incorporá-la em outras receitas.

Se você está acostumado a ver filmes e séries, já deve ter notado como os americanos são apaixonados pela pasta de amendoim, e não é à toa que eles são o maior exportador do produto.

Famosa por ser um alimento extremamente saudável, a pasta de amendoim começou a cair no gosto dos brasileiros, especialmente porque ela pode ser misturada a uma infinidade de outros produtos para que se possa obter uma melhor textura e sabores diferenciados para agradar mesmo os paladares mais exigentes.

Imagem de pote de pasta de amendoim aberta com pote de geleia e pão ao fundo.

É difícil encontrar alguém que nunca viu o famoso sanduíche de pasta de amendoim com geleia. (Fonte: stevepb / Pixabay)

Quais as vantagens e desvantagens da pasta de amendoim?

A pasta de amendoim oferece vários benefícios a nossa saúde, já que ela é uma ótima fonte de vitaminas e nutrientes. Para quem gosta de se exercitar, ela ajuda no desenvolvimento da musculatura e é ótima para quem está de dieta, já que aumenta a sensação de saciedade mesmo em pequenas porções.

No entanto, é preciso tomar alguns cuidados. A pasta de amendoim é um alimento bastante calórico, o que que exige moderação. O sabor pode se tornar enjoativo com o tempo e, comparado a outros cremes, patês e geleias disponíveis no mercado, ele custa um pouco mais caro.

Vantagens
  • Ela é uma ótima fonte de vitaminas e nutrientes
  • Ajuda no desenvolvimento da musculatura
  • Aumenta a sensação de saciedade, perfeita para dietas
Desvantagens
  • É um alimento bastante calórico, o que exige moderação
  • O sabor pode se tornar enjoativo com o tempo
  • Comparado a outros cremes, patês e geleias, ele custa mais caro

Como a pasta de amendoim ajuda a melhorar a performance em exercícios físicos?

Além de ser muito saborosa, a pasta de amendoim também é excelente para os esportistas de plantão. Isso porque ela é extremamente rica em nutrientes, vitaminas e fibras que ajudam a repor as energias e no desenvolvimento da musculatura.

Mesmo em pequenas porções, ela possui um alto nível de calorias, carboidratos e gorduras saudáveis.

Ela também é uma ótima fonte de potássio, um dos minerais mais importantes para o nosso organismo, principalmente em quem pratica atividades físicas, já que ele atua nos processos de relaxamento e contração dos músculos, ajudando a evitar a fadiga, câimbras e dores resultantes dos treinos.

Com apenas duas colheres de sopa de amendoim, é possível obter até 252 miligramas de potássio, o que equivale a 15% de sua necessidade diária.

Suas fibras e proteínas também atuam no desenvolvimento da musculatura, e não podemos esquecer todos os benefícios do Ômega 6, que estimula a produção de colágeno, tão importante para nossa pele.

Considerando tudo isso, com uma dieta saudável e o uso da pasta de amendoim em conjunto com sua rotina de exercícios, além de garantir uma vida muito mais saudável, também é possível melhorar muito sua performance para conseguir resultados cada vez melhores.

Imagem de vitamina, amêndoas, pasta de amendoim, aveia e banana.

A pasta de amendoim é tão versátil que pode ser usada até mesmo no preparo de vitaminas. (Fonte: Ska-te / Pixabay)

Quais são as diferentes formas de consumir a pasta de amendoim?

Versátil, mesmo a pasta de amendoim tem suas variações. Em sua forma mais tradicional, ela é excelente para aperitivos e lanches frios. É uma ótima fonte de vitaminas e nutrientes e está em uma faixa de preço intermediário.

Já a manteiga de amendoim possui textura mais leve, o que a torna perfeita para lanches quentes ou para ser utilizada em outras receitas. E a maior vantagem é que elas costumam custar mais barato.

E, se você está de dieta ou pratica exercícios, as barras energéticas de pasta de amendoim podem ser consumidas mais facilmente em pequenos intervalos e são muito mais crocantes. A desvantagem é que elas costumam custar mais caro.

Pasta de amendoim Manteiga de amendoim Barras energéticas
Indicação de uso Para lanches frios Perfeita para lanches quentes Ótimo para dietas ou quem pratica exercícios
Benefícios Uma ótima fonte de vitaminas e nutrientes Pode ser utilizada em outras receitas Pode ser consumida mais facilmente
Preço Está em uma faixa de preço intermediário São os mais baratos do mercado As barras costumam custar mais caro

Quanto custa?

Se antes elas eram difíceis de encontrar e custavam caro por ser um produto importado, hoje é muito fácil encontrar produtos nacionais de ótima qualidade e que custam um preço muito mais acessível.

O preço também pode variar muito de uma marca para outra, da receita e da quantidade, mas a pasta de amendoim pode ser encontrada em uma faixa de preço que varia de R$ 5 a R$ 50. Considerando todos os benefícios, é um investimento que vale a pena para sua saúde.

foco

Você sabia que os primeiros registros que nós temos sobre o uso do amendoim pertence aos Incas e Astecas?

Onde comprar?

Atualmente já é possível encontrar a pasta de amendoim disponível na maioria das grandes redes de supermercados.

Também é possível encontrá-los em lojas especializadas na venda de produtos naturais e até mesmo em comércios que lidam especificamente com alimentos voltados para a melhoria do condicionamento físico.

Mas, se a pasta de amendoim ainda não chegou até sua cidade, não se preocupe. Também é muito fácil obtê-las através da internet, seja em lojas virtuais ou em grandes distribuidores como o Mercado Livre e a Amazon, que entregam o produto com toda a rapidez e praticidade que você merece, e o melhor, sem que você precise sair de casa.

Imagem de amendoins e pasta de amendoim sobre pão de amendoim.

Nos últimos anos a pasta de amendoim se popularizou no Brasil e é cada vez mais fácil encontrá-la nos mercados. (Fonte: cgdsro / Pixabay)

Critérios de compra: O que considerar antes de comprar a pasta de amendoim

A pasta de amendoim vem ganhando cada vez mais espaço nas prateleiras dos supermercados, seja porque ela tem um sabor único ou pelos amplos benefícios que ela oferece para nossa saúde.

Seja para melhorar sua performance, ganhar massa ou apenas saborear um delicioso café da manhã diferenciado, é fácil entender por que ela vai acabar se tornando um item indispensável em nosso dia a dia. Mas, com tantas opções, também é preciso ter um pouco de critério antes de realizar a compra.

  • Ingredientes
  • Informações nutricionais
  • Sabores
  • Peso líquido

Leia com atenção os tópicos abaixo para entender um pouco mais sobre a pasta de amendoim e como diferenciar uma marca da outra para escolher a opção ideal para deixar sua vida muito mais saudável.

Ingredientes

É claro que você deve estar pensando: “A pasta de amendoim é feita de amendoim!”. E você está correto, mas além do ingrediente base, muitas marcas passaram a incorporar diferentes ingredientes para tornar seu produto ainda mais saboroso e nutritivo.

Logo, não é incomum encontrar pastas de amendoim com sabores de chocolate ou que incorporam cacau em sua composição para atrair o público mais apaixonado por doces.

Muito utilizada para os praticantes de exercícios físicos, também é possível encontrar pastas de amendoim que incorporam batata doce e até mesmo Whey em sua composição para melhorar a performance.

Imagem de vários produtos feitos à base de amendoim.

Versátil e ótima fonte de energia, o amendoim é utilizado em uma grande variedade de produtos. (Fonte: skeeze / Pixabay)

Informações nutricionais

E, falando em expectativas nutricionais, esse é um fator ao qual você deve estar atento. Apesar de ser uma excelente fonte de nutrientes, a pasta de amendoim é bastante calórica.

Os valores nutricionais podem variar muito de um produto para o outro, então é importante verificar o rótulo e estar atento a qual receita é a mais indicada para o seu consumo.

Felizmente, a maioria das marcas já oferece pastas de amendoim sem glúten, lactose, gorduras trans e açúcar.

Também é muito comum encontrar receitas sem conservantes e produzidas com ingredientes 100% naturais. Ainda assim, é importante estar de olho e encontrar qual produto é melhor para suas necessidades.

Sabores

Além dos ingredientes que são incorporados para aumentar o valor nutricional, também é possível encontrar várias receitas diferentes de pasta de amendoim que incorporam sabores mais reconhecíveis, como o chocolate ou avelã.

A pasta de amendoim é uma ótima base, extremamente nutritiva e que pode incorporar uma grande variedade de sabores e ingredientes, então escolha com cuidado ou aproveite para provar diferentes receitas e qual se enquadra melhor em seu perfil de sabor ou para atender suas expectativas nutricionais.

Imagem de pasta de amendoim com sabor de chocolate sobre pão cortado.

Hoje é possível encontrar várias receitas diferentes de pasta de amendoim no mercado. (Fonte: rrrenata / Pixabay)

Peso líquido

Pode parecer bobagem, mas esse é um dos fatores que tem grande influência sobre o preço. Fazendo um cálculo simples, é fácil de notar que muitas vezes sai mais barato comprar embalagens maiores.

Isso pode não fazer muita diferença para quem está apenas em busca de uma pasta saborosa para acompanhar o pão no café da manhã, mas para quem está pretendendo entrar em uma dieta ou praticar exercícios regularmente e pretende consumir a pasta de amendoim com frequência, vale a pena considerar comprar embalagens maiores. No fim das contas, elas podem custar mais barato que as embalagens menores.

(Fonte da imagem destacada: stevepb / Pixabay)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
41 Voto(s), Média: 4,50 de 5
Loading...