Imagem de um dispositivo pen drive.
Ultima atualização: 21 de outubro de 2020

Como escolhemos

12Produtos analisados

20Horas investidas

7Estudos avaliados

76Comentários coletados

Muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil. O assunto de hoje é: pen drive, um dispositivo útil para diferentes objetivos: armazenar fotos, vídeos e músicas, salvar documentos, filmes, episódios de séries e apresentações para a faculdade ou o trabalho.

Além das funções básicas você pode usar o pen drive para otimizar a memória do seu computador, adaptá-lo para funcionar como chave de acesso ao notebook, codificá-lo com senhas, entre outras funções.

Esse acessório é compacto, leve, prático e seguro de usar. Você pode encontrar modelos com capacidades de memória variadas: 8,16, 32, 64, 128, 156 gigabytes e até modelos com limite de 1 terabytes de arquivos.

Nesse Guia de Compra completo você aprenderá tudo que precisa para saber escolher o pen drive ideal para você.




Primeiro, o mais importante

  • O pen drive pode ter tecnologia de leitura e transmissão de dados USB 2.0 ou 3.0. O modelo 3.0 é multitarefas (copia e envia arquivos ao mesmo tempo) e veloz.
  • Você pode encontrar modelos com capacidade de memória menores: de um a quatro gigabytes ou modelos superiores com 16, 32, 64 ou 128GB.
  • Algumas marcas são referência no mercado quando falamos de pen drives, é o caso da Kingston, SanDisk e Multilaser.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 5 melhores modelos de Pen Drive

Vamos apresentar os melhores modelos de pen drives. Para este Ranking, escolhemos os produtos preferidos dos consumidores, levando em consideração os recursos, design e a capacidade de memória de cada um.

1º - Pen Drive USB 2.0 16GBZ Kingston

O pen drive SE9H da Kingston tem design sofisticado, é feito em metal, tem uma argola que pode ser presa em chaveiros ou cordões, memória para 16 gigabytes e compatibilidade com os sistemas operacionais Windows, Mac e Linux.

Este modelo tem dimensões reduzidas: apenas 45 mm de altura, 1,23 cm de largura e 3,90 cm de profundidade. O consumidor tem cinco anos de garantia e suporte técnico gratuito da Kingston.

2º - Pen drive DT50 64GB, Kingston

O pen drive DT50 da Kingston tem estrutura de metal, design compacto e é uma unidade de USB 3.0, que garante rápida transferência de dados entre dispositivos. Também é compatível com portas USB 2.0.

O modelo está disponível nas versões de 8 a 128GB, nas cores branco com azul, verde, vermelho, roxo ou preto. Este modelo tem suporte técnico local da Kingston.

3º - Pen Drive Dual 128GB SanDisk

O pen drive da SanDisk tem duas entradas (conectores): USB 3.0 e Micro USB, especialmente para smartphones. A memória é de 128GB.

Este modelo pode ser usado para fazer backup das fotos, vídeos e contatos do celular do smartphone para o computador ou para manter diretamente no dispositivo. A transferência de arquivos até 150 Mb/s.

4º - Pen drive Nano Multilaser

O pen drive nano da Multilaser é o modelo mais compacto disponível à venda. Com capacidade para 16GB, esse modelo tem suporte para armazenar até 4 mil fotos, compatibilidade com os sistemas operacionais Windows e pode ser usado também em Smart TVs e notebooks.

5º - Pen Drive Cruzer Fit Sandisk

O pen drive Cruzer Fit da Sandisk tem como diferencial a possibilidade de restringir o acesso às pastas ou documentos, basta criar senha para esses arquivos, aumentando a proteção de arquivos pessoais e confidenciais. Tem 16 gigabytes de memória.

Guia de Compra

Hoje em dia não há uma pessoa que não tenha um pen drive na mesa de trabalho ou na mochila, isso se deve ao fato deste dispositivo ser barato, fácil de usar e muito útil para salvar diversos tipos de arquivos.

Imagem de um pen drive conectado a um notebook.

O pen drive é um dispositivo de memória externa de qualidade, fácil de transportar e de custo baixo. (Fonte: Brina Blum / Unsplash)

O que é um pen drive e onde utilizá-lo?

O pen drive, também conhecido como Memory Flash USB, é uma unidade móvel para armazenamento de arquivos que surgiu por volta dos anos 2000 e é popular até hoje, tanto que é difícil conhecer alguém que não tenha pelo menos um pen drive.

Este dispositivo é de uso portátil, então você pode carregá-lo para qualquer lugar e conectá-lo a computadores, Smart TVs, aparelho de som do rádio, videogame ou qualquer outro dispositivo com entrada USB.

O pen drive é um dispositivo que dura bastante tempo, tanto que alguns modelos chegam a ter cinco anos de garantia.

O acesso às informações armazenadas no pen drive é fácil, basta encaixar o dispositivo na entrada USB, abri-lo e acessar os arquivos salvos. O pen drive se comporta como um disco rígido.

Imagem de quatro modelos de pen drive de diferentes marcas.

Existem pen drives em diferentes formatos, tamanhos e capacidades. (Fonte: Jackmac34 / Pixabay)

Há modelos tão portáteis que você consegue, através de uma entrada micro USB (cabo USB- OTG), conectá-lo a smartphones e ter acesso aos arquivos do pen drive na palma das mãos.

Se for usar em ambientes com grande circulação de pessoas como faculdade ou trabalho é bom comprar um modelo protegido por senha, que impossibilita o acesso aos dados sem o código. Dessa forma, você não corre o risco de ter informações pessoais vazadas.

Confira agora as principais vantagens e desvantagens do Pen Drive:

Vantagens
  • Dispositivo compacto, leve e fácil de transportar
  • Capacidade de memória varia de 1GB até 1 TB
  • Vida útil longa: até 10 anos
  • Há dois tipos de cabo USB 2.0 e 3.0, sendo o último é bastante veloz na transferência de dados
Desvantagens
  • Se você perder seu pen drive pode ter seus arquivos pessoais vazados
  • Pen drives com tecnologia USB 2.0 só realizam uma atividade de cada vez

Qual capacidade é ideal para mim em um pen drive?

Os modelos de pen drive variam por causa de diversos fatores. Um deles é a capacidade da memória, que varia de 1 GB até 128 GB. Veja quais são os modelos mais indicados de acordo com o uso que você fará deles:

  • Pen drive de 8 GB: Se comparado aos outros modelos, parece que o pen drive de 8GB tem pouca memória, mas isso é um engano pois este modelo tem capacidade para guardar 2 mil fotos de 4MB, 400 vídeos ou 2 mil músicas de cerca de três minutos cada.
  • Pen drive de 16 GB: Pen drives com essa capacidade de memória podem armazenar filmes e episódios de séries também. Ele pode ser usado para salvar cerca de oito longas-metragens ou cerca de 32 horas de vídeos.
  • Pen drive de 32 GB: Este dispositivo tem capacidade para salvar mais de 9 mil fotos, 8 mil músicas ou até 64 horas de vídeos. Para quem gosta de salvar temporadas de séries ou coletâneas de artistas é uma boa pedida.
  • Pen drive de 64 GB: Com o pen drive de 64 GB você consegue carregar mais de 168 horas de filmes ou até 16 mil músicas. É uma ótima opção para levar em viagens, quando nem sempre é possível ter conexão com a internet.
  • Pen drive de 128 GB: Pen drives com 128 GB surpreendem, pois são quase um HD externo em capacidade, mantendo o diferencial de ser um dispositivo pequeno, leve e portátil. Com ele é possível guardar tudo o que há dentro do PC.

Há modelos com capacidades ainda maiores, de 156 GB, 512 GB ou até 1 TB, mas eles são mais raros de encontrar. Além do pen drive, existem outros dispositivos de memória externa como o cartão de memória, cartão SSD e HD externo.

Imagem mostra diferentes tipos de dispositivos de memória externa: disquete, CD, pen drives, cartões de memória e HDs externos.

Os dispositivos de memória externa estão sempre em constante evolução. (Fonte: Tookapic / Pixabay)

Qual a diferença entre pen drive, cartão de memória, SSD e HD?

Muitas pessoas se questionam isso quando estão prestes a comprar um pen drive. Embora todos tenham a função de armazenamento, eles atendem necessidades diferentes.

Sobre o pen drive já falamos, para você ter certeza de que você precisa de um, vamos explicar brevemente o que é o cartão de memória, o SSD e o HD externo, depois vamos comparar todos eles. Dessa maneira você poderá tomar sua decisão.

Cartão de memória

Existem vários tipos de cartão de memória, para máquinas fotográficas, filmadoras, computadores e celulares. São exemplos de cartões de memória os modelos miniSD, microSD e SD Card, diferentes entre si na capacidade de memória e tamanho.

O cartão de memória tem a vantagem de ter um custo bastante acessível quando comparado a outros dispositivos de memória externa.

  • O miniSD mede 11 por 15 milímetros e é um modelo bastante usado em celulares e tablets.
  • O microSD mede 20 por 21,5 mm e também é usado em dispositivos portáteis como smartphones. Pode ser colocado em um computador usando um adaptador.
  • O SD card é o maior dos modelos de cartões de memória, tem 24 por 32 mm e é um modelo usado apenas em computadores e notebooks.
Imagem de um HD externo, nano pen drive e três cartões de memória.

Há três tipos de cartões de memória: miniSD, microSD e SD Card, cada modelo é indicado para um determinado tipo de aparelho. (Fonte: Pixabay / Pexels)

A velocidade que cada modelo recebe e transfere arquivos como fotos, vídeos e músicas varia de um modelo para modelo.

Em relação à capacidade de memória, esses dispositivos podem ser SDHC e armazenarem de 4 GB até 32 GB ou SDXC que tem uma capacidade maior de 64 GB até 2 TB.

Solid- State Drivers (SSD)

O SSD é um dispositivo de memória externa bem parecido com um HD externo. Ele funciona com memória flash (a mesma do pen drive) mas possui alto desempenho, pois além de possuir taxas maiores de transferência ele tem baixo tempo de latência. Em suma, o SSD é 10 vezes mais rápido do que um disco rígido.

Este modelo, além de rápido, tem capacidade para armazenar até 1TB de arquivos na memória. Esse modelo também é pequeno (cabe no bolso de uma calça), mas é maior do que o SD Card e um pen drive.

HD externo

Em comparação com os demais modelos listados, o HD externo é o maior, tanto por fora quanto na capacidade de memória interna. Ele é menos portátil do que o cartão de memória ou os diversos modelos de pen drives.

O armazenamento deste aparelho varia de 500GB até 4TB, só para você ter uma noção a capacidade de um HD externo é superior a mais de dois computadores com o limite de capacidade.

Por essa razão, o HD externo também é a opção mais cara. Vale a pena analisar se você vai precisar mesmo de tanto espaço ou se é um exagero a compra de um dispositivo destes.

Preparamos uma tabela comparando as principais características de todos os diferentes dispositivos de memória externa. Confira:

Pen drive Cartão de memória SSD HD externo
Tamanhos Tamanhos variados. Existe modelo de pen drive em tamanho nano Existem 3 tamanhos: micro, mini e o maior é o SD Card que mede 24 por 32 mm Cabe no bolso, mas é maior que o pen drive e o cartão SD O HD externo é o maior dispositivo de memória externa, mas é portátil
Capacidade de memória Modelos comuns vão de 1 a 128GB. Mas há opções de até 1TB Modelos SDHC armazenam de 4 a 32GB. Modelos SDXC tem capacidade de 64GB a 2TB Capacidade para até 1TB Modelo com maior capacidade de memória. Varia de 500GB até 4TB
Tipo de aparelho indicado Qualquer dispositivo com entrada USB ou Mini USB Celulares, máquinas fotográficas, filmadoras e notebooks Memória externa para notebooks Memória externa para notebooks
Design Há vários tamanhos, estilos e cores de pen drives Ultrafino e pequeno, daí vem o nome “cartão” É bem parecido com o HD externo, mas é menor Similar a uma caixinha preta com cabo USB conectado
Preços De R$ 20 a R$ 600 De R$ 10 a R$ 3700 De R$ 130 a R$ 6800 De R$ 140 R$ 7700

Quanto custa?

O pen drive é um acessório relativamente barato, há modelos que custam a partir de R$ 20. As versões com capacidade maior de memória, tecnologia 3.0 e alguns recursos extras custam entre R$ 50 e R$ 80.

Assim como qualquer outro eletrônico, há modelos mais sofisticados que chegam a R$ 600.

Onde comprar?

Você pode comprar um pen drive em lojas de artigos de papelaria como Kalunga ou em livrarias como a Saraiva ou Livraria Cultura.

Se você preferir, dá para comprar pela internet, nos setores de informática de lojas virtuais como Amazon, Mercado Livre, Submarino e Shoptime. Comprando online você encontra mais opções e melhores ofertas.

Critérios de compra: Fatores para comparar os diferentes modelos de pen drive

Se engana quem pensa que o pen drive só serve para armazenar fotos, vídeos, músicas e documentos de texto. Este dispositivo é bastante versátil, tanto que pode ser usado para outras várias funções.

E os modelos podem ser muito diferentes uns dos outros, seja na tecnologia usada para leitura, armazenamento e transferência de dados, nos recursos adicionais ou mesmo na parte externa da peça. Quando for comprar um pen drive preste atenção nos seguintes critérios:

  • Funções
  • Qual escolher: USB 2.0 ou 3.0?
  • Pen drive dual
  • Segurança
  • Recursos extras
  • Tamanho e design

Agora vamos explicar item por item, assim você não fica com nenhuma dúvida e possa escolher um pen drive que atenda melhor às suas necessidades.

Funções

O pen drive tem muitas outras funções além de salvar arquivos de diferentes mídias e formatos. Com ele, você pode criar uma verdadeira biblioteca de mídia com livros digitais, coletânea de discos, séries e filmes favoritos e muito mais.

Eles também podem ser usados em várias outras funções como aumentar a velocidade de processamento da memória do PC, servir como chave de acesso à máquina, entrar na internet, manter seus dados seguros, entre outros.

Imagem de vários dispositivos de pen drive.

O pen drive tem outras funções além de armazenar arquivos. (Fonte: EsaRiutta/ Pixabay)

Você pode usar o pen drive para fazer backup dos seus documentos de uma maneira simples e rápida. Esta é uma alternativa ao backup em sites como Dropbox e Google Drive, que utilizam conexão com a internet para funcionarem.

Você também pode programar o pen drive para que ele funcione como uma chave de acesso ao seu computador. Ao desplugar o dispositivo, o PC tem os comandos do mouse e teclado bloqueados, impedindo que alguém utilize a máquina.

Você também pode usar o pen drive para acessar a internet. É só copiar as informações da sua rede sem fio para pré-programar o acesso, dessa forma você não precisa configurar cada máquina com os dados da internet.

Você também pode usar o dispositivo para aumentar a velocidade de processamento da memória RAM do computador, combatendo a lentidão. Para usar este recurso você precisa programar o pen drive usando o programa eBoostr.

Imagem de uma placa de memória RAM.

O pen drive pode ser usado para melhorar o processamento da memória RAM do computador, deixando a máquina mais veloz. (Fonte: TobiasD / Pixabay)

Você também pode usar o pen drive para atualizar o sistema operacional do seu computador. É possível instalar o Windows 10 (versão mais nova da Microsoft) gratuitamente.

Você pode até formatar o seu PC com o auxílio de um dispositivo pen drive.

Você também pode usar o pen drive para carregar os programas que você costuma usar no dia a dia, caso acesse uma máquina sem eles e/ ou fique sem acesso à internet para usar as versões online.

Você pode carregar editores de textos, softwares de apresentação, de planilhas, leitores de arquivos em PDF, compactadores de arquivos e antivírus. Todos contam com versões portáteis (arquivos menos pesados).

Confira algumas funções pouco conhecidas do Pen Drive:

Qual escolher: USB 2.0 ou 3.0?

Os modelos USB 2.0 e 3.0 possuem a mesma estrutura de conector, mas o modelo 3.0 tem a peça na cor azul para diferenciar do outro modelo. É interessante que ambos têm a mesma estrutura, pois isso os torna compatíveis.

Por causa da compatibilidade, o usuário pode usar cabo USB 3.0 na entrada USB 2.0 (ou ao contrário). É claro que para utilizar toda a potência do USB 3.0 é necessário usar o pen drive em uma entrada compatível.

USB 2.0

O pen drive com tecnologia USB 2.0 surgiu nos anos 2000 e é usado até hoje. Neste modelo, a taxa de transferência de dados é de 23 MB para leitura e 5 MB para gravar arquivos e ele tem velocidade de 480 MB por segundo.

Este modelo envia e recebe dados dos dispositivos, mas executa essas atividades separadamente, ou seja, quando está enviando arquivos ele não recebe e vice e versa.

Imagem de um pen drive comum.

O pen drive com conector USB 2.0 tem velocidade de 480 MB/s. (Fonte: skeeze/ Pixabay)

USB 3.0

A tecnologia USB 3.0 surgiu em 2009 como uma versão aprimorada da anterior. A diferença entre esses modelos é que a versão 3.0 disponibiliza 4.8 GB de velocidade, que permite a transferência de dados 10 vezes mais rápido.

O mais interessante é que a versão 3.0 é full-duplex, ou seja, o USB 3.0 é capaz de transmitir e receber dados simultaneamente com bastante velocidade e qualidade.

Existem modelos de pen drives com ambas as tecnologias. Confira uma tabela comparando as principais características dos cabos USB 2.0 e USB 3.0 e veja as diferenças e similaridades entre estes modelos:

USB 2.0 USB 3.0
Velocidade 480 Mb/s 4.8 GB/s
Tempo de transferência Em 10 minutos transfere 288 mil Mb Em 10 minutos transfere 2.949.000 Mb
Conector USB comum USB com faixa interna na cor azul
Corrente elétrica 500 miliampéres 900 miliampéres

Pen Drive Dual

O pen drive dual, como o próprio nome já diz tem dupla função: ele pode ser conectado através da entrada USB para ser encaixado em computadores, aparelhos de som e Smart TVs.

A outra entrada é a mini USB, usada para conectar o dispositivo a tablets e smartphones e acessar o conteúdo do pen drive diretamente na tela do celular sem precisar de adaptadores.

Imagem de um dispositivo com entrada USB e mini USB.

O pen drive dual tem entrada USB comum de um lado e mini USB do outro. (Fonte: Erkan Utu / Pexels)

Com ele, você pode fazer backup de dados do celular diretamente para o dispositivo do pen drive. Desta forma, você consegue liberar espaço de armazenamento no celular sem precisar excluir os documentos.

O melhor é que você pode acessar esses arquivos novamente pelo celular, basta plugar o pen drive e acessá-los, sem a necessidade de fazer transferência.

Para usar o pen drive dual é importante que o seu smartphone seja compatível com a tecnologia USB OTG (On The Go), pois ela é responsável pela conexão entre os dispositivos.

O pen drive dual serve como um armazenamento extra para o seu aparelho, com ele dá para salvar todos os seus arquivos em um único lugar, dispensando o uso de outras mídias.

Além disso, este tipo de pen drive é tão prático que você não vai precisar baixar nenhum aplicativo para transferir seus arquivos de um dispositivo para o outro, basta arrastá-los assim como no PC.

Existe também o adaptador OTG para conectar o pen drive, um mouse ou mesmo um console de videogame ao celular.

Segurança

Nem todo mundo sabe, mas existem modelos de pen drives que podem ser criptografados para manter seus dados em segurança. Para usá-lo você vai precisar configurar uma senha para acessar os arquivos e precisará digitá-la antes de abrir as pastas no computador.

Para criptografar o seu pen drive é necessário adquirir um dispositivo com esse recurso, você também vai precisa configurá-lo pelo computador, utilizando programas especializados como BitLocker.

Recursos extras

Alguns modelos de pen drive são tão modernos que possuem alguns recursos inacreditáveis. Tem modelo à prova d’água, que suporta até 100 metros de profundidade sem danificar o conteúdo.

Confira todas as especificações extras do pen drive e pondere se realmente serão úteis, caso contrário você estará apenas pagando a mais por algo que na prática nem irá usar.

Tamanho e design

A maioria dos modelos de pen drive tem o formato e o tamanho similar ao de um isqueiro. Mas, hoje em dia, há alguns modelos menores, até em tamanho nano que tem as mesmas dimensões de uma moeda de um centavo.

Imagem de um pen drive com caixa de madeira.

Hoje em dia você encontra pen drives com designs bem diferenciados, como este que tem o exterior feito de madeira. (Fonte: Kaboompics.com / Pexels)

Hoje em dia é comum ver modelos de pen drives que apostam no design diferenciado. Há versões com temática de personagens como Os Simpsons, Minions do Meu Malvado Favorito, personagens do Star Wars, e por aí vai.

Alguns modelos são revestidos de outros materiais além do plástico, como madeira, acrílico, metal, borracha, entre outros. Outros ficam escondidos em alças de óculos ou pulseiras.

(Fonte da imagem destacada: Analogicus / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.