Imagem mostra, em foco seletivo, um microfone instalado num pedestal simples, com luzes desfocadas ao fundo.
Ultima atualização: 7 de fevereiro de 2020

Como escolhemos

13Produtos analisados

18Horas investidas

8Estudos avaliados

72Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! O artigo que apresentamos a seguir é para você que não só ama música, mas também ama fazê-la. Falaremos, ora, sobre o pedestal para microfone, uma das principais peças das estruturas para apresentações e gravações.

Montamos, a partir de uma criteriosa seleção de informações, dicas, curiosidades e, claro, dos mais bem-sucedidos modelos do mercado, um Guia, que vai ajudar você a encontrar o pedestal para microfone ideal para sua música, seu instrumento e seu espaço.




Primeiro, o mais importante

  • A variedade mais comum do pedestal para microfone é a do tipo girafa, que conta com uma haste inferior fixa e uma haste superior móvel.
  • Existem modelos melhor adaptados à estúdios, outros à palcos e até pedestais exclusivos para microfones de mesa.
  • O pedestal para microfone pode ser um produto simples, mas tem uma grande variação de preço. Modelos básicos saem a partir de R$ 10, enquanto os avançados, com articulações finas e suporte para mais de um microfone, podem ser encontrados por até R$ 200.

Você também pode gostar:

Melhores pedestais para microfone : As escolhas da equipe

Qualquer pesquisa sobre produtos do mercado musical pode ser um tanto complicada. Muitas marcas, muitas opiniões, muito tempo perdido em sites e lojas. Pensando nisso, montamos uma lista com a nossa seleção dos melhores pedestais para microfone, com os mecanismos mais eficientes e, claro, o melhor custo-benefício.

O melhor pedestal para estúdio

O pedestal para microfone da ASK é inteiramente pensado para as horas e horas de estúdio. Com revestimento de plástico e composição em aço. A rosca do ajuste da haste superior é bastante durável, feita em nylon de alta resistência. Tem também um sistema ágil de ajuste de altura, além de um tripé retrátil, para as diversas tomadas e repetições comuns às gravações, fora para um recolhimento mais prático.

O pedestal para microfone ideal para palco

O PM-100 da Hayonik é um pedestal próprio para apresentações. O que caracteriza este modelo do tipo girafa é sua enorme versatilidade, podendo ser utilizada em diversas configurações de palco e portanto em diversos eventos. Possui duas hastes telescópicas, sendo uma de altura ajustável entre 0,9 e 1,4 metros. É também bastante resistente, construído em aço, com pés de borracha e tripé reforçado. Ainda assim, pesa apenas 1,5kg, sendo bastante tranquilo de transportar.

O melhor modelo de pedestal para mesa

A On-Stage tem um catálogo bastante diverso, o que é facilmente provado pelo DS300B, um pedestal para microfone feito sob medida para modelos de mesa. Pesando menos de 2kg, com base de 15 centímetros de diâmetro e uma mini-haste de 17 centímetros, este pedestal é melhor aproveitado em reproduções, mas entrega qualidade também em gravações. O destaque fica por conta da Posi-Lok, uma trava inovadora com 52 dentes e botão ergonômico.

Guia de Compras

A qualidade de uma gravação, seja ela de música, podcast ou qualquer outro conteúdo de áudio, depende muito da microfonação, isto é, de onde e como são instalados os microfones para captar esse áudio. O mesmo vale para shows, palestras e outros motivos de palco.

O pedestal para microfone, obviamente, é parte integral desse processo. Escolher o modelo certo para o instrumento e para ocasião certa é imprescindível. Mas não se aflija: vamos, neste Guia de Compras, auxiliar na sua busca pelo modelo perfeito para sua gravação ou amplificação.

Imagem mostra um homem cantando emocionadamente, com olhos fechados, segurando o microfone e o pedestal de maneira inclinada, acompanhando o posicionamento do seu corpo.

O pedestal é elemento essencial da microfonação, que por sua vez define muito da qualidade do som de uma gravação ou apresentação. (Fonte: Papa Yaw/ Pexels.com)

O que é o pedestal para microfone do tipo girafa?

O pedestal para microfone do tipo girafa é simplesmente o mais comum e o mais popular tipo de pedestal do mercado. A alusão com o animal típico da savana africana é isso mesmo que você está pensando: pela sua altura e pelo seu "pescoção".

Isso porque seu design conta uma haste principal, fixa, mas uma segunda haste superior articulável, ou pelo menos dobrável, que de fato se parece com um pescoço - um pescoço fino e bastante comprido, mas um pescoço, ainda assim.

E é essa parte que está atrelada ao seu sucesso. Resistente e bastante articulável, esse modelo de pedestal é facilmente adaptado não somente à altura dos instrumentos, mas também aos gostos e maneirismos de cantores e vocalistas, que o pegam, nele se apoiam e o torcem, jogam e balançam durante as canções.

Imagem mostra um homem de óculos escuros cantando junto a um microfone instalado num pedestal, com o céu azul ao fundo.

O "pescoção" dos pedestais do tipo girafa o torna mais resistente e facilmente ajustável.(Fonte: Oleg Magni/ Pexels.com)

Como é o pedestal para microfone de mesa?

Existem duas variedades básicas do pedestal para microfone de mesa: os modelos articulados, que veremos em mais detalhes mais à frente, e os modelos de base móvel. Este último é como uma miniatura adaptada do pedestal do tipo girafa, com uma haste principal fixa de menor porte e uma haste superior dobrável.

Ambos, por definição, são melhor aproveitados na gravação e reprodução de outros conteúdos de áudio. Ainda assim, eles podem ser bastante úteis em estúdios caseiros e na microfonação de instrumentos teclado, piano e outros instrumentos acústicos, como violão ou pandeiro.

Imagem mostra o close de um microfone de mesa, com acabamento de ouro, instalado num pedestal para mesa.

O pedestal para microfone de mesa é melhor indicado para rádios e podcasts, mas pode ser útil na microfonação de instrumentos acústicos. (Fonte: Prince Abid/ Unsplash.com)

Quais as vantagens do pedestal para microfone articulado?

O pedestal articulado para microfone é uma variedade de um pedestal de mesa, com vários pontos de articulação. É muito comum em estúdios de rádio, podcast e outros conteúdos de áudio que não sejam exclusivamente música.

Muitos contam com braçadeiras e não precisam de furos nas mesas.

Seu uso acumula alguns benefícios e, naturalmente, algumas desvantagens. Começando com as vantagens, a primeira delas é a sua praticidade, seja para a instalação, já que muitos contam com braçadeiras e não precisam furar mesas e outras superfícies para a fixação, seja no uso em si, graças aos seus vários pontos de articulação.

Outra vantagem é a facilidade que tem de ser operado em pequenos espaços, o que o torna perfeito para estúdios pequenos e outros espaços improvisados. Ele também é bastante versátil, já que pode ser usado com vários tipos de microfone e em várias alturas e posições.

Os contrapontos, por sua vez, ficam por conta da sua limitação de tamanho e pela dificuldade no seu armazenamento.

Vantagens
  • Praticidade
  • Facilidade com espaços pequenos
  • Versátil
Desvantagens
  • Tamanho limitado
  • Dificuldade de armazenamento

Onde comprar um pedestal para microfone?

A oferta de modelos de pedestais para microfone é tão grande como as lojas que os oferecem. Se você estiver buscando fazer sua compra em lojas físicas, recomendamos grandes redes como a Made In Brazil e a Playtech.

Se, no entanto, você estiver atrás da praticidade e das maiores opções - de modelos e de preços - da internet, o melhor é optar por sites como a Amazon e o Mercado Livre, com mecanismos de segurança para a sua compra, além de uma entrega rápida e eficiente.

Imagem mostra, em foco seletivo, a parte traseira de um pedestal para microfone, com um microfone sem fio instalado, com uma luz multicolorida ao fundo.

Para pesquisa em lojas físicas, vá atrás das grandes redes do segmento musical.(Fonte: Joshua Hoehne/ Unsplash.com)

Critérios de Compra: O que notar no seu pedestal para microfone

Apesar de um produto simples, pode ser difícil escolher o pedestal para microfone ideal. Na verdade, exatamente por ser simples, e ter poucos parâmetros para comparação. Porém, com os critérios de compra que você vê na lista a seguir, fazer a sua opção será algo muito mais prático, objetivo e eficiente.

Instrumento

O primeiro ponto a se pensar antes de partir para a compra é qual o instrumento que será captado pelo microfone. Não que exista um pedestal para microfone específico para cada instrumento, mas sim modelos mais adequados, inclusive para a sua voz, o instrumento mais potente de todos.

foco

Você sabia? A voz é considerada o instrumento mais difícil de todos, porque não há uma referência pra afinação, a não ser a própria voz.

A voz, aliás, é bem gravada ou amplificada por microfones em pedestais do tipo girafa, mas também em pedestais de mesa em microfones condensadores; instrumentos acústicos, por sua vez, tendem a ser melhor aproveitados por pedestais de estúdio.

Imagem mostra um maestro regendo sua orquestra. Pedestais com microfones estão na mesma altura dos músicos, todos abaixo do maestro.

Pense no instrumento que você deseja gravar, mesmo se esse instrumento for a sua voz. (Fonte: Gabriel Santos Fotografia/ Pexels.com)

Kit

Fique bastante atento ao kit de pedestal de microfone que você pretende comprar, especialmente se for a sua primeira aventura microfonada. Isso porque muitos conjuntos não contam com algumas peças básicas, mas essenciais para o uso do produto, como por exemplo o cachimbo, a peça em que se encaixa o microfone.

Vale também ficar atento à promoções que já incluam microfones no kit, assim como cabos e outros componentes adicionais, como os próprios cachimbos, pés extras, botões, parafusos, enfim, que tornem mais fácil a manutenção do seu pedestal.

Tipo de microfone

O tipo de microfone que você tem ou pretende usar é outro elemento importantíssimo a se pensar no momento da sua compra. Existem vários modelos de pedestais com uma grande versatilidade quanto a tipo de microfones, especialmente os de mesa e os de palco, mas é bom ser detalhista nessas horas.

Mas, como nosso objetivo aqui é tornar a sua pesquisa mais prática, você só deve se preocupar com esse elemento se você de fato tiver ou for usar um microfone diferenciado, como um condensador ou um modelo retrô.

Imagem mostra, em foco seletivo, um pedestal com um microfone condensador em seu topo, com luzes desfocadas ao fundo.

A compatibilidade entre pedestal e microfone é tão importante quanto o pedestal em si. (Fonte: Brett Sayles/ Pexels.com)

Palco ou estúdio

Por fim, não se esqueça da variedade básica que viemos falando ao longo deste artigo. Existem modelos ideais para palcos e modelos ideal para estúdios, que não necessariamente prejudicam seu desempenho quando estão "fora do seu habitat", mas que impedem as melhorias à gravação ou amplificação para as quais foram desenhados.

(Fonte da imagem destacada: Dome Dussadeechettakul/ Unsplash.com)

Por que você pode confiar em nós?

Pedro d'Ávila Músico e Viajante Incansável
Os cinco anos vagando pela Europa e tocando de metrô em metrô e deram a Pedro uma experiência de vida incrível, só comparada a seus anos e anos acampando pelo Brasil e pela América do Sul. Hoje, estabelecido em Dublin, ele segue conhecendo novos lugares e comparilhando o conhecimento adquirido com as experiências de vida.
Lucas Ayres Jornalista
Fanático por esportes e apaixonado por música, vive antenado às novas tecnologias e tendências da moda masculina. Escreve sobre os produtos que orbitam nesses assuntos, e outros que deixam a casa e o dia a dia mais fácil, prático e, além de tudo, saudável.