Uma pedra de amolar ao lado de uma faca.

Bem-vindo ao Review Box Brasil. Hoje temos o prazer de apresentar um guia de compras sobre a pedra de amolar. Se você quer comprar o produto para deixar as suas facas afiadas, indicamos ler este texto até a parte final.

Conhecida também como pedra de afiar, esta produção é utilizada desde os primórdios da humanidade. Você pode pensar que elas são todas iguais, com diferença só no preços. Mas, existem diferenças importantes entre estas pedras.

Neste artigo você vai aprender: Os tipos de pedras de amolar, como a gramagem define a potência do produto, as médias de preços e os diferenciais de cada versão. Tenha uma boa leitura e fique de mente afiada para não errar na hora das compras.

Primeiro, o mais importante

  • As pedras mais abrasivas têm uma capacidade superior de afiação.
  • A maioria dos produtos que vale a pena possui pelo menos duas formas diferentes de afiação: Uma mais e outra menos abrasiva.
  • Para uma afiação profissional a faca pode ser afiada por 3 tipos de pedras de amolar diferentes em gramagem: Nível baixo (300 a 1.000 de gramagem), médio (1.000 a 4.000 de gramagem) e alto (6.000 de gramagem).

Você também pode gostar:

Ranking: As 4 melhores pedras de amolar

Agora vamos conhecer algumas das melhores versões de pedras de amolar de acordo com os afiadores profissionais. Preste atenção nos detalhes técnicos de cada uma das opções abaixo para aprender um pouco mais sobre o produto.

1° – Pedra de amolar Tramontina

É um excelente produto com baixos custos e muitos benefícios para quem gosta de afiar coisas todos os dias. A estrutura possui 700 gramas de peso.

As dimensões na versão da Tramontina são: 22x4x8 centímetros. O interessante deste produto é que os grãos são mistos, de modo que existem duas opções para você afiar em apenas uma pedra de amolar:

  • Afiação: 1000 de gramagem;
  • Desbaste: 400 de gramagem.

2º – Pedra de afiar Taidea

Ferramentas de madeiras ou metálicas, tesoura e facas podem ser afiadas com esta pedra de amolar da Taidea. A base do produto tem uma estrutura antiderrapante para facilitar o trabalho no dia a dia.

Esta versão de pedra de amolar possui um peso de 200 gramas e o tamanho de 18x8x4 centímetros.

3° – Pedra de amolar Vonder

É uma das pedras de amolar de marcas Premium mais baratas no mercado. Excelente escolha para quem pretende afiar as ferramentas relacionadas com a agricultura. Por exemplo: cortadeiras, foices e enxada.

O produto apresenta tamanho de 200x50x26 centímetros. Esta versão também serve para afiação em formões, tesouras e outros tipos de cutelaria. É uma pedra dupla face com os seguintes grãos:

  • Moagem fina: 240 de gramagem;
  • Moagem grossa: 120 de gramagem.

4° – Pedra de amolar Hickmann

Esta é uma versão tripla face que custa preços populares. A marca oferece 3 meses de garantia no produto, que tem tamanho de 20x5x2,5 centímetros.

A pedra branca pesa 700 gramas e pode ser usada nas mais diferentes facas pequenas, médias e grandes. Esta estrutura é durável e não requer muitos cuidados de manutenção no decorrer do tempo.

Guia de Compra

As facas da sua cozinha não conseguem ao menos cortar uma fruta direito? Há ferramentas na oficina que precisam de afiação urgente? Existem muitos motivos que levam uma pessoa a comprar pedra de amolar.

Nesta seção deste artigo, você vai aprender o necessário para saber como escolher a melhor pedra de afiar, conforme as suas próprias necessidades.

Faca sendo afiada em pedra de amolar.

A pedra de amolar certa pode ser o que você precisa para renovar suas facas sem precisar comprar outras novas. (Fonte: Norasit Kaewsai / 123RF)

O que é uma pedra de amolar e como utilizá-la?

Pedra de afiar (ou, pedra de amolar) é uma estrutura mineral útil para a afiação de facas ou outros instrumentos cortantes. Estas pedras possuem diferentes tipos de grãos (gramagem) e tamanhos.

Este produto também é conhecido como pedra quartzito e pode ter na composição granito, mármore ou outros minerais. Seja na manutenção das facas de cozinha de uma casa ou para manter os instrumentos da oficina sempre muito cortantes, o uso da pedra de afiar é indispensável.

Bernard ShawJornalista Irlandês

“A vida é como pedra de amolar, podemos desgastar-nos como podemos afiar-nos, depende de como deslizamos por ela.”

De acordo com historiadores a pedra de amolar está entre as ferramentas para afiar mais antigas da humanidade.

O método de afiação ainda não mudou desde as épocas antigas: Você precisa fazer o momento de vai e vem com a faca em cima da pedra para afinar o cume e deixar a lâmina afiada.

Quem não está muito acostumado com o trabalho acha um pouco cansativo afiar as facas na pedra de amolar. Não se preocupe, porque em poucos dias você se acostuma com a prática da afiação.

foco

Você sabia que não se pode afiar a faca todos os dias na pedra de amolar? Isto desgasta a lâmina e é prejudicial à faca.

Quais os tipos de pedra de amolar?

Existem duas versões principais de pedra de afiar:

  • Extraídas da natureza
  • Produzidas por matérias-primas abrasivas.

A forma mais tradicional das pedras de amolar tem a forma quadrada. Também existem versões redondas de pedra de amolar que servem para afiar junto com uma máquina específica.

Uma regra é certa: a pedra mais abrasiva (com mais gramagem) possui poder superior em afiar, ao passo que as versões menos abrasivas são melhores para o desgaste do cume. O tamanho da pedra de amolar pode ir de 15 centímetros a até 200 centímetros ou mais. As estruturas menores são fáceis de guardar em qualquer parte da cozinha.

Imagem de pessoa afiando faca.

Existem pedras de amolar que são extraídas da natureza e outras que foram produzidas de matérias primas abrasivas. (Fonte: jasongillman / Pixabay)

Facas amoladas são mais perigosas?

Erroneamente, muitas pessoas pensam que após serem afiadas na pedra de amolar as facas ficam muito perigosas. Uma faca cega tem mais perigo porque danifica os produtos na hora de cortar, além de ser péssima para cortes rápidos e certeiros.

Como fazer a manutenção de uma pedra de amolar?

Um dos fatores que explicam o sucesso da pedra de amolar está no fato de que não existe muita necessidade de cuidados com manutenção. Você só precisa mesmo lavar a pedra após o uso e deixá-la secando ao ar livre.

Como afiar facas com pedra de amolar?

Você pode até estar em dúvidas sobre comprar uma pedra de amolar com medo de não conseguir saber como afiar com segurança. Não se preocupe com isso, já que o uso é muito simples.

Ao seguir os passos abaixo você pode afiar de forma segura, rápida e sem prejudicar a vida útil da pedra de amolar:

  1. Deixe a pedra de afiar por 5 minutos mergulhada na água fria.
  2. Coloque a pedra em uma superfície reta e com bastante estabilidade.
  3. Em um ângulo que pode ir de 10 graus a até 30 graus, segure a faca e deslize ela na pedra, sem fazer muita pressão. Faça o movimento de vai e vem.
  4. Repita os movimentos até perceber que a lâmina está afiada.
  5. Depois de afiar realize uma limpeza na pedra com um pano úmido e lave com água. Deixe secar ao ar livre.

Veja no vídeo em detalhes como usar a pedra de amolar:

Quais as vantagens da pedra de afiar?

O mundo está repleto de vantagens e desvantagens para cada coisa e no caso das pedras de amolar não é diferente. Vamos começar pelo principal ponto positivo: o preço. Os valores cobrados por pedras de afiar estão cada vez mais baratos.

Com este produto você pode manter a manutenção em dia das facas e economizar pela ausência de necessidade de comprar novas lâminas afiadas.

Há um ponto que pode ser considerado positivo por algumas pessoas, e negativo por outras: este produto não exige energia elétrica para funcionar. Você até economiza na conta de luz, mas precisa trabalhar com um pouco de esforço físico para afiar as facas.

Com uma pedra de amolar que tem milhares de grãos você pode polir, desgastar cume ou apenas afiar. Isto é, um ponto positivo do produto está nas diversas formas de afiação que ele apresenta.

Imagem de pessoa segurando faca sobre mesa com pedra de amolar ao lado.

Com a pedra de amolar, você pode deixar suas facas e outras ferramentas sempre bem afiadas. (Fonte: smilekorn / 123RF)

O lado ruim é que às vezes você pode se confundir e comprar uma pedra muito ou pouco abrasiva para as suas necessidades de uso.

Há diferentes tamanhos de pedra, inclusive nas medidas certas para guardar em pequenos espaços na cozinha. Isto é bom se você não tem muitos lugares para armazenar objetos em sua casa.

A estrutura sólida e abrasiva gera um pouco de complicação para levar este produto a diferentes locais. Para realizar o transporte da pedra de afiar sem fazer sujeira é preciso antes armazenar ela no saco plástico.

O tempo de duração da afiação na faca é de 30 dias. Pode ser ruim pensar que existe a necessidade de realizar uma nova afiação a cada mês para as lâminas estarem sempre afiadas.

Na tabela a seguir você pode conferir um resumo sobre as vantagens e desvantagens da pedra de amolar:

Vantagens
  • Pode desgastar cume, afiar e polir
  • Há versões com preços baixos
  • É um produto leve e resistente
  • Não precisa de energia elétrica para funcionar
  • Há diferentes opções de tamanho
Desvantagens
  • A variedade de gramagem em cada pedra confunde os consumidores
  • Algumas facas não podem ser afiadas em pedras com poucos grãos
  • Não é prático de levar para diferentes locais todos os dias
  • Os movimentos para afiar cansam o braço
  • Não mantém a faca afiada por muito tempo

Qual deve ser a gramagem da pedra de amolar?

As pessoas podem até pensar que é uma tarefa difícil escolher a pedra de molar. Mas, ao terminar de ler este texto, você vai perceber que não existem tantas dificuldades para comprar o produto ideal.

O primeiro ponto mais importante está na gramagem (também definida pelo termo “grama”). Ela define o quão porosa ou grossa é a superfície da pedra de afiar.

O tipo de gramagem mostra a capacidade que a pedra possui para afiar certos materiais. Existem muitas variações de grama entre as pedras de afiar, e podemos resumir a média geral em 3 tipos:

  • Nível baixo de afiação. Pedra de afiar que tem de 300 a 1.000 de gramagem;
  • Nível médio de afiação. Pedra de afiar que tem de 1.000 a 4.000 de gramagem;
  • Nível alto de afiação. Pedra de afiar com mais de 6.000 de gramagem.

A seguir, você vai conhecer as características de cada uma destas três médias de gramagem para pedra de afiar:

Pedra de amolar com gramagem que vai de 300 até 1.000

A pedra serve ao desgaste do cume das lâminas, muito utilizada para afiar facas ou instrumentos cortantes que estão há tempos sem serem afiados. Esta pedra trabalha com objetivo específico de reduzir o cume (ou, o ângulo) da lâmina, o que permite evoluir a capacidade das facas para os cortes.

Uma pedra com gramagem próxima de 1.000 é muito comum para afiar facas de cortar carne.

É indicado usar apenas de vez em quando esta pedra de amolar, para não desgastar a lâmina presente nas facas. Esta versão tem os preços mais baixos, embora algumas estruturas sejam grandes.

Pedra de amolar com gramagem que vai de 1.000 a até 4.000

Este produto serve muito bem para afiar bastante os objetos de diferentes tamanhos. Uma prática comum dos afiadores profissionais é primeiro afiar a faca cega na pedra de amolar com no máximo 1000 de gramagem.

Na sequência, eles usam a mesma faca nas pedras com 3.000 ou 4.000 de gramagem para tornar o corte da lâmina ainda mais afiado e profissional. Estas pedras de afiar são mais finas do que as pedras que podem ter de 300 a até 900 de gramagem.

O produto possui um nível médio de preços no varejo.

Pedra de amolar com mais de 6.000 de gramagem

Estas pedras de afiar são as estruturas mais finas no mercado. Há tanta finura que elas podem fornecer um brilho radiante nas lâminas, realizando um verdadeiro trabalho de polir.

Você não se importa com detalhes do brilho de uma faca afiada? Então pode dispensar a compra desta pedra de preços caros. A pedra de amolar com 6.000 de gramagem é muito utilizada na afiação de espadas.

Abaixo reunimos informações em uma tabela comparativa para mostrar a diferença entre estas três versões de pedra de amolar:

300 a 500 de gramagem 1.000 a 4.000 de gramagem 6.000 de gramagem
Uso Desgastar o cume Afiar Polir
Preço Baixo Médio Alto
Tamanho Grosso Médio Fino
Abrasão Baixa Média Alta

Quanto custa?

Uma pedra de amolar pode custar de R$ 20 a até R$ 300. O valor fica alto na medida em que a gramagem do produto aumenta. As versões de marcas famosas, embora custem mais, oferecem garantia de 3 meses.

Imagem de pessoa segurando três pedras de amolar diferentes.

O tipo da pedra vai mudar de acordo com o objetivo e custa a partir de R$ 20. (Fonte: Evgeniy Skripnichenko / 123RF)

Onde comprar?

As pedras de afiar estão disponíveis com bastante variedade de ofertas em lojas de construção como Leroy Merlin, Telha Norte e C&C. Você também encontra estes produtos nos hipermercados: Carrefour, Wallmart ou Extra.

Na internet existem muitas ofertas baratas de pedra de amolar. Visite sites populares, como por exemplo: Amazon, Shoptime e Submarino. Compre online no conforto do lar para receber na porta da sua casa.

Critérios de compra: Fatores úteis para a comparação das ofertas de pedra de amolar

Na hora de comprar pedra de amolar você não pode vacilar ao levar para casa a primeira versão popular que encontrar no mercado. Antes é necessário comparar e para fazer uma boa comparação considere estes 5 fatores:

  • Desconto
  • Garantia
  • Utilização
  • Apoio
  • Tamanho

A seguir você compreende mais ao certo o significado dos 5 pontos demonstrados na lista acima:

Desconto

Se você pesquisar um pouco vai perceber que diversos vendedores oferecem promoções especiais. Por exemplo, comprar 1 produto e receber 2 unidades, ou ganhar descontos nas compras de três ou mais pedras de amolar.

Hoje em dia até as pedras de afiar das melhores marcas são encontradas neste tipo de promoção.

Garantia

Muitas pessoas não sabem, mas existe sim prazo de garantia de 3 meses na compra destas pedras de amolar.

É bom comprar apenas os produtos garantidos, porque a pedra pode demonstrar problemas com muito esfarelamento ou pela falta de efetividade na hora de realizar as afiações em lâminas.

Em caso de problemas com a pedra de amolar nos primeiros dias de uso, solicite a garantia imediatamente.

Uma faca afiada cortando um tomate.

Acione a garantia se suas facas não estiverem sendo bem amoladas por uma pedra nova. (Fonte: congerdesign / Pixabay)

Utilização

As pedras de 6.000 de gramagem ou mais são muito custosas e servem apenas para realizar acabamentos após a afiação.

Se você quer só afiar as facas de cozinha de vez em quando, não precisa gastar dinheiro com a pedra de 6.000 de gramagem.

Você pode comprar uma versão barata com dupla face que possui em um dos lados pelo menos uma gramagem que pode ir de 500 a 3.000.

Apoio

Um dos segredos da afiação profissional está na estabilidade. Quando a pedra de amolar está em uma posição instável, fica difícil ter precisão para fazer os movimentos de vai e vem na afiação.

Para evitar este tipo de problema algumas versões de pedra de afiar possuem um suporte de borracha grudado ou encaixado. Isto permite que o trabalho seja desenvolvido com mais segurança, rapidez e precisão.

Tamanho

Se você procura uma boa pedra de amolar para se encaixar no pequeno espaço da cozinha, deve pesquisar por ofertas que oferecem produtos de tamanhos proporcionais.

Para evitar problemas futuros é importante verificar o local em que você pretende guardar e somente depois procurar pela pedra de amolar do tamanho certo.

(Fonte da imagem destacada: SnaXXy / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Os redatores do portal REVIEWBOX pesquisam e escrevem artigos informativos de alta qualidade sobre os mais variados produtos e assuntos.