Imagem mostra uma mão de uma pessoa ajustando um patins no seu pé, apoiado verticalmente sobre suas quatro rodas em linha, com o outro pé do patins deitado ao seu lado
Ultima atualização: 28 de dezembro de 2019

Como escolhemos

8Produtos analisados

20Horas investidas

6Estudos avaliados

68Comentários coletados

Seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil! O artigo de hoje vai falar tudo sobre os patins Fila, um equipamento de qualidade para suas manobras e para o seu passeio, ideal, portanto, para todos os patinadores, dos técnicos aos velozes.

Neste Guia, vamos mostrar as melhores linhas e seus respectivos modelos, seus usos mais adequados, além de dicas para a hora da compra, tudo para ajudar você na compra do seu patins Fila.




Primeiro, o mais importante

  • São três as principais linhas dos patins Fila, a Freestyle, a Fitness e a Quad.
  • A Quad, inclusive, é a linha com design clássica, uma releitura de tênis da década de 1980, e com a disposição mais tradicional, com duas rodas dianteiras e duas traseiras.
  • Você encontra modelos mais básicos e infantis de patins Fila a partir de R$ 300, e modelos profissionais adultos por até R$ 3000.

Você também pode gostar:

Os melhores patins Fila : Os ideais para cada situação

Confira agora nossa seleção dos melhores modelos de patins Fila, avaliados a partir de suas características elementares, como a bota e as rodas, além de outros pontos de seu uso, como durabilidade e custo-benefício.

O patins Fila ideal para as ruas

Os patins NRK são os modelos de maior qualidade da linha Freestyle da Fila, combinando com perfeição materiais macios com elementos resistentes. Isso faz com que sejam ideais para o uso mais extenso das ruas, que podem ser encaradas sem medo com as rodas Hyper Concrete e os rolamentos ABEC 7. Modelo hardboot com injeção moldada, o patins NRK é muito estável, mas sem perder a leveza, tampouco o conforto.

O melhor patins Fila Quad

O patins Smash, da linha Quad da Fila, já chama a atenção de cara pelo seu cabedal trabalhado em couro sintético. Um visual que grita "anos 80", com amarração em cadarço e cano alto, mas sem perder seu toque moderno, com os detalhes curvilíneos no revestimento. Mais do que bonito, este modelo é também muito resistente, com base de alumínio e rolamentos ABEC 7, e confortável também, especialmente na estrutura interna.

O modelo de patins mais versátil

Patins indicado para uso urbano e freeskate, o Houdini foi desenvolvido para privilegiar as manobras, mas garantindo a integridade do patinador durante, e, principalmente, depois da execução delas. Modelo hardboot de poliuretano de alto desempenho, se destaca pela tecnologia Zero Shock, que protege a área dos calcanhares com uma grande capacidade de absorção de impacto. O Houdini conta também com a possibilidade de transformar-se em um Tri-Skate, devido sua base versátil.

Guia de Compras

A Fila está entre as líderes do mercado de patins por entender que eles são uma combinação entre estilo, conforto e resistência, que por sua vez são traduzidos em movimentos fluídos durante a patinação. E também por entender as necessidades dos diferentes patinadores e seus variados estilos sobre as rodas.

No Guia de Compras abaixo, você verá o melhor dessa combinação, e como ela acontece. Vamos desvendar as melhores linhas dos patins Fila, explorando suas respectivas características e usos mais adequados, tudo para que você encontre o modelo ideal para você.

Imagem mostra uma série de patinadores subindo uma grande escada, todos ainda calçando seus patins.

Os patins Fila são pensados para atender às mais diferentes necessidades dos patinadores de hoje. (Fonte: Michael Prewett/ Unsplash.com)

Quais as vantagens do patins Fila Quad?

Para os mais novos, o patins Quad da Fila podem ser algo novo, diferente, mas eles são os pioneiros da patinação. Seu design "clássico", com duas rodas dianteiras e duas traseiras,  carrega algumas vantagens e desvantagens.

foco

Você sabia? O surgimento do patins é datado entre o fim do século XVIII, na Bélgica, onde foi inventado, e o início do século XIX, na França, onde foi patenteado.

Entre as vantagens, a primeira é a sua estabilidade, desde seu equilíbrio inicial até sua curvas e giros. É também muito prático de usar, você só precisa calçá-lo como um tênis comum. Aliás, o fato ser um tênis leva à outra vantagem, a do estilo, seja na aparência, com um toque retrô, seja no rolê com ele, mais suave.

Por outro lado, o patins Quad é mais lento, por conta de seu design, que aumenta a resistência do ar. Da mesma maneira, é muito mais difícil fazer qualquer tipo de manobra, ficando restrito a giros e outros movimentos básicos.

Vantagens
  • Estabilidade
  • Praticidade
  • Estilo
Desvantagens
  • Velocidade
  • Pouco manobrável

Como são os patins Fila Freestyle?

Sem rodeios, os patins Fila Freestyle são os modelos mais robustos, semi-profissionais ou profissionais.

São modelos ideais para manobras, para diferentes pistas, capazes de fazer saltos e de absorver seus impactos com eficiência.

Suas características são fáceis de notar, a começar pela bota, costumeiramente revestida de plásticos mais duros e resistentes. Além disso, ela conta com presilhas para fixar seus pés e aumentar a segurança. A base dos patins Freestyle são menores e mais leves, com as rodas mais juntas e com menor ventilação dentro delas, para aumentar a aerodinâmica.

Imagem em preto e branco mostra uma mulher, sob a cobertura de um pavilhão,  patinando por entre pequenos cones de treino, dispostos linearmente no chão.

Os patins Freestyle da Fila são mais robustos em seu design, para aguentar diferentes manobras e pistas. (Fonte: 2719743/ Pixabay.com)

Patins Fila Primo ou Helix?

Os patins Primo e Helix são dois dos melhores modelos da linha Fitness da Fila, pensada para usos mais casuais, para passeios, rolês no parque e outras atividades leves.

Ambos agregam tecnologias.

Ambos são modelos que podem agregar tecnologias diferentes, como a Air Flow, de ventilação nas botas, que aliás são do tipo sofboot, isto é, privilegiam o conforto.

Os modelos Primo, porém, são mais técnicos, com rolamentos superiores, para usuários mais experientes, enquanto os modelos Helix são mais suaves, apostando numa condução mais tranquila e confortável.

Primo Helix
Linha Fitness Fitness
Características Softboot, rolamento ABEC 7 Softboot, rolamento ABEC 5
Uso Passeio técnico Passeio suave

Quais os melhores modelos de patins Fila infantil?

A Fila sabe que patins estão entre os equipamentos com rodas mais usados por crianças, por serem mais seguros e mais intuitivos de se usar.

Por isso, a marca conta com um catálogo recheado de patins infantis, de modelos adaptados, como o NRK Júnior, aos feitos especialmente para os pequenos, como o Quad Juliet. Recomendamos também os modelos inline J-One, X-One, ótimos para as crianças que querem avançar um pouco mais na patinação.

Imagem em preto e branco mostra uma criança de patins, de costas para a câmera, conversando com um adulto, que está abaixado, com as mãos no joelho e de frente para a câmera, encoberto parcialmente pela criança.

A Fila conta com patins infantis adaptados de suas principais linhas, além de modelos exclusivos para os pequenos. (Fonte: Zhu Liang/ Unsplash.com)

Critérios de Compra: Escolhendo o par de patins Fila ideal

Escolher um patins de qualidade pode ser uma tarefa difícil. Mas fique tranquilo. Com a nossa lista de critérios de compra, vamos ajudar você a identificar os principais pontos a serem notados nos diferentes pares de patins Fila, para que você selecione e escolha o modelo ideal.

Estilo de patinação

Nada mais coerente do que escolher um modelo de patins a partir do seu estilo de patinação, até porque a Fila conta com linhas específicas para todos eles.

Para os fãs de manobras e desafios fora da caixa, a linha Freestyle tem o que você precisa, com resistência, absorção de impacto e designs arrojados. Para os mais esportistas, que preferem a velocidade e o rigor da execução, a linha Fitness é a mais indicada, com botas ajustadas e bases aerodinâmicas.

Para os cruisers, isto é, para quem curte um bom passeio sobre oito rodas, é possível fazer isso com conforto e muito estilo com a linha Quad.

Imagem  mostra um homem, mostrado no quadro abaixo do seu tronco, patinando num pavimento de concreto, enquanto tecla no seu smartphone.

A Fila desenvolveu linhas de patins para os principais estilos de patinação. (Fonte: Craig Adderley/ Pexels.com)

Tipo de bota

Na busca pelo seu patins Fila, volte sua atenção para as botas do modelo. Tirando, por razões óbvias, os patins Quad, são dois os principais tipos de bota: a hardboot e a softboot.

Os nomes dizem tudo. A primeira é mais rígida, resistente, boa para manobras e pistas que castigam mais, como o asfalto, por exemplo. A segunda, por sua vez, aposta no conforto e estabilidade, para passeios ou treinos leves.

Chassi ou base

A base (também chamada de chassi) dos patins é um dos pontos críticos para a escolha do seu modelo ideal. Praticamente todos os modelos da Fila contam com bases leves e resistentes, feitas em alumínio.

A questão aqui é o espaço do chassi, se mais largo, ideal para passeio, ou se mais compacto, o que é bom para manobras. O espaçamento que possibilita às rodas também modifica o uso dos patins, sendo as rodas mais espaçadas ideais para aquele rolê no parque, e as mais ajuntadas ótimas para aquele grind no corrimão da pista.

Imagem mostra as pernas de uma patinadora no momento em que passa por obstáculos de treino, com o chassi do patins direto à mostra.

A base dos patins Fila são todas leves e resistentes, mas com tamanhos diferentes. (Fonte: tookapic/ Pixabay.com)

Tamanho de roda

Ainda que as rodas sejam as partes mais customizáveis de um patins Fila - e de qualquer patins, na verdade -, vale a pena pensar o seu modelo ideal a partir do tamanho de sua roda. Medido em milímetros, o tamanho dita, principalmente, a velocidade e a estabilidade do patins.

Rodas grandes, acima de 80, 90mm, conseguem atingir maiores velocidades, e de maneira mais rápida, além de mantê-las por mais tempo. A estabilidade, ao contrário, é maior em rodas menores.

(Fonte da imagem destacada: Alexander Nedorez/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Lucas Ayres Jornalista
Fanático por esportes e apaixonado por música, vive antenado às novas tecnologias e tendências da moda masculina. Escreve sobre os produtos que orbitam nesses assuntos, e outros que deixam a casa e o dia a dia mais fácil, prático e, além de tudo, saudável.