Imagem de uma menina de patins quad.
Ultima atualização: 21 de agosto de 2019

Como escolhemos

14Produtos analisados

21Horas investidas

7Estudos avaliados

65Comentários coletados

Seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Também conhecidos como patins tradicional, de quatro rodas, retrô ou vintage, os patins quad são ideais para pessoas em diferentes níveis de habilidade.

Além da diversão garantida para pessoas de diferentes idades, patinar traz muitos benefícios à saúde como fortalecimento muscular, queima de calorias, melhora na postura e ganho de equilíbrio.

Para escolher um bom par de patins, você só precisa analisar a modalidade esportiva que deseja praticar e a intensidade que pretende usar. Neste artigo vamos abordar esses e outros tópicos para ajudá-lo a escolher o melhor modelo.




Primeiro, o mais importante

  • Você encontra os patins quad nas seguintes versões: tradicional, recreativa, radical, artística, própria para praticar roller derby e hóquei.
  • Este é o modelo ideal para quem é iniciante ou tem dificuldade para se equilibrar sobre rodas, pois a base é mais larga e as rodas são paralelas, oferecendo estabilidade e segurança.
  • A melhor marca nacional de patins quad é a Traxart. Se preferir um modelo importado, você encontra mais opções: Fila, Rye, Edea, Roller Derby, Powerslide e Rollerblade.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 5 melhores modelos de patins quad

Vai comprar um par de patins? Parabéns pela escolha! Mas devemos avisar, você vai encontrar uma grande variedade de modelos em lojas físicas e virtuais, o que pode deixá-lo em dúvida sobre qual é a melhor opção.

Pensando nisso, além de um guia de compra completo (você confere a seguir), com informações sobre qual modelo é ideal de acordo com a modalidade esportiva, preparamos este ranking com algumas sugestões de compra.

1º - Patins Quad Derby Star

Os patins quad foram moda entre os anos 70 e 90 e voltaram com tudo, desta vez repaginados, mas com o mesmo ar retrô/vintage. Este modelo da Derby Star é feminino, mas você encontra modelos unissex e masculinos.

Os chassis são de Nylon/Composite RTX 6000, as botas possuem tecnologia Comfort Fit, com suporte reforçado para os calcanhares, as rodas são de poliuretano (gel), medem 56 mm de espessura e os rolamentos são do tipo ABEC 5.

2º - Patins Quad Smash, Fila Skates

Com design inspirado no famoso tênis da Fila usado na NBA (campeonato de basquete), nos anos 90, o modelo Smash da Fila possui estrutura interna macia e confortável e revestimento externo reforçado.

Com base em Composite, esse modelo possui quatro rodas confeccionadas em poliuretano, com 58x32 mm, grau de dureza 80 A e rolamentos ABEC 7. Este modelo é unissex, está disponível nos tamanhos 35 ao 43 e suporta pessoas com até 100 kg.

3º - Patins Quad Cruze XR Hightop, Roller Derby

Com visual autêntico, o Cruze XR Hightop da Roller Derby esbanja um par de botas com design clássico, confeccionadas em Composite, com revestimento interno acolchoado e ajuste perfeito ao tornozelo, garantindo conforto e segurança ao patinador.

A base é feita em alumínio, um material leve e resistente, as rodas são de poliuretano, possuem 60x32 mm de espessura, os rolamentos são do tipo Silver-5 com Speed Rated e os freios são ajustáveis, oferecendo mais segurança ao patinar.

4º - Patins Quad, Candi Girl

Este modelo une o design clássico dos patins usados em rinques de patinação com a tecnologia moderna. A base é feita em Composite, as rodas em poliuretano (com 58x33 mm de espessura) e os rolamentos são Silver Speed com classificação ABEC 5.

As botas são confeccionadas em material sintético reforçado, resistente, confortável e muito leve. O revestimento interno é transpirável, macio e possui reforço nas áreas dos dedos e calcanhar.

5º - Patins Weekend, Bel Fix

O par de patins da linha Weekend da Bel Fix possui chassi PP, truck em alumínio, rodas com 54x32 mm de espessura e rolamentos 608Z. O design é moderno, com estampa de poá na cor azul clara com bolinhas pretas.

Guia de Compra

A patinação é para todos: crianças, jovens e adultos, do gênero feminino ou masculino e em diferentes níveis de habilidade. O melhor é que, apesar de ser um esporte individual, você pode praticá-lo junto com seus amigos ou familiares.

Mas para começar a patinar, você vai precisar investir em um bom par de patins quad. Pensando nisso, preparamos este Guia de Compra, com todas as informações que você precisa saber sobre esse produto. Boa leitura!

Imagem de uma moça patinando.

Patinar é uma excelente maneira de se exercitar e entrar em forma. (Fonte: Anton Estrada / 123RF)

Quais são as características dos patins quad?

Também conhecidos como patins tradicionais, de quatro rodas ou roller skates, os patins quad possuem quatro rodas: duas rodas paralelas na parte posterior (junto ao freio) e duas na parte inferior dos patins.

Por causa da disposição das rodinhas, este modelo é mais estável e fácil para se equilibrar. Entretanto, esses patins são mais pesados, menos velozes e não são indicados para quem deseja fazer manobras radicais.

Como a base dos patins quad é um pouco menor e mais larga, você tem menos apoio frontal e traseiro e mais apoio lateral. O freio frontal também serve para dar impulso em alguns movimentos.

Vantagens
  • É fácil de se equilibrar
  • Tornozelos ficam em uma posição confortável
  • O freio fica na parte posterior dos patins
  • Tem design retrô
  • Pode ser usado para lazer, patinação artística e modalidades esportivas
  • Alguns modelos vêm com bolsa de transporte e equipamentos de segurança
Desvantagens
  • É menos veloz
  • Só pode ser utilizado em superfícies lisas, para não desgastar as rodas
  • Não é indicado para fazer manobras, saltos e piruetas
  • É preciso estar atento aos cadarços
  • Menos variedade de modelos e marcas nacionais
  • Se o modelo não vem com equipamentos de segurança, este é um gasto a mais

Quais são os benefícios de andar de patins?

Andar de patins é uma excelente atividade para quem deseja queimar calorias e perder peso. Tão ou mais eficaz do que correr, patinar por cerca de uma hora vai ajudá-lo a perder entre 500 e 800 calorias (se o exercício for realizado de maneira intensa e constante).

Além da perda de calorias, essa atividade ajuda a fortalecer e definir os músculos das pernas, glúteos e abdômen, além de aumentar o condicionamento físico e a resistência muscular de todo o corpo, beneficiando os pulmões e o coração.

Quem sofre de problemas na coluna, como desvios (lordose, escoliose ou cifose) ou dores, também vai se beneficiar de andar de patins, pois patinar força a pessoa a manter a postura ereta.

Outros benefícios são melhora no equilíbrio, aumento na concentração, estímulo ao raciocínio rápido e sensação de bem-estar e prazer.

Por fim, a patinação requer uma curva de aprendizado. Ao desenvolver a habilidade de patinar, seu senso de equilíbrio, flexibilidade, controle e reflexos irão melhorar significativamente.

Como começar a andar de patins?

  • Utilize meias: é essencial que você utilize meias quando for andar de patins. Dê preferência para as de algodão, com tecido grosso e cano alto (quatro dedos acima do cano dos patins), pois elas ajudam a deixar os patins mais confortáveis e diminuem a fricção.
  • Utilize equipamentos de segurança: capacete, joelheiras, cotoveleiras, protetores de punho e munhequeiras são essenciais para quem está aprendendo a patinar, pois as quedas são comuns e você pode se machucar para valer.
  • Alongue-se: antes de começar a patinar, alongue os músculos do corpo inteiro, desta forma você evita possíveis lesões e dores musculares após a atividade.
  • Vá aos poucos: comece a andar de patins por curtos períodos e vá aumentando progressivamente, conforme você for adquirindo mais habilidade e confiança para patinar.
  • Peça ajuda: se você é iniciante, procure ajuda de um profissional ou alguém que já saiba andar bem de patins, desta forma você pode aprender técnicas de como andar, fazer manobras, frear, entre outras habilidades, com quem sabe do assunto.
  • Aprenda como cair: é inevitável, você vai cair algumas vezes quando estiver aprendendo a patinar, por isso é importante aprender como “cair do jeito certo” para evitar acidentes.

Qual tamanho de patins devo comprar?

As opiniões divergem bastante quanto ao tamanho ideal de um par de patins. Algumas pessoas sugerem que os patins devem ser do mesmo tamanho que os calçados, outras defendem que os patins devem ser um ou dois números maiores.

Na dúvida, sugerimos que você visite alguma loja e experimente os patins (mesmo que depois você vá comprá-los pela internet), pois dessa forma você consegue testar o que funciona para você.

O ideal é que os patins não fiquem nem muito justos, nem folgados, devem encaixar certinho.

Sou obeso, posso comprar patins quad?

Se você está acima do peso, saiba que isso não é desculpa para não patinar, pois você encontra modelos de patins quad que suportam pessoas com até 100 kg. O segredo é escolher um modelo confeccionado em materiais de boa qualidade.

A bota deve ser de couro e a base de alumínio ou titânio, pois esses materiais são mais resistentes. O ajuste por cadarços, permite deixar os patins de acordo com o formato dos seus pés.

Patins Quad ou Inline: Qual é o melhor modelo para mim?

Os patins Inline, como o próprio nome já indica, contam com as rodas (de três a cinco) dispostas em linha. Este modelo é ideal para quem deseja patinar em superfícies lisas e irregulares, como em ruas ou parques asfaltados.

Estes patins são leves e confortáveis, mas exigem certo esforço e capacidade motora para que você consiga se equilibrar (principalmente para quem é iniciante), pois base é longa e estreita e os apoios são frontais e traseiros, não laterais como no quad.

Mas com um pouco de treino, você poderá realizar algumas manobras como giros, saltos e piruetas e patinar em alta velocidade, pois esse modelo oferece flexibilidade, fluidez e agilidade.

Patins Quad Patins Inline
Apoio Base menor e mais larga: apoio lateral Base longa e estreita: apoio frontal e traseiro
Disposição das rodas Duas na frente e duas atrás De três a cinco rodas dispostas em linha
Freios Na frente das rodas Atrás das rodas
Ideal para Passear Realizar manobras e andar em alta velocidade
Vantagens Mais fácil de se equilibrar Mais veloz
Desvantagens Menos veloz Mais difícil de equilibrar
Onde devo patinar Em superfícies lisas Em superfícies lisas ou irregulares
Preço Mais caro Mais barato

Mas afinal, qual é o melhor? Isso depende dos seus objetivos, se você deseja um modelo mais fácil para andar e se equilibrar, vá de patins quad, se você deseja patinar em alta velocidade e realizar manobras radicais, aposte nos patins inline.

Quanto custa?

Os modelos adultos mais simples custam a partir de R$200, mas a maioria custa entre R$500 e R$700. Os modelos infantis custam entre R$180 e R$500, depende das características do modelo.

Onde comprar?

Compre seus patins em lojas especializadas em artigos esportivos como Decathlon e Centauro. Se preferir, dá para comprar pela internet e receber o produto pelos correios, além da facilidade, você consegue encontrar uma grande variedade de modelos e marcas no mesmo website.

Nossa recomendação é que você dê uma olhadinha na Amazon do Brasil, que além de oferecer uma grande variedade de patins quad e inline, ainda oferece frete grátis e permite a troca dos patins se o tamanho não for o correto (em até sete dias corridos após o recebimento).

Critérios de compra: fatores para comparar os diferentes modelos de patins quad

Quem anda de patins há algum tempo sabe que eles não duram para sempre. Desde a aquisição muitas coisas mudam: a habilidade do patinador melhora, o equipamento se desgasta, novas tecnologias surgem, entre outros motivos.

Na hora da troca, é normal que até os patinadores mais experientes fiquem com algumas dúvidas sobre como escolher o par de patins ideal. Pensando nisso, preparamos algumas dicas sobre o que você você deve analisar e comparar na hora da compra:

  • Modelo
  • Rodas
  • Botas
  • Design
  • Outras características
  • Rolamentos

Ficou interessado? Então confira a explicação sobre cada um dos itens listados acima ao longo desta seção. Caso você ainda fique com alguma dúvida, deixe um comentário que iremos respondê-lo.

Modelo

O primeiro passo para acertar na escolha dos patins é estabelecer qual será a finalidade de uso do equipamento. A maioria das pessoas começa a patinar com patins recreativos.

Com a experiência, algumas preferências começam a surgir e o patinador pode avaliar se prefere um modelo voltado para corrida, modalidades esportivas, artísticas, dança etc.

Listamos os principais modelos de patins quad e as modalidades para os quais são voltados abaixo:

Quad tradicional

Pode ser uma bota de cano baixo ou alto, com ou sem salto (o salto serve para melhorar a posição do corpo e evitar quedas de costas). O freio fica na parte da frente, para facilitar o uso por iniciantes e impulsionar os patins. São de uso geral e a melhor escolha para dançar em clubes.

Quad artístico

Possui cano alto e salto, para deixar a postura ereta e elegante. É o modelo ideal para apresentações artísticas, em que são combinadas música, dança e elementos técnicos como saltos, giros e piruetas. Esses patins são de uso indoor.

Quad esportivo

O diferencial deste modelo é a ausência de freios na parte da frente dos patins. São usados em esportes de competição, em que os atletas devem trabalhar com os eixos dos patins para percorrer linhas circulares desenhadas no chão.

Quad Street

Os patins quad street são indicados para quem deseja praticar esportes radicais, pois possuem uma placa de plástico resistente chamada grind block, que pode ser usada para deslizar os patins sobre corrimões.

Roller Derby

O cano é mais curto (para dar mobilidade aos tornozelos), pode vir com ou sem salto, as rodas são indoor ou híbridas e são mais resistentes. Este é o modelo ideal para praticar o esporte com mesmo nome.

Rodas

Quando for escolher um par de patins quad, analise o material, espessura e grau de dureza das rodas, pois essas peças podem influenciar positiva ou negativamente a sua experiência com os patins.

Em relação ao material, as rodas podem ser de uretano, poliuretano, emborrachadas (similares a silicone) ou plástico.

Fuja de rodas e freios de plástico, pois essas peças não ajudam a pegar velocidade, atrapalham o desenvolvimento da técnica, derrapam com facilidade, provocam quedas por falta de controle, podem criar lesões por esforço excessivo e estragam com facilidade.

Imagem de uma moça usando patins quad.

A qualidade das rodas influencia diretamente em sua experiência com a patinação. (Fonte: Laura Stanley / Pexels)

Em relação ao diâmetro, medido em milímetro, há uma variação de acordo com o modelo em questão, mas em geral os patins quad não comportam nem rodas muito grandes, nem muito largas.

  • Patins artísticos: a medida varia de 49 a 63 mm.
  • Patins de lazer: cerca de 32 mm.

Já o grau de dureza funciona da seguinte forma: rodas mais duras são melhores para pisos planos, pois a aderência é menor, enquanto rodas mais macias possuem mais aderência, ideal para solos ásperos (mas a durabilidade é menor).

O grau de dureza varia de 78A a 103A, sendo que quanto maior a graduação, maior é o nível de dureza, menor é a aderência e maior é a velocidade. Analise e compare as informações na tabela abaixo:

Escala de dureza Superfície
Street 78A Asfalto
Roller Derby 88 a 92A Concreto ou pista de skate
Jam 95A Pista de skate
Recreação 96A Cimento queimado
Dança 101A Granito
Artística 103A Madeira

O tamanho e o grau de dureza estão indicados em impressão nas próprias rodinhas. Embora todos os modelos de patins veiam com rodinhas, você pode adquirir esses acessórios separadamente, o preço varia de acordo com a qualidade das peças.

Botas

O ideal é que as botas sejam rígidas por fora e confortáveis por dentro. Prefira as mais rígidas para street, as mais leves e confortáveis para passeio e as extremamente leves para velocidade.

Esses materiais podem ser couro, couro sintético ou ligas plásticas. O cano pode ser baixo, médio ou alto, mas essa variação está mais relacionada ao modelo em questão (conforme descrevemos no primeiro item).

O revestimento interno acolchoado vai diminuir bastante o atrito da bota com os pés durante o percurso, diminuindo as chances de aparecerem alguns machucados nos pés como as terríveis bolhas.

foco

Dica: escolha um modelo com bota interna transpirável, removível e lavável, pois os patins podem ficar com um mal odor conforme você usa os patins.

Design

Outra característica que você precisa analisar e comparar antes de comprar um par de patins é o design do modelo. Você encontra versões mais básicas, em cores sóbrias como preto, creme ou nude.

A maioria dos modelos são coloridos, você encontra desde tons pasteis aos modelos em tons vibrantes como roxo, azul, rosa, verde, vermelho, entre outros. Uma alternativa é escolher um modelo estampado.

Outras características

  • Sistema de ventilação: compare qual é o melhor entre as opções disponíveis, mas o ideal é que as botas internas sejam respiráveis, para inibir a formação de maus odores.
  • Sistema de absorção de impacto: é importante escolher um par de patins com bom sistema de amortecimento, pois esse recurso oferece conforto e segurança para o patinador.
  • Liner: é muito importante que as botas dos patins sejam forradas e com espuma, pois o revestimento interno acolchoado oferece conforto ao patinador.
  • Base: A base pode ser de plástico PVC, alumínio, titânio, aço, entre outros materiais metálicos. Procure por um modelo com base resistente, durável e leve (para facilitar os movimentos).
  • Rolamentos: os rolamentos devem ser de excelente qualidade, pois essas peças são responsáveis pelo deslizar das rodinhas e ganho de velocidade. Confira a classificação ABEC de acordo com as suas necessidades com os patins.

Rolamentos

De nada adianta ter rodas de excelente qualidade se os rolamentos forem ruins, afinal, eles são responsáveis pelo movimento das rodas e ganho de velocidade, ou seja, estão diretamente ligados à performance do equipamento.

Os rolamentos são classificados através da sigla internacional ABEC, segundo alguns critérios como precisão, tolerância, dimensões e níveis de ruído, em graus que variam de 1 a 15, sendo que quanto mais próximo do 15, melhor é o desempenho.

Os modelos mais simples estão classificados entre ABEC 1 e 5, enquanto os modelos intermediários estão entre ABEC 5, 7 e 9 e os avançados chegam a ABEC 15 (geralmente são modelos de uso profissional).

Imagem de um conjunto de patins quad.

De nada adianta ter rodas de boa qualidade se os rolamentos forem ruins. (Fonte: THE COLLAB. / Pexels)

Você sabia que algumas modificações você pode transformar um par de patins artísticos em patins de lazer? Basta trocar as rodas e rolamentos. Como já falamos sobre as rodas, agora vamos nos aprofundar nos rolamentos.

Em primeiro lugar, escolha rolamentos blindados, eles não dão muito trabalho, pois não exigem limpeza profunda nem lubrificação constante. Você vai precisar de 16 rolamentos por par, pois cada bota utiliza oito rolamentos (patins quad).

Os rolamentos de lazer podem ter 7 ou 8 mm de diâmetro interno (também nomeado como rolamentos 627 e 608 respectivamente), 7 mm de altura e 22 mm de diâmetro externo (esses dois últimos valores são padrão, não mudam).

Se for comprar pela internet, escolha tais padrões: para patins profissionais: 22x7x8 mm e para patins de lazer: 22x8x7 mm.

(Fonte da imagem destacada: Belchonock / 123RF)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.