Imagem mostra uma criança jogando no computador.
Ultima atualização: 29 de abril de 2021

Como escolhemos

6Produtos analisados

32Horas investidas

9Estudos avaliados

95Comentários coletados

Seja muito bem-vindo! Se você é fanático pelo universo dos games e quer sempre aproveitar os novos lançamentos, precisa de um PC gamer. Nesse artigo, nós vamos te ensinar a comprar um modelo barato e bom, capaz de suprir as expectativas sem pesar no bolso.

Existem várias características que são essenciais para um PC gamer. É nelas que você deve prestar especial atenção se deseja ter um modelo que não te deixa na mão mesmo sem pagar um valor acima da média do mercado.




Primeiro, o mais importante

  • O processador, a memória RAM e a placa de vídeo são as características mais importantes para que um computador consiga rodar os jogos mais modernos disponíveis.
  • No momento de comprar um PC gamer barato e bom, analise a qualidade da placa-mãe. É ela que conecta o funcionamento das demais peças e que te ajudará a melhorar seu equipamento no futuro.
  • Muitos dos acessórios do PC gamer podem ser trocados no futuro, quando você tiver mais dinheiro. A preocupação agora deve ser que eles sejam funcionais.

PCs gamers baratos e bons: Nossas recomendações

Facilitando o seu trabalho de escolha, nós pesquisamos modelos de PCs gamers que são de alto nível e têm preços acessíveis. Cada um deles oferece o que é necessário para rodar com qualidade os jogos mais modernos.

Guia de compra: O que você precisa saber sobre PC gamer barato e bom

Como saber se um PC com valor abaixo da média tem as especificações necessárias para rodar os seus jogos favoritos? Fique conosco para descobrir as respostas para essas e outras perguntas fundamentais!

Imagem mostra um PC gamer em destaque.

É possível achar excelentes PCs gamers sem gastar tanto dinheiro. (Fonte: 188noamsuissa/ Pixabay.com)

O que é indispensável em um PC gamer?

Antes de começar a procurar por um PC gamer de preço baixo, lembre-se do ditado popular: “O barato, muitas vezes, sai caro”. Qualidade vem antes de economia.

Não há como escolher um PC gamer bom e barato se você não souber o que um modelo de alto nível precisa te oferecer. Por isso, preparamos uma lista do que é essencial:

  • Processador: Para um PC gamer ser capaz de rodar os principais jogos da atualidade, o processador precisa aguentar o tranco. Escolha um modelo de quatro núcleos.
  • Placa-mãe: Em um PC gamer, a placa-mãe é ainda mais essencial. Precisa ser compatível com todos os hardwares e oferecer sempre a chance de mais melhorias.
  • Placa de vídeo: Sem uma placa de vídeo de qualidade, jogar se torna quase impossível. Escolha um modelo moderno, de preferência das marcas AMD e Nvidia.
  • Memória RAM: Exija no mínimo 4GB de memória RAM no momento da compra do computador. É possível fazer melhorias pouco a pouco, conforme o dinheiro entra.

Lembre-se que periféricos, armazenamento e a própria memória RAM podem ser sempre aprimorados em um PC gamer.

Como encontrar um PC gamer de bom custo-benefício?

Agora sim, podemos falar em preço baixo. A maneira de encontrar um PC gamer de alto nível e que não pese em seu bolso é definir o que você deseja e fazer uma extensa pesquisa.

Supondo que você queira um processador Intel Core I5 com 8 GB de memória RAM e placa de vídeo Geforce Nvidia GT730 ou superior, o que é necessário é analisar os modelos disponíveis e observar onde se encontra algo com preço de destaque.

Não há como garantir qualidade se você não entende com o que está lidando. Comprar um PC gamer sem conhecer as especificações sobre cada um dos componentes é correr um sério risco de ser enganado e não conseguir rodar os jogos que deseja.

Pesquise sobre cada um dos componentes mais importantes de um PC gamer até entender o que deseja e, a partir daí, compare preços e encontre o seu modelo barato e bom!

Imagem mostra um computador com imagem do jogo Fortnite na tela.

Muito estudo leva à escolha do PC gamer dos seus sonhos! (Fonte: jusuf111/ Pixabay.com)

É melhor comprar ou montar um PC gamer?

Muitas pessoas preferem montar um PC gamer, comprando peça a peça separadamente, do que comprar um pronto. Tal prática possui vantagens e desvantagens.

A principal vantagem é a economia. O valor de comprar todas as peças de maneira individual é mais barato do que o do PC pronto. Além disso, a autonomia para selecionar exatamente o que se deseja também é um destaque.

Por outro lado, a montagem de um PC gamer requer um conhecimento maior de informática, já que é preciso saber colocar cada peça em seu devido lugar e não cometer nenhum erro técnico. A pesquisa e o trabalho são ainda maiores do que na compra do computador completo.

A compra de peça por peça de um PC gamer é recomendada para quem tem tempo para fazer uma pesquisa minuciosa sobre cada componente e conhecimento avançado em informática. Caso contrário, a aquisição do computador inteiro é uma ideia mais segura.

Veja uma tabela que compara as duas possibilidades:

Compra de cada peça separadamente Compra do PC gamer completo
Vantagens Preço menor, maior autonomia para a escolha dos componentes Mais praticidade, menos tempo de pesquisa
Desvantagens A montagem pode ser difícil para quem não entende de informática O preço é mais alto
Recomendado para Pessoas com conhecimento de informática e tempo para pesquisar Quem deseja uma solução mais rápida para ter o PC em mãos

É possível melhorar um PC gamer após a compra?

Uma das grandes vantagens de comprar um PC gamer bom e barato é a possibilidade de fazer constantes melhorias conforme o dinheiro entra.

Desde que a placa-mãe seja moderna, com espaço para expansão e compatível com um grande número de outras peças, será sempre possível adicionar mais memória RAM, uma nova placa de vídeo ou armazenamento.

Os periféricos podem ser trocados com ainda mais facilidade: Que tal comprar um modelo com um monitor apenas mediano e depois juntar dinheiro para trocá-lo? Adicionar aos poucos o teclado gamer, mouse gamer e o headset dos seus sonhos?

Trabalhar com um orçamento curto pode te levar a ter o computador dos seus sonhos se você souber comprar as melhorias com sabedoria, sempre adicionando modernidade e tecnologia ao que foi inicialmente comprado!

Critérios de compra: Fatores para a escolha de um PC gamer barato e bom

Se processador, placa de vídeo e placa-mãe são os fatores mais importantes na escolha de um PC gamer de qualidade, não são os únicos. Há outros critérios nos quais você precisa prestar atenção!

Monitor

Para aproveitar os jogos modernos com qualidade, você precisa de um monitor 4K ou full HD. É possível melhorar o modelo incluso em seu PC gamer futuramente, mas esse é o mais caro dos periféricos e talvez leve algum tempo para que o dinheiro seja suficiente.

Dessa forma, preste atenção na resolução e no tamanho do monitor escolhido. Quem deseja ter a imersão completa nos jogos da atualidade precisa aproveitar ao máximo a qualidade gráfica oferecida!

Imagem mostra um teclado gamer em destaque.

Monitor e periféricos podem ser sempre trocados por modelos melhores. (Fonte: KlausAires/ Pixabay.com)

Periféricos

Alguns periféricos como mouse gamer, teclado gamer e headset são fundamentais para quem pretende jogar em alto nível.

Os periféricos do PC gamer precisam ser de uma marca confiável.

Veja se os periféricos inclusos no seu PC gamer já são indicados para pessoas que jogam com frequência. Observe também suas marcas e se são de confiança: Uma quebra rápida pode fazer com que você precise gastar dinheiro com mais velocidade do que seria necessário.

Encontrar mouses e teclados modernos e anatômicos em um PC de custo mais baixo pode ser um ótimo diferencial.

Portas

É normal que gamers gostem de adicionar muitos periféricos e acessórios ao computador. Há sempre uma grande quantidade de coisas que podem facilitar o momento de jogar, como volantes ou joysticks especiais.

Por isso, não compre um PC gamer sem observar quantas portas ele possui, seja USB, HDMI ou de outros tipos. Essa é uma característica que você dificilmente poderá melhorar no futuro, portanto, fique atento para não se arrepender mais tarde.

Ventilação

Uma das mais importantes categorias para um PC gamer, normalmente esquecida, é a ventilação. Jogos pesados exigem muito dos componentes internos, o que pode levar a superaquecimento e a danos muito sérios.

A escolha é entre um cooler de ar ou um cooler de água. O segundo tem capacidade de refrigeração maior, porém, ocupa muito espaço dentro do gabinete e é mais caro. Qualquer um dos dois tipos pode ser satisfatório desde que bem instalado e com tecnologia moderna.

Resumo

A compra de um PC gamer barato e bom passa por um enorme trabalho de pesquisa. Você precisa saber quais são as características mais importantes para o que costuma jogar e, a partir daí, ficar atento em configurações e preços.

É possível também montar o seu PC gamer, mas esse é um processo mais trabalhoso. Nós recomendamos que você compre um modelo com especificações satisfatórias e, pouco a pouco, melhore características secundárias como monitor e armazenamento.

(Fonte da imagem destacada: ExplorerBob/ Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas