Imagem mostra um pedal Shimano em foco seletivo, com um pneu ao fundo, desfocado.
Ultima atualização: 28 de novembro de 2019

Como escolhemos

8Produtos analisados

19Horas investidas

6Estudos avaliados

65Comentários coletados

Olá, tudo bom? Seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil! No texto de hoje, vamos falar sobre uma das peças essenciais da bicicleta, produzida por uma das mais importantes marcas do mercado ciclístico: o pedal Shimano.

O pedal Shimano certo para a bike certa pode corrigir uma pedalada, melhorar o desempenho de uma prova, e de quebra aumentar a segurança do ciclista. Por isso, neste Guia vamos ajudar a encontrar o modelo certo para você!




Primeiro, o mais importante

  • Os pedais Shimano são melhor aproveitados em bicicletas intermediárias e principalmente em bicicletas avançadas, que normalmente vêm sem pedais.
  • As principais variedades de pedais são o plataforma, o clip (ou de encaixe), o misto e o speed.
  • Os modelos de pedal Shimano clip "pedem" sapatilhas de ciclismo para uma melhor performance.

Os melhores pedais Shimano: O modelo ideal para cada situação

Abaixo, vamos mostrar os melhores pedais Shimano, pensados a partir não só de suas características, mas também das situações para as quais são ideais. Confira os eleitos:

O melhor pedal Shimano para Mountain Bike

O Shimano M520 é o pedal perfeito para trilhas de Mountain Bike, e Cross Country e All Mountain também. Leve, tem apenas 380 gramas, mas é muito resistente, com eixo em cromoly e tensão ajustável. Com a tecnologia SPD (Shimano Pedaling Dynamics), gera mais força nas pedaladas e ainda maior controle da bike. Possui também grande abertura de encaixe, alta eficiência no encaixe com a sapatilha e acompanha os tacos.

O melhor pedal Shimano para velocidade

Seu grande desafio como PD-R540 é ir devagar. Este pedal tipo speed da Shimano conta com rolamento de alumínio com formato de roletes, melhorando a distribuição de peso pela bike e aumentando, por consequência, a segurança e o desempenho em trechos asfaltados.
Sua plataforma tem uma largura um pouco maior, e transfere mais energia a cada pedalada. Maior velocidade com um menor esforço! Tem ainda alta resistência, com cartucho selado.

O melhor pedal Shimano para passeio

Se o seu passeio ideal é uma boa pedalada, então o PD-T421 é o pedal para você. Ele conta com a tecnologia CLICK’R da Shimano, com fixação fácil, e liberação mais fácil ainda. Assim, você não aproveita melhor a sua energia nas pedaladas e pode curtir o passeio sem burocracia para sair da bicicleta. Com jogo de tacos SM-SH56, este modelo requer pouca manutenção, com eixo resistente e cartucho selado..

Guia de Compras

A Shimano tem soluções inovadoras e altamente tecnológicas para as mais diversas bikes e para os mais diversos ciclistas. Uma delas é a grande variedade de pedais, com um alto nível de especificidade para cada necessidade de cada pedalada.

Abaixo, no nosso Guia de Compras, vamos mostrar algumas das melhores soluções, responder perguntas importantes e fornecer dicas e informações essenciais para guiar a sua escolha pelo melhor pedal Shimano para você e sua bicicleta.

Imagem mostra um ciclista devidamente equipado pedalando por uma via asfaltada. Ao fundo, é possível ver uma breve skyline de uma cidade.

Os pedais Shimano oferecem soluções inovadoras e de alto nível técnico para melhorar seu desempenho na bicicleta.(Fonte: VELOBAR+/ Unsplash.com)

Pedal Shimano plataforma ou clip?

Apesar de diversas variações de alta tecnicidade, são basicamente dois os tipos de pedais Shimano: os pedais plataforma e os pedais clip, também conhecidos como pedais de encaixe.

O pedal Shimano plataforma é assim chamado por ser de fato uma plataforma para os pés. Plano, é o tipo de pedal mais comum, até porque é largamente usado nas bicicletas infantis e outros modelos de entrada.

O pedal Shimano clip, por sua vez, tem um conceito diferente. Se no plataforma os pés apenas se apoiam no pedal, no clip eles fixados nos pedais, por meio de uma espécie de parafusos - os tacos - que se encaixam (daí o nome "de encaixe") em orifícios nas solas das sapatilhas para ciclismo, calçados especializados para as pedaladas.

foco

Você sabia? Os primeiros registros de um pedal estilo clip são datados de 1895! A popularização, porém, só viria 70, 80 anos depois...

O pedal clip é considerado a evolução do pedal plataforma, porque uma vez fixados, os dois pés participam integralmente na pedalada, com um descendo e outro ajudando o pedal oposto a subir.

Por outro lado, os pedais plataforma possibilitam manobras e pedaladas mais versáteis, de passeio e como meio de transporte, que necessitam de maior liberdade para os pés.

Imagem mostra um pedal do tipo plataforma no foco seletivo, com o restante da bicicleta desfocado ao fundo.

Os pedais Shimano clip são tecnicamente mais evoluídos, mas os pedais plataforma possibilitam um pedalar mais versátil.(Fonte: Craig Adderley/ Pexels.com)

Como é o pedal Shimano speed?

O pedal Shimano speed, como o nome acusa, é desenvolvido para maximizar a velocidade das pedaladas. Isso quer dizer que a maioria dos modelos são do tipo clip, porque, como explicamos anteriormente, há maior transferência de energia em cada pedalada.

Outro característica elementar do pedal speed é a leveza, para diminuir o esforço e poupar a energia para pedaladas mais velozes. Exatamente por essa velocidade, muitos dos modelos são mais largos, para uma maior estabilidade, e segurança, no fim das contas.

Imagem mostra apenas os pneus e o pedal direito de uma bicicleta durante uma pedalada em alta velocidade.

Os pedais Shimano speed são minuciosamente ajustados para aumentar diminuir os esforço, aumentar a força impressa à cada pedalada, em finalmente, aumentar a velocidade da bicicleta.(Fonte: Aj Alao/ Unsplash.com)

Por que o pedal Shimano Deore é ideal para Mountain Bike?

Se os pedais Shimano speed são ajustados para a velocidade das pistas, os pedais Shimano Deore são feitos pensando nos obstáculos e nos mais difíceis terrenos do Mountain Bike.

Isso quer dizer que são pedais mais resistentes, do seu eixo à seus tacos - aliás, são modelos tipo clip - e que possibilitam ao ciclista não só resistir, mas desempenhar em meio às dificuldades das modalidades off-road.

Um detalhe bastante representativo é a base ligeiramente mais baixa, para diminuir o acúmulo de poeira, algo comum no "MTB". Outro é o corpo de alumínio anodizado, presente em vários modelos da linha, que são extremamente resistente aos prejuízos de quedas e afins.

Imagem mostra uma peça de bicicleta, e foca na identificação, que diz "Shimao Deore XT".

Mais resistente, o pedal Shimano Deore é ideal para alta performance no Mountain Bike.(Fonte: Bogdan Ionescu/ 123rf.com)

Pedal Shimano M530 ou M540?

Das várias linhas e modelos dos pedais Shimano, dois estão entre os mais populares: o m530 e o m540. Ambos são pedais ideais para Mountain Bike, uma certa especialidade da Shimano, e ambos são do tipo clip também.

O m530 é o mais "básico", com um menor preço, mais indicado para bicicletas intermediárias. Tem a fixação aberta, que é menos eficiente mas muito mais prática, e conta com a tecnologia SPD, que potencializa a fixação dos pedais com as sapatilhas.

Já o m540 é considerado a progessão do m530. Seu valor de mercado é maior, até porque é voltado para maiores níveis de desempenho, e consequentemente melhor usados em modelos avançados e profissionais. Conta, por exemplo, com eixo cônico e cartucho selado, mais resistentes e que requerem menor manuetenção.

m530 m540
Tipo Clip Clip
Modalidade MTB MTB
Características Fixação aberta, tecnologia SPD Eixo cônico, cartucho selado

Critérios de Compra: o que notar para escolher o seu pedal Shimano

Como o pedal Shimano pode envolver provas e competições ciclísticas, e modalidades de risco também, é essencial que você escolha o modelo ideal, por segurança e desempenho. Montamos, assim, uma lista de critérios de compra, para ajudar a sua escolha.

Modalidade

Antes de tudo, você deve se guiar pela modalidade, por motivos de segurança, mesmo que seja para passeio, e para performance também. Como regra geral:

  • Pedais Clip são mais indicados para modalidades off-road, como Mountain Bike e Cross Country;
  • Pedais Plataforma são ideais para manobras, BMX e outras modalidades street;
  • Pedais Speed são melhor utilizados em estradas e pistas;
  • Pedais mistos são bastante versáteis para modalidades e terrenos, contanto que em pedaladas suaves;
Imagem mostra o momento em que um ciclista salta de uma pedra em uma trilha montanhosa.

Escolher o pedal correto para a sua modalidade vai impactar no seu desempenho e sua segurança.(Fonte: Pixabay/ Pexels.com)

SPD (Shimano Pedaling Dynamics) e Shimano ClickR

Uma boa maneira de selecionar apenas os melhores modelos de pedal Shimano é buscar por aqueles que sejam compatíveis com a Shimano Pedaling Dynamics ("Sistema de pedaladas dinâmicas da Shimano", em tradução livre), ou SPD.

Trata-se de um sistema restrito aos pedais clip ou mistos, e que melhora a transferência de energia do seu pé para as engrenagens.

Outra tecnologia útil dos pedais Shimano é a ClickR, que facilita a fixação e liberação dos pés e sapatilhas dos pedais, ideal para passeios e uso urbano.

Tacos

Se você estiver atrás de pedais Shimano de maior fixação com os pés, dê preferência para os modelos que têm os tacos inclusos.

Os tacos, também chamados de "taquinhos", são pequenas peças, mas com papel essencial na fixação dos pés e/ou das sapatilhas no pedal. E acredite, tem muita loja em que são vendidos separados...

Ah! O melhor é que os tacos também sejam Shimano. Maior compatibilidade, maior eficiência.

Imagem mostra um close de uma bicicleta de Mountain Bike, focando no pedal esquerdo e nas engrenagens.

Os tacos têm papel fundamental na aderência dos pés aos pedais..(Fonte: mountainmaurice/ Pixabay.com)

Segurança

Nunca se esqueça da segurança. Evite pedais com acabamentos pontiagudos e quaisquer outras peças e superfícies que possam machucar suas pernas se escaparem dos seus pés durante uma pedalada.

O mesmo vale para a resistência e durabilidade dos pedais. Prefira os pedais Shimano com eixos cromados e cartuchos selados. Afinal, quanto o menor risco de problemas com o pedal, maior a sua segurança.

(Fonte da imagem destacada: David Molina/ 132rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Lucas Ayres Jornalista
Fanático por esportes e apaixonado por música, vive antenado às novas tecnologias e tendências da moda masculina. Escreve sobre os produtos que orbitam nesses assuntos, e outros que deixam a casa e o dia a dia mais fácil, prático e, além de tudo, saudável.