Duas meninas de costas com patins.
Ultima atualização: 29 de março de 2020

Como escolhemos

16Produtos analisados

22Horas investidas

5Estudos avaliados

75Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Se você procura por um brinquedo que estimule os movimentos do corpo, da coordenação motora e o fortalecimento muscular da criança, e tudo isso de forma lúdica e divertida, talvez seja a hora de considerar um patins infantil.

Mas como existem vários modelos e algumas recomendações para garantir a segurança dos pequenos, é preciso atenção na hora de comprar o patins infantil.




Primeiro, o mais importante

  • O patins infantil pode ser usado a partir dos seis anos de idade.
  • Existem vários modelos que se diferenciam pela configuração das rodas e modelo do calçado.
  • Para comprar o melhor patins infantil você deve levar alguns aspectos em consideração.

Você também pode gostar:

Melhores patins infantis: Nossas recomendações

O melhor patins infantil com temática

O patins infantil da Miraculous é do tipo ajustável e serve para os tamanhos de 29 a 32. Com temática do desenho infantil da Ladybug, esse modelo é de três rodas, sendo duas atrás e uma na frente. Esse patins infantil vem com capacete, joelheiras e cotoveleiras.

O melhor patins infantil Quad

O patins infantil da Roller Derby é do tipo Quad. Além disso, esse modelo possui fechamento com cadarços e tem o formato de bota. Com rodas de 54 mm e feitas de poliuretano, esse patins tem rolamentos G-Force 608ZB e freio dianteiro.

O ideal para crianças experientes

Ajustável para os tamanhos do 33 ao 36, o patins infantil da Fila X-One Junior Boy tem fechamento triplo: Em fivela, cadarço e velcro. Com quatro rodas in line, esse patins tem rolamentos Abec 5, além de freio removível.

Guia de Compra

Andar de patins costuma ser um desejo da maioria das crianças. E o bom é que, como existem modelos variados, os pequenos podem começar a se aventurar nessa prática desde cedo e com segurança.

Nesse Guia de Compra, você confere quais são os principais tipos de patins infantis disponíveis e como escolher o melhor para a criança.

Criança sentada em escada usando patins.

O patins infantil é o sonho de muitas crianças. (Fonte: Norexy_art/ Pixabay.com)

Quando comprar um patins infantil?

O patins é um meio de transporte, um acessório esportivo e também um brinquedo. Ele requer que o patinador se equilibre sobre rodas, tenha domínio de manobras para fazer curvas e mudar de direção e habilidade para controlar a velocidade.

Por isso, o patins não é o tipo de brinquedo recomendado a crianças muito pequenas. De acordo com especialistas, a idade ideal para uma criança ter um patins infantil é entre 6 e 7 anos.

É nessa faixa etária que os pequenos já começam a ter uma melhor noção e domínio de espaço, equilíbrio, direção e velocidade.

Pai e duas meninas andando de patins.

O patins infantil pode ser usado a partir dos seis anos de idade. (Fonte: pasja1000/ Pixabay.com)

É também nessa idade em que cresce a importância de a criança brincar fora de casa, gastar energia e manter um relacionamento com outras crianças. E o patins ajuda em todos os casos.

Sem contar que pode também ser um ótimo artifício para os adultos passarem um tempo de qualidade com os pequenos, já que pais e filhos podem patinar juntos.

Quais os benefícios do patins infantil?

Além de estimular que a criança brinque ao ar livre e tenha contato com os pais e os amiguinhos de maneira divertida, a prática da patinação, mesmo que de forma lúdica e amadora, possui vários benefícios.

Levando em conta algumas medidas de segurança, das quais falaremos em detalhe logo mais nesse artigo, a seguir você confere as principais vantagens do patins infantil.

  • Aprimora a flexibilidade e a coordenação motora: A patinação exige equilíbrio, coordenação e flexibilidade para movimentar as pernas, e percepção para desviar de obstáculos;
  • Melhora a saúde cardiovascular: Como é uma atividade aeróbica, patinar ajuda na resistência física e evita uma vida sedentária;
  • Promove a sociabilidade: Por ser praticada em locais públicos, a patinação infantil pode estimular a criança a brincar com os amigos;
  • Fortalece a musculatura: Ao patinar, os pequenos realizam esforço com os membros inferiores o que os fortalece.

Quais são os tipos de patins infantis?

Existem inúmeros modelos de patins, mas quando consideramos o infantil podemos citar dois modelos básicos: Os tradicionais, que são chamados de Quad, e os In line ou Roller.

O patins infantil Quad tem quatro rodas, sendo duas na frente e duas atrás. Já o patins infantil In line possui as rodinhas uma atrás da outra, em formato de linha. Em ambos os casos, porém, a quantidade de rodas pode variar.

Além disso, esses dois tipos de patins infantis também tem diferenças na velocidade, nos tipos de manobra e no equilíbrio.

foco

Você sabia que o patins infantil é considerado um patins recreativo?

Dentro dessa categoria de patins para lazer também existem os patins para adultos, ideais para os pais que querem se divertir com os filhos.

Os patins do tipo recreativo possuem rodas de tamanho médio e a estrutura costuma ser de plástico reforçado.

Além dessa categoria, também existem os que são voltados para uso esportivo e profissional como, por exemplo, o patins do tipo Slalom, Aggressive e Velocidade.

O tipo Quad é o mais fácil de usar e, por isso, é indicado para os iniciantes. Isso ocorre porque a disposição das rodas garante uma maior estabilidade à criança sobre o patins.

Com isso, os pequenos tem uma maior facilidade de ficar em pé e se equilibrar no patins infantil.

Esse modelo também acaba sendo mais eficiente para a criança que deseja aprender a fazer manobras e a frear, já que nesse modelo o freio, de modo geral, está posicionado na parte frontal e em ambos os pés.

O patins infantil In line ou Roller, por outro lado, pode ser mais difícil de manter a criança em pé.

No entanto, por contar com rodas em disposição de linha, esse tipo de patins é melhor para as crianças que querem fazer manobras mais radicais e andar em maior velocidade.

Além disso, o freio do patins Roller fica atrás e trava de uma vez. E, de maneira geral, esse tipo de patins possui freio em apenas um dos pés.

Para você ter uma noção sobre as principais diferenças entre o patins infantil Quad e o In line confira a tabela que preparamos para você:

Patins infantil Quad Patins infantil Inline
Disposição das rodas Duas na frente e duas atrás Dispostas uma atrás da outra
Estabilidade Maior Menor
Freios Na frente, em ambos os pés Atrás, em um dos pés
Ideal para Passear e realizar manobras Realizar manobras e andar em alta velocidade
Recomendado para Iniciantes Crianças com experiência

Qual o melhor local para usar um patins infantil?

Como vimos, o patins infantil estimula a prática ao ar livre e, consequentemente, a criança fica menos tempo na televisão e aparelhos eletrônicos, como videogames e celular.

Mas quando tratamos da patinação infantil, é preciso atenção para escolher um local seguro. Considerando que seja natural que a criança caia ao patinar, é preciso observar as condições do piso onde ela vai usar o patins infantil.

Geralmente, é possível patinar em calçadas, ciclovias e até mesmo em parques ou na orla da praia, já que são locais com menos obstáculos.

Menina com patins no asfalto.

O melhor é que a criança aprenda a patinar em solo plano, sem obstáculos nem desníveis.(Fonte: manfredrichter/ Pixabay.com)

No entanto, verifique a qualidade do chão ou asfalto. O ideal é que não tenha buracos e nem muito desníveis.

Não é recomendável que a criança use o patins dentro de casa, afinal, os móveis se tornam obstáculos perigosos que pode levar a quedas e acidentes.

Ainda assim, se essa for a única opção, afaste a mobília e todo objeto que possa gerar risco para a criança.

Quais os cuidados devo ter com um patins infantil?

Além de escolher com cautela o melhor local para a criança usar o patins infantil, também é preciso que os adultos ensinem os pequenos a importância de usar os acessórios de segurança.

Os equipamentos de proteção para patins infantil são fundamental tanto para quem está aprendendo a patinar quanto para os mais experientes.

Afinal, os tombos serão recorrentes e os acessórios podem evitar acidentes, machucados e sustos também.

Isso porque, o fato é que quando a criança está aprendendo a usar o patins, uma simples queda e arranhões podem desmotivá-la a tentar de novo.

Menina mostrando mãos com protetor de punho e capacete.

Os itens de segurança são indispensáveis na hora de andar de patins. (Fonte: OkBoks / Pixabay.com)

É preciso calma e acolhimento nesses momentos. E com o uso dos equipamentos de segurança, a criança se sentirá mais segura para encarar os desafios.

Mas os equipamentos de segurança também são importantes mesmo para a criança que já sabe patinar e domina movimentos mais radiciais. Afinal, com o tempo os pequenos se sentem mais seguros para tentar manobras mais rápidas e arriscadas.

Nesse caso, os acessórios de proteção vão de fato proteger a criança de acidentes que pode até ser graves.

Com isso em mente, listamos a seguir os equipamentos de segurança que a criança deve usar juntamente com o patins infantil:

  • 1 par de cotoveleiras;
  • 1 par de luvas munhequeiras;
  • 1 par de joelheiras;
  • 1 capacete.

O capacete protege a cabeça da criança principalmente na fase em que ela está aprendendo a se equilibrar no patins infantil. Por isso, opte por modelos que fiquem confortáveis na criança, mas que sejam resistentes na parte externa.

Você vai encontrar capacetes com fechamento ajustável e estampas dos personagens favoritos da criançada, o que pode motivar ainda mais a criança a usá-lo.

Já os protetores como as munhequeiras irão evitar problemas nas articulações, torções nos pulsos e ainda servir de apoio na hora em que a criança precisar evitar uma queda, colocando as mãos no chão.

As joelheiras e cotoveleiras, por sua vez, além de evitar que as crianças saiam muita raladas caso elas caiam no chão, também são muito eficientes para proteger os pequenos contra acidentes mais graves que podem machucar partes do corpo.

Quanto custa um patins infantil e onde comprar?

Você vai encontrar modelos de patins infantis que podem custar entre R$ 100 e R$ 2 mil. Essa variação de preço ocorre porque existem patins para crianças de modelos simples, modernos e até profissionais.

Para comprá-los, você pode escolher entre lojas de brinquedos, de esportes radicais e até em lojas de departamento e grandes redes de supermercados como, por exemplo, Lojas Americanas, Magazine Luíza e Carrefour.

Mas é claro que, se a ideia é comprar os patins infantis sem sair de casa, e ainda ter um catálogo mais diversificado para escolher o modelo ideal, nossa sugestão é que você compre os patins na internet, em lojas como a Amazon Brasil.

Critérios de Compra: Como escolher o melhor patins infantil

Se você chegou até aqui, já sabe a melhor idade para dar um patins infantil de presente para a criança e os cuidados que você deve ter com o local e os equipamento de proteção.

Agora é hora de escolher o melhor patins infantil em meio a tantos modelos. Para tanto, recomendamos que você leve em consideração os seguintes aspectos:

Abaixo, nós vamos explicar em detalhes cada um desses critérios.

3 ou 4 rodas

Como vimos, existem dois tipos básicos de patins infantil, o Quad e o Inline. Mas, além de considerar qual é o mais fácil para a criança, também é preciso observar que o número de rodas, em ambos os tipos, pode variar.

No Quad, apesar de o modelo tradicional contar com quatro rodas, é possível encontrar modelos com três rodas, sendo uma na frente e duas atrás. No caso do patins para criança In line, você poderá optar pelo que tem três ou quatro rodas.

Tamanho

Observe atentamente também o tamanho. Pode parecer um critério óbvio a ser analisado, mas o fato é que não raro se compra os patins infantil com numeração maior com a expectativa de que ele dure mais tempo.

Mas o fato é que o tamanho do patins deve ser igual à numeração do calçado da criança. Apenas no caso de se usar meias bem grossas é possível comprar um tamanho acima.

Patins e capacete.

O patins deve ficar confortável e bem ajustado no pé da criança.(Fonte: congerdesign/ Pixabay.com)

Isso é importante porque se a criança usar um patins muito maior do que o tamanho do seu pé o risco de acidentes aumenta e muito. Além disso, se o par ficar muito largo no pé da criança, também pode causar desequilíbrios.

O contrário também vale, se o patins infantil estiver apertado no pé da criança além de incomodar, certamente vai machucar. Vale pontuar que existem opções de patins infantis que servem para uma faixa de tamanhos.

Tipo de fechamento

Outro fator que você deve analisar é o tipo de fechamento do patins infantil. Para garantir que o patins está bem ajustado no pé da criança você vai encontrar modelos que fecham com cadarço, fivela e fecho.

De modo geral, o tipo de fechamento costuma mudar de acordo com o tipo de patins infantil. Por exemplo, o patins Roller costuma usar travas.

Já o patins Quad, pode ser tanto de trava quanto de cadarços. Para crianças menores, o tipo com travas é mais fácil de abrir e fechar.

Rolamento e rodas

Ainda que estejamos tratando de patins recreativo, você pode sim considerar qual é o melhor tipo de rolamento e de roda.

O rolamento é um dispositivo anti fricção que permite que os patins deslizem mais facilmente.

O rolamento só é importante se a criança for experiente.

Mas quando tratamos de patins infantis, o rolamento só é importante se a criança for experiente.

Os modelos mais básicos de patins vêm com rolamentos ABEC 5. Já com relação ao diâmetro das rodas, quanto maior a roda, maior será a velocidade que pode ser alcançada com o patins.

Com ou sem kit

Por fim, leve em conta que você vai poder comprar o patins avulso ou um kit. O kit inclui, além do patins infantil, também os equipamento de proteção. Ou seja, ao optar pelo kit você garante que a criança poderá patinar em segurança.

Sem contar que, de modo geral, sai mais barato comprar o kit de patins do que adquirir os equipamentos de proteção separadamente.

Além disso, o kit costuma contar com os seguintes acessórios: capacete, munhequeira, cotoveleira e joelheira. Mas confira antes de finalizar a compra já que nem sempre o kit vem completo.

(Fonte da imagem destacada: stevepb/ Pixabay.com)

Por que você pode confiar em nós?

Natália Nunes Professora
Professora do Ensino Fundamental nas redes pública e particular, Natália tem experiência de sobra para saber o que faz as crianças felizes e o que lhes incomoda. Além dos pequenos, ela também é apaixonada pelas palavras. Na internet, une as duas paixões e escreve sobre o curioso universo dos pequenos.
Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.